Começou a votação para o "People's Choice 2019 Top 200 Solo"

Podem ler aqui tudo sobre a votação deste ano:

https://www.boardgamegeek.com/thread/2277981/peoples-choice-2019-top-200-solo



N
unca participei mas este ano conto dar a minha humilde opinião sobre o assunto.



Se participarem, deixem aqui também a vossa votação! Se não participarem, deixem na mesma! :slight_smile:



Assim, no final, também poderemos fazer o nosso top :wink:

Sim, utilizaremos o mesmo método para simplificar a coisa. Se virmos que não funciona, para o ano mudamos!

Aqui está a provável lista que vou enviar. 

  1. Terraforming Mars
  2. Spirit Island

    3.

    4. Xia: Legends of a Drift System

    5. Mechs vs Minions

    6. The 7th Continent

    7. Gaia Project
  3. Viticulture Essential Edition

    9.

    10. Clank: A Deck-Building Game

    11. 
  4. Twice as Clever

    13. Imperial Settlers
  5. That's Pretty Clever

    15.
  6. Railroad Ink: Deep Blue Edition
  7. Forbidden Island
  8. Friday

    19. 
  9. Encore



    A ver se envio a lista em meados de Outubro e até lá a ver se jogo o Viticulture e o Mechs vs Minions a solo e se dou uma nova oportunidade ao Gaia Project. Se tiver tempo, a ver se experimento novamente a variante solo do Sid Meier's Civilization: A New Dawn.

    Se o fizer, com certeza que a lista será alterada.
1 - Mage Knight
2 - Leaving Earth
3 - Gaia Project (Nova Entrada)
4 - Robinson Crusoe
5 - Baseball Highlights 2045
6 - Space Empires 4X
7 - Arkham Horror Card Game
8 - Conflict of Heroes 2nd Edition + Eastern Front Solo Expansion
9 - Roll Player
10 - At the Gates of Loyang (Nova Entrada)
11 - Legendary Encounters Alien
12 - Snowdonia
13 - SpaceCorp (Nova Entrada)
14 - Nemo's War 2nd Edition
15 - This War of Mine
16 - Renegade
17 - Aeon's End (Nova Entrada)
18 - Viticulture
19 - Manhattan Project Energy Empire (Nova Entrada)
20 - Herbaceous

Boas pessoal, eu cá já é a 4ª vez que participo. É sempre engraçado ver o que muda de um ano para outro nesta lista.



O meu Top 20 vai ser:



01 - Enemy Action: Ardennes

02 - Spirit Island

03 - Arkham Horror LCG

04 - Roll Player

05 - Gloomhaven

06 - This War of Mine

07 - Eldritch Horror

08 - The Pursuit of Happiness

09 - Thunderbolt Apache Leader

10 - Anachrony

11 - Aeon's End

12 - Runebound (3rd ed.)

13 - The Gallerist

14 - Terraforming Mars

15 - Conflict of Heroes: Awakening the Bear - Operation Barbarossa 1941 (+ Solo Expansion)

16 - Comanchería: The Rise and Fall of the Comanche Empire

17 - Wingspan

18 - Black Orchestra

19 - Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar

20 - The Lord of the Rings LCG



Vamos ver que novidades nos vai trazer a selecção deste ano.



Bom gaming :stuck_out_tongue_winking_eye:

Aqui fica o meu voto (inclusive mais 27)

Rank Item
1 Mansions of Madness: Second Edition
2 Scythe
3 The Lord of the Rings: Journeys in Middle-earth
4 Euphoria: Build a Better Dystopia
5 Descent: Journeys in the Dark (Second Edition)
6 Architects of the West Kingdom
7 Raiders of the North Sea
8 Zombicide: Black Plague
9 Clank!
10 Wingspan
11 Batman: Gotham City Chronicles
12 The Gallerist
13 CO₂: Second Chance
14 Kanban: Automotive Revolution
15 Star Wars: Imperial Assault
16 Ganz schön clever
17 Sagrada
18 Imperial Settlers
19 Pandemic
20 At the Gates of Loyang
21 Lisboa
22 Pandemic: The Cure
23 Explorers of the North Sea
24 Dream Home
25 FUSE
26 Magic Maze
27 Kokoro: Avenue of the Kodama

Existem alguns que tenho mas ainda não experimentei o modo solo ou a variante solo como por exemplo:
- 7th Continent
- Pulsar 2849
- Rokoko

Ia dizer para assassinares um dos primeiros para o Lisboa ter pelo menos um pontinho, quando reparei que tens outros jogos do Vital mais acima.

Não tenho nem nunca joguei um jogo dele, mas arrisquei no Kickstarter do On Mars para estrear-me num jogo do Lacerda.

Eu utilizei o Meeple Pub para fazer o ranking dos jogos e calhou assim.



Eu gosto do jogo e tem um lugar especial na colecção por o ter ajudado no play testing mas gosto mais do Kanban e do Gallerist. O Lisboa já tem demasiados pormenores para mexer para o meu gosto mas ainda se encontra no limite. Fora o CO2 2nd edition estes ultimos não tem puxado.



São jogos muito grandes e complexos e dificeis para eu levar para a mesa.

Aqui fica o meu Top para este ano:





1- Spirit Island

2- Robinson Crusoe: Adventures on Cursed Island

3- Lord of the Rings: Journeys in Middle Earth

4- Scythe

5- Descent 2nd Edition: Journeys in the Dark

6- Legends of Andor

7- 7th Continent

8- Gloomhaven

9- Xia: Legends of a Drift System

10- Lord of the rings: The Card Game

11- Pandemic Legacy: Season 2

12- Mansions of Madness

13- Too Many Bones

14- Wingspan

15- Teotihuacan

16- Raiders of the North Sea

17- Ghost stories

18- Imperial Settlers

19- Roll Player

20- Arkham Horror Third Edition

Estou horrorizado, ainda ninguém votou no Mage Knight??? :slight_smile:

Como nunca joguei, não posso dizer nada.



Já agora, podem acompanhar a evolução aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1j3Umsy1ig6F4xq6Ebr-ptrTs_5VuU4teNEBaeoGDXgk

Se quiserem editar, enviem uma pm com a vossa conta de gmail para vos dar permissão.

Pois… Eu nunca o tive também nem nunca o joguei. O facto de ser um jogo que é extremamente dificil de o fazer ir à mesa nunca teve hipoteses de vir para a minha lista.



Naquela altura era do melhor a solo mas hoje em dia tens muito mais variedade e que demora muito menos tempo de setup, jogar e guardar.

Joguei o Viticulture a solo e até gostei. Automa muito simples de manter e que pode criar algumas situações interessantes no jogo.

Entretanto descobri que neste site (https://myautoma.github.io/) tem uma variante solo do Marco Polo. A ver se experimento, é um jogo que até gosto mas que não vai muito facilmente à mesa.

Com o aparecimento do Mechs vs Minions o Gaia Project subiu mais um lugar. Agora para fechar a minha votação apenas quero jogar novamente o Gaia Project, uma variante a solo do Civilization: A New Dawn e por fim experimentar uma variante a solo do Marco Polo.

Claro que só vou fazer isso depois de jogar mais algumas vezes o Mechs Vs Minions… :slight_smile:

Fiz uns pequenos ajustes e enviei a lista. O prazo estava a ficar demasiado perto e podia esquecer-me :slight_smile:

Boas pessoal, há mais pessoal a votar? Coloquem aqui a lista para podermos fazer um top nosso!

Finalmente temos alguém a votar no Mage Knight! :smiley:



Atualizei as votações na folha de cálculo, se encontrarem algum erro avisem!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1j3Umsy1ig6F4xq6Ebr-ptrTs_5VuU4teNEBaeoGDXgk/



C
laro que como somos apenas 5, não pode ser considerado uma previsão do que vai acontecer na votação do BGG, mas pelo menos temos uma ideia do que o pessoal português joga :slight_smile:

O Kevin Erskine começou a revelar a lista e como habitualmente começou com os últimos 25.

https://www.boardgamegeek.com/geeklist/264253



De notar que houve menos participantes este ano (554*, 567 no ano passado), mas mais jogos a serem nomeados (1042 enquanto 955 no ano passado) e mais votos (cada participante pode não utilizar todos os seus 20 votos. 9846 este ano e 9730 no ano passado).



Para já neste 200-176:



Tenho: 2 jogos - Azul e First Martians

Já joguei a solo: 0 (o First Martians é o único habitante da minha shelf of shame e não sabia a existência da possibilidade de jogar a solo o Azul)

Votei: 0





*O que me faz perguntar se os meus votos foram considerados, já que não obtive qualquer resposta :slight_smile:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lista 200-176

  • Top20 - Manhattan Project Energy Empire (19)
  • Tenho na Coleção - MP Energy Empire, The Networks, Hero Realms, Maquis(P&P), Azul, Castles Burgundy Dice Game(P&P), Forbidden Desert, Euphoria, Pavlov's House (Pre-Order), Marvel Champions (Santa)
  • Já tive na coleção - Rallyman, CO2
  • Destes todos falta jogar solo - Maquis, Azul, Euphoria, CO2, Pavlov's House
  • Wishlist - Nemesis, Time of Soccer

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 175-151

    Top20 - </span>

    Tenho na Coleção - K2(P&P), Mint Works(P&P),Mr.Cabbage Head's Garden(P&P), Nautilion,D-Day Omaha Beach, Labyrinth War on Terror, Merchants & Marauders

    Já tive na coleção - Ottoman Sunset, K2 (versão publicada)

    Destes todos falta jogar solo - D-Day Omaha Beach, Labyrinth, Merchants & Marauders, Já joguei o Nations Dice Game mas apenas em formato digital

    Wishlist - Fleet The Dice Game, Newton, Zulus Ramparts

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 150-126

    Top20 - </span>

    Tenho na Coleção - Warhammer Quest, Le Havre, Cave Vs Cave, Limes(P&P), Fuse, Thunderbolt Apache Leader, Pandemic Legacy S1, Warfighter Special Forces, Nations, Orchard 9 Card(P&P)

    Já tive na coleção - </span>

    Destes todos falta jogar solo - Le Havre, Thunderbolt, Pandemic Legacy S1

    Wishlist - Cartographers, Blackout, Gallerist, Root, Unbroken(Pre-Order Kickstarter)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 125-101

    Top20 - Herbaceous(20), Conflict of Heroes(8)

    Tenho na Coleção - Sylvion, Conflict of Heroes, Herbaceous, Coffee Roaster, Navajo Wars, Forbidden Island, Santa Maria, Black Sonata(P&P), Castles Burgundy Card Game , Lisboa, Lendas Andor

    Já tive na coleção - Dungeons & Dragons Castle Ravenloft, Helionox, Lewis & Clark

    Destes todos falta jogar solo - Navajo Wars, Black Sonata, também joguei o sagrada solo com uma cópia emprestada

    Wishlist - Dragonfire

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 100-76

    Top20 - Space Empires 4X(7), SpaceCorp(13)

    Tenho na Coleção - Mistfall, Freedom Underground, Darkest Night, Space Empires 4X, La Granja, Oh my Goods, Dungeon Alliance, SpaceCorp, Aerion, Pandemic the Cure, Startrek Frontiers, Lost Expedition, Shadows Brimstone, After the Virus

    Já tive na coleção - Descent, Black Orchestra

    Destes todos falta jogar solo - Mistfall, Dungeon Alliance, Startrek Frontiers, Shadows Brimstone

    Wishlist - Apex Theropod, Obsession, Xia, Dungeon Degenerates, Outer Rim, Imperial Assault, Tapestry

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 75-51

    Top20 - Leaving Earth(2)

    Tenho na Coleção - Star Realms, Everdell, Tiny Epic Galaxies, Patchwork, Pathfinder, Palm Island, Agricola, Gears of War, Flashpoint, Leaving Earth, Deep Space D6, Ganz Schon Clever (P&P), Hostage Negotiator

    Já tive na coleção - Burgle Bros

    Destes todos falta jogar solo - Pathfinder

    Wishlist - Flamme Rouge, City of Kings, Nujsford

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 50-26

    Top20 - Baseball Highlights 2045(5), Snowdonia(12), This War of Mine(15)

    Tenho na Coleção - Baseball Highlights 2045, Gloom Kilforth, Elder Sign, Clans Caledonia, LoR Journey Middle-Earth, Mansions Madness, Shadowrun Crossfire, Pandemic, Sentinels Multiverse, Fields of Arle, One Deck Dungeon (P&P), Onirim, Sprawpolis(P&P), This War of Mine, Space Hulk Death Angel, Dawn of Zeds

    Já tive na coleção - Arkham Horror, Imperial Settlers

    Destes todos falta jogar solo - </span>

    Wishlist - Hoplomachus, Glass Road

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Lista 25-1

    Top20 - Roll Player(9), Legendary Encounters Alien(11), Renegade(16), Loyang(10), Nemos War(14), Gaia Project(3), Viticulture(18), Robinson Crusoe(4), Arkham LCG(7), Aeon's End(17), Mage Knight(1)

    Tenho na Coleção - Roll Player, Legendary Encounters Alien, Renegade, Loyang, Nemos War, Gaia Project, Viticulture, Robinson Crusoe, Arkham LCG, Aeon's End, Mage Knight, Eldritch Horror, Friday, Race Galaxy, Wingspan, LoR LCG, Gloomhaven, Scythe

    Já tive na coleção - </span>

    Destes todos falta jogar solo - Eldritch Horror, Gloomhaven

    Wishlist - Spirit Island, 7th Continent

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Total até agora:

    Owned: 100

    P.Owned: 11

    Joguei Solo: 92

    Top20: 20 de 20

Não votei nessa lista por não ser um ávido  jogador a Solo.

Mas desse Top 200-176 tenho o Nemesis e o Azul.





Azul: Também desconhecia que o Azul dava para jogar a solo.

Nemesis: só joguei a solo para testar as regras, como tem uma versão full-coop joga-se o jogo normalmente, mas acho que o jogo em full-coop perde o ponto em que brilha a versão semi-coop é onde se cria grande parte da tensão do jogo (pode talvez fazer com que alguns não gostem do jogo por isso mesmo)

Para já neste 200-151:

Tenho: 2 jogos - Azul e First Martians

Já joguei a solo: 0 (o First Martians é o único habitante da minha shelf of shame e não sabia a existência da possibilidade de jogar a solo o Azul)

Votei: 0


Destes 25 apenas joguei o Five Tribes, mas a multi e apenas uma vez há já um bom ano e meio :)
Portanto tudo inalterado!

Aqui ficam os meus:



Lista #200-#1



- Top20 

   (1 vs #40),  (2 vs #5),  (3 vs #43),  (4 vs #176),  (5 vs #90),  (6 vs #48),  (7 vs#73),  (8 vs #65),  (9 vs #106),  (10 vs #17),  (12 vs #131),  (13 vs #186),  (15 vs #50),  (16 vs #54),  (17 vs #117),  (18 vs #42),  (19 vs #37),  (20 vs #16)





NOTAS:

 #169 - Entretanto joguei o Paladins e iria certamente para o Top20, possivelmente para pertos dos "Lacerdas" entre o 12º e o 14º lugar. O jogo está engraçado mas acho o Architects ou o Raiders muito superiores e não vejo o hype que fazem à volta dele.



No meu Top20 mas fora do Top200



    



Ambos não têm oficialmente modos solo (assim como o Patchwork e o Azul), mas gostei bastante das variantes e fico admirado não os ver ali.



Tenho na Coleção



       

(com a troca do KS esqueci-me de incluir o Suburbia na lista, mas estaria certamente no Top20)





Já tive na coleção



                





Joguei mas não tenho na coleção (logo não joguei solo)



         





Falta jogar solo



,      





Wishlist