Foi no BBG que vi “Jogos para a sua esposa ou namorada”? Mostravam o top dos jogos que as mulheres mais apreciavam.
Era bom apresentar (RPGs e BGs) para atrair pessoas menos “gamers”, junto com dicas tipo “tenha a televisão desligada”, “deixe a outra pessoa ganhar”, “estabeleça um ambiente deste tipo”. Eu sei que tenho dificuldade em conseguir que outras pessoas entrem no espírito. Muitas outras pessoas devem de enfrentar a mesma situação.
Providenciar uma boa experiência com gente que nunca teve um bom contacto com jogos de tabuleiro, e pensa que é tudo rolar dados e avançar bonequinhos (e possivelmente entregar notas coloridas), ou então envolve um tabuleiro com quadrados pretos e brancos, deve de fazer mais pelo hobbie do que tentar concentrar todos os jogadores numa comunidade. Isto a meu ver.
Correndo o risco de repetir algumas coisas já aqui referidas, a questão de um ezine é, à primeira vista, interessante. No entanto há que ter em atenção vários factores. Sites de jogos (CCG/RPG/Boardgames) portugueses existem, com mais ou menos saúde. Para quê criar um novo? Não só se iria criar a já referida redundância, como a médio prazo a comunidade se iria diluir entre os diversos sites, levando a uma maior estagnação dos mesmos. Não só isso, como iria ter de haver um novo esforço a nível criativo, publicitário, logistico…
Em suma, uma quantidade enorme e essencialmente redundante de trabalho, uma vez que já existem sites/estruturas que correspondem ao que aqui foi discutido. Ou seja, é preferivel melhorar o que já existe do que criar algo novo de raiz.
Pessoalmente, sou um fan do formato existente aqui no AoJ, onde se integram diversos jogos/hobbies. No entanto, e tal também já foi referido, neste momento o portal está bastante confuso para quem se inicia nestas lides. Uma boa ideia foi a criação dos grupos, que permitiu compartimentar de uma forma excelente os diversos jogos dos quais se fala aqui no AoJ. Infelizmente, não é essa a primeira imagem que o site dá, mas sim a de uma página inicial com uma quantidade gigantesca de informação. Na verdade, tal torna-se intimidativo para o novo utilizador, o míudo novinho que anda no liceu, ou o jogador novo que recentemente convenceram a iniciar-se no mundo dos boardgames/RPGs/CCGs/wargames. E logicamente que a reacção é sair do site para nunca mais voltar. Portanto, a meu ver, não só é preferivel continuar o actual esforço de manter o AoJ actualizado relativamente aos diferentes jogos que aqui se tratam, como também torná-lo o mais simples possivel, ou na impossibilidade de tal feito, tornar a página de entrada o mais agradável, o mais “limpa” possível.
Quando tal acontecer, os vossos amigos/colegas/conhecidos que cá vierem não vão fugir a sete pés, mas sim começar a explorar pouco a pouco o site, ganhando confiança e finalmente tornando-se parte integrante da comunidade.
Resumindo isto tudo em poucas palavras: Neste momento o AoJ está feito para os “pros”. Seria boa ideia alterá-lo um bocadinho para ficar acessível aos “newbies” (sem ofensa para ninguem ;D )
Quanto a uma e-zine, os boardgamers não têm nada contra a leitura! No entanto, como já foi referido há pouca utilidade num artigo de estratégia sobre um jogo de tabuleiro - a não ser nos jogos jogados repetidas vezes. Aqui coloco como exemplos -
Jogos de tabuleiro clássicos: xadrez, go, gamão... embora habitualmente longe dos nossos encontros de jogos, são bastante bons e merecem um lugar! Aqui a estratégia pode entrar. Por exemplo, uma série de artigos simples ensinando a jogar Go teria bastante aceitação na comunidade dos b'games
Jogos de cartas clássicos. O que disse sobre o Go aplica-se lindamente a ensinar Bridge, Canasta, Gin Rummy...
Sistemas de jogo: Commands & Colors: Ancients, Stonehenge, p.ex.
Tudo o que seja passível de mods... o grande interesse de uma fanzine para RPGs, com novos cenários / personagens / etc. - tudo o que puder ser estendido ao mundo dos b'games
De resto, parece-me que uma e-zine deva ser usada para captar potenciais jogadores; por exemplo, deveria anunciar os eventos futuros, como encontros de jogos, regulares ou esporádicos. E que deve partilhar o espaço web do Abre o Jogo, para evitar duplicação de esforços. Para quê dois sites, se um dá?
[quote=Tintazul]Aqui a estratégia pode entrar. Por exemplo, uma série de artigos simples ensinando a jogar Go teria bastante aceitação na comunidade dos b’games[/quote]A sério? Não digas isso duas vezes que eu faço já essa série no meu blogue ou num sítio qualquer. Interessados?
[quote]De resto, parece-me que uma e-zine deva ser usada para captar potenciais jogadores;[/quote]Portanto, com a intenção de ser impressa e distribuída de borla ou quase de borla? Ou só um .pdf online?
[quote=Rick Danger]Portanto, com a intenção de ser impressa e distribuída de borla ou quase de borla? Ou só um .pdf online?[/quote]
[quote=Tintazul] E que deve partilhar o espaço web do Abre o Jogo, para evitar duplicação de esforços. Para quê dois sites, se um dá?[/quote]
Como referido anteriormente, acho muito mais logico a utilização do abreojogopara tal fim. A estrutura já existe, para que criar algo semelhante de raiz?
PDF online tem sempre de ter um local onde ser alojado, mas mais importante, uma estrutura na qual se insira. Ou seja, sim, pode funcionar.... agregado ao AoJ. Sempre poupavamos trabalho aos nossos webmasters, que nao precisariam de desenhar mais secções para o portal
Imprimir em suporte fisico, sinceramente não me atrai. Teria de se criar uma estrutura de apoio de raiz. Talvez, se a aceitação do projecto online fosse muito boa, essa fosse uma hipote-se a considerar (por exemplo, num formato como o do Coffee News). Mas numa fase inicial, parece-me má ideia
Na condição de newbie dos jogos de tabuleiro ( só recentemente é que descobri o BGG ), gostava de ter acesso a um pdf mensal/semanal com informações sobre jogos.
Essencialmente seriam informações que já se encontram disponíveis no BGG mas num formato diferente e com maior facilidade de acesso à informação.
A minha ideia era criar "Fichas de jogos" que teriam uma estrutura standard e dessem a conhecer ao utilizador determinado jogo. Nomeadamente:
Informações básicas (nome, nº jogadores, tempo de jogo, locais possíveis para aquisição do jogo em Protugal, etc), resumo do jogo, regras principais, muitas imagens, modos de jogo, house rules, etc.
Acho que estas informações não deveriam ser de carácter opinativo mas informativo.
Adicionalmente acho que se deviam escolher jogos +- antigos (top 20 do BGG parece-me uma boa base) de forma a que se algum jogo me interessar eu possa adquiri-lo. Acho que a dificuldade principal dos novos jogadores é encontrarem os jogos que querem comprar, se as reviews forem dos jogos mais recentes ainda mais dificil se torna encontrar esse jogo à venda em Portugal.
Newsletter impressa, não - apenas imprimível. A ideia é ter a mesma disponível on-line, e quem quiser pode imprimir uma cópia ou cinco -
para o grupo de gamers que se reúne em sua casa, mas que não vem ao AoJ ou ao BGG
para embrulhar conjuntamente com o Carcassonne (ou Lot5R) que vai dar de presente àquele amigo ou parente, para o cativar para o hobby
para colocar na sua loja de jogos, clube de vídeo, associação de bairro, escola, etc.
Partilho das opiniões do Sun Tzu - escolher jogos é complicado, a oferta é enorme e a informação não é tão óbvia quanto isso. É como nunca ter comido gelados, chegar pela primeira vez a uma gelataria e ter que escolher entre centenas de sabores. Alguns de nós dão-se melhor com essa situação que outros. Eu só me meti nisto porque tinha o meu cunhado (Mallgur) que me abriu o caminho mostrando-me o Ticket to Ride, o Carcassonne e o Settlers of Catan.
Não opinativo, mas informativo - excelente. E uma vez standardizada a ficha de informação sobre o jogo, duas coisas se tornam possíveis:
qualquer pessoa pode escrever a ficha de um jogo: já sabemos o que lá vem
é possível transpor essa informação para outros suportes; por exemplo colocá-la na Wikipédia num artigo sobre o jogo.
Volto a reforçar: o objectivo que proponho para a e-zine é a expansão do hobby. Informação de onde comprar os jogos é igualmente importante; estou a pensar não em publicidade, mas em informação colocada à borla. Mais do que angariar fundos (digo eu) é importante responder à questão dos Sun Tzus por esse país fora: onde comprar jogos?
Informação sobre os eventos futuros, pequenas reportagens sobre eventos passados... "ensinar" a começar um grupo de jogos... ensinar a ser Game Master... oferecer ajuda para organizar um encontro de jogos... artigos sobre criadores... tudo isso em 4 páginas A4, mais não, para evitar ter que fazer um downsizing mais tarde.
Quanto ao nome - Abre o Jogo é um nome excelente, por mim podia ser o mesmo.
Precisamos é de um logotipo novo... certo? Este d100 é pouco prático. Eu imagino qualquer coisa como um livro a ser folheado, de onde saltam um miple e um dado. Representando assim no logo os RPGs (livro), wargames (d6) e boardgames (meeple). E se for caso disso pode saltar igualmente um ás de espadas, para consolar os card gamers.
Newsletter impressa, não - apenas imprimível. A ideia é ter a mesma disponível on-line, e quem quiser pode imprimir uma cópia ou cinco -
…
Informação sobre os eventos futuros, pequenas reportagens sobre eventos passados… "ensinar" a começar um grupo de jogos… ensinar a ser Game Master… oferecer ajuda para organizar um encontro de jogos… artigos sobre criadores… tudo isso em 4 páginas A4, mais não, para evitar ter que fazer um downsizing mais tarde.
[/quote]
Esqueceste-te dos CCG, já agora. Mete lá o ás.
Se houver um repositório onde se pode ir buscar os números anteriores em PDF, ajudava muito a ter "a colecção completa". Mas mesmo assim convinha escrever tendo em conta que o leitor podia estar a pegar no primeiro número que lê, e não sabe muito sobre o tema. Daí, 4 páginas parece-me pouco. Qual seria a periocidade?
Também sugiro que se escrevam logo uns 4 números antes do lançamento para testar o layout.
Por fim, deviam de esclarecer se haveria secções. Uma secção por tema? Uma página por secção? Se for quinzenal, podia haver rotatividade das áreas de cobertura. Ter de esperar outro mês para ler as 15 dicas para uma campanha de sucesso sucesso é mais chato.
Por fim, dou grande importância ao assunto de angariar parceiros para a jogatana.Como eleger os parceiros ideais. Mais gente = mais divertimento? Como convidar as pessoas para jogar? Como responder a "isso são coisas de putos"? Qual a melhor altura para jogar? Que jogos indicados para levar para um piquenique? Oferecer um jogo ao filho para nós jogarmos é assim tão feio? Que fazer a aquele gajo que detesta perder e estraga o ambiente?
Eu até acho que o abreojogo podia ter uma secção para cada número, onde diversos temas podem ser discutidos (como tópicos), e depois é só escrever a prosa que conjuga as ideias. Pontos de vista conflituosos podem ser apresentados em caixas que dizem "outro ponto de vista".
Hmm… acho que os CCGs podemos ignorar com segurança. Já estão mais que bem estabelecidos - e caixas de decks/boosters à venda em todas as bancas de jornais fazem mais por eles do que qualquer publicidade extra numa newsletter assim - e quem joga um com gosto raramente tem tempo, e dinheiro, para pensar sequer noutros jogos… a menos que sejam outros CGGs que estejam mais na moda entre os seus potenciais parceiros de jogo.
Depois, quaisquer conversas de interesse sobre um CCG são altamente específicas (não se aplicam a mais nada no resto do hobby dos jogos) e são um mundo. Não há grande necessidade, ou sequer interesse, em conteúdos generalistas sobre vários CGGs, quando cada um deles já tem portais, fóruns, etc, que lhe são exclusivamente dedicados, em todas as línguas e mais algumas. De resto, quanto mais alguém investe dinheiro num jogo, mais lhe custa largá-lo para ir jogar outro.
Não falando agora do e-zine, mas aqui do site…
Para os interessados, o meu ponto de vista quanto a isto no abreojogo.com é tão simples quanto isto: temos um fórum de CCG, verdade, mas é mais para servir como apoio aos poucos de nós por cá que ainda têm qualquer interesse na matéria e também para servir como “isco”… pode ser que atraia algum jogador de CCGs que acabe por ficar curioso quanto aos jogos aos quais o abreojogo é realmente dedicado (quaisquer dúvidas, é só ler o subtítulo que está ao lado do logotipo). Não tenho qualquer interesse em que o fórum de CCGs se torne muito activo, e comece a afogar com ainda mais ruído os outros temas (que já se perturbam o suficiente um ao outro enquanto a organização do site não muda). Quem quer ter conversas de jeito sobre o seu CCG, é encorajado a criar ou a juntar-se a um dos nossos grupos já existentes; lá podem manter conversas específicas com outros interessados e, mesmo que escrevessem milhares de posts diários, a clientela do resto do site podia navegar à vontade ser ter de atravessar uma selva de conversas sobre mil e um detalhes de jogos nos quais não tem qualquer interesse.
[quote=Tintazul]Representando assim no logo os RPGs (livro), wargames (d6) e boardgames (meeple).[/quote]
Um d6 para wargames? D6 é para jogar Monopólio, LOL. É um tanque em miniatura e mai' nada! :)
Então e um logotipo neutral (no que respeita ao tipo de jogo):
Esta é a nova versão oficial do logotipo... só está à espera de um redesign do resto do site que combine com ela. Se houver para aí carolas de design interessados, temos os ficheiros originais e de apoio que podem usar para criar variações disto (novos esquemas de cores, etc.) para a newsletter.
Anyway, como a newsletter se vai dedicar a vários assuntos é bom ter os ícones... não para usar no logotipo, mas para marcar visualmente a que "categoria" de jogo cada artigo/página/secção/whatever pertence. É algo que já vamos implementar no abreojogo 2.0... e falando nisso, se houver por aí pessoal com jeito para criar uns ícones deste tipo fixes e à maneira, eu e o Rick Danger queremos ter os vossos bebés! Por favor apitem, que é uma das áreas em que estamos necessitados de ajuda.
Concordo contigo Tintazul, só separava os RPGs numa outra E-zine. Acho que o formato deve ser diferente e o público alvo também.
Acho muito difícil falar de RPGs para newbies, a angariação de novos jogadores para este género parece-me só ser possível através da experiência de uma sessão de jogo que deve ser conseguida através de amigos que convencem outros amigos a experimentar.
Em relação aos CCGs a minha sensibilidade é que a maioria das pessoas já os conhece e divide-se em dois grupos: existem aqueles que os detestam e não é uma e-zine que os vai levar a experimentar e aqueles que os adoram e nesse caso o público alvo também seria diferente.
Por fim, na minha opinião, independentemente da E-zine ser para X ou Y no formato Z ou W, acho que não ganhamos muito se for uma repetição do conteúdo de tópicos dos foruns do abreojogo.
Para não dizer um grande desvio da ideia original. Não era suposto mostrar todos os aspectos do mundo dos jogos? Eu como jogador que não aprecia muito boardgames teria interesse zero na e-zine.
Pena que o projecto até me pareceu fixe.
Light allows us to see, Darkness forces us to create...