Obrigado pelas sugestões. Não me vou esquecer delas, em particular do DM Kit que não estava nas minhas intenções.
Saiu um artigo interessante hoje no site da WOTC que pode te interessar , além de que é a segunda parte de um artigo que saiu faz umas semanas:
https://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4tut/kids2
E já agora , existe uma aventura feita para crianças, que já está disponivel na net , que penso que se chama "Heroes of Hesiod" , penso que que está correcto o nome...
Excelentes sugestões, já descarreguei e imprimi para ler com calma.
Além da hipótese de mostrar o que é o RPG numa Festa Medieval na Escola (que falei noutra thread) existe igualmente a hipótese de correr D&D 4th Edition para um grupo de alunos de 12-13 anos.
Já lhes mostrei hoje a caixa do Game Starter Set (aquela azul que saiu antes da do Essentials?) e faltou muito pouco para começarmos logo a jogar.
Hei-de verificar bem se é possível correr a história que lá está contida numas horas extra-curriculares apesar de ter já um grupo de seis alunos que querem jogar numa só party e eu ter apenas cinco personagens pré-feitas no mini-livro de DM.
Será que dá par ir buscar persos pré-feitas ao Test Drive de D&D? Aquele do Keep of Shadowfell? E até que ponto é que é preciso aplicar errata atualizada a esta versão das regras? Será só precisa a errata do Skill Challenge?
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos
Não sei que te diga. Não tenho essa caixa azul, apenas comprei a caixa vermelha. Que profunda decepção (ou será deceção?). Eu até compreendo a ideia daquela coisa mas a gota não joga com a perdigota. Quer dizer, se aquilo é para putos que nunca viram um rpg à frente até nem é mau produto... por si. O busílis está na sequência, se os putos gostam e compram a tralha que vem a seguir a pensar que é mais do mesmo... vão ter uma surpresa.
Quanto à sexta personagem. não encontraste nada na net?
Sinceramente não percebi a sua opinião.
Pode expandir algo mais?
Sim, pode usar essas pregens sem problemas.
Desde o lançamento do starter set houve grandes alterações, uma delas o dos Skill Cheks (que passaram por 2 ou 3 revisões), que na versão original é bastante dificil.
Para uma ou duas sessões, acho que não é necessário mais do que isso.
[quote=PRuano]
- red box (existem algumas inconsistencias entre as regras desta e o resto de D&D, mas parece haver um guia de conversão); não esquecer a aventura complementar, obtida por download e acedida com o coupon que vem na caixa.
[/quote]
Já agora, uma aventura grátis que se passa após a aventura da Red Box, com pregens de nivel 2 incluidas.
A caixa vermelha do DD4 é «didática»... até de mais. Ela mascara a criação de personagens numa apresentação integrada num cenário solo. Isto é interessante e pode funcionar para novíços completos. Porém, para quem já sabe o que é um rpg é uma tortura. A caixa vermelha não é, assim, a versão básica do sistema de jogo, é uma versão de apresentação e teste. Não funciona como base para quem queira jogar. Isto faz sentido de um ponto de vista comercial mas para quem já conheça rpgs em geral e o DD em particular a caixa vermelha é perfeitamente inútil. Isto é diferente da velha caixa vermelha de DD"1" que, embora limitada, era um jogo completo e funcional.
Acresce que para jogar acaba por ser necessário o DM kit, o livro com as classes básicas e o Monster Vault. Estes três produtos são, eles sim, o kit básico de DD4 mas isso não é transparente. Além do que o que parecia ser uma versão económica do jogo não o é, a verdadeira versão básica é bastante menos económica do que dá a entender. E para lá dos euros, em termos de jogo jogado o DD4 fica sem uma verdadeira versão simples e básica pois a tralha do kit que indico acima está longe de corresponder a tal perfil.
Ok. Onde é que posso encontrar a errata mais recente dos Skill Challenges?
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos
A nova caixa vermelha, embora uma introdução ao novo D&D, pode induzir os jogadores em erro. A caixa vermelha original era apenas a primeira parte de um sistema (nível 1-4) que depois era complementado com as restantes caixas. Tanto quanto entendo a nova caixa vermelha, é um sistema de introdução ao D&D mas serve apenas como apresentação. Quem quiser jogar D&D terá mesmo que comprar os 3-6 livros (dependendo do que se quer gastar, do setting em que se joga e das opções que ser quer introduzir). Ou seja, depois de comprarmos o D&D 4e, a nova caixa vermelha fica a ganhar pó na prateleira depois de ter introduzido novos jogadores ao sistema.
Para o melhor ou para o pior, a caixa vermelha original (o dito Old Dungeons & Dragons ou OD&D) continha um sistema perfeitamente jogável que não era invalidade pelas caixas seguintes. Ou seja, é como se eu pegasse no D&D 4e (a edição normal) e metesse numa caixa apenas os primeiros 4 níveis mas com as regras tal como vêm no manual e não uma versão simplificada ou "demo" das mesmas. Posso estar enganado, já que não li a nova caixa vermelha mas tenho lido comentários e visto vídeos.
É exactamente como dizes e foi isso que eu descobri à minha custa. O que é mais curioso é que está lá quase tudo para a nova caixa vermelha ser um produto autónomo como o foi a antiga, bastava um capítulo no livro do jogador com uma criação de personagens standard.
Fico com a ideia de que a WotC deliberaramente o omitiu precisamente para evitar que a caixa funcionasse como um jogo completo. É pena mas há aqui opções de marketing que terão o seu fundamento. (Outra opção parecida é o facto de a WotC não ter colocado no seu sítio a versão pdf das regras do novo Wrath of Ashardalon, o jogo que continua o Castle Ravenloft; eles saberão que imensa gente como eu iria fazer o download para combinar as novas regras com as componentes do CR...)
[quote=smascrns]
A caixa vermelha do DD4 é «didática»... até de mais. Ela mascara a criação de personagens numa apresentação integrada num cenário solo. Isto é interessante e pode funcionar para novíços completos. Porém, para quem já sabe o que é um rpg é uma tortura. A caixa vermelha não é, assim, a versão básica do sistema de jogo, é uma versão de apresentação e teste. Não funciona como base para quem queira jogar. Isto faz sentido de um ponto de vista comercial mas para quem já conheça rpgs em geral e o DD em particular a caixa vermelha é perfeitamente inútil. Isto é diferente da velha caixa vermelha de DD"1" que, embora limitada, era um jogo completo e funcional.
Acresce que para jogar acaba por ser necessário o DM kit, o livro com as classes básicas e o Monster Vault. Estes três produtos são, eles sim, o kit básico de DD4 mas isso não é transparente. Além do que o que parecia ser uma versão económica do jogo não o é, a verdadeira versão básica é bastante menos económica do que dá a entender. E para lá dos euros, em termos de jogo jogado o DD4 fica sem uma verdadeira versão simples e básica pois a tralha do kit que indico acima está longe de corresponder a tal perfil.
Sérgio
[/quote]
Ironicamente é o que elogia no seu primeiro post, vários graus de dificuldade para a apresentação do jogo.
A Red Box faz isso mesmo, e de uma maneira que acho muito bem feita:
- a criação de uma personagem a partir de uma aventura solo, ao estilo das Aventuras Fantasticas, apresentando os conceitos pouco a pouco e enquadrado na aventura, dando um exemplo prático (a criação de personagens a partir do PHP1 é um pesadelo, muito mal feita, em particular para iniciados, ou para quem esteve longe do jogo);
- dois livros, um para o DM e outro para os Jogadores, com a informação necessária para jogar a aventura inserida, e possivelmente outras de nivel 1 (so falta adicionar um batle map, já tem tudo o resto.
- uma aventura de nivel 1, que dá para várias sessões.
No entanto, agora vem protestar contra isso, porque a caixa não é para uma audiencia como voce, que já tem vários anos de D&D em cima; para a audiencia para a qual é indicada (e que referiu no primeiro post), é algo muito bom, e que serve como base para o restante.
Está a cair no erro de comparar esta caixa com a caixa original; apesar de semelhantes, como diz no primeiro post, os objectivos são diferentes (a propria caixa diz Starter Set); o que aparentemente pretende é a linha Essentials, que é o equivalente ao D&D de antes, como VOCE mesmo o diz no primeiro post.
Lamento que se veja defraudado, mas lendo o primeiro post dava a intender que efectivamente tinha uma visão clara e com real experiencia (de ter visto e experimentado os produtos); claramente, não é o caso, apenas mandou bitaites sem provas de facto (e o mais ironico é que o que diz é correcto).
Para os garotos de que fala, é a forma ideal de apresentação do D&D; para si e para quem tenha experiencia em D&D não o é, nem o PRETENDE SER.
Pelo menos, fica com a aventura e com os tokens, que podem servir posteriormente.
Já agora, na SUA perspectiva, recomendaria provavelmente saltar os livros de Heroes of.... , que mais não são que as classes de Essentials, e que não têm a profundidade das classes de 4Ed; na perspectiva dos garotos, provavelmente serão uma boa escolha.
Convem também notar que o Rules Compendium (RC) contêm a versão mais actualizada das regras, o que significa ser o PHB1 sem raças e erratado.
O livro do DM Kit é basicamente o DMG1 + partes do DMG2, também erratados; no entanto este oferece mais que o RC, nomeadamente uma excelente aventura de nivel 2-4 , tokens e mapas que suportam a aventura, mas que são mais uma vez re-utilizaveis, daí achar que vale a pena mesmo para quem tem o DMG1 e/ou DMG2 (como é o meu caso).
Em primeiro lugar, podes tratar-me por tu sem problemas.
[quote=PRuano]
Ironicamente é o que elogia no seu primeiro post, vários graus de dificuldade para a apresentação do jogo.[/quote]
Não há ironia nenhuma, o que eu gostava de ter com a caixa vermelha é o que antecipava no meu post inicial. Infelizmente o produto ficou àquem das minhas expetativas.
[quote]A Red Box faz isso mesmo, e de uma maneira que acho muito bem feita:[/quote]
Aqui temos visões diferentes.
[quote]- a criação de uma personagem a partir de uma aventura solo, ao estilo das Aventuras Fantasticas, apresentando os conceitos pouco a pouco e enquadrado na aventura, dando um exemplo prático[/quote]
Nada contra isto. Tudo contra só me ser dado isto. Este é um bom ponto de partida, não pode é ser um ponto de chegada.
[quote](a criação de personagens a partir do PHP1 é um pesadelo, muito mal feita, em particular para iniciados, ou para quem esteve longe do jogo);[/quote]
Sem dúvida.
[quote]- dois livros, um para o DM e outro para os Jogadores, com a informação necessária para jogar a aventura inserida, e possivelmente outras de nivel 1 (so falta adicionar um batle map, já tem tudo o resto.
- uma aventura de nivel 1, que dá para várias sessões.[/quote]
Tudo bem. Como digo acima, não é aqui que está o busílis da questão.
[quote]No entanto, agora vem protestar contra isso, porque a caixa não é para uma audiencia como voce, que já tem vários anos de D&D em cima;[/quote]
Aqui ia-me rebolando a rir e começo pelo fim: eu não tenho «anos de D&D». Conheço o jogo há décadas e em várias versões (caixa vermelha original na tradução portuguesa; ADD2; DD3; DD4) mas só o joguei um par de vezes. Não há nada nem ponto algum do que escrevi até agora que dê a entender ou pretendesse dar a entender em sentido contrário.
Depois, mesmo que eu não fosse o público alvo, eu não queria a caixa só para mim, queria-a também para os meus filhos. Ora eu acho que ela não é adequada para eles porque falta-lhe algo.
[quote]para a audiencia para a qual é indicada (e que referiu no primeiro post), é algo muito bom, e que serve como base para o restante.[/quote]
Não, não é muito bom. Quanto muito dá para terem um cheiro de DD - mas para isso é demasiado cara e pouco substancial. Como base para o restante também não serve porque há um salto demasiado grande em termos de complexidade, densidade de materiais e custo de investimento entre a caixa vermelha e o nível seguinte (a linha Essencials).
[quote]Está a cair no erro de comparar esta caixa com a caixa original; apesar de semelhantes, como diz no primeiro post, os objectivos são diferentes (a propria caixa diz Starter Set);[/quote]
Não, não estou a cair num erro. A WotC é que me está a induzir em erro ao ir buscar o grafismo da caixa vermelha original, procurando tirar partido do que este tem/teve de icónico e de definidor duma forma de jogar DD. Ora, como bem disse o Dwarin, a caixa original tinha substância suficiente para poder ser considerada um jogo...
[quote]o que aparentemente pretende é a linha Essentials, que é o equivalente ao D&D de antes, como VOCE mesmo o diz no primeiro post.[/quote]
As minhas expectativas sairam goradas, é verdade. A caixa vermelha fica aquém porque não tem material suficiente; a linha Essencials fica aquém porque tem material a mais. O meu ponto de vista é a que a Wizards definiu um conceito muito interessante de progressão: Castle Ravenloft e Wrath of Ashardalon -> caixa vermelha -> Essencials -> DD4 completo. Porém, a execução ficou abaixo do conceito porque do meu ponto de vista distribuiu mal os materiais. Quanto ao último ponto, respondo abaixo.
[quote]Lamento que se veja defraudado, mas lendo o primeiro post dava a intender que efectivamente tinha uma visão clara e com real experiencia (de ter visto e experimentado os produtos);[/quote]
Fui reler a minha entrada inicial e, de facto, não é clara num aspecto importante: quando o escrevi não tinha a caixa vermelha e não conhecia a linha Essencials. Escrevia com base em materiais promocionais e em comentários e críticas que fui obtendo aqui e ali. Escrevi essa entrada para exprimir as minhas EXPETATIVAS e a pedir inputs para saber se elas se confirmavam ou não mas isso não é, de facto, claro.
[quote]claramente, não é o caso, apenas mandou bitaites sem provas de facto[/quote]
Bolas, que agressividade. Não foram bitaites para enganar ou criar discussão. Foi apenas a expressão entusiasmada de uma expetativa que depois se veio a mostrar deslocada. Modera lá esse fel que ninguém te pisou os calos nem o tentou fazer.
[quote]Para os garotos de que fala, é a forma ideal de apresentação do D&D; para si e para quem tenha experiencia em D&D não o é, nem o PRETENDE SER.[/quote]
Mas eu não quero uma apresentação, quero um conjunto de materiais para jogar por um período relativamente prolongado e que seja mais envolvente do que o CR sem cair em complexidades excessivas. Esperava obter um STARTER SET com a caixa vermelha, ora não foi isso que obtive pois ela não chega a começar nada (a não ser no sentido gastronómico: é uma entrada mas não dá uma refeição completa e menos ainda uma série de refeições), falta-lhe uma componente essencial, uma apresentação sistemática e completa da criação de personagens.
[quote]Já agora, na SUA perspectiva, recomendaria provavelmente saltar os livros de Heroes of.... , que mais não são que as classes de Essentials, e que não têm a profundidade das classes de 4Ed; na perspectiva dos garotos, provavelmente serão uma boa escolha.[/quote]
Ná, olhei para eles e têm demasiado material. Estão um par de níveis acima do jogo de entrada, do tal starter set.
Dá-me um livro desses com os níveis 1 a 5, ou mesmo 1 a 2, ou mesmo só o nível 1, e já me sinto satisfeito desde que tenha uma secção de definição e criação de personagens como deve de ser, que me diga, «estes são os passos para criares uma personagem de entre estas alternativas, etc.», em lugar de me dar uma história e pelo meio aparecer a personagem.
[quote]O livro do DM Kit é basicamente o DMG1 + partes do DMG2, também erratados; no entanto este oferece mais que o RC, nomeadamente uma excelente aventura de nivel 2-4 , tokens e mapas que suportam a aventura, mas que são mais uma vez re-utilizaveis, daí achar que vale a pena mesmo para quem tem o DMG1 e/ou DMG2 (como é o meu caso).[/quote]
Curiosamente a parte mais bem concebida da caixa vermelha e com que não tenho quaisquer problemas é o livro do mestre de jogo... de tal maneira que me dá a tentação de comprar o DM Kit, de facto.
Em suma, do meu ponto de vista a WotC parece ter acertado na abordagem ao mestre de jogo onde a progressão por níveis de envolvimento me parecer correcta (livro do DM da caixa vermelha -> DM Kit -> e daí para cima). O meu problema é que o mesmo não acontece com as componentes para os jogadores e sobre as personagens. Aqui há uma falha de monta: a caixa vermelha não dá o que devia dar; e os livros da série Heroes dão mais do que deviam dar... Na minha perspectiva absolutamente subjectiva e pessoal que vale o que vale.
Sérgio, já consideraste, por exemplo, o Dragon Age rpg como alternativa? A Green Ronin lançou a caixa inicial que tem um jogo completo dos níveis 1-5 e a segunda caixa deve coincidir com o lançamento do Dragon Age 2. Já li, é um sistema simples, tem um livro para jogadores e outro para GM, tem setting q.b. para começar a jogar e uma aventura introdutória. Não sei se será completamente da tua preferência mas é de considerar, uma vez que, ao contrário da caixa vermelha de D&D 4e, tem o jogo completo sem recorrer a outros livros, embora apenas, como já disse, do nível 1 ao 5.
[quote=smascrns]Dá-me um livro desses com os níveis 1 a 5, ou mesmo 1 a 2, ou mesmo só o nível 1, e já me sinto satisfeito desde que tenha uma secção de definição e criação de personagens como deve de ser, que me diga, «estes são os passos para criares uma personagem de entre estas alternativas, etc.», em lugar de me dar uma história e pelo meio aparecer a personagem.[/quote]
Quanto aos Skill Challenges, houveram tambem modificações, mas não consegui encontrar nenhuma tabela como a que está no DM Kit.
Há algumas diferenças, uma delas é que o numero de falhanços é sempre 3, o que leva a alterações na tabela de complexidades.
No entanto, joga-se perfeitamente com a tabela anterior, desde que os dificulty checks (no pdf) estejam ajustados.
[quote=smascrns]
[quote=PRuano]
Ironicamente é o que elogia no seu primeiro post, vários graus de dificuldade para a apresentação do jogo.[/quote]
Não há ironia nenhuma, o que eu gostava de ter com a caixa vermelha é o que antecipava no meu post inicial. Infelizmente o produto ficou àquem das minhas expetativas.
[/quote]
Não, diria que o que ficou àquem das expectativas será mais a falta de progressão que pretendia, e que existia nas caixas de D&D (Basic,Expert,Companion,Master,Imortal).
[quote=smascrns]
[quote=PRuano]
- a criação de uma personagem a partir de uma aventura solo, ao estilo das Aventuras Fantasticas, apresentando os conceitos pouco a pouco e enquadrado na aventura, dando um exemplo prático[/quote]
Nada contra isto. Tudo contra só me ser dado isto. Este é um bom ponto de partida, não pode é ser um ponto de chegada.
[/quote]
Embora como player regular possa concordar, para alguem que se está a introduzir no sistema, o formato Aventuras Fantasticas é definitivamente o melhor.
Algo que não está a tomar em conta e que foi introduzido com a 4Ed é o Character Builder, uma ferramenta fabulosa (menos agora na sua versao online), que torna a criação da personagem num passo extremamente facil, evitando todos os passos de preenchimento de formularios das outras edições; a WotC obviamente conta que os jogadores regulares usem esta ferramenta (paga) para a criação das personagens, daí provavelmente não dar uma checklist passo-a-passo para o preenchimento das personagens (que certamente alguém já o terá criado e disponibilizado na net).
[quote=smascrns]
[quote=PRuano]
No entanto, agora vem protestar contra isso, porque a caixa não é para uma audiencia como voce, que já tem vários anos de D&D em cima;[/quote]
Aqui ia-me rebolando a rir e começo pelo fim: eu não tenho «anos de D&D». Conheço o jogo há décadas e em várias versões (caixa vermelha original na tradução portuguesa; ADD2; DD3; DD4) mas só o joguei um par de vezes. Não há nada nem ponto algum do que escrevi até agora que dê a entender ou pretendesse dar a entender em sentido contrário.
[/quote]
Para estar familiarizado com essas edições todas, sim, diria que tem anos de D&D em cima, mesmo que não de jogo.
Só a edição portuguesa da caixa vermelha tem mais de vinte anos (e tive de ir buscar a minha ao armário para confirmar, Setembro de 1989), quem exactamente está a enganar, se o publico alvo são jogadores novos, que MUITO dificilmente alguma vez viram a caixa original?
Se é um jogador antigo, facilmente lê o texto na diagonal para obter os passos, o sistema não mudou assim tanto.
[quote=smascrns]
Depois, mesmo que eu não fosse o público alvo, eu não queria a caixa só para mim, queria-a também para os meus filhos. Ora eu acho que ela não é adequada para eles porque falta-lhe algo.
[/quote]
O que? O prazer de preencher a folha de personagem à moda antiga, como se fossem formulários?
Como digo, a abordagem da Red Box é muito mais apropriada para quem está a começar.
[quote=smascrns]
[quote=PRuano]
para a audiencia para a qual é indicada (e que referiu no primeiro post), é algo muito bom, e que serve como base para o restante.[/quote]
Não, não é muito bom. Quanto muito dá para terem um cheiro de DD - mas para isso é demasiado cara e pouco substancial.
[/quote]
Tem uma aventura de nivel 1 e há recursos para levar as personagens até nivel 3.
[quote=smascrns]
Como base para o restante também não serve porque há um salto demasiado grande em termos de complexidade, densidade de materiais e custo de investimento entre a caixa vermelha e o nível seguinte (a linha Essencials).
[/quote]
Se a unica coisa que se pretende é limitar as opções dos jogadores, então o Heroes of Fallen Lands e o DM Kit dão para um jogo completo, de nivel 1 a 30, pela modica quantia de (usando os preços da Amazon):
- $13,59 pela Red Box
- $13,59 pelo Heroes of Fallen Lands (HoFL)
- $26,39 pelo DM Kit
o que dá um total de $53,57 que é basicamente o preço de um jogo de consola actualmente.
E não é obviamente necessário ler o HoFL todo de rajada, de ponta a ponta, aliás os poderes estão organizados por niveis, logo só seria necessário ler a introdução das classes, das raças e os poderes até ao nivel desejado, nada mais.
[quote=smascrns]
[quote=PRuano]
Para os garotos de que fala, é a forma ideal de apresentação do D&D; para si e para quem tenha experiencia em D&D não o é, nem o PRETENDE SER.[/quote]
Mas eu não quero uma apresentação, quero um conjunto de materiais para jogar por um período relativamente prolongado e que seja mais envolvente do que o CR sem cair em complexidades excessivas. Esperava obter um STARTER SET com a caixa vermelha, ora não foi isso que obtive pois ela não chega a começar nada (a não ser no sentido gastronómico: é uma entrada mas não dá uma refeição completa e menos ainda uma série de refeições), falta-lhe uma componente essencial, uma apresentação sistemática e completa da criação de personagens.
[/quote]
Dá recursos para 3 niveis, se não me engano (embora tenha falta de equipamento, se bem me lembro, uma das falhas da linha Essentials)
Já joguei a aventura inclusa, e tem bastante coisas.
A unica coisa que lhe falta é a tal "apresentação sistemática", que provavelmente pode encontrar na net.
Quanto ao resto, é apenas uma questão de opiniões.
Mas existem muitos sistemas, e outros lhe podem apresentar um com a distribuição de conteudos mais ao seu agrado, como vejo que já o fizeram.
[quote=PRuano]Embora como player regular possa concordar, para alguem que se está a introduzir no sistema, o formato Aventuras Fantasticas é definitivamente o melhor.[/quote]
Mas eu não discordo disso nem disse o contrário! O problema é que isso é o melhor para a primeiríssima experiência. No momento em que o jogador que passou por aí uma vez se sente tentado a criar uma personagem diferente, torna-se uma chatice.
Como eu disse antes, a questão não é a de eliminar a criação de personagem no formato Aventuras Fantásticas, a questão é ter isso e mais um formato de criação de personagens tradicional.
[quote]Algo que não está a tomar em conta e que foi introduzido com a 4Ed é o Character Builder, uma ferramenta fabulosa (menos agora na sua versao online)[/quote]
Não estou nem tenho que estar. O CB não é produto para quem compra a caixa vermelha, é para outro segmento de consumidores. Aliás, só se torna necessário por o DD4 completo (a exemplo das duas edições anteriores) ser tão complexo...
[quote=PRuano]Para estar familiarizado com essas edições todas, sim, diria que tem anos de D&D em cima, mesmo que não de jogo.[/quote]
Acho que um jogador com anos a jogar DD em cima não concordaria contigo. Uma coisa é ler os jogos de década a década quando aparecem - e eu sou dos que defendem que isso ensina-nos muito sobre eles - outra é jogá-los com continuidade.
[quote]Só a edição portuguesa da caixa vermelha tem mais de vinte anos (e tive de ir buscar a minha ao armário para confirmar, Setembro de 1989), quem exactamente está a enganar, se o publico alvo são jogadores novos, que MUITO dificilmente alguma vez viram a caixa original?[/quote]
Lá estás tu com a mania das conspirações. Não estou a enganar ninguém.
[quote]Se é um jogador antigo, facilmente lê o texto na diagonal para obter os passos, o sistema não mudou assim tanto.[/quote]
Essa de ser um jogador antigo é de gritos. Lá porque li a caixa vermelha em 1989 (comprei-a quando saiu), o ADD uns anos antes, o DD3 quando saiu e o DD4 há um ano, isso não faz de mim um jogador de DD, muito menos antigo. Os jogadores antigos - alguns dos quais neste país jogam DD desde antes de eu descobrir os rpgs, devem desatar-se a rir com tal ideia.
[quote]O que? O prazer de preencher a folha de personagem à moda antiga, como se fossem formulários?[/quote]
Exactamente. Um prazer em jogos simples, uma tortura em jogos complicados.
[quote]Como digo, a abordagem da Red Box é muito mais apropriada para quem está a começar.[/quote]
Como digo, dá a caixa a quem queira criar a SEGUNDA personagem e vem-me com essa conversa de que é apropriada...
[quote]Tem uma aventura de nivel 1 e há recursos para levar as personagens até nivel 3.[/quote]
Nível 2. Depois ficam à porta de entrada do 3 mas não entram. Mas não é esse o meu problema, como já disse.
[quote]A unica coisa que lhe falta é a tal "apresentação sistemática", que provavelmente pode encontrar na net.[/quote]
Eu não compro um produto para ir à procura na net daquilo que ele não tem e devia ter. Ou para depois e comprar outro para lhe suprir as faltas. Quando compro um produto, espero que seja um produto completo. A caixa vermelha não o é, ponto final.