Bem-vindos ao novo Abre o Jogo!

Não era uma bola de pokémon. :sweat_smile:
Era a representação gráfica de dois jogadores, a jogarem face a face, “abraçando” o jogo.

1 Curtiu

OK, boa simbologia. Mas faz lembrar uma bola Pokémon. :sweat_smile:

A bola de Pokemon representa o treinador e o pokemon, face a face, a abraçarem-se…

:smile: :smile:

Ligo tanto a Pokémon que nem sei se estás a brincar ou a falar a sério. :man_shrugging:

source

:smile: :smile:

1 Curtiu

Bem, deixei passar uns meses para avaliar a situação. Dei o benefício da dúvida e aqui vão os meus comentários. Façam o que quiserem com eles, porque não sou pessoa de fazer comentários meramente destrutivos.
Já foi dito aqui “n” vezes que o grande volume de tráfego deste portal estava mais ligado com os Classificados e que o intuito era fazer deste fórum, um HUB de comunicação sobre temas relacionados com o hobby e não um repositório de tópicos de venda de jogos.
Perguntas: o objetivo tem sido atingido? Não estou a insinuar nada, estou mesmo curioso. Não tenho vindo aqui desde a mudança.
Foi tido em conta por parte da administração algum dos comentários que foram sendo feitos por aqui? Ou está decidido que é assim e ponto final?

Vou partilhar a minha experiência. Sempre que queria vender jogos, vinha ao AoJ, fazia um leilão, com preços baixinhos e era raro haver um jogo que não fosse vendido. E isto era numa questão de 2/3 dias, porque sou impaciente. Creio que servia vários propósitos: o meu, que era fazer algum dinheiro; libertar espaço para outras aquisições. Para os outros, adquirir jogos a um preço acessível e dar uso a algo que estava a ganhar pó na prateleira.

Ok, deram-nos uma alternativa, que confesso que cheirou mais a sugestão forçada de entrarmos num portal que:

  1. não oferece as mesmas funcionalidades. (Leilão? Pensei que nestes meses algo iria mudar na plataforma deles. Permanece igual);
  2. visibilidade. Está longe de oferecer o que o AoJ oferecia. Exemplo: coloquei 2 jogos à venda (bem queria fazer um leilão para me “livrar deles”) e 24h depois tinha uma média de 10 visualizações, sendo que 5 delas foram minhas. No AoJ, tinhamos mais de 10 visualizações numa hora;
  3. ainda no seguimento da visibilidade. Existe promoção ativa da plataforma? Tem sido tópico de discussão em encontros semanais de boardgamers e é incrível o desconhecimento que as pessoas têm sobre este site.

Não querendo insinuar nada, porque conheço um dos administradores do AoJ e tenho-o em boa conta, mas não será um conflito de interesses ter um loja de jogos e interditar, de certa forma, o acesso a um tópico de classificados que, de certa forma também, uniu a comunidade? Sim, este tema tem sido discutido por várias pessoas e poucos ficam indiferentes.

Da mesma forma, questiono o porquê da recomendação do BG Market? Há uma parceria?
Se o propósito do AoJ em tempos era o de servir a comunidade. A comunidade não pediu esta mudança e não está feliz com estas mudanças. Quem beneficia disto? Que tanto mal fazia um espaço dedicado a Classificados neste portal?

Peço desculpa se estou a ferir suscetibilidades, não é de todo o meu intuito.
Esperei para ver os resultados e estou agora a testar as vossas sugestões. Estou muito dececionado e acho que com a cara nova que deram ao site… perderam uma oportunidade de ressuscitar o que pretendem que seja o core do fórum. Quem vem para uma coisa, se sentir que é intuitivo, fica para o resto.

Dito isto, há por parte da administração flexibilidade para rever esta questão?

5 Curtiram

não sendo eu um “vendedor” de jogos ,mas mais um comprador, senti exactamente o mesmo, apesar de ultimamente no antigo “abre o jogo” cena estar mais dinamica com mais post´s de informação, os classificados eram minha visita diaria nos atuais moldes a coisa esmureceu e muito.
Estou plenamente de acordo com tudo que foi aqui escrito , sendo que venho diariamente aqui a este novo e tento sempre colocar algo para dinamizar, mas … há algo que precisa de mudar, penso eu …

4 Curtiram

Pois, eu também acho que já disse que faz sentido separar mas se é para separar as vendas tinha que se separar tudo: reviews, eventos, encontros…
Já fiz parte de várias comunidades nos tempos dourados de fóruns e até secção de temas livres tinham.
O AoJ não tem. Nem temas livres, nem classificados.
Honestamente, e porque já falei sobre a mudança muitas vezes, não vejo porque não haver. Um tópico por utilizador como já era, bloquear os bumps e pronto. É precisa moderação? É mas é em qualquer fórum…
Enfim, os tempos são outros. :sweat_smile:

4 Curtiram

Só para reforçar que também gostava da possibilidade de criar/ aceder a leilões através desta plataforma.

3 Curtiram

Desculpem, mas vou repetir parte do que disse acima:

Só se queixa da falta de classificados praticamente quem não usava o site para mais nada.

Eu percebo e até partilho do interesse e utilidade de ter um site com esse objectivo. Mas é evidente para quem quer que tenha acompanhado a história do AoJ antes de 2012 (mais ou menos quando começaram os classificados) e depois que essa opção abafou completamente todo o restante tipo de conteúdos e transformou um site de convívio e discussão, praticamente num site de classificados.

Desde que este site foi reimplementado que têm surgido alguns tópicos interessantes/engraçados. Está longe ainda do potencial que tem para análises, conversa, organização de eventos e outras coisas, é certo. Mas não é, na minha opinião, transformando-o numa montra de vendas que se aproveita e alimenta esse potencial.

Um mercado e uma comunidade são coisas diferentes. Uma pode conter a outra, mas não é indispensável que o faça.

Obviamente, a decisão agora é de quem administra este site. Eu só posso dar a minha opinião e experiência dos anos em que estive ligado à versão anterior.

Não é obrigatoriamente verdade. Poderá ser um reflexo mas não tem de ser verdade.
Já participei de vários fóruns e havia secções que não visitava e pronto. Mesmo aqui: se houver uma secção de 3D e não meto lá os pés porque (ainda) não tenho uma impressora 3D. Nos jogos RPG também acho que dificilmente lá vou (nada contra mas aqui a malta não liga embora eu ache piada).
No caso particular do AoJ eu até praticamente só ia pelos classificados por duas razões: era o único local em que eu confiava para ir comprar jogos e porque o resto me parecia morto. Ah, e porque detesto a plataforma em si. :sweat_smile:

Pegando no “desde que o site foi reimplementado têm surgido alguns tópicos…”: isso não será uma consequência da reimplementação?
Eu também seria culpado por isso pois já criei alguns (se calhar nenhum dos interessantes/engraçados que mencionaste) mas também confesso que o fiz como contributo para que a coisa ganhe vida. Sou apologista da ideia de que se ninguém faz nada, nada é feito.

O que volto a perguntar é porque é que não há espaço para tudo?

Enfim. O fórum é gratuito para mim e não sou eu quem paga o servidor, por isso… :face_with_hand_over_mouth:

2 Curtiram

Viva.

O que faz com que um forum tenha mais ou menos dinamismo, são as pessoas que nele participam. No formato antigo, os classificados eram uma parte do forum que (a meu ver) mais movimento e participação tinha. Havia quem (leia-se “eu”), “atraído” pelos classificados, acabasse por participar (ainda que pouco) noutras secções do forum. Os classificados não retiravam participação às outras secções, muito pelo contrário.

Admito que, para quem idealizou/criou/manteve o forum anterior, o objectivo não seria ter os classificados como a main attraction. No entanto, sendo um forum resultado da contribuição das pessoas que nele participam, acaba por evoluir, como um organismo vivo, em sentidos que, por vezes, não são os que se pensavam/esperavam/desejavam à partida.

Ao querer espartilhar as participações e condicionar os interesses dos membros, o que pode suceder é que os mesmos deixem de participar, ao deixarem de ter um local onde encontrem algo que os atraia e/ou onde possam manifestar os seus interesses pessoais.

Dito isto, quem criou e investiu neste projecto é quem sabe o que pretende dele e quem define as regras de funcionamento do mesmo. Quem gosta, gosta, quem não gosta não é obrigado a fazê-lo. A participação é livre e voluntária. Pela minha parte, vou estando por cá. Esta nova etapa do forum está a começar, ainda haverá (penso eu) alguns ajustamentos. Quando se chegar a uma versão mais estável e permanente, logo vejo se é um local onde quero continuar.

Até lá…

livelong

3 Curtiram

Respondendo ao Mallgur. Opiniões antagónicas são saudáveis e respeito que penses dessa forma.

Mas, ainda agora fui ver os tópicos abertos e o número de respostas aos tópicos.
Cerca de 50% dos tópicos não tem qualquer resposta. As que têm respostas… rondam as 3 respostas. E o tópico que tem mais respostas (Knizia), são quase sempre as mesmas pessoas a responder, mais que uma vez, pelo que utilizadores únicos são poucos.
Quando dizemos que um fórum com classificados não pode representar uma comunidade, são 5 ou 6 pessoas que representam umaa comunidade?
Vou ao facebook e todas as 2ªs feiras o Pedro Faleiro lança o desafio de colocarmos as fotos dos jogos jogados no fim-de-semana e mais de 20/30 pessoas respondem ao repto.

Há que ter espírito crítico… o Abre o Jogo enquanto fórum de discussão sobre temas já apanhou o combóio bem tarde. O sinal dos tempos está aqui espelhado. É nas redes sociais que a discussão existe, que a partilha é constante, etc.
A parte boa do AoJ é que seria um agregador, um espaço único, centralizado, onde várias coisas acontecem ao mesmo tempo. Forçar a discussão do que se jogou no fim-de-semana, já existe noutras plataformas e com sucesso. Discussão sobre o que se jogou no grupo A, B ou C? Existem grupos no facebook/instagram sobre isso e com atividade.
O que realmente se pretende no AoJ? Forçar algo que a comunidade não tem interesse? Porque é que as pessoas vão repetir o que já disseram noutras plataformas, num site em que uma dezena de pessoas visita regularmente?

Diria mais. Os classificados eram o que mantinha vivo o AoJ. E é com mão de ferro a dizer aos utilizadores “Isto não é um mercado, passem a ir ao site X para vender e comprar jogos e agora falem de Y e Z aqui!” que vai resolver o “problema”? Só existe problema para quem decidiu isto. Então, aplica-se um regime ditatorial em que não são ouvidos os interesses de quem participava ativamente para que intuito? O que se está a ganhar? O que mudou desde que os classificados saíram do AoJ? Mais movimento e atividade não me parece que tenha ganho…

Nem deram a oportunidade de, com uma roupagem nova, um fórum mais intuitivo, perceber se as pessoas passariam a utilizá-lo com maior frequência. Há uma correlação entre atividade e volume de visitantes, mas isso foi ignorado.

Já foi aqui dito que pessoas vinham pelos classificados e viam o resto. Se perdem esses visitantes, o futuro do AoJ tem o destino traçado. A menos que a meta é manter a conversação entre 5/6 pessoas.

Todo este esforço de modernizar o fórum terá valido a pena a manter-se este ritmo?

A comunidade sabe o que quer. Os administradores também. Mas, ambos querem coisas diferentes…

1 Curtiu

É nas redes sociais que a discussão existe, que a partilha é constante, etc.

Eu que não uso redes sociais a não ser por causa do canal. :sob:
(é ridículo ter que pedir ajuda sobre o que são e como publicar stories - já para não falar que ainda ninguém me explicou a lógica das mesmas a não ser “dá mais views”)

Já agora: as redes sociais são PÉSSIMAS para discussão de temas, excelentes para discussão (conversa VS polémica). São péssimos para pesquisa e arquivo, excelentes para atrair enquanto estão quentes porque vão aparecendo CONSTANTEMENTE mas procurar algo parado com mais de dois dias pode ser complicado.
Agora, se vamos procurar um hub para as discussões que já existem, é BGG e não há mais nada.
Já agora: como estão/são os classificados no BGG?

Ainda acho que há espaço para as duas coisas.

P.S.: Vai mas é comprar um Knizia! #teamBruno :rofl:

2 Curtiram

@P-e-n-n-y , como disse:

Se o pessoal estiver interessado na parte comunitária deste hobby, ele crescerá. Se o pessoal só está à procura de negócios, não.

O AoJ não tem que sobreviver. Eu gostaria que isso acontecesse, mas não vou morrer se não acontecer. Também não vou morrer se houver aqui classificados.

Se a malta prefere o degredo do Facebook, Instagram e afins, seja… Sejam felizes por lá.
Responsabilizar a ausência de classificados pela falta de movimento neste site em favor do Facebook, não faz qualquer sentido.
A malta vai para o Facebook porque é fácil, de consumo rápido e sem progressão/consequência. Vês ou postas a fotozinha, dás ou recebes like e pronto… Aí está a extensão de conversa e discussão ideal para um utilizador de Facebook. Não é por faltarem os classificados aqui que o pessoal vai para lá.

Quando dizemos que um fórum com classificados não pode representar uma comunidade, são 5 ou 6 pessoas que representam umaa comunidade?

Eu nunca disse isso. Disse que uma comunidade não precisa de incluir um mercado. São coisas diferentes.

Talvez agora esta comunidade sejam só 5 ou 6, não refuto. Reconheci que o potencial deste site está por explorar e fazer crescer.
Mas também podes facilmente ver que são 5 ou 6 os que (re)clamam por uma secção de classificados. Por que serão estes 5 ou 6 mais significativos? É igual.

Estamos a debater se é ou não uma boa ideia e é aí que discordamos.
A diferença é que eu não afirmo que o AoJ vá morrer se existirem classificados. Tu afirmas que está morto porque não existem.

Eu acho que o @joaojotta tem razão. As duas coisa podem coexistir, mas alerto para as desvantagens dessa possibilidade e para a minha preferência para que, a existirem as duas, a dos classificados seja contida para não “afogar” o resto como aconteceu na versão anterior do site.
Isto vem dos 16 anos que estive envolvido com o AoJ… Não é uma aversão visceral à ideia de que as pessoas vendam os seu jogos usados. Bem pelo contrário. Se fosse isso, não teria o trabalho que tive com os classificados dos outros durante tantos anos.

Se o Abre o Jogo apanhou o comboio para ser um fórum de discussão tarde - embora creio que tenha sido o primeiro, ou dos primeiros, muito antes da história dos classificados ser um assunto - onde se passa essa discussão? Em que site, que não exija inscrição e não sirva para te encher os olhos de publicidade, podes ver o mesmo tipo de conteúdo em português e essencialmente para Portugal?

Como diz o @joaojotta , tirando o BGG (e esse é em inglês), não há nada interessante para isso. E como referi antes, mesmo ano BGG os classificados são mantidos bem à parte e estiveram para fechar. Aliás, creio que o funcionamento actual é um bocado de recurso… E o BGG ganhava dinheiro com isso. O AoJ nunca ganhou nada à excepção de um utilizador que doava voluntariamente parte dos seus ganhos com as vendas. Um só.

O Abre o Jogo existe desde 2006, pelo menos. Essa afirmação descarta por completo 6 anos de história e actividade antes de existirem os classificados e mais de 10 depois…

Podia ser conteúdo que não te interessava. Como dizes, ias lá quando querias fazer um leilão. É legítimo, mas descartar toda essa história para fazer valer a ideia de que o AoJ só era válido pelos Classificados, ou que era isso que fazia dele um recurso interessante, não me parece justo.

Para mim, será muito mais interessante trazer para aqui as reviews, por exemplo. Tornar a criação de eventos mais versátil. Fazer alguma integração com o BGG para permitir listar os jogos jogados, obter informação de forma dinâmica dos jogos que sejam mencionados no fórum, etc.

Se houver classificados, seja. Não foi, nem é coisa que me interesse muito. Poucos jogos vendi pelo AoJ, e esses foi para fins solidários.
Só espero é que a a haver seja de forma a que o resto, a parte comunitária, não seja ofuscada.

A minha questão, ou uma das muitas questões que tenho é a seguinte. Quando falas em 2006, o mundo era completamente diferente nessa altura.
O hobby está em crescimento e não se vê aqui refletido esse crescimento. Os 5 ou 6 que reclamam pelos classificados são 5 ou 6 que ainda aqui tentam apelar ao regresso da secção.
Basta perceber que o tópico que mais engagement tem aqui é este. E são mais que 5 ou 6. A maioria já desistiu de cá vir.

E se nas redes sociais a discussão é vazia e instantânea… é a que existe e a que está atualizada com os moldes da comunidade. Esta não é de todo a plataforma de preferência dos amantes dos jogos de tabuleiro. Aqui tb se pode fazer o like ao comentário etc etc

Já aqui foi dito que quem “não gosta não come” ou “só vem quem quer, quem não gosta não usa”. Luto contra isso. A génese do AoJ não é unir a comunidade? Agregá-la? Este tipo de posição de “não gostas, procura outra coisa, aqui é grátis e não te devemos nada” não é assim uma forma de dividir a comunidade?

Acredita que eu gostava muito que o AoJ tivesse muito mais atividade e reconhecimento. Não estou é de acordo com o caminho que está a tomar.

Alternativas virão, com certeza… Saudações a todos! Sejam a favor ou contra, nada pessoal, um grande abraço!

2 Curtiram

Vou dar a minha opinião sobre alguns pontos tocados, sem ordem em particular e sem tomar qualquer tipo de partido (já disse que os classificados me fazem pouca comichão):

• Se a comunidade e o hobby estão a crescer então os 5 ou 6 (a favor ou contra) em breve poderão ser 50 ou 60, 500 ou 600, e isso depende destes 10 ou 12 (oh p’ra mim a fazer contas) porque são esses 10 ou 12 que podem tornar a coisa mais apelativa para os outros e até chamá-los para o espaço;

• As redes sociais NÃO SÃO, para bem ou para o mal, espaços de conversa, de debate, de partilha de ideias (e escusam de argumentar porque não vou mudar de ideias a menos que a ideia de discussão sejam 2 dias e muita polémica à mistura);

• Relativamente ao não deixar os classificados ofuscar o resto, vou falar contra mim já que também me aproveito: porque não remover da vista dos recentes, por exemplo (e só daí, não falo em proibir), tópicos relativos a vídeos no YouTube ou eventos? Reforço que contra mim falo;

• Os tempos são outros, certo, mas se vamos defender que o fórum tem que se adaptar e que tem que isto e tem que aquilo, não estaremos muito perto de dizer que mais vale acabar? É que se o que se faz hoje em dia são as redes sociais então o fórum não está aqui a fazer nada. Ponto;

Pronto, e por aqui me fico porque tenho coisas para fazer AGORA! :sweat_smile:

Abraços!

ahahah quando é que viste numa discussão de internet, alguém dizer ao outro “epah tens razão, mudei a minha forma de pensar após esta troca de ideias muito pouco saudável que tivemos durante horas” :rofl:

2 Curtiram

e para terminar, acho essa conversa das redes sociais, muito à velho do Restelo…
Não sei em que grupos andam, mas ali aplica-se o mesmo que aqui, “não gostas, procura outra coisa” e o que não faltam é grupos sobre jogos, designers, grupos, etc e na sua grande maioria as discussões que existem são saudáveis. Da mesma forma que existem tópicos lá também. Colocar uma foto e procurar likes não é um forum.
Mas desde pedido de recomendações, pedido de informações sobre onde se joga e onde comprar. Opiniões sobre jogos, etc

Em relação ao crescimento do hobby, ele está a crescer continuamente há muitos anos. Aqui as coisas não estão a crescer, portanto essa correlação não existe (aqui). Mas existe nas redes sociais, até no moribundo facebook.
O Grupo que fundei, o de Oeiras, tinha uma média de 30 pessoas por evento e desde o nosso regresso, tivemos 60, 70 e 120 pessoas. Tudo isto são pessoas sequiosas de informação e sabem onde a procuram? Não é no Abre o Jogo. Sabem o que perguntam muitas vezes? “Sabem onde comprar uns jogos assim para começar a coleção, baratos e em 2ª mão?”… Era para aqui que as pessoas eram reencaminhadas.
Concordemos em discordar! De alguma forma contribuí para a atividade deste fórum… não me julguem ahahah

Concordarei sempre em discordar com pessoas que sabem discutir. #teamBruno 4ever

Se nos encontros aparecem pessoas a pedir informação sobre jogos (foi o que percebi - dessa terra só sai gente doida :crazy_face:) então porque não encaminhas TAMBÉM para aqui? Se calhar mais gente prefere um fórum à moda antiga que o moribundo facebook para não serem só os 5 ou 6 do costume.

A minha experiência com grupos, como sugeres, é francamente má: processo de pedir para aderir, coisas publicadas em duplicado por mais do que um grupo, pouca clareza/diferença entre grupos, dificuldade de pesquisa, etc… Este último ponto porque eu ligo pouco aos jogos da moda.
Claro que a tua experiência pode ser diferente mas pronto, eu até estou no tanto me dá como se me deu se há classificados ou não. Ainda assim, mais é, muitas vezes, melhor.

Só um aparte: na plataforma antiga eu confesso que só lá ia pelos classificados mas nem era tanto por haver ou não, por estar ativo ou não. Era mesmo porque a plataforma era m… eu odiava a plataforma. :sweat_smile:
Agora abro isto todos os dias.

Abraço

P.S.: se fores à LeiriaCon vou meter-te um Knizia no bolso e já não vais poder dizer que não tens nenhum. :smiling_imp: