D&D 4ª Edição já em 2008

[quote=Rick Danger]

Já agora, queres dar algum exemplo do que queres dizer aqui? Julgo que estás a fazer referência a coisas como um teste de percentagem (!) para estabilizar os pontos de vida e coisas assim.

[/quote]

Sim e não só… Mas acho que o que eu possa dizer escapa ao tópico em discussão. Se quiseres sempre se pode abrir nova thread. :slight_smile:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=“RPG.net”]In addition, there will be several types encounter, including chases and social encounters. There are going to be some actual mechanics to back these up.
[/quote]

Regras sociais desenvolvidas e focadas para apoiarem encontros dessa natureza? Finalmente! Boa, Wizards! :slight_smile:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando PessoaD

É verdade sim. Vão trocar raças (tirar umas dos livros base e colocar lá outras) e remover algumas classes expandindo as que “sobram”. Não tenho ainda grande opinião sobre essa decisão, só mesmo com o resultado final à vista é que posso tirar conclusões, mas compreendo o teu ponto de vista. De qualquer forma, é certo e sabido que dê por onde der eles nunca iriam agradar a gregos e a troianos. E para além disso, se há jogadores colados a personagens à tanto tempo, dificilmente os vejo a se sentirem obrigados a mudarem. Podem não o fazer de todo. Ou fazê-lo progressivamente.
Toda essa questão de “remoção”, para variar, é uma questão de perspectiva. As coisas podem sair de um livro base, mas surgem mais cedo ou mais tarde noutro secundário para colmatar a falha. É mais uma ideia de objectivos e de foco, do que a eliminação completa de conteúdo.

Como já disseram aqui um sem número de vezes, é o capitalismo na sua máxima força. Sim, as coisas possivelmente estarão melhor, mas no fim de contas trata-se de vender os mesmo livros vezes e vezes sem conta a exactamente as mesmas pessoas.

Não diria que seja uma questão de ser uma editora mais inteligente. Simplesmente é uma editora com muitos mais recursos (financeiros primariamente, entre outros), o que lhe permite ter uma estratégia diferente (e bem mais ambiciosa) do que outras.

Pensa, por exemplo, nas implicações da Digital Initiative da Wizards. Só no dia em que a contagem decrescente no seu site acabou, o número de acessos foi de tal ordem que o site esteve offline durante horas. Só por ai há a possibilidade de começarmos a extrapolar os recursos necessários para manter activo algo como as mesas de jogo virtuais para milhares (senão mesmo milhões) de jogadores em todo o mundo paralelamente. É um esforço que se equipara aos abundantes MMORPGs (embora com um intuito diferente) e simplesmente incomportável para uma qualquer outra editora.

A Wizards tem, de facto, pessoas de grande talento a trabalhar no seu cerne, mas não duvido que outras editoras também não tenham iguais (senão mesmo maiores) talentos nas suas fileiras. Mas não nos podemos esquecer que, no fim de contas, a Wizards joga num campeonato muito diferente das demais.

[quote=Rick Danger]Estas são várias regras novas que foram noticiadas:

[/quote]

Tens um resumo bastante bom que abarca essas e outras informações publicado por um individuo nos fóruns do Gleemax aqui. Eu dei-me ao trabalho de destacar os elementos que acho mais importantes enquanto que a comunidade brasileira apressou-se a traduzir o mesmo conteúdo (embora de uma fonte diferente) para “Português”.

[quote=smpb]Eu dei-me ao trabalho de destacar os elementos que acho mais importantes[/quote]Excelente resumo, obrigado. As mudanças podem não ser revolucionárias mas são extensas. A única coisa que está perto de ser uma alteração fundamental são as novas regras para encontros.

Como já falamos, a dimensão da WotC permite-lhe fazer coisas que mais nenhuma empresa consegue. Nem a White Wolf, nem a AEG, conseguiriam fazer uma promoção com um vídeo desta qualidade.

A partir deste vídeo, fala-se da possibilidade de existir uma nova classe, o "Warlord" que vem indicado para o dwarf aos 03:31.

Após ter digerido sei lá quantos videos no youtube e ter lido o pouco que se sabe sobre a nova edição, devo dizer que não estou especialmente entusiasmado.

Ainda é cedo para tirar conclusões sobre muita coisa mas embora a ache interessante, a ferramenta d&d insider não faz parte do meu cardápio, ainda por cima a pagar…
Não creio que alguma vez consiga tirar o mesmo prazer a jogar em frente a um monitor do que frente a frente, presencialmente com os jogadores, por muito bons que sejam os graficos e a jogabilidade do sistema online. Prefiro não jogar.

Restam-me assim a alterações às mecânicas do jogo, ainda por revelar na sua maioria.
Do pouco que se sabe, algumas coisas fazem sentido, outras são irrelevante e outras acho disparatadas, mas como estamos numa fase tão inicial é melhor aguardar pelo que aí vem…

Como disse o jmariano:

“A ver…”

[quote=Nazgul]Do pouco que se sabe, algumas coisas fazem sentido, outras são irrelevante e outras acho disparatadas, mas como estamos numa fase tão inicial é melhor aguardar pelo que aí vem…[/quote]Curiosamente, acho que estão a revelar já bastante informação, sendo que também ajuda o facto de estarem a anunciar já a nova edição no GenCon deste ano. Claro que, até os livros estarem nas nossas mãos, vai sempre haver especulação, mas grande parte do que se sabe já é oficial.

No entanto, compreendo a apreensão por parte do pessoal que já tem catrefadas de material de AD&D + 3th + 3.5 e tem longas campanhas ainda a decorrer. Desta vez, não vai haver qualquer guia oficial para fazer conversão de personagens, os representantes da WotC sugerem mesmo começar do início.

Podes indicar onde já há bastante informação revelada?
Tudo o que vi no youtube, wizards/gleemax e nos diversos links que já foram postos por aqui ,tudo me parece vago e com muito pouca informação definitiva lançada.

[quote=Nazgul]Tudo o que vi no youtube, wizards/gleemax e nos diversos links que já foram postos por aqui ,tudo me parece vago e com muito pouca informação definitiva lançada.[/quote]Toda essa informação, vaga mas definitiva, vem da WotC. 30 níveis, novas regras para encontros, talent trees, tudo isso está confirmado.

Pensava que soubesses mais qualquer coisa.

E é altura da malta ir devorando cada bocado de informação que aparece em busca de alguma petita, até agora do que já li agrada-me a possivel mudança, mas claro só mesmo na Hora H é que se saberá se irá agradar a todos (e nao irá consegui-lo claro, basta ver o forum da WOTC para ver isso mesmo).

Acho porreiro o facto de as raças terem um melhor papel no desenvolvimento do personagem.

Mas infelizmente pelo que eu vejo a compatibilidade entre 3.5 e 4.0 será muito pouca... e o anuncio deles está giro sem duvida, mas gozarem com o proprio produto que ainda vai lançar n livros no mercado? Hello!!!!

Enfim, agora é mesmo esperar para ver.

Até lá... GAME ON! Cool

A ideia das sessões se dividirem numa série de encontros mais interlúdios, e haver maneiras de resolver rápidamente o que se passa nos interlúdios, cheira-me a conflict resolution fora dos combates… Algo que funciona mto bem em D&D na minha opinião, e era porreiro ver nas regras e interpretado pelos próprios designers, em vez de metido por mim às três pancadas :slight_smile:

[quote=jpn]A ideia das sessões se dividirem numa série de encontros mais interlúdios, e haver maneiras de resolver rápidamente o que se passa nos interlúdios, cheira-me a conflict resolution fora dos combates…[/quote]É verdade que estão anunciadas novas regras para encounter design e - se bem que isso tem sido confirmado no GenCon - ainda não encontrei nada que fosse no sentido de conflict resolution (concordo que seria bom). Para já, o que parece é haver regras próprias para social encounters e dynamic battlefields, ou seja, julgo que haverá maior variedade no tipo de encontros que o DM pode construir. Eventualmente, toda a sessão poderá ser uma sucessão de encontros de combate/sociais?

Nessa vertente eu digo: Ainda bem!
Se é para mudar e evoluir, ao menos que seja real, que passe para lá das intenções. Para já parece que é esse o caminho para onde querem enveredar e que a nova edição vai ser realmente diferente. Falta saber é se é um diferente ‘bom’ ou um diferente ‘mau’.

Retro-compatibilidades, seja em que formato forem, geram sempre problemas. Novas versões herdam sempre alguns dos problemas base das anteriores precisamente porque tentam ser compatíveis. Às vezes é positivo quebrar o molde e partir numa direcção nova.

Eu por acaso achei piada ao facto de passarem a mensagem de que evolução é sempre necessária através da sátira. Dê por onde der todos aqueles que jogam ou jogaram D&D já passaram por aquelas situações exactamente, ou algo semelhante. E que atire a primeira pedra quem nunca gozou com precisamente algumas daquelas limitações.
No entanto, há coisas que me fazem confusão naquele sketch. Por exemplo, qual é a cena com o narrador Francês?

“Ze game weel remein ze saem. ZE GAEM WEEL REMEIN ZE SAEM!!!

O gajo é assim um bocado para o irritante com o seu sotaquezinho claramente exagerado. Não percebi, decididamente, a ideia nesse caso. Enfim, não devo ser cool o suficiente para captar a mensagem…

De qualquer maneira, o primeiro gajo a queixar-se do grapple check no segmento de 2003 (“What?!”) é super parecido com o Jay do Clerks. Pormenor totalmente irrelevante, mas a expressão do gajo enquanto eles estão à procura das regras sobre o grapple é priceless. :slight_smile:

A mim não me parece nada mal; à primeira vista, parece-me ser fazer coincidir as regras de CR de monstros, com as de combate social, para que sejam todas escaláveis, o que é bom.

[modo bater no ceguinho]Isto é para que seja mais fácil dar XP por bater nos monstros, ou aborrecê-los de morte.[/modo bater no ceguinho]

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Odiei o francês, estava a pensar, mas que raios... já o segmento sim tem piada, especialmente pq todos nós ja mergulhámos à procura da regra x para a situação y

4th Edition dragons are among the most dynamic, exciting monsters in the game—as they should be. They’re different from each other, across categories (the metallics aren’t like the chromatics), across colors (reds and whites don’t have all the same attacks), and across age categories (fear the ancient dragons). Here’s just a taste of what a fight against an ancient dragon might feel like…

Este exemplo de um combate com um dragão, para um sistema que supostamente deverá ser mais rapido e fácil deixa-me apreensivo…