Bem-vindos ao novo Abre o Jogo!

Durante a tarde de ontem migrámos o antigo Abre o Jogo para uma nova plataforma que, para além de mais segura, conta com uma série de melhorias:

  • Cada utilizador pode personalizar a visualização do fórum (ex: alterar o tema da interface, activar modo nocturno)
  • Os conteúdos passam a estar organizados por categorias e etiquetas
  • Permite-nos desenvolver pequenas aplicações web dentro do fórum com ligações a sites externos (ex: BGG, Boardgamer’s Market)

Para começarem a usar e a explorar este fórum, terão primeiro de atribuir uma nova password uma vez que a antiga não funcionará. Para isso, deverão, no formulário de login, clicar em “Eu esqueci-me da minha palavra-passe” e seguir os passos que vos são apresentados.

Sabemos que o fórum ainda está num estado muito bruto, com as notícias e tópicos antigos guardados na categoria “Arquivo”, mas a ideia é ser a comunidade a decidir quais os conteúdos mais relevantes que deveriam ser guardados de forma permanente nas categorias correctas.

Criámos uma área reservada para discussão sobre o fórum - Discussão sobre o fórum - Abre o Jogo - onde poderão reportar problemas que estejam a ter, propor melhorias ou dar a vossa opinião do fórum.

Também não podemos deixar de falar sobre o gigante “elefante na sala”: a ausência de uma secção de classificados. :exploding_head:

O ano passado os nossos companheiros de jogo Nuno Rebelo e Carlos Abrunhosa criaram um site de classificados dedicado aos jogos de tabuleiro: o Board Gamer’s Market.

É um site em português, feito para a comunidade, com uma interface simples e com ferramentas que ajudam tanto os anunciantes como os compradores. Por esse motivo, decidimos criar uma parceria com eles.

A ideia é que os utilizadores do Abre o Jogo possam usar o Board Gamer’s Market sem terem de lá criar uma nova conta. Mas uma vez que esta integração só estará disponível nos próximos dias, se não quiserem esperar por nós para anunciar os vossos jogos, podem já criar uma conta no Board Gamer’s Market com o mesmo e-mail que usam este neste fórum (e isto é SUPER HIPER importante).

Por último, o antigo fórum do abreojogo vai continuar a estar disponível por algum tempo, em modo leitura, em https://arquivo.abreojogo.com.

Para já, é tudo.

Abraço a todos! :slight_smile:

Pedro e David

12 Curtiram

Excelente esforço, obrigada pelo vosso trabalho! :partying_face:

Obrigado pelo vosso trabalho.

É com muito agrado que vejo esta possibilidade de continuidade do Abre o Jogo. Já há muito que era necessário fazer uma evolução do site.

Tendo estado envolvido com a versão anterior e a sua manutenção, desejo-vos a maior sorte e sucesso.

Um abraço, parabéns e obrigado.

1 Curtiu

Obrigado pelo vosso trabalho!

Me assustei quando logei no site esta manhã. Vai demorar pra perceber onde está cada coisa neste novo formato.

Espero que não demore pra fazer a tradução para português. Fica meio difcil para eu ficar escrevendo em brasileiro.

Abraços!

Uau! Impressionante, obrigado!

Vivam
Não gosto desta plataforma mas não sou eu quem vai dizer o que devem ou não fazer. :wink:
É bom saber que, pelo menos, existe um esforço para manter a coisa viva. Isso é sempre positivo.

Ainda assim, ficam umas questões:
a) é só impressão minha ou as categorias estão diferentes?
b) foi tudo importado ou apenas algumas categorias?
c) já não há classificados? Mudaram algumas regras?

Risquei porque voltei a trás para ler mas vou deixar para quem vier a seguir… :sweat_smile:

Todo o feedback é importante por isso se tiveres sugestões de como podemos melhorar o fórum podes criar um tópico aqui - Opiniões e Sugestões - Abre o Jogo

1 Curtiu

Viva.

Uma coisa que notei: alteraram a dimensão mínima da password. Já tinha uma memorizada no site antigo, precisei de criar uma nova para este.

Já está feito, mas não havia maneira de transitar as credenciais (login/password) do site antigo? Ou manter as mesmas definições?

Olá Jack, se desse para fazer isso seria uma falha de segurança tremenda pois assim teríamos acesso às vossas passwords. O novo limite mínimo das passwords vai também no sentido das boas práticas deste tema.
O melhor que deu para fazer foi migrar os utilizadores e exigir uma recuperação de password.

2 Curtiram

Viva.

Poderia haver uma possibilidade de transferir a informação encriptada, mantendo o anonimato das passwords. Como disse, já está resolvido, nada de muito importante. Apenas tenho de me lembrar de que a password é outra.

Obrigado pela rápida resposta.

O meu principal feedback seria em migrar para phpBB com o qual estou muito mais habituado (e acho que é o melhor para fóruns se falarmos só em organização para o utilizador) até porque não gosto de Discourse. :sweat_smile:
Agora, entre aquilo que eu gosto e o que os outros gostam tinham dezenas de plataformas. eheh
A decisão (acredito) foi tomada tendo em conta vários fatores e acredito que a segurança tenha sido um deles. Logo (e como disse antes, o importante é que haja quem mantenha a coisa), por mim está tudo bem. Ainda por cima tratando-se de uma plataforma Open Souce. Não dá para não ficar contente, mesmo não sendo nada fã da coisa.
E sim, a parte das passwords é chata mas, por questões técnicas de segurança, é assim mesmo que tem de ser.
AH! E, finalmente, assim podemos mandar mensagens uns aos outros. Na plataforma antiga só funcionava por email.
Abraço

#badmood Não percebo a ideia de mover os classificados para o site externo. Era a única razão pela qual usava o abreojogo… O site externo tem uma limitação, a meu ver, bastante importante: não tem qualquer ligação com e.g. bgg para popular automaticamente a info dos jogos mas obriga a fazer o anúncio através de um form em que temos de popular nós essa informação. É mais prático manter um post como o que tínhamos aqui mesmo com as limitações inerentes ao formato. Porque razão o forum não podia continuar no abreojogo? Quem quisesse mudar ou usar ambas as plataformas estava livre de o fazer como dantes. Se não o fez, teve as suas razões. Gostos não se discutem mas não gosto de me sentir “empurrado” a usar uma tool.

7 Curtiram

O site externo também tem outra limitação face aos classificados no abre o jogo. Como os posts eram por utilizador havia mais flexibilidade, era possível ver a lista de todos os jogos que o user estava a vender e era possível listar várias condições de venda como packs/conjuntos de jogos e descontos em quantidade.

6 Curtiram

Penso que 90% do forum era a secçao de classificados. Tirar sem perguntar a opiniao dos utilizadores para um site externo, que eu pessoalmente n vou usar, vai fazer com que deixe de frequentar o AoJ totalmente.
Nao percebo a linha de pensamento de eliminar uma coisa que uniu as pessoas em torno do AoJ.
De resto, excelente trabalho.

6 Curtiram

Partilho completamente as opiniões aqui deixadas, os classificados eram um dos motivos para visitar o AbreOJogo e deste modo estão a acabar com aquilo que era um referencia na comunidade do Jogos de Tabuleiro.
É de facto uma pena, ali conseguiamos ir fazendo divulgação do nosso trabalho , tinhamos um mercado por Utilizador, onde sabiamos o que se tinha passado com vendas anteriores, etc …

Não deixo de congratular o vosso trabalho, mas em comunidade poderia ter havido “troca” de opniões e quiça algumas sondagens sobre as principais características para o novo “site” . ´

É normal um periodo de adaptação a nova formula, não se antevê que pelo menos os Classificados tenham sucesso mandando-nos para fora , é pena.

abraço e continuação de bom trabalho

3 Curtiram

Olá a todos,

Acho que todos concordamos que a secção de classificados no antigo fórum era uma grandessíssima bosta, para ser o mais eloquente possível. Muito poucos cumpriam as regras de “UP”, os anúncios ficavam rapidamente desactualizados, não havia feedback aos vendedores, etc.

Um fórum não é o local indicado para esse propósito. Um fórum é, por definição, um local com o propósito de discutir um ou mais temas.

Se as pessoas frequentavam o fórum do abre o jogo apenas por causa dos classificados, algo que pode muito facilmente ser transferido para uma ferramenta dedicada e em condições, então não é um fórum de discussão que as pessoas querem, mas sim uma ferramenta de compra e venda de jogos.

E se assim for, se esse for o desejo da comunidade, se a comunidade não quiser um espaço de discussão sobre temas do hobby, então abandona-se este projecto e concentram-se os esforços para melhorar o BG Market.

Dito isto, é certo que vai haver algum tipo de integração entre o BG Market e este fórum.

2 Curtiram

Penso que não é preciso tomar uma posiçao radical, a coexistencia no Forum de tudo não é descabido.
Dos varios que acompanho, por exemplo https://labsk.net/ existe muito espaço de discussão mas também existe uma area para trocas / vendas de jogos e já utilizei e funciona muito bem.
Mas se a vossa perspectiva é o BG Market ( ate fico com a noção que há algum interesse comercial com tanta insistencia ) , que assim seja, vamos então aguardar pela integração ate pode ser que fiquemos ( ou eu fique ) supreendido e se assim for cá estarei para dar os parabéns pelo trabalho realizado.

2 Curtiram

Olá Pedro. Não concordo que fosse assim tão má. Era rudimentar mas servia o propósito. Não é caso único de trades por fórum. O leilão de essen tem milhares de entradas todos os anos e é um forum no BGG. Nem é o que está aqui em causa. É a arbitrariedade com que se apaga informação de um forum em particular do AoJ - por sinal, o único que muitos usavam - e se ‘empurra’ depois para uma alternativa que já existe há uns anos mas com pouco uso. Se o podem fazer? Claro, são os donos de ambas as plataformas. Se vou usar o bgmarket ou o telegram/FB para futuras trocas? Por agora, o BGMarket não me serve.

EDIT: E se criar uma entrada nova para ‘ressuscitar’ o compras/vendas? É apagado? :slight_smile:

4 Curtiram

Boas,

O abreojogo era antiquado porque a sua infraestrutura era antiga e sem updates/manutenção, mas servia o propósito.
Regras de uso é com os moderadores.
A atualização dos anuncios pertence aos seus criadores manterem.
O feedback aos vendedores isso depende dos compradores e é um bocado nulo porque de alguma forma sempre se conheceria alguem que conhecesse alguem dado que o AbreoJogo juntava as comunidades todas e alguem já tinha ouvido falar da pessoa.

A zona dos classificados até pode ser transferida para uma plataforma dedicada e em condições mas tal não existe actualmente e se achas que sim do boardgamers market digo-te já que até as geeklists do BGG são melhores.

Forçar o uso do mesmo em detrimento do que a comunidade/utilizadores espera e tinha é algo que a meu ver está errado, ou o AbreoJogo é para se tornar a lista de feedback para o boardgamers market? É que isso é algo que os criadores do boardgamers market já podiam ter feito no próprio site.

Vão também impedir as mathtrades que eram criadas para as várias cons ??

1 Curtiu