Boardgamers Porto na ComicCon Portugal

Boardgamers Porto NA

O Grupo de Boardgamers do Porto foi convidado a dinamizar e organizar o espaço dedicado aos jogos de tabuleiro na ComicCon, um enorme evento dedicado à cultura pop.

Pedem-se voluntários e ideias!

Jogos ComicCon


No ano passado este evento foi visitado por mais de 32000 pessoas e o espaço que nos foi disponibilizado foi precisando de crescer gradualmente para acomodar aqueles que vinham experimentar os jogos e acabavam por ir ficando a jogar bem mais tempo do que pensavam ao início.

Com mais tempo e a confiança depositada em nós pela organização, dando-nos quase carta branca para a utilização do espaço, poderemos tornar este evento num excelente meio de divulgação do nosso hobby em geral e mais em particular do grupo e das nossas actividades.

Este tópico serve para pedir voluntários para ajudar durante os 3 dias do evento (4, 5 e 6 de Dezembro) e também ideias para a dinamização do espaço.

Portanto, se querem ir ajudar e experimentar um pouco (que vamos estar ocupados) do ambiente que se vive neste evento, inscrevam-se neste tópico.

Se têm ideias de actividades para animar o espaço, escrevam-nas aqui! O limite é que não podemos ter actividade comercial. Tirando isso, todas as ideias são bem-vinda!

Desde já, muito obrigado a todos!
 

Venham de lá essas ideias e inscrições!

_

Eu desde já disponiblizo a minha ajuda :slight_smile:

Tal como no ano anterior, também estou disponível para colaborar. :slight_smile:


Também podes contar  com a minha ajuda para o que for preciso.

Contem comigo também! Mais em cima vejo em que dias poderei ir… mas talvez nos do fim-de-semana (5 e 6).



Para ideias vou precisar de mais algum tempo!


Como no ano passado também podem contar comigo este ano.

podes contar comigo e com o Nuno

Boas,



Em princípio eu e a Helena poderíamos apoiar.

Uns torneios animam sempre a malta, jogos simples tipo king of tokyo ou algo da marvel vinham a calhar e podia haver algum jogo (pop) como prémio… Faria sentido sacar da cartola jogos com inspiração na banda desenhada…

ena pá este ano planeasse cedo as coisas xD
 
o facto que eles confiam mais em nos é fantástico, agora ideias ta um pouco complicado, o ano passado no 1º dia com o Valentim ele estava cheio delas mas como nos estávamos um pouco reservados no espaço não davam...
 
eu com 99% de certeza que posso me juntar mais uma vez, mas até dezembro ainda falta um bom bocado.

Torneio parece-me uma excelente ideia, já tinha pensado nela, tava era indeciso entre jogos, e o king of tokyo pela rapidez e facilidade de aprendizagem parece uma excelente opção.



Quanto aos prémios, dentro da organização, penso que com a aposta da Devir este ano no mercado nacional(pandemia, alquimistas, agricola, stone age), tentar pedir um patrocinio deles, é bem capaz de ser viável e benéfico para ambas as partes(pelo menos foi possivél, quando fui fazer a demonstração do Pandemia), apesar de se for como o ano passado eles lá terão a sua barraquinha na comicon, mas penso que não será factor impeditório.



E para os agradar, podemos sugerir um torneio de Pandemia, Setups iguais etc…, you know the drill.



Outra sugestão, seria se a loja de Magic da Trofa  fosse outra vez este ano(não me lembro do nome), vendo o imenso espaço que eles tiveram o ano passado, deslocar também para lá 1 ou 2 voluntários, para tentar trazer pessoal dessa area para os boardgamers.





EDIT: Esqueci-me de referir que os torneios a ser feitos, deveriam ser nos dias mais calmos(na minha opinião claro), Sexta e Domingo, pois no sabádo, há gente que chegue e sobre para demonstrações.






 Talvez seja mais fácil sabererm quais as ideias que andam em cima da mesa para pensarem melhor no assunto e surgirem novas ideias.



 Tal como o Pedro referiu seremos nós a gerir e dinamizar o espaço dos jogos de tabuleiro, excepto a área comercial.



 Teremos à partida cerca de 20 mesas com possibilidade de crecescerem para 30. Esta dependente de 2 coisas, a participação ao longo do evento e também o número de voluntários que consigamos arranjar.



 Tal como já também foi dito por aqui no dia de sábado não teremos nenhuma actividade programada, por se esperar uma grande enchente.



 Para já estão dois tipos de actividades previstas: 



 Torneios: as minhas sugestões eram jogos simples, rápidos e fáceis de explicar, tendo em conta também as editoras portuguesas. Fantasma Blitz da Devir e Dobble da Morapiaf, editoras que já contactei. Também pensei no Crokinole.



 Demonstrações de jogos temáticos: Universo Star Wars, Lord of the Rings, Game of Thrones. Serão jogos complicados e demorados e talvez não tenhamos muitos participantes.





 A principal finalidade dos torneios e demonstrações é além de dinamizar de forma diferente o espaço termos a possibilidade de aparecer no programa e divulgação na net da ComicCon. Só para tererm uma ideia a publicação da data da ComicCon teve mais de 40000 visualizações no 1º dia (até acho que foi em menos de 24 horas).



 Seria excelente para nós conseguir divulgar isto no facebook deles por exemplo em Setembro antes da InvictCon.



 Quanto às ideias surgidas torneio de King of Tokyo parece-me uma grande sugestão e claro jogos de banda desenhada também.



 Já agora a ideia é ter lá prateleiras com jogos como na InvictaCon depois iremos precisar e pedir alguns jogos à malta para ter lá.



 Seria bastante importante saber quem estaria disponível na sexta-feira para ajudar, já sei que para sábado e domingo o mais certo é até termos mais ajuda que as vagas disponíveis.

Bem, a primeira coisa é tratar do mais que falado BANNER! Como é que está esse assunto?



Eu ideias tenho muitas, mas imagino que também estejamos limitados por budget… arranjamos uns patrocinadores para fazermos umas coisas giras?

Ainda falta muito, é difícil dizer com certeza, mas em princípio, posso estar na Comicon na sexta.

Jogos que apelem ao tema, que não sejam muito complicados, e que tenham impacto visual, serão sempre uma boa opção para jogar. Se o objectivo é trazer gente para o hobby, o ideal são esse tipo de jogos. Acho boa a ideia de demonstrações desses jogos demorados que falaste, mas sem haver realmente um jogo a decorrer por falta de tempo e, provavelmente, jogadores.



Se calhar uma mesa com jogos de guerra com miniaturas e terrenos, tb era capaz de ser engraçado.



20 mesas para começar parece bem, no ano passado eram poucas.



Uma coisa importante é a localização, espero que não estejam a pensar colocar-nos no local onde estavam os das cartas no ano passado…



P.s. Eu devo estar disponível sexta e sábado, tal como no ano passado.

Eu devo poder ir os 3 dias se for necessário…



Dos meus jogos e assim de cabeça acho que se enquadravam bem:


  • Legendary
  • X-Men: Revolution (este ainda não joguei e não sei se será muito longo)
  • Sons of Anarchy
  • Homeland

Jogos temáticos, posso disponibilizar o Star Wars: Imperial Assault, acaba por ter impacto visual também.



Assim mais rápido dentro do universo tenho o core set do Star wars: LCG, e o Deck Building do Naruto(posso falar com um amigo meu, e pedir-lhe os DC se quiserem).



O imperial assault, dependendo do que queiram fazer, a missão introdutória não leva mais de 45m, mas não tem o impacto visual de outras mais adiante.

Jogos com tema e fantasia ainda tenho uns quantos, por norma todos demorados, mas se assim entenderem estão todos disponiveis para ajudar.



Neste momento, posso ajudar nos 3 dias, mas ainda faltam muitos meses, pode sempre mudar alguma coisa.


Também estou disponíel para ajudar na sexta-feira.

Foi enviado novo email a insistir com o potencial patrocinado do roll up. Ainda não obtivemos resposta e devemos mandar novo mail em breve.



Se não houver progresso, teremos que avançar nós. Eventualmente poderemos tentar arranjar algum patrocínio… Sugestões?



Ah… E obrigado, sempre, pela disponibilidade.



Já agora, também podemos considerar se valerá a pena pensarmos em decoração para o espaço… No ano passado não havia propriamente condições para isso mas este ano até podia ser giro. Talvez uns pósteres ou calendários com meeples em pelote!

_

Assim de repente lembro-me de 2 empresas que fazem esses serviços e que, quem sabe, estar abertas a um eventual patrocinio, em troca da visualização do serviço deles.



https://www.signa.pt/brindes/home.asp



https://www.sempre-id.com/





e posso ver a abertura de mais uma, onde por norma faço os meus pnps, mas essa é mais pequena, não trabalha a nivel nacional.