"(...) A solução que vejo é - se vocês das lojas têm grandes margens, reduzam-nas; se não, o pessoal junta-se para encomendar do estrangeiro(...)"
Bem.
Esta interpelação foi profundamente desagradável para quem apenas perguntou uma opinião sobre a oferta que tem! :|
Ponto n.º 1 - Nós não somos "aqueles das lojas"; não somos os vossos adversários, nem queremos mal aos clientes.
Ponto n.º 2 - Sou de opinião que falhou algo no teu raciocínio: em vez de comparares oferta nacional com a oferta estrangeira, compara antes a oferta nacional com a própria oferta nacional, e analisa bem o mercado nacional, conforme ditam as regras microeconómicas (quem perceber de Economia corrija-me se estiver errada). Alguns preços vão ser maiores, outros menores. Sempre.
Cabe ao cliente decidir; mas quando decidir, que tenha a consciência de que fez a melhor opção, que a fez ponderadamente, e que comparou as várias opções que se lhe apresentaram, e que a sua escolha foi racional.
Isto é que é o Consumidor defender-se!
Até vos digo mais, e novamente corrijam-me se estiver enganada, mas temos que ver que mesmo que a oferta estrangeira seja melhor, por vezes sacrificar um "Euro" para estimular o mercado nacional é um sacrifício perfeitamente viável.
Parte dos seguintes pressupostos: és uma empresa de jogos que enfrenta a concorrência estrangeira; tens que vender o teu produto; os teus clientes vão inclusive visitar o teu espaço mas optam por comprar no estrangeiro porque fica um "euro" mas barato (sempre são dois cafés, atenção!!). Tu queres apresentar preços mais competitivos, mas não tens clientes suficientes a comprar-te, logo, não podes ter um desconto aceitável no material que mandas vir. Logo, NUNCA podes praticar preços idênticos a um mercado instituido, como é o caso alemão. Logo, NUNCA os teus clientes te vão comprar se continuarem com o raciocínio falho que aqui foi apresentado.
Há uma notícia que ouvi na rádio há pouco, qualquer coisa como (e salvaguardo o facto de ter sido com outras palavras): os portugueses dizem que a vida está má e que não conseguem poupar, mas não hesitam em gastar centenas de euros em telemóveis! Deu que pensar, esta notícia!!!
Minha gente: isto não é uma questão de mercado, é uma questão de mentalidade!
Volto a dizer, protejam-se como consumidores; mas não partam das premissas erradas das "margens de lucro exageradas", nem sofram do complexo português de que ter um negócio tem como pressuposto base... enganar os outros!
Em último grau, a escolha é sempre vossa!
Ponto n.º 3 - Volto a frisar que a tua interpelação sobre as nossas margens e funcionamento da nossa empresa foi incorrecta, bem como o comentário de irem comprar no estrangeiro caso tenhamos "grandes margens". Não é o Modus Operandi da empresa, nem o que ela tem de lucro que aqui interessa; o que interessa é que ela tenha o melhor para oferecer ao cliente.
Nós não queremos, nem é nossa política (e quem é nosso cliente sabe disso) enganar, roubar ou iludir os nossos clientes.
Eu não vou discutir margens da empresa porque isso brada aos Céus, mas só te digo isto: verfica bem o(s) mercado(s) antes de decidires seja o que for.
Da nossa parte, caso necessites de algum esclarecimento adicional, estaremos aqui para te respondermos na nossa medida dos possíveis.
E fico-me com o seguinte: o Friederich está neste momento na nossa loja à venda por 55€; o preço é promocional; de 48€ para 55€ é a diferença quase do transporte, ou ela por ela; se quiseres ser mesmo rigoroso, pondera os seguintes factores; tempo passado na Net à procura do jogo, e consequente visualização do site (tempo também é investimento ;)); custo da Internet a dividir pelo tempo que passaste a ver as coisas; custo da electricidade; custo do equipamento informático; tempo à espera da encomenda; tempo passado à espera da encomenda Versus a tua necessidade dela (e de a ter em tempo útil, etc); desgaste físico do material de escritório; e a lista pode continuar, se assim desejares, e podes adicionar todos os factores de que te lembrares.
E tira as tuas conclusões. E vais perceber o porquê das necessidades das margens de lucro RACIONAIS que uma empresa tem de praticar.
Só te quis com isto tudo demonstrar na prática certas coisas, e chamar a atenção para factores que podes ou não já ter considerado. É bem possível que percebas disto bem mais do que eu, e apenas tenhamos posicionamentos diferentes ;)
Enfim, para acabar, eu não quero fazer disto uma discussão de doutrinas sócio-económicas; penso que o ponto aqui é só um: Euritos ou não euritos.. Eis a questão! E é questão para toda a gente!
Um grande obrigada/ o pela tua opinião,
Runadrake's Colosseum Romae