O ponto de partida: O meu primeiro rpg foi o RuneQuest. Agora está nas mãos da Mongoose e vai na 2ª edição desta casa, 5ª do jogo. É uma boa edição mas... não é aquilo que eu quero do RQ.
Entretanto há também o BRP, na sua versão actual da Chaosium. Levaram mais de 20 anos a fazer o óbvio. É uma boa edição mas... não é aquli que eu quero do BRP.
Mais recentemente há o Mundos de Aventuras, o meu próprio sistema. Mais de 15 anos a matraquear regras para trás. Vai ser uma boa edição mas... ainda não o é.
Ah, já agora, quero mas para quê? Simples, jogar com o meu filho (8 anos), um ou outro colega dele, a irmã mais velha (12 anos), um dia destes a irmã mais nova (6 anos), um ou outro primo (11 e 8 anos) e quem sabe quem mais.
Finalmente, o D&D 4. D&D? É verdade. Eu tenho a caixa vermelha antiga na edição tuga. Boas ideias mas alguns pontos fracos de execução. Tive em tempos o ADD2. Um vómito. Tenho o DD3. Outro vómito. E tenho o DD4. Bom jogo!
Acresce que tenho o Castle Ravenloft e tenho acompanhado a estratégia da WotC para a linha DD. Brilhante! Vejamos:
Castle Ravenloft (e os jogos que aí vêm na linha) como ponto de ligação ao mundo dos jogos de tabuleiro. É certo que o CR é fraquito mas... putos de 8 anos gostam, e para mim isso chega. E, quem sabe, pode vir a melhorar com o tempo e expansões.
Depois a nova caixa vermelha. Já olhei para aquilo e parece ser a transição adequada entre CR e DD.
Depois a linha Essencials. Um passo em frente relativamente à caixa vermelha.
Finalmente o DD4 propriamente dito.
Como disse, brilhante. A WotC está a aplicar exactamente a estratégia que eu considero adequada para este tipo de jogos (como o Phillip Moringer bem sabe... falámos disto há mais de um ano). Níveis de complexidade diversos com muitos e bons materiais de suporte para diversos perfis de jogadores. Não há aqui nada de novo sob o sol, tudo isto já foi feito noutros domínios, mas no nosso hóbi é inovador. Bem jogado.
Tudo bem, mas e o meu grupo de putos? Já disse, o CR sabe(me) a pouco. Quais os passos a seguir? Daí esta entrada no fórum.
O meu plano é o seguinte - regras:
Caixa vermelha (a nova).
Rules Compendium da serie essencials. Ná, já tenho o livro do jogador, não quero mais do mesmo.
Monsters Vault, livro de creaturas da série Essencials.
Em suma, recuso-me a entrar na cena DD4 total, não tenho pachorra para tanto e é para jogar com putos. Cola?
Mas preciso também de aventuras:
Dungeon Delve para começar.
Que outras aventuras devo escolher (além da usual tralha disponível na net a custo de ligação)? Simples e rápidas de jogar?