[quote=Starita]Esta "discussão" leva-me a concluir a influência que os gostos acabam por ter na decisão de que jogos são mais ou menos gateway. E tem uma certa piada pensar isso, porque lá está....(e isto deixando de pensar especificamente no SA e no pillars) as vezes pode ser mais motivante começar por um jogo ligeiramente mais dificil/complexo, mas com uma tematica e/ou mecanica mais ao agrado, do que um mais simples, que não nos diz nada...[/quote]
Xxxxxiiii... O que foste fazer!!!!
Olha que não há por aí falta de gente que te queira gozar de pensares em usar um jogo mais pesadinho como "gateway"...
Eu também percebi a tua perspectiva no assunto.
Mas conhecendo bem a pessoa que se vai iniciar, pode-se puxar um bocadinho mais pelo seu gosto. Estes resultaram comigo, por puxar um bocadinho a temáticas Fantasia / Ficção Ciêntifica, que foram temas que sempre me agradaram....se tivessem começado com um jogo de um tema que não me diz nada, não me apelava. E depois a excepção: os jogos totalmente abstratos lol que podem servir muito bem de entrada, ou não ...
Tsuro é mt divertido fica melhor com mais pq existe mais intereccao e hipotese de matar os outros :P o oshi nunca joguei
se tas a referir ao Hey thats my fish entao sim é bastante divertido ate a 2 (se tiveres a falar de outro desconheco lol)
O wolf ou lobo é bem divertido tb pode ate ser usado como pequeno gateway regras sao simples nao demora mt tempo e ainda puxa um cado pela cabeca de como vamos conseguir arrecadar mais ovelhas :p
o diplomacy no sei bem o que dizer, tou agora a joga-lo online, demora tempo mas acredito que se tivessemos numa mesa era bastante mais rapido, para mim é bom pelo menos.
Cada vez que tens que negociar uma aliança, tens que fugir da sala com um jogador... depois com o outro... depois tens que convencer o 2º que não falaste com o 1º, lol
Tetsuo não ligues... isto é a boca para organizarmos nós o encontro! Já viram as maravilhas de Coimbra, que se encontra a meio caminho Lisboa e Porto, ao lado da Mealhada! Para já vamos ganhando experiência com os semanais. Quem sabe um dia um nacional!
Pelas regras, o tempo da fase de diplomacia não deve exceder 15mn (30mn na primeira jogada).
Umas cinco/seis horas de jogo devem bastar, depende do empenhamento dos jogadores! Eu já fiz jogos que passaram de um dia para o outro, mas isso foram outras andanças…
_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”