Campeonato Nacional de Jogos de Tabuleiro. Como poderia ser?

Estava aqui sentado no meu cantinho quando me veio à memória uma conversa que tive num dos encontros da Rune sobre organizar um campeonato nacional de jogos de tabuleiro.
Haverá algum interesse e participação de jogadores? Este tipo de evento chamará a atenção de mais gente para o hobbie?

Se sim, como poderia ser organizado, quantas provas e quantos grupos participariam. Que jogos deveriam entrar?

Eis alguns pensamentos pessoais sobre a possível organização de um evento deste tipo:

Grupos- (Supondo que são representativos dos gamers de portugal.)
Para já poderiam ser os 3 grupos já existentes aqui no abre o jogo e um novo que se tem falado e que pode vir a formar-se.

1-Grupo de Lisboa
2-Grupo de Leiria
3-Grupo do porto
4-Grupo de Oeiras

Organização dos Grupos
6 a 8 jogadores inscritos por grupo.
4 activos e 2 a 4 rotativos.

Provas
4 provas em cidades nacionais calendarizadas durante um ano.

Constituição das provas do campeonato

Cada prova seria disputada em 4 mesas de jogo e 8 jogos diferentes/por prova, jogados por 4 jogadores, em que cada jogo conta com a participação de um elemento de cada grupo.

Cada elemento do grupo durante o dia da prova participaria em dois jogos diferentes e cada grupo seria livre de escolher o melhor jogador para cada um.

Resumindo
4 provas distribuídas por um ano em 4 cidades nacionais.
4 mesas/8 jogos diferentes por prova
4 jogadores/jogo
2 jogos diferentes por dia/grupo

Total de 16 jogos no campeonato disputados em 2 vezes.

Pontuação:
1º lugar - 75 pontos ao vencedor
2º lugar - 50 pontos
3º lugar - 25 pontos
4º lugar - 0 ao último

O prémio de primeiro lugar seria atribuído ao grupo que tiver mais pontos no final dos 4 eventos. Em caso de empate o que tivesse mais vitórias.

Jogos
A minha ideia seria a de colocar á escolha dos grupos que fariam parte deste evento 4 jogos diferentes.
Nas duas primeiras provas eram escolhidos 4 por cada grupo que totalizava os 16 jogos e nas últimas duas, jogaríamos uma segunda volta.

Todos estes jogos eram pré-definidos antes da realização da primeira prova.

Problemas a resolver:

1- Jogadores disponíveis para cada grupo.

2 - A disponibilidade dos espaços para cada prova.

3- A realização destes jogos em cidades diferentes. Os custos de deslocação e a disponibilidade pode ser um impeditivo. Daí a inscrição de mais de 4 jogadores para cada grupo, no caso de uns não poderem, há sempre alguém que pode, ou não?

4- A diferença de tempo de cada jogo.
Pois se um jogador tiver de participar em 2 dos jogos propostos para esse dia, seria necessário que estes tivessem sensivelmente o mesmo tempo.
Não poderiamos colocar um Puerto Rico numa mesa e um Die Macher em outra. Pensando nisso seria necessário escolher jogos com um tempo de jogo semelhante, ou marcar horários diferentes para o início de cada um.

5- A entrada de mais grupos. Aqui o problema poderia ser resolvido aceitando-se apenas grupos em múltiplos de 4. (4, 8, 12) Talvez um 5º grupo não fosse problemático pois os jogos podem ser jogados a 5, mas seis ou sete teriam de ficar em lista de espera até 8 grupos ficarem inscritos.

6 - Haverá interesse em ter publico ou alguma divulgação?

7-Haverá interessados em perder algum tempo na organização de um evento deste tipo?

Eu acredito que sim.

 

Agradeço desde já vossa opinião e todas as sugestões que tenham sobre o assunto.

Que tipo de jogos?

Qq tipo? Desde um Puerto Rico a um Formula Dé? Desde um Blue Moon a um Munchkin? Desde um El Grande a um Battlelore? Desde um Combat Commander: Europe a um Die Macher? Desde um Ticket to Ride a um Here I Stand?

Dá uma vista de olhos no World Boardgaming Championship que pode ser que mais idéias te venham.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Parece-me obviamente uma excelente ideia. Claro que a questão dos jogos levantada pelo Firepigeon é muitissimo pertinente.

Podia-se criar uma poll onde os grupos votariam em X jogos... ou cada grupo poderia nomear X jogos...

As hipóteses são muitas e penso que a coisa terá grandes condições para andar.

Creio que à partida não se deverá excluir nenhum tipo de jogos apesar de achar que TCGs não deveriam fazer parte deste tipo de iniciativas.

Peace !!!

Oblivion

Obrigado pela participação, vou dar uma olhadela no link, a ideia é pôr os grupos participantes a escolher.

 

 

from apple to earth

Gosto da ideia, sim senhor.
Julgo que escolher os jogos não será um problema. Pode-se dividir a competição em categorias tipo: area control, tile placement, abstract strategy, hand manegement, por exemplo. A ideia dos grupos é boa para nós de Leiria que somos só 4. Mas em Lisboa há 20 jogadores. Julgo que a inscrição esteja aberta a equipas de 5 pessoas, sejam elas de onde fôr. Se as rondas não se efectuarem todas de uma só vez, fazem-se mais encontros para acertar calendário.

Mas adiante, os modelos, critérios e orgânicas não vão ser difíceis de encontrar. O mais complicado vai ser encontrar uma estrutura organizativa que se responsabilize pelo evento. Isso sim, vai dar mais trabalho.

Mas força... vamos em frente.

 

Bem sempre podemos começar por saber se haveria interessados e quantos grupos se formariam.

Para isso basta falar com a malta que se costuma jogar, juntar um grupo com pelo menos 4 ou 5 jogadores e enviar para aqui com o nome do grupo e os nicks dos players que queiram fazer parte desse grupo.

Mais tarde podemos pedir ajuda ao Rick para nos mostrar a melhor forma para organizarmos o evento aqui no abre o jogo.

Por enquanto mais sugestões serão bem vindas.

Então tb podem entrar coisas como Flames of War, AT-43, Battlefleet Ghotic, Mordheim, Warhammer 40000, Wings of War, etc.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Acho a ideia de categorias muito interesante ... Obriga a equipa a ser polivalente e a escolher jogos de diferente tipos. Na minha opinião as equipas poderiam então propor um número mínimo de jogos de cada tipo para depois se fazer uma selecção por tipo ...

WoW! Gosto da ideia mas um campeonato a etapas como primeira experienca parece-me muito ambicioso. Nao é que seria melhor utilizar/copiar o modelo dos euromasters https://www.europemasters.org/rules_clarification061.htm ?!

1 - Um ou dois dias de evento.
2 - Equipas de 4 jogadores.
3 - Jogos com durata media de 2 horas.
4 - Pelo meno um jogo em versaso portuguesa, pra tentar ganhar sponsorizacao da editora.
5 - ...

Ciao!

 

Penso que wargames é na boa... já warhammer não me parece... mas é apenas a minha opinião.

Peace !!!

Oblivion

A diferença entre Warhammer e Flames of War? Pq sim a um e não a outro?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Flames tb não... são boardgames e não miniature games :D

Peace !!!

Oblivion

é necessário fazer publicidade, pois é possivel que aparece mais grupos de outras cidades, nomeadamente Tomar

Em relação ao campeonao do mundo parece-me muito ambicioso para começar por aí, eles já existem desde 93 e tem uma afluência de mais de 1500 jogadores, o campeonato europeu é menor, e tem um formato mais fácil de seguir. Não me parece ambicioso tentar juntar 4 ou 5 grupos para uma primeira tentativa.

Na minha opinião e antes da escolha dos jogos, acho que deveriamos tentar deixar aqui uma lista de quem possa estar interessado.

Porque se não houver malta interessada nem vale a pena pensar em mais nada. :)

 

Lista de interessados:

Grupo 1

1-Vital Lacerda

2-

3-

4-

5-

6-

 

Grupo 2

1-

2-

3-

4-

5-

6-

 

Grupo 3

1-

2-

3-

4-

5-

6-

 

Grupo 4

1-

2-

3-

4-

5-

6-

 

Se houver mais grupos é só acrescentar.

from apple to earth

[quote]

Lista de interessados:

Grupo 1 (Oeiras)

1-Vital Lacerda

2-Bruno Valério

3-Duarte Conceição

4-

5-

6-

Grupo 2

1-

2-

3-

4-

5-

6-

Grupo 3

1-

2-

3-

4-

5-

6-

Grupo 4

1-

2-

3-

4-

5-

6-

[/quote]

Peace !!!

Oblivion

CCG’s, TCG’s, CMG’s e afins?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Podemos ter alguns problemas em relação a Wargames... nomeadamente:

Nós em Leiria, por exemplo não jogamos muito, embora eu esteja a tentar mudar isso ;)

Depois, a maioria deles é para 2 jogadores - Calma Pombeiro, não vale a pena colocares aqui os 3000 wargames que tens para 4 jogadores...

Depois, 90% desses jogos eu nunca ouvi fala, sequer, mas...

 

Eu alinho nisso ;)

Sim a ideia é essa mesmo... eventualmente um wargame mas mais nada...

e btw hoje apareces Carlos ?

Peace !!!

Oblivion

Nope... hoje não vai dar para ir.

 

Fica o Byzantium para a semana. Quero experimentar aquilo a sério a 4 jogadores.


Eu entro. Se é para jogar eu entro. E daqui (Leiria) devemos ser 4/5. Jogo o que quiserem.

A sugestão que eu faço é organizar jogos que se possam aprender a jogar em menos de 2 anos, coisas mais simples de aprender. Não tem de ser só Settlers ou Carcassonne mas deixaria de parte jogos como o Here I Stand ou outros de envergadura inaceitável. :P

No resto count me in

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967