D&D 4th Dark Sun - Precisam-se jogadores!

Antes de mais, vou resolver umas questões:

-eu não gosto particularmente de D&D, porque na sua base tem um estilo “kick down the door” que não me atrai
-eu não conheço D&D 4th, mas sei que é o melhor naquilo que faz
-eu sou apaixonado por Dark Sun, e acho-o o melhor setting de fantasia, talvez só secundado pelo Exalted
-eu não tenho disponibilidade para mestrar todas as semanas, provavelmente só 2 ou 3 vezes por mês
-ofereço a minha casa para jogar, mas aceito sugestões
-eu dou preferência a “graus de cinzento” de moralidade, em vez de só “preto e branco”
-eu gosto muito de Fallout, e provavelmente basearei as aventuras neste jogo

Agora, o essencial:

Em Agosto sai para D&D 4th o universo de fantasia pós-apocalíptica Dark Sun. Eu quero comprar o jogo e fazê-lo para 4 potenciais jogadores, mas respeitando sempre as questões acima.

Se acham que se enquadram, e apenas se acham que se enquadram, em todos os pontos referidos, digam-me da vossa vontade e disponibilidade.

Abraço forte a todos!

Em princípio contas comigo!

Sérgio Mascarenhas

Mais ninguém quer jogar D&D?!



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Como é que estavas a pensar jogar efectivamente o jogo, em termos de utilização de regras, relação jogador-GM, enfim, aquelas tangas do costume :p

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Bem, primeiro quero ver se existe interesse por parte do pessoal; até pode ser que esteja tudo de férias e as 100 leituras que tive se devam a malta dos boardgames, ou a malta que até gosta de D&D 4th mas que acha que não sou capaz de o fazer.

Depois quero perceber que manuais efectivamente preciso (dá-me ideia que o PHB, o DDI e os manuais de Dark Sun bastarão), lê-los, fazer algumas persos, fazer uns mock-combats, ter uma ideia de como aquilo flui e se realmente é mais rápido que D&D 3.x.

Vou esperar que os jogadores me dêm algo com que trabalhar, dentro da ficção do jogo; embora perceba que alguém me irá dar um Thri-Kreen Fighter porque é cool, eu gostava de algo mais para poder trabalhar, para não enfiar o plot pela garganta abaixo dos jogadores.

Como disse, tornei-me grande fâ deste Fallout 3 (já era dos anteriores), que trabalha muito bem a relação Acção <-> Conflicto <-> Drama (estou a trabalhar num pequeno ensaio sobre isto, talvez o publique, mas o básico é que toda a ficção/jogo deve ter uma pequena parte de cada um para ser interessante) e é o que vou fazer.

Mais questões?



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Em primeiro lugar, as questões logísticas do costume: Quando é que pensas começar? Onde e a que horas pensas programar as sessões de jogo?

Eu tenho o PHB e o DMB1. Acho melhor trabalhares com pouco material do que com muito, sinceramente. Como jogador prefiro ficar-me pelo PHB e explorá-lo a fundo do que andar a correr de livro para livro... e mesmo o PHB tem coisas a mais para mim.

Quanto à interacção entre acção-conflito-drama, descobri um livro fantástico que nem sabia que existia, Os Jogos e os Homens de Roger Caillois, publicado pela Livros Cotovia. Comprei na Feira do Livro com desconto e ainda estou a ler. Mas é fascinante ler a caracterização dos jogos de personagem numa obra de 1958... é certo que feita em termos diferentes dos jogos que conhecemos e num enquadramento teórico que não se lhes adapta. Seja como for, pode ser interessante para o teu pequeno ensaio.

Sérgio Mascarenhas

Quanto ao Dark Sun é o meu setting favorito de D&D mas tenho grandes suspeitas de que não poderei jogar com vocês devido a questões logísticas.

Quanto ao livro sugerido pelo Sérgio podem-lhe dar uma vista de olhos prolongada no Google Books já que lá está a tradução para inglês (https://books.google.com/books?id=mQfIAAAACAAJ).

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

eu estaria interessado dependendo um bocado de quando a altura para se jogar, mas do setting não sei quase nada (algo mt geral), de 4ed joguei extremamente pouco, mas sou enorme fan de Fallout ^^.

Nas minhas investigacoes para perceber melhor o setting achei que o jogo estava mais virado para um flow episódico do que algo continuo ou fluido, estarei errado? Oo grande parte tambem depende do modo que o GM quer usar ofc, mas deu-me essa sensação.

O sítio será sempre a minha casa, mas estou aberto a sugestões; aqui sei que tenho sossego durante o dia, se alguém oferecer o mesmo, diga. Espero, no entanto, que cada um traga qualquer coisa de encher a barriga, como batatas, snacks, sumos, etc.

O dia será sempre um fim de semana, sábado ou domingo, uma vez que trabalhando num centro comercial, é a disponibilidade horária que tenho; depois, se toda a gente estiver de acordo, joga-se num outro dia da semana, entre 3ª, 4ª ou 5ª.

Sumariamente, o Dark Sun é um universo de fantasia pós-apocalíptico, onde os mágicos são perseguidos por corromperem e drenarem a natureza em proveito próprio, os Defilers, embora nem todos sejam assim, os Preservers, mas não há grande distinção entre eles. Além de ser pós-apocalíptico, e logo nada fantasia baunilha, tem um ambiente também muito sumério e babilónio - nada faux-europa com deuses.

Como sempre, a wikipedia é nossa amiga: https://en.wikipedia.org/wiki/Dark_Sun



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Aos Sábados uma vez por mês devo poder, sim! :slight_smile: Durante a semana é mais complicado apesar de o mês de Agosto ser uma excepção.

Já agora porque é que não te inscreves na Devir para jogares o D&D Encounters (https://www.wizards.com/dnd/Event.aspx?x=dnd/4new/event/dndencounters) de Dark Sun antes de saírem os livros? :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Mas em que zona é que tu moras? Não que seja muito importante saber, simples curiosidade.

Quanto ao universo, é daqueles sobre os quais fui lendo coisas aqui e ali mas nunca retive nada. De qualquer das formas, fantasia arabisante é sempre um desafio de que gosto.

Quando pensas começar? Suponho que depois das férias, uma vez que estás à espera dos novos materiais para DD4 e que é sempre difícil conseguir reunir pessoal em Agostos e arredores.

Criação de personagens antes ou apenas quando chegar a altura? As ideias de meias-lecas de sangue no dente ou de reptiloides xamânicos agradam-me francamente...

Sérgio Mascarenhas

Moro em Chelas, na zona oriental de Lisboa, perto da Expo e dos Olivais.

Não é fantasia arabisante (de árabe?), antes é fantasia mesopotamicamisante. :slight_smile:

Começar só depois das férias, claro, até porque preciso assimilar uma carrada de coisas - e de comprar minis! Esqueci as minis!

Criação de personagens só na altura, sim. E não esqueças os homens-louva-deus de 4 braços, e a falta de aço, de cavalos, e de água!, Dark Sun tem muita personalidade.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Excelente, mas olha que provavelmente só irei começar depois de Agosto, vai depender da minha velocidade de leitura das regras. :slight_smile:

Onde posso fazer essa inscrição? Isso agrada-me!



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Minis? Tenho que ver se tenho lá em casa alguma coisa adequada. Quer dizer, tenho alguns lagartoides humanoides e lembro-me de um ladrão em três estágios com traços médio-orientais. Mais uns paper minis que vêm dessas paragens. Tudo muito 1001 Noites, diga-se de passagem. E 25mm.

Sérgio Mascarenhas

Na boa então. Mas se sacares os persos pré-feitos dos Dark Sun Encounters e outros materiais começas já a preparar-te para DS.

Eu sei que o evento ocorre em lojas que se inscrevam daí presumir que a Devir os anda a organizar. Experimenta um mail (arriscado!) ou passares por lá mas prepara-te para ficares surpreendido… :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Os pré-feitos já cá cantam, e à 1ª vista dá pra perceber que, passe o pleonasmo, não percebo muito daquilo. Leitura requere-se!



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Por acaso nem me lembrava dessa dos paper minis. Tenho que ver se encontro alguma coisa.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

[quote=Rui]Bem, primeiro quero ver se existe interesse por parte do pessoal; até pode ser que esteja tudo de férias e as 100 leituras que tive se devam a malta dos boardgames, ou a malta que até gosta de D&D 4th mas que acha que não sou capaz de o fazer.[/quote]Ou malta que parou de ler quando viu a frase «eu não gosto particularmente de D&D, porque na sua base tem um estilo "kick down the door" que não me atrai» Ashamed

[quote=Rui]Depois quero perceber que manuais efectivamente preciso (dá-me ideia que o PHB, o DDI e os manuais de Dark Sun bastarão), lê-los, fazer algumas persos, fazer uns mock-combats, ter uma ideia de como aquilo flui e se realmente é mais rápido que D&D 3.x.[/quote]Acho que também precisas de ler o DMG onde tens as regras detalhadas dos Skill Challenges e dos XPs por Quests, tudo coisas que julgo serem do teu interesse.

Na minha opinião, o combate em 4E não é mais rápido nem mais simples que em 3.x, apenas mais divertido Laughing e aerodinâmico.

[quote=Rui]Vou esperar que os jogadores me dêm algo com que trabalhar, dentro da ficção do jogo;[/quote]Lá está, segundo 4E, tu como mestre-jogo defines uma quest para o grupo e depois cada jogador pode definir uma quest pessoal relacionada, sendo que todas são recompensadas com XPs.

Esses gajos preconceituosos irritam-me, pá!

Também me irritam as pessoas que tiram conclusões precipitadas, pá!

Agora mais a sério, acho o resto de que falas faz do jogo uma coisa mesmo muito boa; ainda só comecei a ler umas quickstart rules (não sou muito fã de ler coisas no comp por isso espero pelos livros), e até agora estou um pouco vergado pelo peso da quantidade de coisas a ler.

Mas estou confiante! :slight_smile:

Vai sair um DS quickstart já dia 19 de Junho no Free RPG Day. Deve aparecer em formato digital alguns dias depois no site da Wizards.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim