joga-se com 7 jogadores, demora muito tempo e acabam todos amuados uns com os outros, hahahah É um jogo excelente e se quiseres podemos experimentar um jogo online entre nós (neste momento estamos a jogar um)
Epá, tenho de dizer que após ler o que escreveste quase parece que o Stone Age é um dicefest. Sinceramente nunca pensei muito nos dados do stone age a rule of thumb que achei de minimo 2 workers de comida a barro sem ferramentas e minimo de 3 workers em pedra e ouro com ferramentas resultou sempre bem comigo :x
Quanto ao tema não é por aí. Costumo dizer que são raros os jogos que não conseguem mudar de tema, até a muito "ameritrash" é possível descolar o tema e meter outro por cima.
Se o Rosinha da Montanha sabe és banido deste mundo lúdico.
É claro que o Agricola pode funcionar como gateway, ou então a lookout enganou-se ao lançar a modalidade Familiar juntamente com o jogo.
Além de que toda a gente sabe do que precisa para criar ovelhas, javalis e bois, e para cultivar vegetais e afins, mesmo que noutro século. E gerir comida também é do conhecimento geral, se bem que o jogo não vem com a expansão McDonalds/Pizza Hut.
É um dos grandes atributos do jogo, o facto de se poder escalar a dificuldade e complexidade, embora não sejaa minha primeira escolha como gateway e já foram mencionados alguns que funcionam bem.
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
Claro que a versão familiar é uma boa entrada para o prato principal, no entanto (e apesar de todos nós termos um agricultor dentro de nós) as regras são algo complexas (alguém quer explicar porque se pode sempre meter sempre um bicho no forno mas cozinhar pão só de vez em quando?). Para além de que é um jogo punitivo, dado que se começam com pontos negativos e das primeiras vezes que se joga não se acaba com muitos pontos.
pelo que li e percebi das regras, no harvest apenas podes transformar cereais em comida na escala de 1:1. O que podes é transformar porquinhos, ovelhas, vaquinhas e cenouras em ricos caldos cheios de vitaminas e comida.
Mas isto foi o que eu entendi das regras. Se estiver errado corrigam-me...
Sim, está correcto mas porque raios para cozinhar pão tenho de ir a uma acção específica mas para matar um porco ou uma vaca não? Será que dá menos trabalho?
Mas ou sou eu que ando enganado ou para fazer a acção "bake bread" é preciso um forno com essa "habilidade" (mas é preciso a acção mesmo, não basta meter lá o trigo :P).
Percebo o que queres dizer. Costumo dizer que por vezes um jogo é fácil de jogar, mas isso não significa que seja fácil de jogar bem. (o teu exemplo do Go é bom para exemplificar isso). Por ai percebo o que queres dizer com o Pillars ser mais linear, mas acho que as várias coisas que o Stone tem "para se fazer", são relativamente fáceis de se captar.
[quote]Além disto, para explicar o jogo tens o apoio de uma narrativa no Pillars, no Stone Age, não. O Stone Age podia ter outro tema qualquer porque este não tem nada a ver com a sequência e evolução das mecânicas de jogo em si.[/quote]
Neste caso acho que isso acaba por não ter tanta relevancia assim.... Tudo depende da forma como se expliquem...Acho que ambos se compreendem facilmente em termos de regras. (a diferença está na tal "facilidade em jogar bem", e aí não é tanto o perceber as regras ou o entrar no jogo, mas sim perceber como gerir os recursos/formas de vencer.
[quote]Mesmo que não se concorde com a ideia de que a sorte é determinante no Stone Age, acho que é fácil perceber até que ponto é possível alguém ficar com essa ideia, não? [/quote]
Percebo quando dizes que o stone age tem um maior factor sorte e que isso possa ser desmotivante para alguns, sim.
Mas lá está, não sinto nada os dados... e o facto de poder "controlar essa sorte" através das ferramentas / uso das cartas mais relevantes para a estrategia que se segue, também pode ser motivante para outros, e nesse ponto mais apelativo.
Esta "discussão" leva-me a concluir a influência que os gostos acabam por ter na decisão de que jogos são mais ou menos gateway. E tem uma certa piada pensar isso, porque lá está....(e isto deixando de pensar especificamente no SA e no pillars) as vezes pode ser mais motivante começar por um jogo ligeiramente mais dificil/complexo, mas com uma tematica e/ou mecanica mais ao agrado, do que um mais simples, que não nos diz nada...
Pode-se converter animais e vegetais em comida a qualquer altura da nossa jogada, desde que se tenha uma melhoria que o permita.
Não se pode converter os animais acabados de nascer em comida (única situação em que não se pode converter os animais em comida)
Pode ter-se um animal em casa (só um, independentemente dos quartos que se tenha) como animal de estimação.
Quanto aos cereais, só se pode fazer a transformação com a acção "Bake bread" e com uma melhoria que o permita (atenção que existem melhorias que só permitem converter 1 ou 2 de cereais, no máximo, por acção). E de facto, quer os cereais e os vegetais, têm equivalência de 1:1 em comida.
O trigo é o elemento que se multiplica mais rápidamente e se converte mais eficientemente. Por isso é que se tem de fazer a acção: assim não existe uma estratégia melhor para alimentação.
[quote=Starita]Esta "discussão" leva-me a concluir a influência que os gostos acabam por ter na decisão de que jogos são mais ou menos gateway. E tem uma certa piada pensar isso, porque lá está....(e isto deixando de pensar especificamente no SA e no pillars) as vezes pode ser mais motivante começar por um jogo ligeiramente mais dificil/complexo, mas com uma tematica e/ou mecanica mais ao agrado, do que um mais simples, que não nos diz nada...[/quote]
Xxxxxiiii... O que foste fazer!!!!
Olha que não há por aí falta de gente que te queira gozar de pensares em usar um jogo mais pesadinho como "gateway"...