E-zine "Abre o Jogo": Um projecto a considerar?

No seguimento da conversa despoletada por este tópico surgiu a questão da possibilidade de se enveredar pela criação de uma e-zine com artigos de divulgação dos mais diversos tipos que envolvam as mais diversas comunidades (RPG, CCG, Board Games, etc.) em Portugal para fomentar, cada vez mais, riqueza nestes meios.

Contextualizando mais um pouco:

E também:

Tendo em conta aquilo que já foi dito surge o objectivo deste tópico: Será este um projecto pertinente e, acima de tudo, viável? Há interessados? Digam de vossa justiça!

Sérgio
Draconus Dictum - Roleplay, diários de campanha, comentários e não só.

Ò Psy, pá, esquece lá o Philip que o homem nem tem tempo para se coçar, tens é de vir falar connosco aqui, eheh. Como vês bastou-te um comentário para pôr a ideia a rolar para fora da garagem! :wink:

Eu teria todo o interesse e vontade em dar-vos aqui todo o apoio e condições e independência e o que for preciso. É possível instalar um módulo adicional que trate de gerir as subscrições (e fazê-lo tanto para users registados do AOJ, como para não-registados, que introduziram o seu e-mail num formulário para subscreverem a cena) e o envio da dita cuja, e depois é possível também comporem em colaboração a coisa online (em privado e tudo, para manter a curiosidade sobre o produto final), etc. Pode criar-se uma página/secção totalmente dedicada à newsletter, com um layout/look completamente personalizado, etc.

É questão de vocês decidirem se vale a pena avançar, e depois se estudar o que se consegue ou não fazer, e que outras opções têm.

Qual seria mesmo o público alvo da e-zine? Jogadores conhecedores ou curiosos inexperientes?

Um curioso que poderá ser um potencialmente novo jogador difícilmente vai dar os primeiros passos ao ler a revista. É sempre mais provável que alguém que já conheça o hobby seja a pessoa que está realmente interessado em lê-la.

Contudo acho que a revista podia ser um bom recurso de divulgação e promoção do hobby dando recursos ao leitor para iniciar novos jogadores e manter os grupos de jogo activos: dicas para fazer demonstrações e iniciar jogadores, jogos originais pequenos e rápidos de jogar, conselhos para ajudar as dinâmicas de grupo de jogadores, divulgalção de espaços de jogo e encontros, etc.

Por outro lado o que poderá uma e-zine dar a um jogador experiente em vários jogos (tendo todos os seus jogos favoritos não são os mesmos que de outro leitor) que este não consiga num instante ler num qualquer site de internet? E como é que poderemos sabê-lo sem investigarmos as necessidades dos potenciais leitores? E como investigá-lo? Ou usa-se o método do "tiro-no-escuro"=

Ou é mesmo o carácter apelativo de se ter material em português escrito por portugueses?

Outro desafio são os colaboradores: o AbreoJogo é um site dinâmico que vive um pouco das contribuições caóticas do seus membros mas tal empenho é cíclico, customando manter-se num nível médio-baixo. E estamos a falar de artigos não revistos na sua grande maioria . Onde estão esses colaboradores em número suficiente para se escreverem artigos bons e diversificados sem que os possíveis leitores da revista sejam os mesmos que as escrevem?

Acho que estas são algumas das dúvidas a que se deve responder não as tomando como críticas destrutivas mas sim construtivas. Que acham?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]Acho que estas são algumas das dúvidas a que se deve responder não as tomando como críticas destrutivas mas sim construtivas. Que acham?[/quote]Concordo completamente. É um óptimo projecto - um em que eu gostaria de participar - mas acho que faltam, por um lado, colaboradores suficientes e, por outro, uma comunidade com um mínimo de dimensão. No meu caso particular, devo dizer que ainda há muitas coisas de gostaria de fazer pelo Abre o Jogo antes de ter tempo para editar uma e-zine.

No entanto, gostaria de saber o que a malta dos jogos de tabuleiro tem a dizer. É a parte que tem mais gente em todos os níveis. Interessa-vos?

Ou só os roleplayers é que gostam de ler? :wink:

O projecto é giro, mas o publico-alvo não será a malta do portal?

Se sim, qual a necessidade de ter uma e-zine? Toda a informação já está aqui, basta consultar.

Se não, como se distribui, publicita, etc?

A menos que seja uma entidade à parte, com conteudos actualizados por uma equipa especificamente construida para esse fim, num sitio completamente distinto do portal, e publicitado por tudo o que seja publicação online, foruns e afins.

Desculpem se não dou mais sugestões que estas, mas para já prefiro aguardar para ver como se faz e o que sai daqui.

A ir prá frente, os meus parabéns.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Bom, basicamente este pessoal só quer é ler reviews e notícias sobre novos jogos, a maioria nem sequer joga o mesmo jogo vezes suficientes ou com regularidade suficente para tirar partido de um artigo profundo sobre estratégia, nem para ter interesse num artigo sobre variantes que dê vida nova a um jogo que já se jogou à “exaustão”, etc.

E reviews e notícias já encontram mais do que conseguem ler no BGG e nos trinta mil blogues e sites dedicados à matéria. Acho que ficarem “à espera” do conteúdo uma vez por mês (ou ainda menos regularmente) seria pouco atractivo quando têm acesso a tudo o que possam querer na hora… mas tudo dependeria da qualidade dos artigos, que teria de ser bem alta, e do seu interesse, que teria de ser elevado. Toda a gente gosta de ler algo bem escrito e altamente interessante, cheio de fotos bonitas, com artigos que não se encontram em mais nenhum lado.

No momento acho que só há uma revista publicada em inglês sobre jogos de tabuleiro, e o grande interesse dela aparentemente é oferecer mini-expansões para jogos que antes só se arranjavam numa revista alemã que era preciso importar com custo elevado (e que depois obviamente não se conseguia ler)… ninguém fala dela pelos outros conteúdos, eheh.

Já o pessoal dos RPGs é que está muito dependente das leituras a todos os níveis… livros de regra enormes, splatbooks, aventuras, campanhas, livros de ficção sobre o mundo do jogo ou de inspiração, artigos sobre como fazer isto e aquilo, jogos inteiros feitos por escrito em fóruns, mailing lists ou chats, etc. E em Português há uma grande falta de conteúdos… acho que têm bastante mais a ganhar. Mas pronto, é como disse o Mariano, acho, já aqui no portal há dificuldade em obter conteúdos desses, quanto mais tê-los com regularidade para uma newsletter… a maioria do pessoal nem com regularidade consegue jogar, como poderiam escrever com regularidade sobre jogar? Iam ser muito poucos a escrever… iam ficar sobrecarregados e desistir num instante, parece-me… mas, novamente, tudo depende do projecto e da sua ambição e megalomania (podia ser algo tão simples como uma apanhado quinzenal dos melhores tópicos/artigos no abreojogo, rpg.net, Forge, etc).

[quote=Rui]O projecto é giro, mas o publico-alvo não será a malta do portal?

Se sim, qual a necessidade de ter uma e-zine? Toda a informação já está aqui, basta consultar.

[/quote]

À medida que vou pensando neste assunto, esta questão surge como sendo aquela à qual me é mais difícil de responder. De certa maneira, reflecte um pouco daquilo que eu tinha dito sobre a redundância. É tudo muito interessante mas, se vamos replicar conteúdos para a mesma “audiência”, acaba por ser tudo um pouco inútil. Ou pelo menos, trabalho a mais para pouco retorno.
Eu não tinha problema nenhum em participar num projecto deste tipo (até gostava, na verdade) mas a verdade é que acho que uma publicação deste tipo com conteúdos que se resumem a reviews ou coisas desse tipo é algo fraco. Especialmente porque, à partida, não há muita gente disponível para colaborar.
Pelo que, sim era capaz de ser interessante e viável, mas apenas se fosse algo cujos conteúdos fossem realmente originais e diferentes, e não um eco daquilo que é dito/escrito em tantos outros locais (na Internet ou em outras revistas, em Português ou Inglês).

Acho que já estamos a pôr os carros à frente dos bois, e a entrar um bocado naquela "paranóia" tipicamente Portuguesa do "ah, não vai resultar, por isso não vale a pena fazer."

 

Como sabemos que não há colaboradores interessados? Até ver ainda não contei ninguém a dizer "acho que isto não tem interesse e por isso não contem comigo".

 

Agora, há é que ter os pés bem assentes no chão. A ideia não é fazer um "catálogo publicitário quinzenal só a despejar artigos a dizer: saiu isto, e mais isto e mais isto..."

 

Quanto a "o público vai ser o mesmo do que o do site"... bem, posso dizer que no caso do meu grupo de D&D, dos cinco jogadores nem um consulta o site, e no caso do L5R CCG, das 15 - 20 pessoas que regularmente jogam por Lisboa... nem uma aqui paira.

 

A minha ideia original era algo simples, que não exigisse muito tempo do pessoal, e que servisse acima de tudo para troca de experiências, e que se pudesse criar em formato pdf para fácil distribuição via e-mail, e eventualmente imprimir algumas cópias para ter presente na Runadrake e outras lojas de interesse.

 

A minha ideia é, por exemplo, eu escrever um pequeno artigo sobre a nova expansão de L5R que saiu este mês ou o mês passado, o SMPB escrever um artigo sobre a sua campanha em Eberron e as novas classes que saíram (atenção que estou a inventar isto completamente à pressão), e o JMariano fazer um artigo com fotos do jogo de tabuleiro que ocorreu no encontro de Leiria.

Isto só coisas a título de exemplo. Não estou a falar de reviews de "super qualidade e altamente estimulantes". Falo apenas de troca de experiências PRÁTICAS, leves e que facilmente possam ser circuladas.

Por exemplo, das 15-20 pessoas que jogam o CCG L5R, é provável que nenhuma ligue minimamente ao meu artigo sobre a expansão nova, mas é bem capaz de uma delas achar interessante o artigo de RPG em Eberron e ter curiosidade de experimentar e vir à procura de mais.

Pelo menos esta era a minha ideia de partida...

Não visualizei, em momento algum, um projecto "Icariano".

Nota que ninguém se está a opor ao projecto; o que está a acontecer é que muitos de nós já tiveram exactamente as mesmas ideias que tu, que são boas e é sempre bom ver alguém com vontade de pegar nas coisas, mas que se deparou a espaços com dificuldades e serve sempre de bom aviso alertar para que os mesmos erros não sejam cometidos.

Há, claro, colaboradores interessados; mete um post a pedir malta e vês logo que sim; eu estaria, o Mariano, o Rick Danger se calhar também e até poderias contar com o RPL e talvez o Ric Madeira, entre muitos outros. Por isso sim, há interesse do pessoal em ver algo assim e em colaborar. A questão é, porquê fazê-lo fora do portal?

Fico contente por saber que há mais malta a jogar que não consulta o portal, isso quer dizer que nós podemos ser carolas e vir pra cá mandar bitaites, mas não estamos sozinhos e se calhar o hobby nem está assim tão mal como o pintam. Mas, se essa malta não vem aqui, como lhes chegar? E são só os teus amigos? Se vais fazer uma e-zine para 5 pessoas estás a começar com o pé errado. Como fazer a divulgação do projecto?

Julgo que outras pessoas poderão dar-te os mesmos conselhos e fazer-te as mesmas perguntas, ou outras que agora não me lembro. Não tomes isto como uma falta de vontade ou uma crítica, ou até como um “não o faças”, porque não é nada disso que se trata.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Não te esqueças que, em geral, a falta de presença significa muitas vezes uma automática falta de interesse na questão. Mas não seja por isso. Fica desde já lançada a questão: Quais do “presentes” estaria interessado em contribuir para um projecto nestes moldes?
Vozes a favor ou contra são chamadas a manifestar-se.

[quote=Psygnnosed]

o SMPB escrever um artigo sobre a sua campanha em Eberron e as novas classes que saíram (atenção que estou a inventar isto completamente à pressão)
…[/quote]
Ainda bem que acrescentas-te essa pequena frase entre parêntesis porque ia já refilar que a campanha da qual faço parte tem muito pouco a ver com Eberron. :wink:

De certa forma, respondeste à tua própria questão.
Já o tinha referido antes: A única grande vantagem de um projecto deste tipo é a divulgação dos hobbies e o atingir determinados grupos de pessoas que têm interesse nestes temas mas aos quais um ambiente interactivo como é o do Portal não desperta o menor interesse ou vontade de participar.

[quote=Rui] Mas, se essa malta não vem aqui, como lhes chegar? E são só os teus amigos? Se vais fazer uma e-zine para 5 pessoas estás a começar com o pé errado. Como fazer a divulgação do projecto?[/quote]

Nada disso, a minha intenção não é fazer uma revista para esses meus 5 amigos... mas se calhar, para os outros 15-20 que jogam L5R CCG, alguns deles miúdos de 14-15 anos alguns dos quais estão interessados em tomar contacto com D&D, mas que têm a natural "timidez" de se abeirarem do jogo. E da mesma forma que no meu grupo há 5 que não frequentam o site, acredito que nos vossos grupos também haja muitos que não o frequentam...

Entendam que eu não quero "forçar" a realização de uma revista, mas se houver alguém disponível para assumir a responsabilidade, arranja-se quem colabore (como eu, nos casos de D&D e de L5R).

Para evitar repetir as opiniões de cautela já dadas antes…

Na minha opinião, algo assim, para resultar minimamente e ter algum interesse teria de ser algo virado principalmente para a realidade portuguesa, para a nossa comunidade. Aquilo que também existe menos. Focar em eventos, locais de jogo, tendências do que o ppl anda a jogar e afins.
Dar um grande foco às várias lojas relacionadas com o hobbie, locais de jogo e ao que lá se passa, numa de tentar criar e fortificar o sentimento de comunidade, inclusive entre elas.

Outro tipo de coisa que funciona bem, acho, para criar essa ideia de comunidade, são os classificados, de qualquer tipo que forem. Uma página ou semelhante dedicada a cada loja, formações de grupos, trocas, vendas, etc.
Possívelmente com esse espaço ficar sob a responsabilidade das próprias entidades.

Isto é o que eu vejo como sendo mais provavel de conseguir ir a algum lado. Posso muito facilmente estar errado.

Pessoalmente sim, estaria interessado em ter um recurso desses à minha disposição, nem precisava de ter informação nova, bastava que facilitasse o acesso a informação já existente para eu recorrer a ele de forma regular e o considerar útil.

E sim, estaria disposto a contribuir de alguma forma se se conseguir levar isto para a frente.

Se o problema é o público, então faz-se um site novo só para a e-zine e este tópico serve para recrutar pessoal. O outro site pode ser publicitado nos fóruns e sites de notícias e também se podem arranjar cartões de apresentaçao com o URL para se dar a conhecer a revista nas lojas. Não é por se estar a discutir a revista por aqui que significa que tem de ser feita e alojada aqui. Como o Psy bem disse, há muita gente que não vem aqui, e eu confirmo isso. Dos meus playgroups vêem cá 2 ou 3 pessoas…


Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Sim, mas se houver um site diferente será que eles vão lá? Será que já vão ou alguma vez irão a algum site sobre jogos? Têm algum interesse no hobby (por exemplo, em ler sobre ele) para além de aparecerem nas sessões de jogo quinzenais/mensais?

Normalmente tenho a ideia de que é esse o caso, o pessoal não tem interesse em fazer mais do que aparecer para jogar, entre as sessões faz outras coisas… nem todos são gajos sem vida social como nós, eheh. :wink:

Mas também sei que aqui o abreojogo é uma confusão de todo o tamanho e nas primeiras impressões afasta desde logo uma boa quantidade de pessoas. É algo que se quer muito mudar, e em que se está a trabalhar; os trabalhos é que são mais lentos que um caracol, infelizmente… todas as críticas que puderem reunir, e sugestões ou ajuda que puderem dar são mais que bem-vindas (é melhor é não perturbarem esta thread e abrirem outra, claro).

De qualquer maneira, é igual ao litro publicitar algo chamado newsletter-rpg.no.sapo.pt ou newsletter.abreojogo.com; lá por o pessoal não vir cá actualmente não significa que o projecto não possa morar cá; facilmente se cria um layout próprio que deixe o resto da confusão do abreojogo inteiramente à parte (e até que inclua alguns botões de navegação extra para os users cá registados ou algo assim). Mas estamos a pensar numa coisa para distribuir por correio electrónico, ou mesmo num género de portal de notícias mas com conteúdos minimamente interessantes para o pessoal menos “hardcore”?

De resto, pessoal para escrever artigos tb os queriamos nós… por cá o pouco que se vai arranjando são notícias curtas, reviews maioritariamente de boardgames e é praticamente isso. E são sempre a mesma meia-dúzia de cromos a escrevê-los… se toda a gente contribuísse a nossa primeira página iria ser muito mais interessante (bom, quer dizer, depois de um redesignzito para ajudar, eheh)… então artigos sobre RPG que não sejam notícias, é quase zero, e mesmo essas notícias são cada vez menos (qualquer dia isto é só boardgames por cá, argh!!). O Rick Danger escreve de vez em quando umas coisas, os seus “pastéis”, mas é um caso único (perdão se me estou a esquecer de alguém!! sorry!).

[quote=ricmadeira]Sim, mas se houver um site diferente será que eles vão lá? Será que já vão ou alguma vez irão a algum site sobre jogos? Têm algum interesse no hobby (por exemplo, em ler sobre ele) para além de aparecerem nas sessões de jogo quinzenais/mensais?[/quote]Muita gente não tem, isso é uma constatação que eu já referi um pouco inocentemente como “ausência estatística” e que, ao longo do tempo, me apercebo que faz parte daquilo que os RPGs são, um pouco um caso à parte.

[quote]Mas também sei que aqui o abreojogo é uma confusão de todo o tamanho e nas primeiras impressões afasta desde logo uma boa quantidade de pessoas.[/quote]Talvez a maior virtude e defeito do abreojogo seja disponibilizar todo um enorme conjunto de funcionalidades no mesmo site. Um pouco como o www.sapo.pt, que até é feito por profissionais, mas que necessariamente perde simplicadade e usabilidade pela catrefada de opções que tem. Claro que isso só significa que é necessário tornar o site o mais acessível possivel. É nisso que tenho estado a trabalhar com o ricmadeira e é a principal razão pela qual não tenho participado no abreojogo tanto quanto gostaria. Tenho artigos para postar desde 2006 :slight_smile:

[quote]Mas estamos a pensar numa coisa para distribuir por correio electrónico, ou mesmo num género de portal de notícias mas com conteúdos minimamente interessantes para o pessoal menos “hardcore”?[/quote]Sim, é uma newsletter para distribuir por e-mail ou é uma fan-zine para imprimir e dar aos amigos? Fiquei com a ideia que era esta última opção, do género “não queres ir à net, então pega lá” :slight_smile:

[quote]O Rick Danger escreve de vez em quando umas coisas, os seus “pastéis”, mas é um caso único (perdão se me estou a esquecer de alguém!! sorry!).[/quote]Justiça seja feita às reviews do MGBM e do kabukiman. Agora, para artigos de fundo, somos de facto poucos. O que se tem feito mais agora é jogos, a partir do grupo de Designers - RPG.

Linha Editorial: "Tudo o que precisas para iniciares novos jogadores e divertires-te a jogares"

Cada número da revista traz um mini-jogo original e/ou licenciado com um actual play e se possível designer notes.


Traz também recursos e dicas para iniciar jogadores como por exemplo, "o que é um RPG?", "como convencer fãs de terror a jogar RPG", "miniaturas e o seu apelativo para jogadores novos"...

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

eu sei, eu sei mas a palavra associação continua a martelar-me o ouvido…

[quote=ricmadeira]
De resto, pessoal para escrever artigos tb os queriamos nós… por cá o pouco que se vai arranjando são notícias curtas, reviews maioritariamente de boardgames e é praticamente isso. E são sempre a mesma meia-dúzia de cromos a escrevê-los… se toda a gente contribuísse a nossa primeira página iria ser muito mais interessante (bom, quer dizer, depois de um redesignzito para ajudar, eheh)… então artigos sobre RPG que não sejam notícias, é quase zero, e mesmo essas notícias são cada vez menos (qualquer dia isto é só boardgames por cá, argh!!). O Rick Danger escreve de vez em quando umas coisas, os seus “pastéis”, mas é um caso único (perdão se me estou a esquecer de alguém!! sorry!).[/quote]

Devo-vos confessar que nesta vertente sinto alguma vontade de fazer um ligeiro mea culpa porque apesar de incondicionalmente apoiar esta ideia no geral, o facto é que sou um pouco parte do problema por não contribuir da forma mais eficaz.
Tenho gosto em (e algum tempo para) escrever regularmente sobre temáticas que me dizem mais respeito mas escolho-o fazer não aqui mas num espaço que posso considerar totalmente meu. O Ricardo já mais que uma vez me lançou a ideia de me mudar de armas e bagagens para o “Abre o Jogo”, publicando todos os meus conteúdos directamente aqui (não andando a fazer publicações duplas como já o fiz em, pelo menos, duas ocasiões). A verdade é que sempre senti alguma resistência essa ideia. Em parte porque (e não o nego) me custa perder essa sensação individualista de ter algo que é só meu, mas também por razões as quais o Ricardo já aqui fez referência. O AoJ é uma óptima iniciativa e um excelente site, mas é assustador na primeira abordagem. E é facílimo que o mais inocente (por muito pertinente que seja) tópico se perca neste mar de complexidade simplesmente porque ninguém reparou nele.
E embora eu esteja a abordar um caso particular e obviamente pessoal, acredito que esta também é uma das razões pelas quais a participação não é tão grande como poderia ser. Com todas estas variáveis, no entanto, trata-se também de ter em conta quais aquelas que são mais prioritárias face às outras.

House rules para jogos populares.

Como fazer um boardgame a partir de um deck de L5R. Como ver-se livre daquelas cartas de M:tG e ainda ganhar uns trocos para gastar na nova expansão de L5R.

Se gosta de Monopoly, tente Modern Art ou Chinatown. Se gosta deTrivial Pursuit, tentem... err... percebem a ideia. Alargar um pouco mais o espectro.

Cantinho temático: jogos para Trekies, Waries, Tolkins, Potteries, etc..

E sim, era bom ter jogos desenhados pelo pessoal. Nem que houvesse uma página com bonequinhos para recortar. :-)