Criação de Personagens

Criei este tópico para definirmos exactamente como se vai desenvolver a criação de personagens.

Há certas coisas que é preciso definir claramente ANTES de se criarem characters:

  • Raças e classes que NÃO são permitidas (se existirem - raças extintas e classes divinas, por exemplo);
  • Como definir Ability Scores:
    • Points to spend
      • Quantos pontos:
        • Os 22 definidos pela Wizards
        • mais (valor a definir)
    • Roll Dice
    • Array pré-definido.
  • Que backgrounds podem ser usados:
    • Todos (incluindo Scales of War)
    • Todos menos os de Scales of War (estes dão benefícios diferentes e mais originais)

Em relação às Raças e Classes eu voto em permitires todas, mas para raças extintas e classes divinas ser preciso uma história que explique a coisa como deve de ser (e depois há toda a questão da reacção das pessoas a uma raça dita extinta ou a alguém que anda para aí a apregoar um Deus qualquer...)

Quanto aos Ability Scores, voto em se usar o sistema de pontos mas com mais pontos que o original (32, por exemplo).

Esta escolha permite aos jogadores escolherem raças que não "encaixem bem" com as classes e ainda serem jogáveis (ex: uma raça que dê bonus a inteligência e charisma e um fighter que só usa força e wisdom).

Backgrounds aconcelho que se usem os de Scales of War simplesmente porque são mais divertidos e variados. Os outros dão simplesmente +2 bonus a um skill qualquer ou acesso a outras línguas (sejam eles quais forem).

Não me lembro de mais questões, mas concerteza devem haver...

Isto é outra coisa importante:

As personagens já andam juntas há algum tempo ou vão-se conhecer no início das sessões?

Se andam juntas, que tipo de background conjunto têm?

Quanto a isto, conhecerem-se tem vantagens e desvantagens.

A principal vantagem é que, se o pessoal já se conhece, não vai desconfiar uns dos outros e andar a conspirar uns contra os outros (em princípio :P).

A desvantagem é que tira uma certa liberdade ao background individual das personagens.

Ainda assim, tendo em conta o setting que é, é preferível que o pessoal confie uns nos outros à partida.

Quanto ao background conjunto, essa parte depende do background de cada um:

  • Conhecemo-nos em Tyr?
  • Conhecemo-nos a caminho de Tyr de outro lado?
  • Lutámos como equipa na arena durante bastante tempo?
  • Somos "freedom fighters" que andamos regularmente no deserto a libertar escravos?
  • Fomos/somos todos membros (dissidentes ou não) de uma determinada associação?
  • Somos salteadores do deserto andando com regularidade a assaltar caravanas comerciais que saiam de Tyr?
  • Pertencemos a uma caravana comercial há alguns meses (uns como mercadores, outros como guardas ou guias)?
  • Etc...

No caso da minha personagem (se for mesmo jogar com esta) alguns destes backgrounds são possíveis com poucas alterações do meu background individual, mas outros requerem um árduo "trabalho" de ajuste.

É preciso também definir se nos vais deixar ter um Wild Talent (DSCS p.81) a nível 1 ou não e, se sim, se o vamos escolher ou tirar ao calhas.

Estas são todas boas questões; estou no trabalho, sem os livros disponíveis, mas vou responder ao básico para dar seguimento à conversa e estabelecer bases:

Raças e Classes: as raças extintas não são permitidas; não me perguntem AGORA quais são as raças extintas, quando chegar a casa posto isso. Classes divinas não são permitidas.

Geração: por array.

Backgrounds: os do DS; não tenho o Scales of War.





A planear: D&D 4th Dark Sun

Como quiserem; eu preferia que já se conhecessem, mas apenas por uma questão de facilidade; sou a favor de conflitos na party (na medida do saudável, e apenas para criar tensão).





A planear: D&D 4th Dark Sun

estas são questões para os outros jogadores responderem. Quem se chega à frente?





A planear: D&D 4th Dark Sun

OS wild talents não são assim tão úteis como isso, não é nada que mude uma batalha, por ex; são escolhidos.





A planear: D&D 4th Dark Sun

Os Backgrounds estão todos no Character builder.

Mesmo não tendo o conteúdo de Dark Sun continua a ser a melhor tool para fazer as personagens.

Quando dizes "Geração: por array" queres dizer que se usa um array definido por ti igual para toda a gente ou que podemos usar um qualquer que seja "legal" pelas regras de criação de personagem da Wizards?

É que se for o segundo é o mesmo que usar os 22 pontos.

Se for o primeiro, quando souberes qual é avisa para eu acabar o meu bardo. :P

É o 2º, o dos 22 pontos.

Eu só vou poder realmente responder a isto tudo amanhã de manhã, por enquanto estou a falar de cabeça, mas parece-me tudo fácil de decidir.





A planear: D&D 4th Dark Sun

vou ser brutalmente honesto,ainda não dei o minimo pensamento

em relação a perso!!!!eu sou + um tipo de spur of the moment!!!!mas pronto!

Eu por mim apostava mais numa destas opcoes

  • Conhecemo-nos em Tyr?
  • Conhecemo-nos a caminho de Tyr de outro lado?
  • Somos "freedom fighters" que andamos regularmente no deserto a libertar escravos?
  • Pertencemos a uma caravana comercial há alguns meses (uns como mercadores, outros como guardas ou guias)?

Mas aceito qq coisa.

Inda nao sei bem o background da personagem mas acho que ja sei o que vai ser apesar da raça estar meio indefinida :p

Vocês até podem ser todos de Tyr, e trabalhar para um dono de (ou serem donos de) uma caravana de comércio, que se dedica clandestinamente a libertar escravos.





A planear: D&D 4th Dark Sun

Tiago, saíu um update para o CB que traz novas opções para monk (do livro Psionic Power) e mais um theme (escaped slave).

Quanto ao theme, basicamente o nome diz tudo... No entanto é muito baseado em bluff e em não ficar "agarrado" (já que como escravo ficaste mais que suficiente).

Se quiseres mudar de theme é simples, dizes que eu altero isso (o que tens agora é um que reflete o teu talento nato para psionics - Wilder, se não me engano).

Já em relação aos Powers, as adendas são demasiadas para descrever aqui (quase que duplicaram o número de powers disponíveis entre at-will, encounter e daily).

Ainda não me adicionaste ao messenger, certo? :P

em relação ao msn não pork o rui e eu ainda não nos vimos na net!!!!!

em relação ao resto não me pareçe k va mudar alguma coisa!!!mas thx!!!

Com as 3 personagens que criámos ontém, ficamos com uma party de 5 criada.

A party NÃO está equilibrada o que quer dizer que o Rui vai ter mais trabalho (acontece).

Temos 3 strikers e 2 líders. Não temos portanto, controlers nem defenders.

As personagens são:

- Ricardo - Mul Warlord / Dune Trader (Nome a definir - Tordek?)

- João - Halfling Rogue / Athasian Ministrel (Corrin)

- Alexandra - Drow Assassin / Veiled Alliance (Myrymma)

- Tiago - Bladeling Monk / Wilder (Baern)

- Ivo - Changeling Bard / Templar (Paik)

Agora falta definir o background das personagens.

Como se conheceram, etc...

Para isso, por favor, escrevam qualquer coisa no thread respectivo.

Para o João e a Alexandra que não conhecem Dark Sun como deve de ser, eu posso dar uma ajuda um dia destes. Uma coisa fixe é que, como as personagens são todas "outsiders" menos a minha e a do Ricardo, o pessoal não precisa de conhecer grande coisa de Dark Sun.

Só mesmo o que vimos e conhecemos desde que andamos juntos.

(note-se que temos um Halfling que só conhece a floresta e o que viu desde que saíu de lá, um Drow que veio do Underdark e, portanto, também só viu cenas desde que saíu de lá e um Bladeling que veio sabe-se lá de onde).

É CLARO que o pessoal PODE e DEVE conhecer. Mas se não conhecer, pode-se criar uma justificação plausível a partir do background.

Xi, eu preferia algo mais equilibrado; não comparecer tem destas coisas!

E um Drow? Os elfos manhosos e traiçoeiros de Athas não vos chegam? O_o

Não me sinto terrivelmente confortável com 3 outsiders; um ainda equilibra, mas 3…, podem enviar-me os backgrounds para rui [.] anselmo [@] gmail [.] com, para eu dar uma vista de olhos?

Pergunto-me se sou eu que vou ter mais trabalho ou se são vocês que vão sofrer mais; se bem que os encontros têm que ser equilibrados, estes equilíbrios pressupõem que as parties são compostas por um mix de todas as classes.

Como é que se pode fazer combate equilibrado desta maneira?, pergunto eu sem saber muito bem como agarrar o boi pelos cornos.

Alguém falou em poções: suponho que o Ivo vos tenha dito que não há poções?

Abraço a todos!





A planear: D&D 4th Dark Sun

Bem...

Está-se sempre a tempo de mudar. :P

Eu não insisti minimamente na questão do equilíbrio de roles porque sou apologista do "o pessoal joga com o tipo de personagem que gosta" e não no que é melhor para a party.

Como não tinhas dito nada em relação a isso, não me preocupei.

Em relação aos encounters serem "equilibrados", este "equilíbrio" é suposto ter em conta a party que se tem.

Se não há um controler na party, não convém atirar-nos muitas vezes com milhares de minions (o "crowd control" da party não é grande).

Outra coisa que não convém é atirar com muitos bixos que dêm muito dano porque a vida do pessoal não é nada de especial (ainda assim, isto não é muito preocupante até porque temos dois "healers" - não estejam à espera que eu cure muito - só mesmo se se vir que é preciso).

Um tipo de bixo que eu NUNCA aconcelho a pôr são Brutes - e isto é em qualquer party. Têm MONTES de vida e dão MONTES de dano. Para isso mais vale pores um Elite ou mesmo um Solo (desde que não seja Brute também :P).

Mas o melhor é mesmo testar a coisa.

Este tipo de party é claramente uma party de emboscada.

É uma "skirmish party". Não aguentamos batalhas muito longas, mas entramos, batemos com muita força, e fugimos depressa (se o que batemos não chegar :P).

Só há uma GRANDE falha na party a meu ver: não há ninguém com um BOM Perception.

Basicamente, não há ninguém com um Wisdom score decente e Perception treinado.

É claro que uma feat para a personagem da Alexandra mitiga isso (skill focus - Perception). Mas isso é só a nível 2 (a não ser que ela resolva mudar de feat agora).

É para testar a mecânica de equipa que serve a sessão de teste que queres fazer.

Colocas-nos uma série de desafios variados para ver como corre. Exemplo:

- uma batalha "normal" com 5 bixos do nosso nível e com roles variados

- uma batalha com muitos minions (para aí 12 minions e 2 bixos "normais")

- uma batalha contra 2 bixos elite com um bixo "normal"

- uma batalha contra um solo

- um skill chalenge variado ou vários (com um bocadinho de cada skill para ver onde a party falha e onde é forte).

Isto não se faz tudo numa noite, claro... Principalmente com pessoal que tem pouca experiência em 4e ou que nunca jogou um RP.

Mas em 2 ou 3 é fazível (ou numa noite mais num Domingo, se calhar). =P