Conflitos sociais, metodo de resolução

Que é o mesmo que dizer que quem não usa os rolls para a interacção social deixa tudo nas mãos do GM. Então e o debate, e o peer pressure?
[/quote]

Heh… cada vez que vem uma pessoa nova postar neste thread tenho que explicar o meu ponto de novo… começa-se a tornar repetitivo :slight_smile:

Deixar tudo não mãos do GM não é o meu ponto. O post inicial não é àcerca disso (apesar das consequencias poderem ser). O meu ponto é (tentativa numero três), porque é que em grupos com fortes tendencias tradicionalistas, as regras de interacção social, MESMO que presentes nas regras e até com um suporte decente, são tão naturalmente ignoradas, enquanto que outras regras, nomeadamente as de combate, não são?

Hum, acho que os Limp Bizkit podem ter alguma coisa a dizer sobre isso. :wink:

De qualquer das maneiras, e só porque posso, que tal o seguinte:

1-Estás a representar outra pessoa, mas não és actor, és essa pessoa, pelo menos à mesa, por isso podes falar à vontade e usar o teu carisma natural, mesmo que isso sgnifique que há jogadores que irão ser penalizados se tentarem jogar um bardo enquanto tímidos, gagos, ou simplesmente porque podem

2-Como pelo menos à mesa és outra pessoa, e reges-te por regras sociais de bom comportamento, não podes desatar a bater no GM e nos outros jogadores sempre que há uma situação que degenera em violencia fisica; sendo que grande parte dos jogos tradicionais têm esta componente bem marcada (digamos, por vezes mais de 70% do page count?), era agreste se ao 1º encontro já houvessem nódoas negras

Serve?

Ooops, my bad. Então uma resposta mais atirada ao alvo:

Acho que isso não acontece em todos os grupos com fortes tendências tradicionalistas. A malta mais tradicionalista que conheço joga ShadowRun hardcore e usa as regras de interacção social, contactos etc ao máximo.

Acho que isso acontece em certos grupos que jogam jogos estilo WoD, que me parece que incentivavam os GMs a ignorarem as regras e dirigirem a história (o Impossible Thing Before Breakfast). Era mais fácil para eles fazerem isso durante a interacção social porque no combate os jogadores perdiam pontos de vida e chateavam-se. Portanto, se o sistema diz “ignora as regras qdo der jeito”, é mais fácil (acho!) vender isso aos jogadores na parte da interacção social que no combate :slight_smile:

Aliás, eu diria que isso acontece em todos os grupos que jogam SIM tradicional, seja WoD, AD&D ou CoC. Que eu saiba, nos grupos que jogam GAM tradicionalista os jogadores nunca deixaram o GM ignorar as regras de interacção social. Estilo, GM diz “o guarda não aceita o teu bluff pq és feio”, jogador diz “as regras dizem q eu posso rolar subterfuge a +50 e eu investi os XPs todos nisso, acho bem q dê pra rolar senão n vale a pena continuar a jogar esta merda!” :slight_smile:

Não faço ideia quando aos grupos que jogam NARR tradicional. Só conheço o do Nietzsche (sim pá és NARR, um dia hás-de admiti-lo :wink:

JP

[quote=jpn]Acho que isso acontece em certos grupos que jogam jogos estilo WoD (...)
Aliás, eu diria que isso acontece em todos os grupos que jogam SIM tradicional, seja WoD, AD&D ou CoC.[/quote]Ok, tenho que voltar a meter o bedelho hehe. Eu sempre joguei WoD, com vários grupos e sempre fui aos dados para situações sociais. Por outro lado nunca jogámos puro Sim, foi sempre uma mistura saudável, umas vezes melhores que outras, entre Sim e Gam. Quanto à questão da história pré-feita acho que já referi isso aqui, mas podemos desenvolver essa questão.
Como escrevi num post que deve tar no fundo desta página, acho que o facto de isso acontecer mais nos jogos "tradicionais" é simples perguiça, normalmente os livros já são bué grandes por si e o pessoal não tem muita vontade para ler algo que parece para eles mais fácil resolver com simples lábia. Mas posso tar a dispara para o ar, pq como digo sempre fui aos dados.

Pois, sorry, queria dizer malta que jogava SIM ao estilo ITBB, não queria apontar só o WoD como exemplo. Não sou um “WW hater”, gostei muito de Trinity - GAM claro :slight_smile:

JP

Por acaso também gostei de Trinity, tinha um personagem magnificamente arrogante e demente que me deu muita vontade de voltar a jogar hehe.

Já deu para perceber que és um tipo bué ocupado, mas deixo aqui o convite para discutir o ITBB (impossible thing before breakfast, presumo) no tópico cujo link deixei em cima, uma vez que fico a apanhar navios com a maior parte dos jogos que falam por aqui, gosto sempre de discutir no pouco universo que sei hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Er, se calhar mais vale começares um tópico novo sobre ITBB - exemplo de sistemas nWoD ou assim :slight_smile: Quer dizer, não sei se é isto que querias discutir mas se lançares um tópico novo é mais fácil de perceber.

JP

A minha intenção era falar sobre ITBB, ou como ele é mal aplicado, e como isso torna o jogo específico de WoD que é Vampire broken (ou incoerente, vatever) aos olhos de alguns. Basicamente uma das razões pela qual abri o tópico "I got a broken face" Canta o Vampiro hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"