D&D 4ª Edição já em 2008

Se forem neste instante à página de D&D da Wizards encontram isto, uma página com um cronómetro rodeado de dados a mostrarem 4s e "4ADVENTURE" como titulo. O que significa isto?...

Bem, parece que em Maio de 2008 a Wizards of the Coast vai editar o Dungeon & Dragons 4ª Edição!

Já saíram dois comunicados de imprensa que confirmam esta suspeita:

[quote=Wizards?]

August 16, 2007 (Renton, WA) – Whether you storm a mad wizard's tower every week or haven't delved into a dungeon since you had a mullet and a mean pair of parachute pants, one thing is certain - millions of D&D players worldwide have anticipated the coming of 4th Edition for many years. Today, Wizards of the Coast confirms that the new edition will launch in May 2008 with the release of the D&D Player's Handbook. A pop culture icon, Dungeons & Dragons is the #1 tabletop roleplaying game in the world, and is revered by legions of gamers of all ages.

The 4th Edition Dungeons & Dragons game includes elements familiar to current D&D players, including illustrated rulebooks and pre-painted plastic miniatures. Also releasing next year will be new web-based tools and online community forums through the brand-new Dungeons & Dragons Insider (D&D Insider) digital offering. D&D Insider lowers the barriers of entry for new players while simultaneously offering the depth of play that appeals to veteran players.

The 4th Edition rules emphasize faster game play, offer exciting new character options, and reduce the amount of "prep time" needed to run the game. D&D Insider includes a character creator that lets players design and equip their D&D characters, dungeon- and adventure-building tools for Dungeon Masters, online magazine content, and a digital game table that lets you play 24/7 on the internet — the perfect option for anyone who can't find time to get together.

"We've been gathering player feedback for eight years," said Bill Slavicsek, R&D Director of Roleplaying and Miniatures Games at Wizards of the Coast. "Fourth Edition streamlines parts of the D&D game that are too complex, while enhancing the overall play experience. At its heart, it's still a tabletop game experience. However, D&D Insider makes it easier for players to create characters, run their games, and interact with the rest of the D&D community."

Wizards of the Coast will release two 4th Edition preview books in December and January — Wizards Presents: Classes and Races and Wizards Presents: Worlds and Monsters. The first live demos of 4th Edition will happen at the D&D Experience gaming convention in Washington D.C. in February 2008. The full scope of 4th Edition books, miniatures, and adventures will be available in the spring and summer of 2008.

Since its first release in 1974, the fantasy roleplaying game Dungeons & Dragons has taken millions of players on imaginary adventures of epic scale. Today, D&D is universally regarded as the original game that created the roleplaying game category, and the inspiration for generations of game designers. D&D is enjoyed by millions of players worldwide, while countless more remember it with fond nostalgia.

[/quote]

E mais...

[quote=Gleemax]

Hello All.

The announcement of 4th Edition is a pretty big event for all RPG fans. It's a huge event for all of us at Wizards of the Coast, including WotC staff and our WizO support team. We understand that this is something many of you are going to feel very passionate about in a number of ways.

We've created this forum for few reasons. We want everyone to have a single discussion forum where they can get answers and information directly from the D&D staff. We also want to prevent the other forums from being overwhelmed with 4E posts to the point that it drowns out any of the natural discussion in those areas. Additionally, I want to have a single forum where our community can post their hopes, fears, concerns, and dreams about 4E. This will make it easier for the D&D staff to read community feedback, and to (hopefully) provide a lot of answers to your questions.

The WizOs will be moderating this forum and others. They are acting on the direction of Wizards of the Coast, so if you're upset with their moderation, please don't take it out on the WizOs. Their goals will be clear: Keep 4th Edition discussion in the 4E forum. This might mean locking threads and/or moving posts.

If you have concerns, questions, or issues about the forum moderation taking place after the 4th Edition announcement, I've created a thread here where you may discuss your concerns.

Finally, please try to be respectful in your posts and comments. Be nice to other posters, the WizOs, and WotC staff. The WizOs will be enforcing all Code of Conduct rules on all forums as usual.

If you have any suggestions or ideas on how I can do a better job of helping to facilitate communication between the D&D Staff and the Community, I've created a thread here.

Thanks!
-Mike
Host of Gamer Radio Zero
Gamer_Zer0 is offline Report Post

[/quote]

A ver....

Hah! Eu sabia. Com a história toda do Star Wars Saga Edition um anúncio destes não podia estar longe.
Que abuso.
O que raio é suposto acontecer às toneladas de material de 3rd Edition que continuam a lançar?
Bem, de qualquer forma, the clock is ticking…

A minha primeira impressão é que, ou esta edição vem demasiado cedo, ou não deveriam ter feito a versão 3.5 - acho que estão a renovar a gameline em ciclos demasiado curtos. A ideia que me dá é que a WotC, comprada pela Hasbro, esteve indecisa em relação ao que fazer com o seu aclamado RPG e forçaram-se a publicar uma meia-versão para mostrar que ainda conseguiam vender material. O inconveniente é que agora a 4a edição não parece tão impressionante quanto poderia ser se estivéssemos a aguardá-la desde a 3a.

Isto não é necessariamente mau. O que verdadeiramente me preocupa é a falta de criatividade que parece estar a afectar a WotC. Espero que, à medida que se fõr sabendo mais, se revelem coisas novas que justifiquem chamar a isto uma nova edição. Do que eu vejo até agora, destaco:

• Miniaturas, enfim, assumam-se as miniaturas. Já tinha mandado as minhas bocas sobre isto e, de facto, a WotC não surpreende. Tudo indica que, depois deste período de transição, as miniaturas são oficialmente um produto de RPG, tal como os livros.
  • Digital Initiative, enfim, assume-se a DI :) outra notícia da qual só se esperava a confirmação. É óptimo melhorarem o apoio aos jogadores em todo o mundo, disponibilizando ferramentas de jogo, mesas online e conteúdo das revistas oficiais, mas isto é algo que se pode fazer independentemente de lançar uma nova edição ou não.
  • Algumas melhorias em resposta ao feedback recolhido entre os jogadores, nomeadamente, um sistema mais simples de jogar que permita ser mais fácil e rápido preparar sessões. Isto é, para já, a verdadeira novidade de 4a edição, sendo que pode ser só marketing ou pode ser, de facto, algo estruturalmente diferente.

Dependendo do que mais se vier a saber, talvez seja desta que eu compre D&D, talvez não :) Mesmo que o jogo esteja melhor, com as miniaturas e o acesso internet, acaba por ser cada vez mais caro.

Toda a razão, mas acho que o 3.x foi um passo necessário para várias coisas:

1-sair da confusão que era o AD&D
2-com a OGL dar oportunidade (para o bem e para o mal) a várias empresas de surgir e publicar coisas
3-agitou certamente o mundo do mercado do rpg, aumentou a qualidade estética dos livros, e subiu a parada com isso

Agora, minis: eu (também) já venho a dizer há uns tempos (desde que comprei o livro dos Fighter’s em 2001 +/-) que o D&D 3.x é um jogo de minis, que às vezes aparece com uns pózinhos de rpg. A 4ª ed. e o Star Wars saga vêm mostrar que, pelo menos para a WotC, o futuro está nas minis. Compreende-se, é uma forma de ganhar guito; veja-se o sucesso dos Clix’s, por exemplo; minis pré-pintadas para jogar rpg, basta pegar numa e começar a jogar. E eu estou convencido que quando dizer “sistema mais rápido de preparar” eles querem secretamente dizer “rolas numa tabela para fazer a dungeon e noutra para meter os monstros e numa terceira para meter os tesouros”; espero estar enganado quanto a isto, no entanto. O giro, é que esta versão do D&D vai ficar parecida com o jogo introductório que se fez quando o 3.0 saiu, aquele que era para se jogar no mundo do Diablo, estão lembrados?

Pois a WotC diz minis, eu continuo a dizer cartas, o Ryan Dancey diz fujam dos MMORPG; eu acho que isto vai vender como ginjas, e encher os bolsos dos senhores corporativos, contentes em nos (genericamente falando) dar o que nós queremos: passar uma tarde a matar monstros, se possível com minis já pintadas.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Mais sobre o "sumo" da coisa aqui.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]Mais sobre o "sumo" da coisa aqui.[/quote]Repetindo aquilo que já foi noticiado, este link também revela a incorporação de epic levels nos livros-base. Mais alguém acha que eles se deviam se preocupar em melhorar o jogo a partir de nível 10 antes de lhe porem logo mais níveis em cima?

Espero bem que nao seja o advento da 4ª Edição mas enfim… depois da morte anunciada da Dragon Magazine e da Dungeon Magazine isto agora…

Que ano!!!

[quote=Demonknight]Espero bem que nao seja o advento da 4ª Edição mas enfim… [/quote]"Advento" como em "chegada"? Sim, 4a Ed sai a Maio de 2008. Não percebi se achas bem ou mal :slight_smile:

Acho mal, penso que a 3.5 atinge bem os propositos e está bem afinada para se jogar, resta ver o que trará esta proxima, e esperar que nao seja apenas mais uma jogada comercial…

[quote=Demonknight]depois da morte anunciada da Dragon Magazine e da Dungeon Magazine isto agora…
[/quote]

Depois da morte anunciada da Dragon e da Dungeon isto é, claramente, o acontecimento mais óbvio. Junta a isso o lançamento de settings com novas edições, o cancelamento de outras settings, o surgir do Gleemax em par com os rumores do que ai vem para substituir o vazio deixado pelas já referidas revistas, e por ai fora, era claro que algo ainda maior estava para acontecer. Não há surpresa nenhuma aqui. Resta saber é o resultado final.

Estou de acordo com o Rick Danger e o Rui, acho que estamos a chegar ao real ponto de fusão entre o D&D clássico e as miniaturas. O que vai resultar disto não é mais do que uma experiência streamlined onde vão existir duas vertentes claras: Os de que querem somente rolar uns dados e matar “exércitos” de criaturas de uma forma competitiva, e os que querem enveredar pela mesma acção mas num contexto de bons contra os maus inserido numa história maior.
Tudo opções pelas quais se pode enveredar de uma forma rápida e simples para uma tarde de jogo.

Ai é que está o cerne da questão. Isto é uma jogada comercial. Pura e simples. O objectivo, claramente, é rejuvenescer o hobby, torná-lo mais atraente e abrangente. Acima de tudo, é torná-lo mais simples e directo no seu propósito para não alienar tantos potenciais jogadores com a sua complexidade e a atingir um mercado cada vez mais vasto.

Imaginem o cenário: Expansões de Miniaturas + Suplementos de setting e roleplay options aliados a cada uma dessas expansões = $$$$
Claramente uma formula “Magic: The Gathering” com miniaturas e roleplay à mistura.

Mas será mesmo assim tão mau? Não me espantava. Para já, estou cautelosamente céptico.

Parece efectivamente ser oficial a 4th edition de D&D e como eu já tinha dito numa outra thread aqui no Abreojogo, aparentemente terá uma componente que possibilita que se jogue online, assim uma espécie de jogo de computador…

:frowning:

Aqui.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

A mim parece-me mais que é um apoio a GM's e jogadores:

[quote]In addition, there will be a suite of DM tools—experience calculators, a dungeon tile mapper, etc.—to help the most overworked players in gaming get their campaigns running in record time, and private pages for the DM to post information on the world for his group to access.On the PC side, an official character generator will let players design the character they want to play, save it and print it out at any organized play event, which will make organizing such events a lot easier and may—hopefully—spur a resurgence of organized RPG play. Players will also be able to create an exact representation of their character’s look through the character generator much like you might in an MMO, and then use a custom-tailored “virtual mini” of that character on D&D Insider’s most exciting offering, the virtual game table.
[/quote]

Mas vai também permitir que várias pessoas espalhadas pelo Mundo consigam jogar na mesma party:

[quote]“What we really like about this is that with a lot of groups, after college the group breaks up, never to see each other again. Well now you can call each other and log into D&D Insider and play on the D&D game table. And suddenly your groups that have been gone for 10 years can get back together and play with each other.” [/quote]

Não me parece nada mal; é uma das coisas que o grupo de D&D onde jogo tem vindo a pedir há carradas de tempo.

--~~--

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Não ponhas só os links :) diz qualquer coisa.

[quote=jrmariano]Aqui.[/quote]

Neste belo artigo da Wizard Universe, as três "novidades" de que falei no primeiro post são um pouco mais aprofundadas:

Miniaturas
É a fusão declarada entre o jogo das figurinhas de plástico e o RPG. As regras passam a ser as mesmas, D&D 4th Ed corresponde ao D&D 2.0 Miniatures. Resta saber quão mais necessário será o uso deste material adicional a partir das novas regras.

D&D Insider
É o regresso das E-Tools online, mais o alojamento de páginas para cada grupo, mais uma virtual gaming table, mais as novas Dragon/Dungeon, tudo por uma subscrição semelhante a um MMO. Isto já começa, de facto, a ficar caro. A maior parte deste material online deveria ser de acesso gratuito para quem comprasse os livros.

Novos Conteúdos
Verifica-se que, de facto, haverão mudanças estruturais, com classes e raças a serem trocadas para fora e para dentro dos livros-base. Algo me diz que os fãs de halflings rangers vão ficar sem personagem ;) Existem também regras diferentes para a recuperação de habilidades/feitiços e a inclusão dos últimos acrescentos que fizeram aos fighters para ficarem mais equilibrados com o spell-casters.

Não vale a pena estarmos a ser "profetas da desgraça".

A meu ver, 4ª Ed. chega na hora certa e é uma aposta que prova que a WoTC é bem mais inteligente que a maioria das editoras de jogos convencionais!

Há quantos anos jogamos nós D&D? 10? 15? Somos todos ultra veteranos! Quando é que saiu 3.0? Há 8 anos...

Há 8 anos não havia World of Warcraft, não havia mega jogos de computador, nem havia sequer a comunidade de internet que existe nos dias de hoje. Caramba, há 8 anos ainda nem havia Baldur's Gate!!!! :)

Esta aposta da WoTC não é para nos cativar A NÓS, é sim para cativar os putos mais novos, para irem buscar os adolescentes que estão neste momento a "vegetar" em frente ao WOW e afins. É uma foma "híbrida" de ter o RPG convencional com o "novo mundo da era digital".

Bolas, eu quando comecei a jogar D&D usava papel quadriculado... acham que os putos hoje em dia vão usar papel quadriculado para fazer combates??? Uma porra é que vão! Ou têm ferramentas na net com bons gráficos e com "a papinha toda feita" ou então: "man... tipo... ouve... pá... prontos... baza pró WOW".

Isto é Darwinismo no mais puro estado: "Survival of the fittest"! :)

Deixem os putos com os bonecos na net, e nós, velhos rezingões, com as mesas atulhadas em papéis, mapas, contadores e etc...

Se pelo caminho, nós os velhos ainda conseguirmos ir pescar uma ou outra funcionalidade que nos poupe trabalho... O PSY fica feliz! Cool

"A minha pátria é a língua Portuguesa!" - F.P.

Ah ganda Psy, em cheio como sempre!

Acho que tens razão no que dizes, até porque tenho reparado que tem havido um crescimento dos jogos de miniaturas e de tabuleiro que não é de ignorar. Os RPGs andam a perder bastante para eles, pois até os paradigmas de diversão estão a mudar como tu disseste e muito bem, com os jogos de computador. Quando os jogadores de WoW do pc vão comprar o boardgame, entram num novo mundo. A WotC apercebeu-se disso, e admitiu que D&D é no fundo um jogo de tabuleiro com regras mais aprofundadas e que dá para fazer roleplay. Não estou com isto a menosprezá-lo, muito pelo contrário. Antes não gostava de D&D e agora acho-lhe muita piada. Antes simplesmente o via com outros olhos.

Acho que esta mudança vai trazer muita gente para o mundo dos RPG, e isso é sempre bom. Lembrem-se que é um produto para a juventude, e em poucos anos mudam os gostos todos. É só olharmos para nós e para os putos de hoje: nós gostávamos de grunge, eles adoram hip-hop!

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

[quote=Psygnnosed]Esta aposta da WoTC não é para nos cativar A NÓS, é sim para cativar os putos mais novos,[/quote]A intenção oficial da WotC está descrita no link da ICv2 (negritos meus):
[quote]Marketing support will initially focus on migrating the existing player base, and then move to an acquisition strategy to re-activate lapsed players and acquire new ones.[/quote]

Captar novos jogadores é sempre importante, mas estas re-edições frequentes permitem à WotC essencialmente vender várias vezes as mesmas coisas ás mesmas pessoas, o que é sempre dinheirinho seguro.

Eu acho que é uma boa ideia inevitável. Andei a ler umas coisas há uns meses que sugeriam tudo o que a Wizards planeou para esta 4ª Edição: simplificar as regras e a preparação de jogo, ferramentas e distribuição on-line, uso claro das miniaturas, gaming organizado, etc.

Fico contente que tudo isso vá para a frente e acho que vai ter sucesso comercial pois vai fazer entrar mais gente no jogo, dar-lhe ferramentas, vender-lhes mais livros, reintroduzir jogadores velhos (que agora apesar de não terem tempo podem jogar on-line). Não sei contudo é como as outras editoras vão reagir a este avanço pois acho que não têm, ainda, os meios para as implementar. Talvez a White Wolf, pertencendo à CCP do EVE Online consiga concorrer mais facilmente, mas devem estar a pensar trabalhar mais no jogo MMO de WoD como competição nesse campo do que o resto.

Não acho descabido o preço da assinatura (mais ou menos 7 euros) pois permite jogar o jogo sem miniaturas on-line e incentiva uma certa qualidade nos conteúdos, não só da Dragon e Dungeon, como da integração do feedback dos consumidores nas futuras regras. Além de que o jogo poderá sempre ser só jogado com livros e sem miniaturas (dependendo claro do engenho dos jogadores). É engraçado não se falar em livros estritamente electrónicos (com a evolução de preços em PCs portáteis e wireless) pois o foco em livros analógicos ainda é o melhor para contornar a pirataria. Mas parece que vão permitir consultar on-line os livros sem fazer download... Parece-me bem!

Contudo acho que a inovação nas regras ainda não vai ser progressiva o suficiente para tornar a 4ª edição tão significativa como foi a 3ª apesar de compreender que os objectivos comerciais são diferentes e esta tenta manter mais jogadores da edição anterior e reconquistar os jogadores da 2ª e da 1ª (basta ver as ilustrações menos "dungeonpunk" e o foco em simplicidade que leve ao "easy adventuring gaming fun".

Na minha opinião, ainda existem artefactos e escolhas arbitrárias de design que afectam a jogabilidade e o potencial de um jogo de fantasia de RPG de conflitos tácticos e a experiência divertida que este poderia dar. Não constatei ainda nenhuma menção à escrita de um texto de jogo que explique melhor "como se joga D&D" e que o ajude a fazê-lo. Espero que esteja enganado e que seja isso que aconteça!

Sim, apesar de tudo, o capitalismo funciona e a empresa que tem mais dinheiro é aquela que continua na linha da frente dos RPGs. Ninguém pode negar a qualidade das últimas publicações - mesmo que o conteúdo seja muitas vezes questionável - e é esse mesmo capital que vai servir para criar este D&D Insider.

Acho que é bom a WotC ter como objectivo recuperar o mais possível todos os jogadores antigos e põr toda a gente a jogar quarta edição. Se levarem esse propósito a sério, têem mesmo que ter conta todo que feedback que receberam nos últimos anos e publicarem uma edição com regras sólidas e apelativas. No entanto, se for verdade a notícia que vão tirar do livro base algumas classes e raças, já estão a chatear os jogadores mais antigos, aqueles que estão colados à mesma personagem há mais de vinte anos.

[quote=jrmariano]Na minha opinião, ainda existem artefactos e escolhas arbitrárias de design[/quote]Já agora, queres dar algum exemplo do que queres dizer aqui? Julgo que estás a fazer referência a coisas como um teste de percentagem (!) para estabilizar os pontos de vida e coisas assim.

Estas são várias regras novas que foram noticiadas:[quote=“RPG.net”]1. Characters will go to 30 levels in the PHB rather than 20.

1. There will be racial levels ala Savage Species, or racial feats and talent trees of some sort. Either way, your race will have impact beyond a few ability score adjustments and some first-level powers.

2. Talent trees will be used.

3. Fighters will play differently based on their primary weapon choice. Examples include swords being allowed to make multiple attacks at lower levels (3rd at highest), hammers being more effective based on Con score, and spears being able to “go past AC” (probably ignoring certain types of AC bonuses).

4. Book of 9 Swords-style maneuvers and stances will be in core, most likely for fighters.

5. Also, the “christmas tree” effect, whereby characters are loaded down with magic items, buff spells and other magical effects was one of the designers’ goals to remove.

6. Multiclassing is going to be significantly changed or possibly even removed.

7. The encounter is going to be the basic unit of play and encounter design will receive some sizeable revamping. One thing WotC is looking at having DMs decide how much total xp an encounter should and then “buying” monsters with that xp. In addition, there will be several types encounter, including chases and social encounters. There are going to be some actual mechanics to back these up.

8. Alignment is also going to different, and probably have a much reduced role. It will still play a role, but Andy Collins expressed a great deal of dislike for the current system.[/quote]Com a WotC presente no GenCon, já existe também informação nova sobre o setting de base, que não vai ser o Greyhawk original:[quote]I think a bit of Iron Heroes has bled into the game. Not things like Tokens and what not, but the idea of islands of civilization surrounded by a sea of lawlessness and savagery will be big in the “assumed” setting. “Points of light in a dark world,” as JohnC said. There will be no great and powerful kingdoms of goodness and justice to bail civilization out. The average Joe doesn’t stray far from the path, venture out onto the moors, are walk through the fog - there are Bad Things out there. The setting sounds like it won’t be Greyhawk, or, if it is, it will be much reduced.[/quote]Em relação ao conteúdo novo (para não estar só a dizer mal das miniaturas) tudo isto parecem ser boas notícias, especialmente, na minha opinião, as novas regras para encounters e a nova abordagem em relação ao ambiente.