Para quem não conhece o NaNoWriMo, é difícil compreender os "porquês" das nossas regras como juízes. Mas elas foram muito pensadas.
Para começar:
Prémios: Com prémios vêm obrigações, discussões devido a opiniões, egos magoados. E para além disso, quem é que patrocinava os prémios? Deviamos pedir inscrições para cobrir? Mas isso só ia fazer menos pessoas participar. E o objectivo disto é pessoas escreverem por gosto, não para ganhar algo, porque senão só os "meninos experientes" jogam -- ninguém quer entrar num jogo já com a certeza que vai perder, sobretudo tendo que pagar.
O Sistema de Honra: CLARO que as pessoas podiam ter começado antes. Claro que podia ter sido um abuso, e ter um monte de meses para trabalhar no sistema. Mas é isso a beleza do Sistema de Honra -- pronto, se as pessoas querem fazer isso ganham na mesma, que ninguém sabe -- mas se não há prémios envolvidos, de que vale a pena fazê-lo? Isto é um desafio: criar um RPG numa semana. Ou ganhas ou perdes. Se tens que mentir para ganhar, estão já perdeste, mesmo que mais ninguém saiba (sem querer ser moralista).
Juízes-Participantes: Eu sei que custa meter na cabeça a ideia de alguém que deve ser neutro participar. Mas houve duas razões para isto: primeiro, a competição foi criada por mim e pelo Rick, e ninguém ia perceber muito bem o que era isto na primeira tentativa... mas, ao mesmo tempo, isto era um concurso pessoal para convencermos-nos um ao outro a acabar os nossos respectivos jogos. Logo, fazia todo o sentido que estivéssemos no painel de juízes, pelo menos desta vez. Chamamos o Aramoro para "total imparcialidade" mas, tendo em conta a natureza do papel dos juízes é muito difícil ser "não neutro". Ou se tem 5000 palavras ou não se tem; e ou se tem um jogo que dure uma sessão completa ou não se tem. Como não estamos a competir um contra os outros, e todos podem ganhar, acusações de "tendenciosismo" são extremamente difíceis, senão impossíveis. Além do mais, impedir os juízes de participar faz com que menos gente participe e nós queremos um máximo de pessoas a participar! Para o ano, todos os participantes deviam ser juízes! Assim não há acusações de tendenciosismo!
Juízes com guidelines: Mas nós temos disso. É se um RPG tem no mínimo 5000 palavras, e se é suficientemente completo para jogar sem pedir clarificações ao mestre de jogo ou ter que inventar houserules. Queriam outras guidelines? Pois, este não é o tipo de concurso onde as vão encontrar, porque francamente, não estamos à procura de um jogo bonito (agradecemos sempre a consideração no entanto). Estamos a tentar entusiasmar as pessoas para se sentarem e criarem. Não estamos aqui para passar julgamento ou para pôr o trabalho de alguém à frente de toda a gente e julgar como adequado ou inadequado.
Várias categorias de avaliação: Discordo. Discordo de todas as formas possíveis e imaginárias. Como disse acima, isto não é uma competição entre as pessoas. Este concurso é um desafio do participante contra ele ou ela própria. Não é para qualificar a qualidade do trabalho, mas sim ESCREVER um RPG numa semana. Uma semana de loucura, onde achamos que não vamos conseguir, onde o sangue ferve e a frustração é muita, mas no final, quando te sentas e olhas para aquele monte de folhas e dizes "eu fiz isto sozinho", a emoção é enorme! Queremos pôr pessoas a escrever, porque escrever em grupo é sempre mais divertido. E daí virá, lentamente a realização que eles conseguiram escrever um RPG. Numa semana. Que, se quiserem, conseguem fazer muito mais -- e sem precisarem de outras pessoas à volta. Mas o primeiro passo é sempre o mais difícil, e por isso, com um concurso como este, fizémo-lo (espero) mais fácil.
A questão do tempo: Eu sei que se calhar devíamos ser mais maus! Avisar em cima da hora para poder apanhar os jogadores de surpresa e eles não conseguirem escrever antes do tempo. Mas... (e é um grande mas), porquê? Porquê fazer as coisas mais difíceis aos jogadores se eles já vão ter os problemas de escrever um RPG completo numa semana? Porquê obrigá-los a só saberem na semana anterior, e terem que desenvolver o sistema em cima da hora, e garanto-te, chegar às 5mil não é difícil. O difícil é chegar às palavras necessárias para ter um jogo completo.As pessoas devem ter um mesito para pensar no setting e sistema, para que possam dedicar a semana a escrever furiosamente e passar tudo para o papel.
E se vamos por essa ordem de ideias, o que é que me impede de escrever já um jogo para concurso que sugeriste, deixá-lo ali paradinho, e esperar que o concurso seja anunciado da forma que sugeriste? Depois é só fazer uns ajustes, pô-lo muito bonito e entregá-lo no final do prazo. Avisar em cima da hora não ajuda em nada, nem sequer em manter a pureza da experiência.
Podia-se, então, sugerir temas obrigatórios, para assegurar que ninguém fazia batota. Mas, novamente, isso ia contra o objectivo deste concurso -- que é permitir às pessoas libertarem-se. Criarem pelo prazer de criar. Escreverem um jogo sobre o que raio eles quiserem.
Avaliação por critério de páginas é fraco: Não é quando o objectivo do concurso é desafiar um bando de pessoas a correrem umas ao lado das outras e criar, sem constrangimentos. Avaliar se alguém ganha o desafio escrevendo RPG de qualidade não é o objectivo deste concurso. Uns escrevem mais, outros escrevem menos. Também me parece um bocado toni dizer a alguém que não pode escrever mais que 20 páginas A4, com letra em Arial 11, com espaçamento único e margens de determinado tamanho quando andamos aqui a dizer que queremos é entusiasmar as pessoas a escreverem de forma divertida. Quando mais regras, menos diversão. Pedimos um mínimo para assegurar que as pessoas estão a participar, mas pedir um máximo é constranger os limites, é obrigar a passar mais tempo a planear e organizar e retirar palavras a mais do que a criar (sou tendenciosa porque escrevi 18 mil palavras).O moto "não oficial" deste concurso devia ser "Just do it. No matter where, when or how."
Por fim, tenho a dizer que isto não é o Highlander. Não é preciso haver só um. Pessoalmente, adorava que houvesse mais concursos de escrita de RPG em tugês, para ver se interessamos mais gente. Podemos perfeitamente ter concursos para os amadores (como o RPGénesis) em que se joga a feijões, e concursos para ganhar prémios e ser avaliado. Bute organizar um?

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!