Através duma navegação tortuosa, como só o site da Fnac parece saber oferecer, descobri uma página que me deu uma pequena luz de esperança perante o nosso hobby:
Ok, está na categoria infantil junto às "brincadeiras na água", mas só o facto de existir não é mau sinal. O catálogo é mínimo e nem sequer reflecte o já aceitável catálogo presente nas Fnac físicas, mas é uma pequena esperança para que as grandes cadeias dêem mais atenção ao nosso hobby e daí é apenas um passo para uma aceitação mais geral dos mesmos (com tudo de bom e mau que isso trará).
Sempre podemos sonhar com Fnacs, Wortens e supermercados com prateleiras assim:
É incrivel como a FNAC consegue ter uma certa variedade e quantidade por alturas do Natal, roubando espaço nas prateleiras a outras áreas mas depois passa 10 meses do ano com uma apresentação das prateleiras que é uma bosta, produtos que aparecem tipo cogumelos que são uma outra bosta, mas ao mesmo tempo que agora começam a apresentar uma especie de top 10 de jogos que é a coisa mais parva que já vi!! Gostava de um dia conversar com a pessoa que faz o picking de produtos deles. É que tanto atiram para cima como para o parceiro do lado... não faz qq sentido!
Se fôr igual aos DVDs e CDs de música então há alguém a pagar esse TOP10 portanto a lógica vai pela janela fora. (Sim para quem não sabia, os top10 nas grandes cadeias são negociados com as editoras para efeitos de desconto em compras)
É normal que quem faça as compras atire ao lado, afinal para eles é um produto recente e possivelmente não será alguém muito versado nesta matéria.
(Se alguém da Fnac estiver a ler isto e está a pensar contratar-me pela minha "expertise" em jogos para fazer compras, infelizmente vou ter de recusar, pois não conseguem pagar o meu "cachet" No entanto estou disponível em part-time e podem pagar-me em jogos lol )
Após bisbilhotar um pouco mais insistentemente, vim a descobrir que têm uma extensa lista de jogos (a maioria indisponível) na categoria "Livros>BD>Jogos":
Na sua generalidade, as prateleiras de "jogos de estratégia" da FNAC têem dois problemas: - servem para guardar qualquer coisa com uma caixa grande, desde puzzles a trivia games; - um excessivo número de expansões para jogos que ás vezes nem lá estão.
Quem não já conhecer o material, não consegue decidir uma compra.
Há muito trabalho a fazer ainda ao que parece e os preços que eles praticam também não são os mais amistosos.
Acho que se prende sempre com uma questão de massa crítica a atenção que dão a cada ala, sempre que na Fnac precisei de ajuda em relação a um livro ou a um cd souberam ajudar, penso que se os jogos de tabuleiro chegarem a um bom nível de vendas a mesma atenção lhes seja dada.
Esperemos que os jogos que eu vejo desaparecer das prateleiras sejam vendas efectivas, o que quer dizer que há cada vez mais pessoas interessadas no nosso hobby. A ùnica coisa que podemos fazer como comunidade é abraçá-los caso eles tropecem neste site na sua procura por mais jogos.
Gostaria que houvesse uma maior divulgação do nosso site nas lojas de jogos, penso que só teriam a ganhar com isso, mas convencer lojas "grandes" a ter uma publicidade em que eles acham que não ganham nada deve ser para além de difícil, impossível mesmo.
Contactei a Fnac pela página de contacto no site deles dizendo o seguinte:
"Bom dia, estava a navegar pelo vosso site quando sem querer achei a categoria de jogos de tabuleiro.
Digo sem querer pois nunca a acharia propositadamente sôb as categorias: Livros>BD. Penso que desta maneira a categoria está escondida de quem queira aceder a ela e que estaria melhor como uma categoria própria (o que percebo que não façam pois estes produtos ainda são poucos nas vossas lojas) ou no mínimo dentro da categoria "Jogos".
É apenas uma pequena sugestão dum aficionado destes jogos que sempre se questionou se o site da Fnac também teria estes produtos e que até agora não os conseguia encontrar."
Decidi enviar sem esperar resposta, pois achei que de facto não era o sítio ideal no site deles e como "chato" que sou achei que mal não faria em tentar que os produtos do nosso hobby estivessem numa categoria mais correcta.
Hoje recebi a resposta:
"Caro Cliente,
Agradecemos o seu email que reencaminhamos para a Direcção da Fnac.pt para análise e apreciação.
Gratos pela sua atenção, e sugestão, que, de certo, nos ajudará a melhorar o serviço que prestamos aos nossos clientes.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional que entenda por necessário.
Atentamente, Serviço ao Cliente Fnac.pt"
Pelo menos não me ignoraram por completo como sendo um doidinho com uma obsessão-compulsão.
Vamos ver se me respondem da Direcção ou se de facto mudam algo.
É nestes momentos que se faz sentir a falta de uma associação dedicada aos jogos de tabuleiro, apesar de essa ideia achar tanta resistência no meio por razões que me ultrapassam (e que, no fundo como sempre acontece nestes casos, não vai além da cuidada gestão de egos). É que um par de bacanos a mandar emails à Fnac ou a «conversar com a pessoa que faz o picking de produtos deles» serve de pouco. Já uma associação tem muito mais legitimidade e possibilidade de ter uma reunião com quem realmente decide na Fnac. E se a associação fizer o trabalho de casa leva um dossier bem preparado para explicar porque é que a Fnac devia mudar a sua aproximação aos jogos de tabuleiro. Mas isto são as minhas «manias»...
Devias ter metido um link para esta thread de discussão, podia ser que alguém de repente se tocasse que há pessoal a criticar e a preocupar-se por uma área do negócio deles!!
É nestes momentos que se faz sentir a falta de uma associação dedicada aos jogos de tabuleiro, apesar de essa ideia achar tanta resistência no meio por razões que me ultrapassam (e que, no fundo como sempre acontece nestes casos, não vai além da cuidada gestão de egos). É que um par de bacanos a mandar emails à Fnac ou a «conversar com a pessoa que faz o picking de produtos deles» serve de pouco. Já uma associação tem muito mais legitimidade e possibilidade de ter uma reunião com quem realmente decide na Fnac. E se a associação fizer o trabalho de casa leva um dossier bem preparado para explicar porque é que a Fnac devia mudar a sua aproximação aos jogos de tabuleiro. Mas isto são as minhas «manias»...
Sérgio Mascarenhas
[/quote]
Não penso que isso seja responsabilidade de uma associação nem de particulares, mas tem de ser uma preocupação da força de vendas dos representantes dos produtos, que percebo que tenham pouca força pois estão a vender um produto "novo" e com pouco mercado.
Devias ter metido um link para esta thread de discussão, podia ser que alguém de repente se tocasse que há pessoal a criticar e a preocupar-se por uma área do negócio deles!!
[/quote]
De facto não me lembrei. Se me voltarem a contactar encaminhá-los-ei para aqui.
não te quero tirar as esperanças, mas a mensagem parece um bocado standardizada!
[/quote]
Por mim é igual ao litro, enviei só para ficar com a consciência limpa, não penso que seja eu que tenha de lhes ensinar como fazer negócio (até porque devem ter gente mais qualificada que eu para isso), também o merchandising considero que esteja numa categoria errada e que só perdem clientela com isso. Considero que as melhores empresas são aquelas que sabem como servir a sua clientela, se não me tomarem atenção são eles que perdem com isso com certeza.
[quote=Crashburner]acho que não vendem... pelo menos e pela minha experiência nem em Espanha nem em França comercializam jogos de tabuleiro na FNAC[/quote]Também tenho essa suspeita. Acho que eles ainda estão bastante habituados a ver o cliente como um mero espectador interactivo e não como um verdadeiro jogador,ou seja, maluquinhos como nós que somos capazes de andar ali a fazer as contas a um Indonésia em vez de ir p'a casa jogar WoW onde a papinha já 'tá toda feita. A FNAC ainda não descobriu como potenciar as vendas dos produtos que implicam mais interactividade por parte do cliente.
Obviamente que os fornecedores têem interesse em ajudar e aqui a Runadrake tem estado de parabéns com os seus eventos de demonstração - mas a "guerra" das prateleiras ainda está por ganhar.
Já agora, ontem reparei que, no Norte Shopping, puseram todo o material em exposição num belo escaparate em vez de terem tudo encaixado como se fossem livros. A confusão de jogos, brinquedos, puzzles, trivia, inglês/português/alemão, expansões, cartas coleccionáveis, etc. continua lá, mas sempre está mais arejada.
[quote=smascrns]É nestes momentos que se faz sentir a falta de uma associação dedicada aos jogos de tabuleiro, apesar de essa ideia achar tanta resistência no meio por razões que me ultrapassam (e que, no fundo como sempre acontece nestes casos, não vai além da cuidada gestão de egos).[/quote]Não me lembro da discussão ter chegado ao polimento de egos, mas posso voltar a dizer que a questão da associação vem sempre depois do(s) assunto(s) que estiver(em) em causa e, neste caso, interessa muito mais saber se há por acaso alguma coisa que nós como comunidade queiramos da FNAC ou não do que a possível formalização do nosso grupinho de gente.
Agora, não quero estar a descarrilar o tópico. Muito já foi dito aqui quase há um ano: https://www.abreojogo.com/forum/conversa/2008/09/associacao_do_hobi
Ainda não tinha reparado nessa pagina na Fnac e vou até aproveitar para enviar uma reclamação para eles.
Esta página diz respeito a uma campanha que foi lançada no inicio de Junho (1-30) com um catalogo dedicado aos jogos. Nós (Divercentro) fomos convidados a participar nesse projecto e enviamos 2 produtos para lá (jogos de cartas wow e Yu-Gi-Oh!) que para alem de estarem presente no catalogo tinha tb um espaço nobre na loja com algum destaque. Os resultados foram muito bons e é sem dúvida uma experiencia a repetir.
A reclamação que falei no inicio prende-se com o facto de na versão online os nossos produtos não estarem presentes (e penso que faltam lá mais um ou outro de outros fornecedores)
Espero assim tb ter contribuído para o esclarecimento do tal "TOP" que afinal não é Top nenhum já que foram os fornecedor a recomendar.
Quanto a falta de jogos é realmente uma luta constante. Não temos dificuldade em colocar la as novidades agora ter produtos em permanente .. "&%!/&%.
Mas aos poucos esta a melhorar e como já foi dito, Portugal é dos poucos países onde as Fnac têm este tipo de jogos (nas cartas então penso que somos mesmo os únicos).
Vi uma promoção num folheto da Fnac (não sei se é dessa que estão a falar) num folheto dedicado a jogos. O que me pareceu pelo folheto é que eles não sabem muito bem a quem estão a dirigir aqueles produtos pois o folheto tem na sua maioria jogos infantis e depois tinha um ùnico jogo para adultos (o Wow adventure game).
Penso que um problema que este hobby tem é que muitas vezes é associado a "infantilidade" ou imaturidade e as lojas especializadas são tidas como "antros" para adultos que não cresceram. e se há uma coisa que a Fnac pode fazer colocando os jogos nas suas prateleiras é provar o contrário, que há jogos para todas as idades e para o comum mortal, tal e qual como o resto do seu catálogo, DVDs, Jogos de vídeo, livros, etc, o é.
Penso que o folheto que vi pecava por isso, era muito centrado nos mais jovens, falta uma promoção ou que mostre apenas jogos para adultos ou que mostre que há jogos para miúdos e graúdos, mas separando-os, não deixando quem o lê cair no erro de pensar que afinal isto são só "coisas de criança".