ahaha não vou à LeiriaCON! Ainda no outro dia puseram-me a jogar o Winner’s Circle do Knizia! Já não precisamos de forçar Knizias aqui sff
Não tenho nada contra o Facebook em si mas sim contra plataformas que te forçam a criar uma conta para aceder aos conteúdos.
Sei que hoje em dia as pessoas estão muito ligadas às redes sociais e por isso acabam por comunicar e criar discussões/debate através das mesmas, mas isso obriga-te a fazer parte dessas redes sociais. Para além disso os conteúdos gerados no Facebook e afins são raramente indexados pelos motores de pesquisa, o que quer dizer que não vais encontrar nada através de uma pesquisa no Google ou afins.
Acho que a ideia do AoJ sempre foi o de criar e manter um espaço aberto onde as pessoas podem aceder aos seus conteúdos à vontade e só precisam de criar conta para contribuir.
Honestamente o AoJ antigo estava a dar uma má impressão da comunidade. Podia funcionar para quem só usava os classificados (e foi essa a secção que manteve o fórum activo durante muito tempo), mas como plataforma de discussão deixava muito a desejar.
Os classificados, apesar de permitirem a interação entre membros da comunidade, não contribuem para a discussão online sobre o hobby e foi por isso que decidimos acabar com essa secção.
Sim, é possível ter uma secção de classificados num fórum, mas a gestão dos mesmos num fórum é péssima. Por mais regras que se criem, por mais moderação que haja, haverá sempre pessoal a querer dar a volta ao sistema e a contornar as regras.
A comunidade não precisa de classificados num fórum, precisa sim de um site dedicado à compra e venda de jogos.
Ainda pensámos em criar um mas como isso já existia com o BGMarket decidimos colaborar com eles em vez de reinventar a roda. Penso que o pessoal desse projecto está a ouvir os vossos comentários e críticas e a ver o que podem fazer para melhorar.
Mas voltando ao início, o objectivo principal do AoJ é o de permitir a discussão sobre o hobby dos jogos de tabuleiro em português. Como disseram os tempos são diferentes e há muita gente que prefere fazê-lo noutras plataformas, mas eu quero manter este espaço aberto para todos aqueles que o quiserem usar, e espero que no futuro possa voltar a ser o ponto central desta comunidade.
Ui, parece que me chamaram para a discussão.
Conflito de interesse seria apagar o canal de vendas de usados no Telegram, do qual sou administrador. Ou ter dezenas de jogos novos à venda no BG Market. Ou não deixar que vocês deixem comigo jogos usados para facilitar trocas entre membros da comunidade.
Por amor da santa.
Tinha a noção que irias reagir, ainda que tivesse dito que te tenho em boa conta.
… e continuo a ter.
Acho importante separar as águas.
Há coisas que fazes, que eu, e muitos de nós agradecemos.
São coisas que são comentadas e se não tens essa ideia passas a ter. Sei que é duro ouvir e nem corresponder à verdade. Eu até acredito. No entanto, é um facto que tens uma loja e é um facto que és um dos administradores deste grupo. E é um facto que tens poder de decisão sobre a manutenção ou remoção dos Classificados.
Também é um facto que não consigo vender jogos e vou tentando arranjar outras plataformas com visibilidade para o efeito. Como também é um facto que já não compro qualquer coisa, porque sabia que poderia desfazer-me facilmente dos jogos.
Quando lideramos um projeto, em qualquer área, temos de saber lidar com a crítica.
Mais uma vez Pedro, acredito que tens bom fundo neste assunto e desejo-te sucesso no teu negócio.
Vou deixar a minha opinião depois do balanço da Leiriacon.
Muitas das pessoas com quem tive a possiblidade de conversar manifestaram o seu desagrado, com a eliminação dos classificados, assim como eu fiquei bastante desagradado com o sucedido.
Se é uma questão do incumprimento das regras por parte de alguns utilizadores, era preferivel uma “punição”, como bloquear o post, do que sairmos todos prejudicados.
E o que alguns vêem como um fórum de anúncios eu vejo como interação entre utilizadores que têm em comum um hobby que tanto gostamos e que ficou a perder com esta decisão, que eu espero ver revertida.
A titulo de curiosidade na LeiriaCon estavam cerca de 700 jogos no “mercado de usados”, que segundo os organizadores era quase o dobro do ano anterior, e eu sou do tempo em que os usados era apenas uma mesa na entrada do evento, este ano eram 3 mesas e no sábado já estavam jogos no chão, assim acho que devemos tirar ilações do que aconteceu pois eu não acho que tudo isto foi apenas uma coincidência.
Agradeço aos administradores que possam ponderar o regresso dos classificados ou que possa ser levado a discussão entre os utilizadores do AOJ, o seu regresso.
Obrigado
Uma coisa são críticas, outra são insinuações. A primeira eu aceito, concordando ou não.
O meu suposto poder de decisão existe porque mais ninguém quis dar continuidade ao abreojogo. O @Mallgur andou há anos a pedir para alguém pegar no projecto. Anunciou-se no fórum e nos canais sociais. Criou-se um canal para discutir o novo abreojogo.
Quem é que apareceu? Os antigos moderadores e o @davcar (e eu, a reboque do David).
Portanto à falta de quórum, alguém teve de tomar decisões. Alguém teve de estudar o fórum antigo, migrar o conteúdo do mesmo para um novo fórum, criar a infra-estrutura, pagar o domínio e o alojamento. E esse alguém foi o @davcar. Se não fosse por ele não estaríamos sequer aqui a discutir este assunto.
E eu concordo com o @davcar e com o @Mallgur: não faz sentido manter os classificados tal e qual como eles existiam no antigo fórum de discussão.
O que me parece que comunidade quer é um site dedicado à compra e venda de jogos, com possibilidade de fazer leilões. Se acham que o BG Market não está à altura desse desafio, temos de pensar numa alternativa. E pensar como podemos trazer essa funcionalidade para este espaço de fórum, em modo de “app”.
Muitas das pessoas que demonstraram o seu descontamento pela ausência de classificados são programadores, tal como nós.
Podemos contar com o vosso compromisso em desenvolver as funcionalidades que procuram?
“O que me parece que comunidade quer é um site dedicado à compra e venda de jogos, com possibilidade de fazer leilões. Se acham que o BG Market não está à altura desse desafio, temos de pensar numa alternativa. E pensar como podemos trazer essa funcionalidade para este espaço de fórum, em modo de “app”.”
Não me parece que seja isso que as pessoas têm estado a pedir, mas já seria algo. E algo é melhor que nada. Muito do que se fala aqui resume-se à exposição. Para mim a razão pelo qual o BG Market não estar a ser solução é a falta de conhecimento da existência e a falta de hábito na utilização da plataforma pelas pessoas que já a conhecem.
Talvez uma app ajude, com um sistema de notificações, algo que “obrigue” o utilizador a ir regularmente à app.
O AoJ enquanto repositório de classificados tinha isso. O volume de utilizadores, a quase centralização do mercado em 2ª mão e o hábito dos utilizadores.
Mas, haver a abertura de discutir soluções e trabalhar para as ter é o mais importante no meio desta discussão toda. Tudo o resto é ruído…
Atualização da minha opinião sobre o Boardgamers Market:
(só para adicionar algo à conversa)
- Já não aparecem tantos avisos de cookies (até aparecem - devo ter-me enganado e carregado OK);
- Não sei como não tem um “Remember me”. Tenho que fazer login cada vez que quero ver os meus anúncios;
- Só tive uma proposta a oferecer um valor bem mais baixo por um dos jogos que vendi na LeiriaCon, e a proposta foi para um dos que vendi logo. Senti que há muito pouca procura no site.
E é isto. Não é uma queixa, não é um elogio. É a experiência que tenho tido.
hoje não sei pq o forum meteu o popup que me redireccionava para aqui, e ao scrollar parei no teu comentário
e, por acaso ontem tinha ficado a pensar no mesmo, aliás, apenas ontem percebi o que era quando abri em grande e se vê que é uma caixa a abrir, cheia de ouro lá dentro eheh
fica mais alinhado com o abre o jogo, mas também acho que não está fenomenal, e a trocar era agora que ainda “é cedo”, será que não há ai artistas que queiram lançar umas propostas? depois votava-se e tá feito
Já que não consigo abrir um novo tópico nesta secção, aqui vai a questão técnica:
O que é que se passa com o fórum e o Firefox?
Há dias também me aconteceu (mas no Google Chrome) e mesmo limpando a cache e cookies do browser não resolveu. Só conseguia entrar pelo telemóvel
Não me apercebi que tenha acontecido comigo. De qualquer forma, não consigo garantir que entrei no fórum todos os dias da última semana.
Peço desculpa pelo atraso na resposta pois estive afastado dos computadores e da net por uns dias
Não sei exactamente qual foi o problema mas na altura aproveitei para actualizar o fórum e ficou tudo ok. Continuas a ter algum problema ou ficou resolvido?
Sem problema.
A atualização parece ter resolvido pois não voltou a acontecer.
Estava previsto.
O tal market também aprece ter ido de vela.