Dentro destes jogos, qual a melhor opção para jogos em grupos superiores a 4 pessoas?

Boa noite :slight_smile:

Gostava de arranjar um jogo de cartas para além do Bohnanza, para mais do que 3/4 pessoas que fosse fácil de perceber e de ser jogado em relativamente pouco tempo, menos de 30-45 min. Estive a ver os seguintes mas se tiverem ideias diferentes também estou interessado em dar uma vista de olhos :slight_smile:

Depois de muitas sugestões eis a pré-seleção de jogos (conto adquirir no máximo 3 mas em princípio serão 2) que fiz alguns dos quais vou tentar experimentar após os exames se conseguir ir aos encontros e se estiverem disponíveis :slight_smile:

Saboteur

Wizard

Coloretto

Poison

6 nimmt

Mamma Mia

Hanabi

------------------------------------

Formula Motor Racing

Modern Art

Citadels

(estes 3 últimos gostava de experimentar mas como são mais caros devo acabar por não adquirir pelo menos para já :D)

Aspectos negativos em relação a estes jogos? Para ajudar a escolher xD

Cumprimentos e obrigado e todos :slight_smile:

Olá

Wizard é muito bom, é um jogo tipo sueca, mas muito mais divertido. O Coloretto é rápido e simples dá até 5 jogadores.

Devias tentar o Fluxx

Boas!

Resposta: O Keltis nasceu para ser jogado a 3 ou 4 jogadores, não permite mais; para jogar a 2 mais vale jogar Exploradores, pois a essência do jogo está lá e retira a palha… Dos outros que falas sei pouco ou nada…

Sugestões (de cima para baixo por ordem do BGG e todos no Top 2500):

Tens o Dixit base que permite até 6 jogadores e o Odissey que suporta até 12; ambos têm edição portuguesa da Morapiaf e jogam-se dentro dos limites solicitados. Embora não sejam puros cardgames, creio que se enquadram bem no segmento. Há ainda o novo Dixit Jinx (este mais cardgame que os outros, mas não tão espectacular), que dá para 6 jogadores mas cujo limite não é impeditivo da participação de mais pessoas.

Modern Art também pode ser uma boa opção, embora não seja um claro cardgame. Dá para 5 jogadores e é rápido de iniciar, contagiante e joga-se num instante.

Bohnanza, nunca ouviste falar?!

Tal como o Luís disse, o Coloretto encaixa ai às mil maravilhas e até há edição nacional da Morapiaf.

Outro da Morapiaf (eles apostam muito naquilo que estás a pedir) que deverás considerar é o No Gracias! Jogam até 5 pessoas.

Quando quiseres dar um passo no sentido dos boardgames não te afastando muito dos cardgames, experimenta Cartagena ou Top Race. Dá para 5 jogadores o primeiro e 6 o segundo.

Nunca ouviste falar em Turn The Tide?!

Sem edição nacional mas provavelmente a melhor escolha para o que solicitas é "13" ou "Poison", consoante as ilustrações. É um jogo do mestre Reiner Knizia, dá para 6 jogadores, é frenético e contagiante, aprendendo-se num instante. Um vício e não é caro! A MINHA VERDADEIRA SUGESTÃO!

Conheces Ligretto? Permite até 12 jogadores usando 3 boxes de diferentes cores. Não aprecio, mas encaixa no que pedes.

A segunda melhor sugestão que te posso fazer é Nottingham, de Uwe Rosenberg, um jogo com umas mecânicas bizarras mas que funciona muito bem, não é caro e joga-se rápido. Particularidade rara? Joga-se com até 7 jogadores!

Se houver crianças no grupo deves considerar Snorta! uma escolha acertada. Permite até 8 jogadores, mas sem esforço consegues por 12 a jogar. Os componentes da edição portuguesa (internacional) da Mattel são espectaculares, em especial as 12 figuras pintadas, que deliciam a pequenada sem retirar o interesse aos mais velhos. É rápido, facílimo de explicar e o cúmulo da diversão. Contra? Pode custar o preço de 2/3 dos outros aqui referidos!

Dentro do espírito de transição de Cartagena e Top Race, embora ainda mais simples, podes considerar Savannah Tails uma escolha a ponderar. É uma corrida de avestruzes muito versátil e bem balanceada, que se pode jogar com até 5 jogadores e acrescentar ou retirar módulos à pista para encurtar/prolongar a duração da corrida.

Obrigado pela resposta estive a dar uma olhadela e parece-me dependente do texto nas cartas certo? É que estou a pensar mandar vir de fora logo as edições devem ser em alemão provavelmente.

Cumprimentos :slight_smile:

Obrigado pela sugestão,

O Wizard pelo que estive a ver tem muito boa cotação a minha dúvida tem mais a ver com o facto de até que ponto deverá ser necessário saber os "sinais" usados na sueca, como jogar uma carta seca, pedir trunfo, etc, para jogar o jogo de forma convincente.

O Coloretto, tinha-me esquecido de referir na lista mas já tinha visto o jogo pois é referido em muitos lados, mas tem alguma coisa a ver com Uno ou é diferente? X)

Obrigado e peço desculpa as perguntas

Coloretto e Uno relacionados?!

Podes ter visto em muitos lados, mas só os bonecos não foi?

É que em comum deixa ver… Bem, são ambos jogos de cartas e foram inventados por seres humanos. Fora isso, são a Terra e a Lua!

Coloretto é um colosso! Se não conheces ainda o que é, vai à corrida comprá-lo e depois diz…

Obrigado pelas sugestões! Muitas não conhecia ainda :slight_smile: falando em termos dos que me chamaram mais a atenção foram:

Poison (já tinha andado a ver e queria só saber se tem algo a ver com o Rummykub ou similares)

Bohnanza - Tive o prazer de o experimentar no encontro mensal no Porto e já está decido comprar por isso não o coloquei aqui e referi no tópico "para além do Bohnanza" por já ter decidido arranjar este.

Coloretto (também já tinha visto e colocado debaixo de olho mas queria saber se tem muito a ver com o Uno ou se fui só enganado pelas cores) xD

Modern Art - Não conhecia e pareceu-me engraçado :slight_smile: embora mais caro comparativamente aos primeiros 3.

Dixit - Já conhecia mas como também é mais caro (bem mais) que os 3 primeiros talvez para já não opte por esse.

Nothingham - Não conhecia e gostei do aspecto embora também seja mais caro :slight_smile:

Os que não me convenceram muito foram o Ligretto, Snorta pois não há crianças no grupo e o Turn the Tide se calhar pelo tema para além dos 3 de transição que para já ficam para outra altura :slight_smile:

O Exploradores também devo arranjar daí que o Keltis fique então riscado :slight_smile:

Obrigado pela ajuda :smiley:

Combinado vai para o carrinho :wink:

E sim só vi pelas imagens x)

Boas!

Poison e Rummy são como o Coloretto e o Uno, ou sejam, parentes muito afastados, muito mesmo… O Poison é um jogo de armadilha, baseado num mecanismo de gestão de mão, que pode dar lugar a um “set collection”, se se proporcionar, pois o objectivo do jogo não é esse.

Dá uma olhadela neste link e lê, inclusivamente, o meu comentário à review para ficares mais esclarecido: https://jogoeu.wordpress.com/2012/06/15/poison/

Boas jogatinas,

Começando pelo fim, como deve ser…

O Tichu é para 4. Nem mais nem menos. Está incluído nas regras um outro jogo que dá para mais pessoas usando dois baralhos mas francamente, embora nunca tenha jogado, parece-me um bocado parvo.

O Wizard é realmente um jogo de vazas puro. A diferença é que tens que apostar em quantas vazas vais fazer e acertar para pontuar posistivamente e o número de vazas por mão vai crescendo ao longo do jogo.

O Mamma Mia é uma boa opção para um jogo com dependência de memória e que dá até 5. Encaixa no tempo na perfeição, talvez seja até curto demais. Posso mostrar-te este.

O Keltis é um jogo de tabuleiro, na linha do Exploradores (Lost Cities) sendo praticamente uma variante para 4 deste. Francamente prefiro ficar-me pelo Lost Cities a dois.

6 nimmt dá até 10 jogadores e é muito bem recebido. Também se enquadra no tempo sem dificuldade uma vez que se pode jogar até que alguém atinja um determinado número de pontos ou jogar um certo número de mãos ou até uma certa hora e na altura em que acabar ganha quem tiver menos pontos (os pontos são negativos neste jogo). Ofereci a minha cópia deste jogo ao pessoal do Breyner85 mas tenciono substituí-la e há mais quem tenha no grupo para poderes experimentar.

O Saboteur é engraçadinho e introduz o conceito de jogo semi-cooperativo com traidor. Também se jogam várias partidas no tempo referido, dependendo do número de jogadores que vai até 10.

Sugeriria o Bang com a ligeira reserva de que pode demorar mais do que 45 minutos e que pode acontecer que alguém seja eliminado sem sequer ter tempo de jogar. Este costuma ir comigo para os encontros portanto também será fácil jogares.

Outras sugestões dos jogos que tenho:

Citadels - Pode ultrapassar o tempo sugerido. Dá até 7 jogadores. Introduz a mecânica de selecção de papéis/habilidades.

Formula Motor Racing - Até 6 jogadores e encaixa no tempo após se ganhar alguma experiência. Tema engraçado e com algum conflito directo.

No Thanks! - Até 5 jogadores. Encaixa no tempo perfeitamente. Introduz a ideia de leilão invertido.

Jungle Speed - Muitos jogadores. Encaixa no tempo e pode jogar-se com crianças. Jogo de reflexos rápidos e reconhecimento de formas.

Loot! - Até 8 jogadores. Encaixa no tempo e introduz um conceito interessante de investires num determinado ponto mas teres que esperar até ao turno seguinte para ver se o investimento vinga.

Land Unter / Turn the Tide - Até 5 jogadores. Ideias interessantes no jogo são os leilões em que o que interessa normalmente é não ficar em 2º e o facto de os jogadores jogarem jogarem todos com todas as mãos iniciais de cartas para se ver quem faz melhor com o jogo de cada um.

Straw - Até 6 jogadores. Encaixa no tempo.

Boa sorte!

Já estive s ler e pareceu-me divertido :slight_smile: realmente não tem grande semelhança ou nenhuma mesmo com o Rummy XD

Também devo ficar com ele debaixo de olho obrigado :smiley:

Boas Pedro :slight_smile:

Começando também pelo fim o Straw já joguei quando fui ao encontro depois de jogar o Catan, é engraçado mas se calhar algo simples demais não sei, queria algo com mais interação entre jogadores talvez.

Dos que adicionaste à lista tenho bastante curiosidade sobre o Citadels embora seja o mais caro e se calhar não vá já para esse, pois quero um Alhambra! (e também gostei do Strasbourg que não conhecia mas só mais lá para a frente se se proporcionar xD), e sobre o Jungle Speed, Bang! e o Formula Motor Racing mas tendo em conta o preço dos três se calhar opto antes por um ou dois entre 6 nimmt, Poison, Coloretto ou Saboteur que me soou engraçado xD uma vez que são jogos que ficam por cerca de metade do preço dos outros e sendo escolhas aceitáveis devo ir por aí por agora :slight_smile:

Em princípio adquiri o Exploradores e o Pillars of the Earth por isso o Keltis fica então já de parte :smiley: (se conseguir ir a algum encontro depois tento chatear-te para explicares o Pillars :slight_smile:

Tanto o Tichu como o Wizard são engraçados mas fico com algum receio pois jogar à sueca cá por casa pouco mais é do que assitir e não fazer renúncia :stuck_out_tongue: e suponho (se calhar erradamente xD) que ambos têm semelhanças com este jogo.

A ver vamos se depois dos exames consigo ir a algum encontro que não é fácil! :smiley:

Abraço

Inglês

Olha que o Wizard não o considero bem sueca. Incentivo-te a experimentar. 

Cada um joga por si, e tem umas cartas especiais que apimentam o jogo. A base está em fazer o número de vazas que se apostou. Não interessa quem tem melhor jogo, pois se tiveres cartas ruins podes apostar em poucas vazas ou nenhuma (julgo). 

Já joguei nos encontros e gostei ao ponto de o comprar para mim. Recomendo-te. É divertido. 

E já agora na onda dos que foram mencionados, recomendo igualmente o que o Malgur referiu, o Formula Motor Racing. É bastante divertido, e com jogo muito aberto. 

Quanto ao Tichu tenho um para venda se estiveres interessado. Cumps. 

Saber a nomenclatura da Sueca (trunfo, assistir, vaza) é essencial. Imagino que as regras cubram isso, mas como joguei num encontro não tive de ler o manual.

A questão não é tanto saber assistir, o que é o trunfo e a vaza mas sim dar a entender ao parceiro quando uma carta está "seca" por exemplo, isto é, se eu tiver apenas um espada na mão quando a jogar normalmente há uma "maneira de a jogar" que se costuma utilizar para dar a entender que está seca, que não tenho mais cartas daquele naipe e que o meu parceiro pode puxar cartas daquele naipe pois posso cortar com trunfo, etc xD

Cumprimentos

Vou ver então o Wizard também, quanto ao Tichu mandei mp :slight_smile:

Obrigado

No Wizard (pelo menos como o jogámos) não há equipas. Não tens de fazer sinal para ninguém, logo não há esse problema.

Pois…

É por isso que não gosto de Sueca. Fazer batota é praticamente obrigatório…

Pode ver a minha crítica ao Tichu aqui:

https://www.abreojogo.com/2011/02/tichu_analise_critica

Dada a natureza e variedade das jogadas que se podem fazer, os sinais tornam-se muito mais difíceis, se não mesmo impossíveis.

É fácil aprenderes o jogo num dos encontros do Porto. É o jogo mais jogado por lá…