Campanha de Cyberpunk 2020

Olá a todos!

Agora que o forum está novamente a funcionar, vou fazer uma proposta: criar uma campanha de Cyberpunk 2020 em regime de play by post. Isto significa que existe um determinado número de jogadores que vai "postando" as suas acções numa página e eu vou como GM dar os resultados. Gostava de saber se existem interessados (o limite de jogadores será de 6, se houver mais interessados terei de fazer uma selecção).

Os perfis disponíveis serão de Solo (uma espécie de combatente ultra treinado), Runner (um hacker), Techie (mistura de engenheiro/mecânico que monta/desmonta/cria tudo o que seja mecânico), Medtech (o mesmo só que na medicina), Fixer (uma espécie de traficante que pode vender drogas, armas, informações, o que quiserem). A única condição que imponho é que quem quiser jogar um runner terá de conhecer bem as regras da matriz (não são para iniciados).

Para quem não conhece o mundo já fiz uns posts sobre o jogo, mas cá vai: é um futuro próximo, dominado por grandes corporações, com uma enorme desigualdade entre quem tem tudo (conhecimento, riqueza, bom aspecto) e uma maioria que tenta desesperadamente sobreviver, embrutecida com drogas e os média, num cenário urbano cheio de chuva ácida, onde já não há pássaros. Os jogadores tentam (ou não) lutar contra o sistema. Com os avanços da tecnologia, o corpo humano pode ser melhorado com próteses cibernéticas mais eficazes que o original (braços mecânicos de enorme força, olhos de visão nocturna, etc). Fundamental é a matriz, uma espécie de Internet/realidade virtual (estilo matrix), onde se passa parte da acção.

Para quem quiser ler, tem (em português) os romances neuromancer (o primeiro e considerado o melhor), Idoru, Código de samurai (para mim este é o melhor romance). Se lêem inglês tem este site: https://project.cyberpunk.ru/lib/ cheio de histórias.Para quem não tem paciência para ler pode recorrer a filmes: os velhinhos Robocop, Bladeruner (este pelo look), Ghost in the shell, a série Dark Angel.Jogos de computador: neuromancer (um jogo de aventuras sobre um hacker), syndicate wars (estratégia de guerra entre corporações) e Deus Ex (um shooter/rpg com uma espécie de solo cheio de implantes).

Alguém interessado? Aviso já que os cenários não são para os fracos de coração: metem drogas, sexo e violência.

Eu quero participar, contudo não conheço as mecânicas de jogo, como é o sistema?

De qualquer maneira gostava de jogar um Solo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Pessoalmente não sou grande fã de cyberpunk (que sempre me pareceu uma derivação do policial negro mais internet e bazucas), mas acho uma boa ideia.
Como estás a pensar fazer? Determinar horas de jogo? Colocar um post por dia a que os jogadores têm de responder com comentários? Haverá stats e randomização de resultados ou é “diceless”?

Bem, eu vou colocando posts e se correr bem os jogadores irão construindo a própria história, indicando o que fazem (o que significa que no mínimo terá de haver uns 3 posts meus e dos jogadores por semana, mas certas situações podem acelerar o processo).

A menos que haja jogadores com o livro de regras e um bom conhecimento do mesmo, eu farei toda a componente mecânica (inclusivé criar personagens a partir do que me indicarem e lançamento de dados).

Soma-se um caracteristica de a 1 a 10 a uma skill (de 1 a 10 também), a um dado (adivinhaste) de d10 e compara-se com o resultado com o nível de dificuldade que o mestre estabeleceu.

Sem desejar entrar nos campos minados da picuinhice, também vais fazer assim os combates? É que, se cada round for um post, desconfio que cada combate vai demorar vários dias ou mesmo semanas a resolver.

Gostava de experimentar um RPG play-by-post, só tenho algumas dúvidas se o Cyberpunk, sendo um RPG de combate intensivo, será o mais apropriado para este sistema.

Para os dados, talvez este site ajude: https://javascript.internet.com/games/dice-roller.html

Não, no inicio do turno o jogador diz-me que armas quer usar e alvos e eu faço o resto, resolvendo os vários turnos. Para evitar chatices dessas devo limitar os combates ao mínimo. O mesmo para a net.

Oi-oi, eu quero entrar!

PbP tenho tempo :smiley:

Saca-me aí um fixer, oh fachavore (já que um hacker é para quem pode…).

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Desculpa, mas as regras da matriz são complicadas (eu mesmo não as domino bem por isso nunca me atrevi a jogar um hacker embora seja o meu favorito) e por isso queria alguém que as percebesse.

Das experiências que tenho tido com Play by Post, recomendo ao pessoal que se aventure neste formato se, de facto, curtirem o ambiente de Cyberpunk - e dou o meu lugar a quem, de outra forma, dificilmente teria oportunidade de jogar com o nosso kabukiman.

Confesso que também tenho alguma reticências em relação ao formato PbP, acho que se adequa melhor a RPGs que usem um sistema de scene resolution como Primetime Adventures ou My Life with Master.

Para compensar o facto de ser em PbP, eu sugeria que se usasse o formato a favor do jogo. No caso de Cyberpunk, porque não fazer uma história só com runners? Afinal, já toda a gente está a jogar à frente de um computador ;)

Para isso teriam todos de concordar (em jogar runners) . Temos 3 jogadores para cyberpunk, o Red-Piss Legion, o neonaeon, e o Rui. Se não houver mais interessados até ao final de hoje, podemos discutir já outros pormenores.

 

Eu tenho um pormaior: onde podemos ver as regras?

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Bem, eu tenho uma cópia das regras e os meus jogadores aprendiam com uma rápida explicação. Não tens ninguém que te empreste para lhes dares uma olhadela?

Tens um breve resumo das regras aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fuzion

e do universo:

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Cyberpunk_2020

Ok, tenho o Fuzion impresso algures lá em casa, e tenho tb um jogo que o usa, e já li as cenas de Cuberpunk 2020.

Quando começamos a falar sobre persos e afins?

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Já vos enviei os convites e podem tratar de criar personagens, mas só se começa a sério amanhã, pois quero ver se há ainda alguém mais que quer entrar.

Ok, a partir de agora todas as conversas vão decorrer no grupo, e vai jogar-se com os 3 inscritos. Um fixer, um solo e um medteck.

Tenho andado um bocado longe do abreojogo e so hoje é que vi este tópico :frowning:

Há alguma hipótese de me juntar ao jogo?

Ele já estão em plena acção, por isso demoraria uns dias a entrar alguém novo. E a minha prioridade é alguém que sabe jogar por netrunners, é o teu caso?

Para ser sincero, normalmente jogo com solos, mas tambem trabalho com um runner :slight_smile:

Ok, então assim que terminar a situação em que eles estão (é capaz de demorar uns dias), chamo-te para a acção. Entretanto tens ideias para a tua personagem?