D&D 4th Edition - Últimas Notícias

Eu não diria que grande parte sejam despropositadas, mas há umas quantas que me fazem uma sincera confusão. O uso de marcas em personagens marciais, as healing surges, a rapidez com que se recuperam, globalmente, hit points … é stream-line em excesso. Compreendo que uns meios influenciam outros e vice-versa, mas às vezes parece-me que o pessoal da WotC andou a jogar World of Warcraft a mais.

Para além disso, não abona nada a favor deles que estejam - propositadamente - a omitir detalhes do suposto sistema de encontros sociais, que surge com esta edição, até ao lançamento oficial dos livros. Demonstra pouca fé naquilo que criaram, na minha opinião.

Será assim um risco tão grande? É uma pergunta sincera, não tenho completamente noção. Não diria que a Paizo seja uma empresa pequena e de poucos recursos. É possível que sejam capaz de se multiplicar em diversos projectos, aproveitando o “lento” nascimento da Quarta Edição (cuja adesão vai acontecer, mas a aceitação por completo deve ser atrasada até pelo menos os rulebooks de Forgotten Realms e Eberron estarem disponíveis) para ganhar algum mercado naqueles jogadores que querem dar continuidade (pelo menos para já) às suas campanhas de 3.x, ao menos tempo que se pode estar - por trás da “cortina” - a preparar para se adaptar à nova edição para também ela lançar produtos assim que seja possível.

A Paizo pode enveredar, para já, por uma outra direcção mas não me parece que esteja a virar completamente costas à Quarta Edição. Está meramente a aproveitar-se do nicho criado durante a fase de transição.

[quote=Nazgul]Para já está a conseguir fracturar a comunidade de jogadores de D&D a um nivel nunca antes visto.[/quote]Nem por isso, acho até que há um relativo consenso. Do que vi nas votações que têem havido - quer no fórum oficial da Wizards, quer na rpg.net - 70 a 80% das pessoas dizem ser a favor da nova edição.

No entanto, eu compreendo que muita gente já gastou bastante dinheiro em grandes colecções de 3.0 ou 3.5 e que é difícil aceitarem mudar para uma nova edição que é relativamente incompatível com as anteriores. Eu mesmo tenho uma colecção quase completa de Exalted 1st Ed e não estou propriamente interessado em voltar a comprar um corebook. Por outro lado, nunca comprei nenhum livro de D&D e, por isso, estou disponível para começar com esta edição.

Entretanto, esta semana foi revelado o novo dispel magic e, para que não pensem que a WotC agora é só 4E, foi também publicada uma nova errata para terceira edição ;)

Consenso?

Andamos de certeza a ler coisas em sítios muito diferentes… :slight_smile:

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

[quote=Nazgul]Andamos de certeza a ler coisas em sítios muito diferentes…[/quote]É a impressão que me dá. Há quem goste, quem esteja indiferente e alguns poucos detestam. Quais são as tuas fontes? Se preferes o fórum oficial, este thread é um possível exemplo do que estou a falar. Experimenta começar lá uma discussão e vais ver que a maior parte do pessoal está a favor de 4th Ed.

Na realidade o único forum que leio regularmente da WotC é o Concerns and Criticism, e tudo o que se passa por lá é tudo menos concensual…

De qualquer modo os interveniente são quase sempre os mesmos, por isso uma amostra do que se passa nesse forum não é em nada representativa do universo em questão.

Posso também contrapor que o facto da Paizo ter avançado com um “alongamento” da edição 3.5 é mais representativo (tendo em conta que muito provavelmente fizeram um estudo de mercado) do que uma minoria vocal num forum de discussão…

No meu ponto de vista muitos jogadores ou ainda preferem 3.5 (por diversas razões) ou não pretendem mudar para a nova edição tão cedo…

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Não será isso um simples reflexo normal de cautela? Não leio esses fóruns com a merecida regularidade (e se calhar devia fazê-lo antes de comentar) mas essa massa crítica de que falas, que ainda preferem a 3.5, não será motiva em grande parte por um sentimento de resistência à mudança e de algum receio em “abraçar” algo novo, mas ainda muito desconhecido, em detrimento de algo familiar em confortável?

Ou achas que, ao invés dessa tendência reverter um pouco assim que os livros sairem, ela só se vai acentuar?

Opiniões à parte, já alguém experimentou usar as novas regras que vão aparecendo nas vossas próprias campanhas? CRIT e Death and Dying, por exemplo? Alguém fez playtest!?

Na campanha onde participo temos a variação às regras de death and dying, que eles sugerem para 3rd, em uso. E uma coisa é certa: nota-se bem o aumento de durabilidade das personagens. Como temos tido sorte nos lançamentos de d20’s (o passo 3 da alternativa que eles especificam), personagem que “vão ao chão” têm sobrevivido melhor.

No entanto, ainda não usamos isto à muito tempo, pelo que, não é coisa que tenha acontecido muitas vezes, o que dificulta uma apreciação aprofundada. Por exemplo, ainda não aconteceu alguém nessas condições ter rolado um 20, logo, não sou capaz de te dar um exemplo prático de como isso influenciou o fluxo de um combate.

Se isso acontecer, e me lembrar, venho cá comentar.

Em relação a regras alternativas para os criticals com base no que está indicado no artigo, não usamos. Principalmente porque fazemos uso, à bastante tempo, de uma tabela para criticals, proveniente de outra fonte, que não é exactamente compatível.

Vou inserir estas alterações nas minhas campanhas.

Numa estou algo apreensivo - é que as personagens são do 1º nível e têm menos HP que em D&D 4th (segundo consta)... Por outro lado, os jogadores não estão lá muito familiarizados com as regras de D&D 3rd, por isso, qualquer alteração que surja, desde que bem explicada, será bem aceite!

Noutro caso, vou experimentar usar isto numa campanha PBEM de d20 Modern (v. fluXus) que, por se passar nos dias de hoje, pode ganhar um sabor mais cinemático - o que, de antemão, me agrada...

Well, depois direi mais coisas!

Wizards of the Coast is pleased to announce that third-party publishers will be allowed to publish products compatible with the Dungeons & Dragons 4th Edition game system under the new Dungeons & Dragons 4E Game System License (D&D 4E GSL). This royalty-free license will replace the former d20 System Trademark License (STL), and will have a System Reference Document (SRD) available for referencing permissible content.

Com estas novas, até eu estou a pensar gastar guito isto, oh camaradas.

[quote]Forgotten Realms 4e is three books, period, done, end of line: Forgotten Realms Campaign Guide, Player’s Guide to FR, and DM’s Guide to FR. All settings will be done like that, one per year, until they run out of settings. They mentioned Greyhawk, Ravenloft, Dark Sun, and Spelljammer as settings on their list! Eberron, of course, is the ‘09 setting release (same three books), but it will also get DDI updates starting in June [/quote]

Daqui. Ter o Eberron e o Dark Sun em apenas 3 livros cada setting, é excelente.

--~~--

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar.

Faz sentido: aumentam o número de universos aumentam as expansões dos jogos de miniaturas! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Por outro lado o buy-in para cada universo vai parecer ser mais pequeno o que atrai mais jogadores.

P.S.: Dark Sun?! E Planescape não? Ou Birthright?! Eh eh.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Já andam a circular algumas fotos dos livros, que podem ver abaixo:

--~~--

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar.

The 4th Edition design had three primary goals for multiclassing:

1. Design the classes, make them cool, then force multiclassing to play nice with them.
  2. Institute controls to prevent abusive combinations.
  3. Institute controls to make every combination as playable as possible.

Já tendo lido o novo PHB acho que posso tecer alguns comentários ao conteúdo do mesmo.

Antes disso quero salientar que ainda não experimentei jogar, apenas li a regras e como tal tudo o que disser abaixo poderá mudar assim que o fizer.
Também queria referir que tudo o que disser abaixo é a minha opinião pessoal sobre as novas regras e como tal, vale o que vale…

Cá vai disto então:

Design:

O livro é uma leitura agradável e bem estruturada.

A informação está bem distribuída e normalmente concentrada onde se faz referência ao assunto (ou então refere a página) o que poupa tempo na procura.

A arte é boa embora algumas imagens pareçam um pouco “digitais” demais para o meu gosto, parecem feitas a computador (e provavelmente até o são) mas no geral a arte é boa e em algumas situações ocupa uma página inteira!

Alguns pontos a salientar:

Ao ler o livro e passar pelos capítulos das raças e classes tive uma confirmação e uma surpresa.

Tive a confirmação de que o jogo é um MMORPG em “pen and paper” ou pelo menos uma tentativa disso.

Mas a grande surpresa que tive foi o facto de ter a nítida sensação de estar a ler as regras para um “collectible card game” um pouco mais complexo.

Todas as classes seguem o mesmo “esqueleto” de design e funcionam de mesmo modo o que é um pouco estranho para o que nos habituou o D&D.
As classes não spellcasters parecem ser spellcasters quando usam os seus poderes, e estão estranhamente equilibradas, ou seja de um modo geral, todas as classes fazem o mesmo “nível” de dano e efeitos quando estão nos mesmos níveis.

O wizard aparenta ser o novo fighter desta edição; como “controller” deixa algo a desejar. Todas as outras classes também fazem controlo de batalha ao nivel do wizard e fazem ainda mais coisas referentes à sua própria classe…weird…

A grande luta para acabar com o “Eu ataco” e “Dou 10 de dano” foi bem sucedida, agora usa-se “Eu uso o poder at-will X” e “Dou 10 de dano”.
Os ataques regulares parecem obsoletos e sem razão de existir.

Basicamente temos agora 5 alinhamentos; Lawful Good, Chaotic Evil, Good (o antigo Chaotic Good), Evil(o antigo Lawful Evil) e tudo o que tinha Neutral no nome passou a Unaligned.
Mais valia terem acabo com os alinhamentos…

O skills estão reduzidos em número e agora toda a gente soma metade do nível a qualquer skill que use, mesmo não tendo qualquer tipo de treino nele. Se tiver treino soma mais 5 ao mesmo. A mesma regra de metade do nível se aplica aos ataques e defesas.

Para quem queria “simplificar” substancialmente as regras, falharam redondamente, estas são tão complexas como as da edição anterior.
Para um newbie não vejo como ele possa facilmente abraçar o jogo quando lhe põem uma personagem já feita à frente, ou como poderá demorar menos tempo a fazer a mesma, tendo em conta que terá que ler todos os feats, skills e habilidades que pode escolher para a sua classe, isto claro se souber de antemão que classe quer fazer.

Os verdadeiros feitiços foram transformados em Rituais. Estes têm um tempo de conjuração e um preço associado de componentes, mas o mais engraçado de tudo isto é que qualquer classe tendo acesso a dois feats pode utilizar Rituais! Ou seja poderemos ter fighters a fazer Raise Dead…

Como suspeitava toda a estrutura dos poderes e mecânicas de jogo parece estar desenhada para ser especificamente inserida num “jogo de computador”…chamado D&D Insider.

Conclusão:

Olhando para o que pretende, o jogo parece conseguir os seus objectivos.

Pessoalmente não me desiludiu porque também as minhas expectativas não eram altas, mas também não me fascinou ao ponto de justificar uma mudança.

Vou experimentar jogar mas muito provavelmente não vou gastar dinheiro no jogo nem mudar de edição para os meus jogos de D&D.

Não haja grandes dúvidas, esta edição é um novo jogo com o logótipo “Dungeons and Dragons” estampado na capa.

A nota que lhe dou é um… mheee…

Brilhante!!!

:slight_smile:

Já agora, podias noticiar onde se arranjou essa advanced copy? :) Acho que foi a buy.com que pôs o jogo à venda antes do tempo, mas será natural que algumas lojas se tenham antecipado em resposta e já haja algum .pdf a passear pela net.

Da minha parte, devo receber o meu pre-order da Amazon na próxima semana. Digo-vos alguma coisa quando os conseguir ler.

Entretanto, não levo a mal o jogo ser uma aproximação aos MMO. Também se pode evoluir a copiar de quem nos copiou :) Em relação à suposta simplificação do sistema, manter-se a mesma complexidade para os jogadores é algo com que já contava, mas tenho esperanças que D&D se tenha tornado menos complexo para quem está a mestrar. De qualquer forma, tenho pena que a criação de PCs continue a ser tão lenta (será tão aborrecida?).

Há mais coisas que quando tiver os livros poderei comentar, mas, para já, julgo estar de acordo que este é um jogo bastante diferente do que D&D foi até agora. Espero que seja para melhor.

[quote=Nazgul][url=https://loadingreadyrun.com/videos/view/332/inside_dd_4th_edition]Brilhante!!![/url]
[/quote]Muito fixe :) particularmente a receita para fazer gelatinous cubes.

Há já cerca de 3 semanas que os 3 manuais andam a circular em pdf na net.

Não são scans mas sim, seguido a WotC, cópias feitas ilegalmente na empresa que fez a impressão.
Não têm capa mas a qualidade é excelente.

Claro que há quem acredite que foi a própria WotC que lançou cá para fora os pdf’s com o intuito de convencer os indecisos…

:slight_smile:

fabuloso :slight_smile: