Bem-vindos ao Drupal 4.7!

Bom, o título diz tudo. Estivémos em baixo por alguns minutos, actualizámos o site e já voltámos. Podem novamente escrever os vossos posts e comentários à vontade. Há por aí espalhadas algumas novidades em termos de funcionalidades e interacção com o utilizador, mas os básicos continuam cá todos. A ver se amanhã faço por aqui um apanhado das novidades. Ainda nem sequer deu para explorar e reconfigurar tudo.

Quanto a vocês, vão usando este tópico para dúvidas que vos surjam sobre a nova encarnação do portal, sobre problemas que encontrem, sobre sugestões que tenham, etc.

Já tive quantas experiências com o novo formato, quando faço "Citar" o texto do outro utilizador aparece muito confuso, por causa de caracteres como acentos e cedilhas, a versão anterior era mais amigável julgo eu. Os parágrafos desapareceram, ou seja se eu fizer um parágrafo na caixa de texto ele não aparece no texto visualizado. Também me desapareceu a assinatura, ela aparece quando vou colocar um comentário mas se apagar não volta a aparecer, como acontecia na outra versão. O "Assunto" agora é um campo de preenchimento obrigatório?

[quote=RedPissLegion]Já tive quantas experiências com o novo formato, quando faço "Citar" o texto do outro utilizador aparece muito confuso, por causa de caracteres como acentos e cedilhas, a versão anterior era mais amigável julgo eu. Os parágrafos desapareceram, ou seja se eu fizer um parágrafo na caixa de texto ele não aparece no texto visualizado.[/quote]

Bom, não consegui reproduzir nada disso, mas já deduzi que deve acontecer porque não usas o editor de texto com aqueles botões todos à maneira. A ver se à tarde vejo as configurações disso. Já agora, aconselho-te a dar outra oportunidade ao editor de texto... é uma das áreas que sofreu melhoramentos radicais. Agora o editor é enviado zipado para os browsers do pessoal e carrega quase instantaneamente, enquanto antes demorava séculos.

[quote=RedPissLegion]Também me desapareceu a assinatura, ela aparece quando vou colocar um comentário mas se apagar não volta a aparecer, como acontecia na outra versão.[/quote]

Não percebi bem. A assinatura voltava a aparecer quando? Agora apagas a assinatura num reply e quando fazes reply a outro comentário ela já não aparece, é isso?

Bom, de qualquer maneira se calhar vamos acabar com as assinaturas "escritas". Parece-me que vi que um módulo que coloca (e actualiza) as assinaturas automaticamente por baixo de cada post sem elas terem de ficar escritas dentro do texto do post. Ou seja, a coisa iria passar a funcionar exactamente como as assinaturas de um fórum normal.

[quote=RedPissLegion]O "Assunto" agora é um campo de preenchimento obrigatório?[/quote]

Ah, este problema consegui ver. Parece que só acontece quando usamos o "Citar", que antes até criava um título automático do estilo "Re: xxxx", portanto deve ser algum bug. Vou ver o que se arranja.

[quote=ricmadeira] Bom, não consegui reproduzir nada disso, mas já deduzi que deve acontecer porque não usas o editor de texto com aqueles botões todos à maneira. A ver se à tarde vejo as configurações disso. Já agora, aconselho-te a dar outra oportunidade ao editor de texto… é uma das áreas que sofreu melhoramentos radicais. Agora o editor é enviado zipado para os browsers do pessoal e carrega quase instantaneamente, enquanto antes demorava séculos.[/quote]Quando activei o editor de texto isto já ficou mais bonito, obrigado.

[quote=ricmadeira][quote=RedPissLegion]Também me desapareceu a assinatura, ela aparece quando vou colocar um comentário mas se apagar não volta a aparecer, como acontecia na outra versão.[/quote]

Não percebi bem. A assinatura voltava a aparecer quando? Agora apagas a assinatura num reply e quando fazes reply a outro comentário ela já não aparece, é isso?[/quote]É assim, quando coloco um comentário, reply ou qualquer outro, a primeira coisa que aparece na caixa de texto é a nossa assinatura, normalmente eu apago sempre porque me atrapalhava um bocado a escrever, o que não tinha mal porque depois ela aparecia automaticamente quando o texto ia para a página mesmo. O que acontece agora é que se eu apagar assinatura na caixa de texto ela já não aparece automaticamente.

[quote=ricmadeira]Bom, de qualquer maneira se calhar vamos acabar com as assinaturas "escritas". Parece-me que vi que um módulo que coloca (e actualiza) as assinaturas automaticamente por baixo de cada post sem elas terem de ficar escritas dentro do texto do post. Ou seja, a coisa iria passar a funcionar exactamente como as assinaturas de um fórum normal.[/quote]Isto era capaz de ser mais funcional.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]O "Assunto" agora é um campo de preenchimento obrigatório?[/quote]

Bom, entretanto já cheguei à conclusão que isto afinal não é um bug. O gajo que actualizou o programa de Citação devia estar completamente xoné porque fez isto tudo (retirar a cena do "Re: xxxx" e colocar o subject obrigatório) de propósito! Mas vou ver o que se arranja.

Entretanto vou resolver outra coisa que é parte dos links internos nos posts anteriores à actualização terem ficado lixados. Há uma maneira fácil de tornar a pôr as coisas como estavam, mas já agora queria perder um bocadinho mais de tempo e actualizar esse conteúdo automaticamente na base de dados para o deixar compatível com os novos standards. A propósito, se num vosso post antigo detectarem algum link marado, ou virem uma imagem not found, basta abrir o post e gravá-lo outra vez para o site corrigir o erro... em princípio.

[quote=RedPissLegion]É assim, quando coloco um comentário, reply ou qualquer outro, a primeira coisa que aparece na caixa de texto é a nossa assinatura, normalmente eu apago sempre porque me atrapalhava um bocado a escrever, o que não tinha mal porque depois ela aparecia automaticamente quando o texto ia para a página mesmo. O que acontece agora é que se eu apagar assinatura na caixa de texto ela já não aparece automaticamente.[/quote]

Durante uns tempos, o fórum colocava automaticamente a assinatura dos utilizadores nos posts e comentários (que é o que se planeia fazer agora para todo o site)... penso que já tinha desligado isso há bastante tempo, mas também posso estar enganado. De qualquer maneira, pelo menos isso que reportas é o comportamento que deve ter... se apagas a assinatura, não é para ela voltar a aparecer, eheh.

Olha, agora hás-de ver se aquele teu problema com textos grandes naquele computador ainda continua. Como as caixas de texto estão todas mudadas, pode ser que tenha passado a maluqueira do teu browser. Smile

[quote=ricmadeira]Entretanto vou resolver outra coisa que é parte dos links internos nos posts anteriores à actualização terem ficado lixados.[/quote]

Bom, se não me esqueci de nenhuma possibilidade, isto ficou resolvido. Se por acaso alguém vir por cá um link que aponte para outra página deste site que não exista, ou uma imagem (ou até um smiley gráfico) que não aparece, por favor apite. Senão pronto, fico à espera que os robôs de busca comecem a procurar por páginas com endereços malucos! Smile

E espero não ter rebentado nada na base de dados com tantas substituições automáticas... vamos ver!

Ei, :slight_smile:

Tanta tralha e os link de novos posts ainda não vai para o sítio certo em threads com mais que uma página…

Also, é possível mudar o meu default de rich text para BBCode?

Cheers,
J.

[quote=ricmadeira]Olha, agora hás-de ver se aquele teu problema com textos grandes naquele computador ainda continua. Como as caixas de texto estão todas mudadas, pode ser que tenha passado a maluqueira do teu browser. Smile[/quote]Ok, estava pronto para te dizer que o problema não era do portal em si, mas algo que me acompanha em todos os forúns em que participo, contudo decidi fazer uma espécie de teste primeiro, escrevi muito mais que o tamanho da caixa de texto, e funcionou perfeitamente! Óptimo trabalho hehe.

Parabéns! Isto quer dizer que começa a valer a pena fazer umas alterações agora que o código-fonte não vai ser mudado por uns tempos.
Para já, não consegui descobrir grandes mudanças, além da barra com os tópicos.

A coluna do lado direito que antes retiramos agora está a aparecer nos artigos dos blogues. Ou será que sempre aparecia? :) Acho que não.

Império RPG

[quote=RedPissLegion]Os parágrafos desapareceram, ou seja se eu fizer um parágrafo na caixa de texto ele não aparece no texto visualizado.[/quote]

Quem não usa o novo editor de texto já não deve ter problemas com isto!

[quote=JMendes]Tanta tralha e os link de novos posts ainda não vai para o sítio certo em threads com mais que uma página...[/quote]

Pois, isso é que ainda ninguém encontrou uma solução ideal que não envolva acrescentar mais passos à geração de páginas ou remover a opção dos utilizadores de definirem o número de comentários por página.

A propósito... já tentaste mudar o número default de comentários para 90? Salvo erro é o default do portal há já muito tempo, e não me lembro da última vez que houve um thread com várias páginas... já agora, vou mudar o default para 150, eheh, que agora há opções ainda maiores.

[quote=JMendes]Also, é possível mudar o meu default de rich text para BBCode?[/quote]

Bom, com as modificações que fiz por causa do problema dos parágrafos, já não se justificava manter dois formatos de texto diferentes. Agora só há um formato de introdução de conteúdos e aceita BBCode também... enjoy!

Já agora... alguma coisa contra o editor de texto? Está bastante melhorado e, sobretudo, mil vezes mais rápido. A partir de agora até impede, quando estás a escrever alguma coisa, que - por exemplo - carregues sem querer no Backspace fora da caixa de texto e o teu browser te leve para a página anterior (perdendo-se todo o teu texto, como me acontecia às vezes); agora se escreveste algo no editor de texto e tentares sair da página sem a submeter, aparece uma janelinha a pedir-te que confirmes se queres mesmo perder o teu texto. Java coolness! :)

Há mais versões do editor de texto sem tanto botão confuso... por enquanto ainda não parece haver maneira de o pessoal escolher por si próprio se prefere usar a versão avançada (o default actual), ou a básica (com o Negrito, Itálico, Sublinhado e pouco mais), ou uma intermédia, mas posso mudar o default se houver muita gente a pedir, ou mudar à mão o setting individual para quem o quiser mudado.

Algumas das outras novidades no site relevantes para o utilizador comum:

-a função de Pesquisa/Search está renovada, tem uma série de novas opções, e agora de facto até dá resultados de jeito; :)

-o BBCode tem mais meia tonelada de tags, consultem a página de ajuda;

-a antiga categorização dos posts relativa aos sistemas de jogo a que diziam respeito é agora livre, ou seja, em vez de escolherem um RPG de uma lista limitada, introduzem o nome do RPG à mão.

Sobre as categorias... As categorias facilitam ao pessoal encontrar material sobre os jogos que quer (Ex: posts sobre o Dark do nosso Warman), e quem anda numa de RSS/Feeds, pode até subscrever no seu Feed Reader esse asunto para se ir mantendo informado, ou subscrevê-lo usando o nosso sistema de subscrições por e-mail. Para isto ser útil (se é que é útil num site com pouca rotação de conteúdos como o nosso), obviamente que convém que o pessoal não se esqueça de categorizar os seus posts, e que o faça consistentemente (tipo, não estar sempre a variar entre D&D, Dungeons & Dragons, D&D3.5, Dungeons&Dragons, etc), pelo menos enquanto não houver a possibilidade de criar vários sinónimos para o mesmo termo.

[quote=Rick Danger]A coluna do lado direito que antes retiramos agora está a aparecer nos artigos dos blogues. Ou será que sempre aparecia? :) Acho que não.[/quote]

Não, a coluna da direita tinha sido retirada de todo o tipo de conteúdos menos dos artigos/notícias, que supostamente nunca iam ter muito texto para ler nem grandes discussões. É outra coisa que precisa de ser reajustada; há-de desaparecer outra vez em breve.

Curti os melhoramentos na pesquisa e a cena de na barra da direita aparecer os nomes dos tópicos com o número de comentários novos, em vez de aparacer só o título dos comentários.

A chatbox é que ainda está naquela onda saltitona irritante.

Já agora, aviso de tópicos que foram actualizados dá mesmo muito jeito.

Tenho um menu na minha caixa do lado esquerdo que diz "administrar", o que é que é suposto isto fazer? só pergunto porque vi por lá opções ban.

[quote=RedPissLegion]A chatbox é que ainda está naquela onda saltitona irritante.[/quote]

Pois é, pá, isso estava a passar dos limites da paciência, e a impedir a chatbox de servir para alguma coisa. E digo estava porque resolvi esse problema...

O único problema é que tive de criar outro problema, eheh. O código que fazia a chatbox saltar para cima das outras janelas todas a cada 10 segundo, que nem uma maluka, era o código que garantia que após cada refresh o cursor ia parar à caixa de texto... O que se passa agora é que o cursor desaparece da caixa de texto se não a estiveres a usar, portanto tens de andar a clicar com o rato na caixa de texto após cada frase que escreves.

Não sei o que é mais irritante, mas ao fim de tanto tempo a suportar o primeiro problema, voto nele, até porque impedia a chatbox de servir para alguma coisa já que ninguém a ligava por mais do que uns minutos de cada vez. De modo que acho que vamos ficar assim até se resolver a coisa definitivamente.

Por mim é na boa, se ficar muito chato voltamos ao sistema antigo.

Pronto, o problema do "Subject field is required" quando se usava o link de citar já está resolvido também. Já não é obrigatório introduzir um "Assunto" quando se faz Citar.