Bem-vindos ao novo Abre o Jogo!

Deixo aqui a minha opinião sobre o BGM, para futuras melhorias.

a) por várias vezes, só mudando de página, os sacanas dos avisos dos cookies está sempre a saltar;
b) existem dois tipos de avisos sobre cookies (imagino que aquilo esteja a partilhar os dados dos utilizadores como toda e mais alguma plataforma);
c) quando vemos os anúncios por utilizador as imagens ficam destorcidas (talvez alguma definição no plug-in?).

Deixo também uma nota: tenham atenção ao cruzar dados entre o AoJ e o BGM por causa da violação da privacidade dos dados. :wink:

Ainda quanto ao BGM, posso dizer que acho que é um bom projeto e que fico no limbo sobre se é ou não o correto separar e remover os classificados. Os fóruns também podem ser um espaço de discussão para as vendas. Se separarmos tudo, fica tudo separado. :sweat_smile:

Abraços

1 Curtiu

Gostaria de esclarecer alguns pontos sobre o AbreoJogo e a migração para uma nova plataforma.

Como já foi dito a plataforma era antiga e a manutenção era a essencial para se manter a funcionar. Num dos últimos posts do @Mallgur (um dos antigos administradores) na discussão sobre o site foi pedido que novas pessoas pegassem no projecto e eu, bem como o @PedroRebelo, decidimos pegar no projecto para ajudar a comunidade.

Sabemos que a decisão de acabar com os classificados seria polémica, mas achamos que com tempo será pelo melhor. No entanto quero deixar aqui bem claro que a nossa parceria com o BGM tem zero interesse comercial, apenas achámos que seria uma boa opção no imediato.
Também temos noção das limitações dessa plataforma e por isso criou-se um tópico para que possam sugerir melhorias na mesma.

Quanto às MathTrades posso dizer que são para continuar, embora ainda temos de ver qual a categoria que melhor se adequa ao tema.

Termino dizendo que o que nos move é o desejo de ajudar esta comunidade, foi para isso que pegámos neste projecto e é por isso que estamos abertos às vossas críticas e sugestões.

E fizeram muito bem e acho que a malta agradece.
É óbvio que vai haver quem goste e quem não goste e mais ainda quando se abrem à discussão. Já estavam à espera, claro. :wink:
Já lidei com várias comunidades e deixem-me dizer que (e contra mim falo) fizeram muito bem em mudar tipo penso rápido. Se tivessem entrado em discussão antes, nem em 2024.

Quanto à questão do BGM: haverá sempre falatório porque, bem ou mal, gostando ou não, querendo ou não, os classificados eram parte do AoJ e agora já não são. Dê por onde der a menos que o BGM passe a ser uma plataforma DO AoJ.
Eu não tenho gostado da experiência de utilização (famosa lista de mais de 500 parceiros para partilha de cookies e múltiplos popups de aviso de cookies) mas isso sou eu. Se calhar há quem goste mas as queixas apareceu sempre é quando não gostamos, seja pelo que for.
Sou do tempo em que discussão na internet era em fóruns e quase todos os que frequentava tinham secção de temas livres. Se formos práticos e racionais, apenas, não faz sentido retirar.

Só para animar e variar do negativo para o positivo: já estou mais acostumado à plataforma, mais familiarizado, e, por isso mesmo, a gostar mais que dá anterior (a navegação era péssima, os replys eram péssimos, não tínhamos mensagens entre utilizadores…).
Primeiro estranha-se, depois sabem o resto da frase.

Seja qual for o desfecho da coisa, é sempre bom saber (e já o disse) que há quem tenha vontade de pegar na coisa e andar com ela para a frente. Ao menos não morre.

Por falar em morrer: alguma previsão sobre quando perdemos o arquivo?
Vai ficar como arquivo (bloqueado) ou vai desaparecer?

Abraços

1 Curtiu

Obrigado @joaojotta!
Sobre a morte do arquivo, para já não temos previsão mas a ideia será matar o https://arquivo.abreojogo.com e manter a categoria arquivo na nova plataforma.

2 Curtiram

Desculpem a minha ignorância, simplesmente não consegui encontrar as respostas no meio desta normal confusão inicial, mas vai ou não ser possível usar a secção “Classificados” nesta nova plataforma brevemente? Os antigos tópicos de vendas actualmente no Arquivo vão permanecer lá ad eternum, sem qualquer possibilidade de os poder editar e/ou responder neles?

No global gosto do aspeto.
Como em tudo o que é novo, há barreiras e para quem estava habituado ao outro interface… confesso que ando aqui a navegar na maionese.

No entanto, a ideia de passar os classificados para o Board Gamer’s Market não me agrada. O abreojogo é um site de referência para venda de jogos e eu que o utilizo sobretudo para fazer leilões, não sei se essa opção existe no Board Gamer’s Market.
Para além disso, muitos dos utilizadores do AoJ poderão enfrentar resistência de aderir a uma nova plataforma e a força dos classificados do AoJ pode-se perder.

Sei que muitos vinham ao AoJ diariamente para ver as novidades nos classificados. Se mudamos este item para outro site, pergunto se a existência do Abreojogo faz sentido. Onde há movimento… há vida.

Isto não são críticas, são observações.

Bom trabalho!

7 Curtiram

Concordo com tudo. O movimento, hits e exposição vão cair bastante. Ainda para mais no novo de classificados não dá para incluir listas - tem que ser um a um, e há um excesso de variáveis para cada. Haverá quem tenha tempo e paciência para isso, não é o meu caso. Ou seja em vez de ficar mais simples ficou muito mais complicado. Entendo a tendência para se ligar o “complicómetro” jogador, mas neste caso pode virar um double whammy ou seja problemático para ambos os locais.

3 Curtiram

Apesar dos (poucos) soluços iniciais, queria dar-vos os parabèns, o salto tecnológico foi enorme.(vejo que é o host de forums Discourse).

Boas.

Quero também dar os parabéns pelo investimento pessoal que está a ser desenvolvido.
Só quem o está a fazer sabe o “suor e lágrimas” que já largou e ainda estará para largar.
Independente das críticas creio que devemos o máximo de respeito a quem está à frente deste projeto no momento.
Agora é reunir as críticas e opiniões e ver o que se poderá ir melhorando.
Pelo que vi até agora, acho que o futuro está sorrindo.

O meu obrigado.

4 Curtiram

Bom… Os meus € 2,00 (que o post será longo para € 0,02).

Enquanto ex-administrador do AoJ devo dizer que os Classificados sempre foram um problema.

Quando a ideia começou, era um folha de Excel partilhada. Depois evoluiu para o que conhecemos.
Eu sempre fui reticente e resistente à ideia de tornar um site de conversa, convívio, organização de encontros e promoção do hobby num site de vendas. Por várias vezes sugeri que se colocassem os mesmo numa área bem específica e que não interferisse com o resto do conteúdo.
Precisamente pela razão que muitos apontam como sendo uma desvantagem de não ter os classificados aqui. Não se pretende que o movimento do site advenha de vendas e comércio, mas sim do dinamismo da comunidade.

A verdade é que ao se abrirem os classificados, começou a ser notório o esforço de alguns utilizadores em expor mais os seus “produtos” e foi daí que nasceram as regras a limitar os “ups” e as respostas cujo único objectivo era colocar esses tópicos de venda no topo das listagens… Mesmo assim, houve muito trabalho, esforço e tempo perdido a controlar os “espertinhos” que andavam sempre à procura de formas de o fazer.
Este conteúdo abafou por completo as reviews, as conversas, os tópicos de encontros, etc.
E foi dos classificados que nasceu o único caso em que um user teve que ser punido no AoJ. Em mais de 10 anos em que estive ligado à administração do site, só uma vez foi necessário ter uma acção mais “musculada” em relação aos users, e por causa dos classificados.
E é natural… Quando se começa a meter dinheiro ao barulho, a coisa tem tendência a descambar.

Portanto, o meu apoio à ideia de não ter classificados nesta nova versão por parte dos novos administradores é total.

Para mim, a situação é clara. Querem falar sobre jogos, combinar encontros, apresentar reviews, ler reviews, trocar ideias sobre designs, etc., etc. etc. Em português? Venham ao Abre o jogo.

Querem comprar e vender? Há muito onde fazê-lo. Desde o BoardgameMarket (que, note-se, ninguém é obrigado a usar), passando pelo BGGMarket e acabando em Wallapops, Vinteds e afins…

Se repararem, mesmo o BGG tem um site à parte para o “mercado”. Nunca equacionou mudar isso. E até já esteve perto de o eliminar por completo. É das poucas decisões da administração do BGG que é claramente positiva.

Pela minha parte, em breve tentarei dinamizar aqui a parte dos encontros do Porto. Eventualmente, colocar aqui reviews (que talvez vá buscar ao antigo AoJ)…

Se o pessoal estiver interessado na parte comunitária deste hobby, ele crescerá. Se o pessoal só está à procura de negócios, não.
Será uma pena, na minha opinião…

4 Curtiram

Aproveito para referir que utilizei o Abre o Jogo nos últimos 10 anos, e de forma totalmente gratuita, pelo que deixo aqui um enorme agradecimento a todos que estiveram envolvidos no esforço altruísta para o manter em funcionamento.

Quanto ao tema quente, também confesso que os Classificados desde há muito que eram essencialmente o mote para frequentar o espaço assiduamente.
De facto um fórum é para debater ideias, fomentar o hobby, etc, e eu inclusivamente contribui nos primeiros tempos com várias reviews.
No entanto parece-me que a taxa de utilização dos Classificados do AoJ não tinha paralelo em Portugal. Há várias alternativas, mas a frequência de atualização aqui era elevada, com inúmeras entradas por dia. Tinha sem dúvida várias lacunas e problemas, mas se as pessoas usavam é porque alguns méritos também tinha.
O mundo mudou, e muitos preferem uma review em vídeo, um debate em tempo real num Telegram ou afim, e é possível que este novo modelo possa significar um certificado de óbito para o fórum. Eu espero bem que não, pois nutro muita estima pelo espaço, e certamente as novidades que surgirão pelas mãos dos nossos amigos que agora cuidam deste fórum, vão aparecer aos poucos por aqui, e assim reavivar a dinâmica.

A mudança acontece naturalmente, só nos resta acolhê-la. Obrigado.

2 Curtiram

Boas,

Antes de mais queria agradecer às pessoas que mantém este projeto vivo, todas as iniciativas que promovam o hobby devem ser louvadas!

Sou da opinião de muita coisa que já aqui foi dita, mas gostava de enaltecer um dos tópicos e sugerir um outro.

  1. BGG e outros sites sempre existiram, no entanto os classificados deste fórum sempre foram o ex libris do hobby em Portugal. E a reativação dessa secção pode ser win-win para o fórum, principalmente agora que tem um layout muito mais friendly para acompanhar discussões e outros assuntos. Ou seja, o volume de pessoal que cá chega pelos classificados, pode acabar por se tornar utilizador habitual noutros tópicos.

  2. Na minha opinião devia existir um subforum para criadores de conteúdo, deixando o subforum principal mais limpo para um fácil acompanhamento de tópicos que gerem discussão sobre o hobby. Para além disso, como já alguém comentou, devia haver nesse subforum para criadores de conteúdo um rácio de publicações/interações, caso contrário este fórum será só mais um espaço para divulgar coisas sem fomentar discussão.

Abraço

5 Curtiram

Espero que o novo AoJ seja essencialmente um local de encontro e de discussão sobre o hobby feito/mantido por quem gosta de jogos de tabuleiro! Se assim for, terão o meu apoio e tentarei sempre que possível ajudar!

Posto isto, está definido quais os conteúdos que serão de alguma forma migrados do arquivo para o novo AoJ. Por exemplo, gostava de poder adicionar um comentário no artigo Sou um colecionador? e de alguma forma puxar o mesmo para o novo AoJ. Isso é possível?

Muito Obrigado! :+1:

Obrigado @tmgd!
A ideia é migrar a grande maioria do conteúdo embora ainda estejamos a afinar o processo.
Mas para já vou abrir um tópico onde os utilizadores podem pedir a migração de tópicos para fora do arquivo.

Viva.

@davcar: não faz sentido pedir para migrar mensagens dos Classificados, visto que estes irão ficar em Arquivo ou desaparecer daqui a algum tempo, uma vez que não haverá uma secção de Classificados neste novo formato, certo?

Certo, não iremos migrar os classificados do arquivo e dentro de um prazo a determinar e a anunciar serão também apagados.

@Jack apaguei o teu post no outro tópico visto estar duplicado.

1 Curtiu

Não havia necessidade de mudar o logótipo. O outro estava bom. E ainda por cima mudou-se para um mau.
Quanto à plataforma: está muito melhor. Parabéns. E força!

2 Curtiram

A bola de Pokémon? :sweat_smile:

Sim esse. Estava bom quando foi criado, e ao longo dos muitos anos de existência. Ninguém se queixava

Eu também não me queixo nem deixo de queixar. Só nunca tinha reparado que era uma bola de Pokémon.
Não sei quantos anos tem o outro mas “estava bom quando foi criado” e “ao longo de muitos anos” parece ter sido há muito tempo. Às vezes as coisas precisam de uma renovação. Bem ou mal feita não é comigo, muito menos se precisava ou não. Pouco me importa o logótipo.
Este faz-me lembrar um unboxing mas feito pelo Vincent Vega ou pelo Jules Winnfield. :rofl:
Não sou é fã de um meeple a substituir um O .