Jogadores de jogos de tabuleiro da Grande Lisboa: uni-vos! Sexta-feira, 25 de Agosto, contamos com a presença de todos vós na zona de comes&bebes do Atrium Saldanha (do outro lado da rua do Centro Comercial Monumental) a partir das 18:00. A ideia é termos uma pequena reunião informal, para trocar contactos, rever umas caras e conhecer outras, pôr a conversa em dia, falar de jogos e - ainda mais importante - jogar jogos!
Só precisam de aparecer lá; não precisam sequer de confirmar presença antes. A ideia é só levarmos uns jogos, juntarmo-nos, dividirmo-nos em grupos conforme as preferências de toda a gente, e sentarmo-nos a jogar. Tudo perfeitamente informal, num ambiente de companheirismo e convívio.
A única coisa que pedimos é que, se puderem, tragam convosco um jogo (ou mais) que queiram demonstrar/jogar, mas não é obrigatório fazê-lo; há-de haver jogos suficientes. No dia do evento, à medida que o pessoal for chegando, logo veremos que jogos estão disponíveis e quais é que o pessoal presente quer jogar, e logo decidiremos como nos havemos de dividir pelas ofertas. Não há-de ser complicado, mas para facilitar as coisas e desde já angariar potenciais interessados, o melhor é talvez deixarem aqui um comentário a dizer que jogo(s) pretendem levar, se algum (como disse, não é obrigatório trazer nada; podem vir de mãos a abanar!). Tentarei manter actualizada uma lista dos jogos que deverão estar presentes.
Notem que o espaço encerra depois das 23h (podem é fazer outros arranjos e irem continuar a jogar para casa de alguém, por exemplo). Assim, convém que o jogo que trouxerem possa ser explicado, montado e jogado (ou pelo menos desfrutado) em menos de 4 horas. No entanto, ei, se quiserem trazer a vossa cópia do Advanced Civilization e acharem que há "malucos" para ficarem a jogar aquilo convosco pela madrugada adentro num café próximo, força com isso!
Regressem regularmente esta página para mais actualizações e notícias sobre o evento, ou subscrevam o tópico (depois de efectuarem o registo no site ou de fazerem login com o registo que já têm) para receberem por e-mail avisos de novidades!
Nada de comidas em cima da mesa, nem de mãozinhas gordurosas! Queremos os nossos tabuleiros e cartas bem-estimados, que eles são bem caros!
Nada de bebidas em cima da mesa, excepto se explicitamente permitido pelo dono do jogo em questão. Os causadores de desastres do tipo Exxon Valdez pagarão os estragos ao dono do jogo ou ver-se-ão banidos de todos os eventos futuros e colocados numa lista negra pública, eheh. ;)
Cada jogo só é jogado tendo o seu dono como participante. Se ele estiver ocupado a jogar outro jogo com alguém, azar, a menos que ele gentilmente aceda a emprestar-vos o jogo.
A ideia seria repetir o evento todos os meses, na quarta sexta-feira de cada mês, sendo que (em princípio) já a partir de Setembro passaríamos a usar as instalações da nova loja de Boardgames & RPGs que está para abrir perto da Av. de Roma.
Bom, eu vou levar o Memoir '44, que é dos jogos que mais me apetece jogar. Tem uma grande vantagem, que é joga-se em meia-hora, significando isso que posso jogá-lo ao longo da noite várias vezes, com várias pessoas diferentes. A desvantagem é que é um jogo só para duas pessoas!
No entanto, se vir que não há muita gente a oferecer-se para levar jogos, vou mudar para algo que possa entreter 4-7 pessoas ao mesmo tempo. Algo como um Shadows over Camelot, ou um Settlers/Starfarers of Catan, ou um Lord of the Rings, ou um Robo Rally, algo assim. Também podem tentar persuadir-me a levar outra coisa qualquer da minha colecção, se tiverem pedidos especiais, mas não ofereço garantias, eheh. Neste momento estou numa de jogos de guerra e o Memoir parece-me ideal para fazer plug&play mesmo com pessoal que nunca jogou nada de semelhante! :)
A ideia é brilhante como quase todas que surgem da tua mente.
Seja como for vou tentar aparecer. Mas parece-me que fazer uma jogatana no Atrium é capaz de não resultar. Até porque torna-se desconfortável ser alvo de olhares alheios e a confusão inerente a um centro comercial destroi todo o ambiente.
Mas certamente é positivo o encontro nem que seja para falarmos sobre o hobby e, claro, trocarmos algumas ideias.
A abertura da loja netdeamon pode trazer, sim, um espaço acolhedor e onde possamos jogar à vontade.
A ver vamos, mas estou optimista.
Os olhares curiosos: há que ver isto como oportunidade única e potencialmente incrível de divulgar os jogos de tabuleiro no mundo exterior, eheh!
De resto, somos bem capazes de ter sorte. É Agosto e Lisboa está muito vazia. Ainda nesta 6a-feira que passou tivémos lá o encontro de roleplayers, e o espaço estava bastante vazio. Daí que pode ser que o problema do ruído/confusão, e até dos olhares curiosos, não surja. Vamos ver!
Estava para aqui a ler isto e a pensar que faltava um verdadeiro jogo de tabuleiro para 2+ jogadores, sendo assim na lista vou incluir também o Ticket to Ride: Europe , uma vez que este permite ir até aos 5 jogadores.
Muito boa ideia (especialmente nas futuras instalações: não sou particularmente adepto de voyeurismo, de parte do outros, tá claro! )
Mas de qualquer forma, eu estou a contar ir e levar comigo o Caylus e, se houver interessados, também podia levar o Die Macher. Ainda não joguei nenhum deles, mas conheço as regras de ambos e acho que seria uma boa oportunidade de os experimentar.
Ambos dão até 5 jogadores pelo que também podia levar um mais ligeiro (Citadels) que dá até 8 jogadores.
Se calhar já estou a levar jogos a mais?!.... opiniões agradecem-se
[quote=Drzodiacus]Se calhar já estou a levar jogos a mais?!.... opiniões agradecem-se[/quote]
Eheh, sabes como é... nunca ninguém fez isto antes, portanto estamos tão à nora como tu. ;-)
Eu diria que não vale a pena levar mais jogos do que aqueles que podes jogar (especialmente se são jogos assim em caixas grandes e pesadas e tal, eheh), portanto o mais importante é mesmo levares o jogo que mais te apetecer jogar, neste caso o Caylus (certo?) e só troques/leves também o Die Macher/Citadels se aparecer aqui gente a pedir que o faças.Ei, mas se te apetecer mesmo... jogos a mais é impossível serem um problema, eheh! :)
De resto, o Caylus parece-me ser uma boa opção... há por aí pessoal que já jogou e que com certeza está mortinho para jogar mais, não é Hugo? Vê se apareces, pá; não te preocupes que depois arranja-se boleia para casa e tal.
Não me parece que estejamos em perigo de aparecer uma enchente de jogadores e de não haver jogos para todos; as estatísticas são que basta um gajo trazer consigo um jogo e pronto, só isse já entretém 4 pessoas. Mas pronto, sou capaz de levar um joguinho de cartas como o Bang ou Saboteur que dão para um número alto de jogares e não ocupam quase espaço nenhum. Mas pronto, acho que não vale a pena preocuparem-se com isso.
Já agora, vou ver se encontro links para as regras dos jogos aqui propostos agora. Assim os potenciais interessados podem ir lendo e digerindo desde já.
Se fosse eu, eu cá levava o Citadels. Dá pra jogar com muita gente e é um jogo muito divertido e cutthroat e joga-se em 1 hora. É muito fixe e, como funciona com muita gente, é capaz de agradar a todos.
Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.
Claro que depois gramava ver um report do Citadels, já que nunca joguei ao jogo com mais de 5 jogadores. Gostaria de ver como ele é com o máximo de jogadores hehehehe
Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.
Meus amigos, voces esquecem-se que o estaminé fecha às 23:00. O Caylus, apesar de ser bastante interessante para 5 jogadores demora imenso tempo. Há muita coisa para pensar e não são raras as vezes em que um jogador fica bloqueado a pensar o que fazer da vida. Mas as regras explicam-se em 10 minutos.
Eu infelizmente vou de férias nesse dia e por isso não vou poder fazer-vos companhia. Mas julgo que o ticket to ride ou o Guillontine são as melhores opções para o evento.
Mas é como se dizia há uns anos atrás, quem tá fora não racha lenha.
Recomendo estes 2, o Bohnanza e o High Society. Ambos dão para jogar com muitos jogadores e o High Society joga-se em 5 minutos. o Bohnanza é ultra-viciante e dá pra jogar com muita gente. E são muito pequenos e faceis de ensinar.
Farewell, leave the shore to an ocean wide and untamed
Hold your shield high, let the wind bring your enemy your nightmare
By the bane of my blade, a mighty spell is made and
Far beyond the battle blood shall fall like a hard rain.