Até agora eu tenho sido um habitué dos wargames (vocês são gente para lhe chamar miniature wargames, mas eu sempre lhes chamei wargames ou até mesmo jogos) ... hoje em dia ouço cada vez mais falar de wargame tipo tal e boargames euro xpto e por aí a diante...
Não creio que haja a necessidade de se criar rótulos para tal pois são sempre redutores... muitos bons jogos não se encaixam em nenhuma das definições ou têm caracteristicas dos vários rótulos e isso dá azo a confusões, pois "the beauty is in the eye of the beholder", e a partir daqui o que parecia uma norma para ajudar a catalogar jogos passa a ser um nome para os reduzir a uma de duas condições:
- gosto dos jogos e ponho o rótulo que gosto ou digo que tem caracteristicas do rótulo que gosto
- ou então o contrário!
depois deste desabafo ... vamos à questão em causa! e eu vou adapta-la à minha realidade ... os wargames!
eu quero fazer umas batalhas da guerra dos 7 anos porque por acaso acho piada aos granadeiros ingleses de 1700, dos folhinhos em geral que as tropas usavam e tricornios claro! se eu quiser jogar pelo simples prazer de jogar ... então aí compro o jogo do Friedrich e tenho a vida feita!
mas não... eu quero mesmo é pintar uma boa duzia daqueles soldados e cavaleiros para ter na minha estante e no processo andar a vasculhar meia duzia de livros para saber como pintar os bonecos e como é que eram as campanhas do periodo em questão... quero também que faça parte deste processo umas boas tardes bem passadas a jogar com as minhas figuras pintadas!
parte do problema já está na mesa (e resolve-se com a compra de chumbo, cola, um pincel e tintas, uns livrose muita paciencia) e vem o próximo problema... umas boas regras que me permitam passar bem essas tardes de jogos ....
aqui entra o meu gosto pessoal e gosto de regras simples e pouco detalhadas... O Pombeiro, que eu conheço, gosta de coisas mais detalhadas e isso às vezes tende para acrescentar mecanicas extras ou mais complicadas nas regras. Como veêm são duas aproximações legitimas a regras, cada uma com os seus prós e contras.
Mas embora em pólos muitas vezes opostos em relação ao conteudo das regras, tanto eu como o Pombeiro queremos uma coisa: que as regras SIMULEM BEM (isto aqui sempre com o devido grau de erro) o que acontecia na altura!
no caso da guerra dos 7 anos um jogador que insista em colocar as tropas em coluna deverá estar potencialmente tramado, se as regras não simularem isto (sejam elas complicadas, ou simples ou o que seja) então não são boas! Por muito que os soldados estejam bem pintados ou que o terreno da batalha esteja bem feito ou por muitos rolls de dados bons ou maus: as regras não são boas pois não fazem o seu intuito que é representar os combates da época!
Regras boas são por exemplo as que facilitem o jogo a um jogador que siga as doutrinas militares utilizadas na altura.
Regras boas são também as que não permitem a um jogador que faça tudo certo ganhar sempre!
Portanto para baralhar e voltar a dar ....
Os pontos que eu queria focar no meu texto:
- nem sempre o jogo está dependente das peças ... pois nós podemos faze-las, claro que um boardgame está completamente ligado às peças que vêm dentro da caixa! mas nada impede que as coisas fiquem apenas por aí!
- Se há um tema a seguir então não importa como são as regras pois os jogadores estão interessados é nesse tema e que esteja fielmente representado
- Quando não há um interesse por um tema então estamo-nos a interessar pelo jogo exclusivamente
- nem todos os jogos vêm fechados numa unica só caixa!
foi a visão de um wargamer!
depois eu posto sobre os dados!