[quote=LadyEntropy]Portanto, devia ser um E-zine sem CCG ou RPG…
Ou seja, um E-zine the Boardgames e jogos de miniaturas?
N achas que vai ser um bocadinho… limitado? (para n dizer chato)[/quote]
Apesar de serem estes os meus temas preferidos, é extremamente limitativo se ficar-se só por aí!!! CCG’s, RPG’s, etc, devem também fazer parte em pé de igualdade, senão isto dos jogos que já é uma quinta passa a ser um conjunto de quintinhas, mais parecendo quintais!!!
Note-se que não sou apologista dos homebrew games (sejam boardgames, RPG’s, miniature games, etc) que têm regras inventadas por alguém e que 10 pessoas no mundo inteiro conhecem (por norma os amigos do autor).
Focar a e-zine no apelo aos novos jogadores é capaz de ser a melhor ideia, seguindo esse tema quer para BGs, quer para RPGs. Um página A4 para cada lado?
Separar os diferentes tipos de jogos por ezines é má politica. Além da multiplicação de trabalho, iria haver uma pressão para “encher” 2, 3, ou 4 paginas. Tal poderia levar a uma diminuição da qualidade.
Referes que é difícil atrair jogadores para RPGs? Por vezes sim, outras vezes não… se falares de folhas e stats e dados, 99% dos ouvintes começam a bocejar. Se falares em teatro, interpretação ROLE PLAY em vez de ROLL PLAY, é provável que 30-50% deles já fiquem a pensar que RPGs até sejam giros. Da mesma forma para wargames… boardgames… etc. Falas em mecânicas, recebes olhares de desinteresse, referes apenas o tema/setting, já recebes olhares de interesse.
A nível de ezine, primeiro que tudo é necessário estabelecer um público-alvo. Parece que a maioria dos votos vai para a angariação de novos jogadores, portanto seria de considerar um layout que contivesse o seguinte:
a) Introdução a um jogo específico - por exemplo D&D ou Catan
b) Artigo de opinião, ou melhor ainda, “Histórias de uma game session” - porque melhor que dissertar é apresentar exemplos reais
c) Publicidade ao AoJ - hey queremos mais pessoas, não?
d) “Classificados”, ou seja “Grupo de Almada procura jogador, contacte 961234567” - porque nada ajuda mais um iniciado do que saber onde pode começar a jogar
e) Eventos - Pela razão acima apresentada.
CCGs, partilho da opinião do Ricardo: Os milhares de lojas com boosters de Pokemon, Yu-gi-oh, “Majique” e o camandro fazem mais pelo jogo do que qualquer ezine poderia fazer. Pessoalmente colocaria apenas RPGs, wargames e boardgames. Paginazita extra para publicidade a lojas, eventos, classificados, etc… e ficávamos com um pdf simpático de 4 páginas.
[quote=Aramoro]Paginazita extra para publicidade a lojas, eventos, classificados, etc… e ficávamos com um pdf simpático de 4 páginas. [/quote]
Parece-me que 4 páginas A4 com um agrafo num canto não fica tão bem como um "livrinho" A5 de 6 páginas, agrafado no meio. E dava para colocar uma capa, índice (resumo de conteúdos) e "mission statement" na primeira página, e a publicidade ao abreojogo na última.
Em termos de quantidade de conteúdo, a diferença não é grande. É mais layout. Mas IMHO resultaria em algo que seria um pouco mais cativante e mais provável de ser levado do balcão do Runadrake e mostrado aos amigos.
Eu estava a pensar mais na linha do Psy.Tal como a maioria da população julga que boardgames são lançar dados e avançar figurinhas, também pensam que CCGs é sinónimo de M:tG e amigos. (é verdade que isto é mais injusto para os boardgames)
Jogos como L5R são pouco conhecidos e beneficiavam de um pouco de exposição. Mesmo que fosse um artigo de vez em quando. Mas se os querem manter fora, seja.
Agrafos são má ideia, dá um ar "pouco profissional" (quando foi a ultima vez que viste um jornal com agrafos?). Além de que, para algo tão pequeno, o índice acaba por ser apenas uma forma de encher uma página mais. A minha ideia eram mesmo as 4 páginas A4… é um pdf pequeno e não demora muito a ler. Como referiste a Runadrake, ha mais uma vantagem a considerar: pode ser imprimido numa única folha A3, frente e verso. Dobra-se ao meio com um formato físico de jornal ( e sai mais barato que imprimir 4, 5 ou 6 folhas e agrafar )
Eu compraria uma zine que fosse como a antiga Casus Belli: com reviews, previews, aventuras e mini-jogos, seja de RPG, Boards, CRRPG, CCG, Go, ou o diabo a 7.
Podia fazer-se em duplo formato: online, com um pequeno rascunho e previsão dos artigos, que depois levariam para um link da Lulu onde se poderia comprar o pdf do artigo, se realmente se desejasse, ou pedí-lo em POD.
Isso eu comprava.
–~~–
To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness
Estou contente por ver que, pelo menos, a ideia está a movimentar as hostes!
Alguns comentários em jeito de "arremate":
1º - Quem se propõe para "Editor" ou "Coordenador" do projecto?
Ricardo Madeira, tens disponibilidade?
2º - Periodicidade: eu sugeria de dois em dois meses.
3º - Deixar jogos de fora é MUITO MAU!! Sejam eles quais forem, e por favor, não confundam CCG com MTG! Magic é o único CCG amplamente disseminado neste país! L5R é praticamente desconhecido fora de pequenos círculos.
4º - Pode-se centrar a e-zine em jogos fortes (RPG, Board, etc), ocupando a maioria da dita cuja, mas deixando sempre um cantinho para as minorias também terem direito a respirar!
5º - Quanto ao formato, a minha ideia inicial passava precisamente por o que o Tintazul disse, e citando:
Newsletter impressa, não - apenas imprimível. A ideia é ter a mesma disponível on-line, e quem quiser pode imprimir uma cópia ou cinco -
para o grupo de gamers que se reúne em sua casa, mas que não vem ao AoJ ou ao BGG para embrulhar conjuntamente com o Carcassonne (ou Lot5R) que vai dar de presente àquele amigo ou parente, para o cativar para o hobby para colocar na sua loja de jogos, clube de vídeo, associação de bairro, escola, etc.
Depois de ter dormido sobre o assunto :) devo confessar que prefiro apostar especificamente nas traduções de material para jogar, com os respectivos .pdfs e possíveis impressões.
Acho que há uma minoria silenciosa de potenciais jogadores que ainda tem suficientes dificuldades com o inglês para que a falta de material traduzido seja relevante. Isto é uma oportunidade a explorar, dado que, quer nos RPGs como nos BGs, há ainda bastante literatura gratuita e pouco extensa que facilmente se traduz por carolice. Este material já deveria estar em português.
If you agree with me and can read this last line, please click here :)
É um filão a aproveitar para não falar dos jogos originais cá do site, quer nos RPGs como nos Boardgames.
Nada motivaria mais dos seus criadores do que terem uma maneira de os publicar!
Além de que existem muitos jogos com bastante fãs (The Shadow of Yesterday, Spirit of the Century, Wushu Open Reloaded, d20 SRD, etc) que têm uma licença aberta de tradução/publicação que se pode usar desde que não seja explorada comercialmente.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Eu voto no RickDanger para Editor dos RPGs, não só porque o rapazola percebe de RPGs, porque escreve bem e é produtivo e porquê é bastante visual no que faz. E porque eu não tenho muito tempo senão candidatava-me já.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Eu ofereço-me para fazer o projecto e para ajudar quem o ficar a dirigir.
Acho que deve haver um responsável, que coordene os Editores chefes dos BoardGames e dos RPG's.
Se a revista sair de 2 em 2 meses, acreditem que 4 paginas nao vao ser suficientes para o que se vai cosneguir fazer nesse período de tempo, mesmo cada um tendo mt pouco tempo :)
Se aceitarem a minha proposta, assim que alguem reunir as ideias que vingarem aqui, eu avanço com uma proposta de projecto.
Não posso oferecer a minha contribuição a 100% para todos os meses, mas irei participar o mais regularmente que puder com artigos que achem interessantes.
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Em que fase é que está este projecto de ezine sobre boardgames?
Acho que um primeiro número em formato pdf seria bem jogado, até para vermos qual era o interesse do pessoal.
A ideia de traduções para português também é uma boa aposta. Porque não juntar o útil ao agradável. Por exemplo, em todos os números vinha uma especie de suplemento "destacável" com uma tradução de um jogo.
Se precisarem de uma ajuda gráfica para fazer capa Eu posso fazer um layout bonito da capa só para adoçar a boca ao pessoal e dar-lhe vontade de trabalhar :)