Encontro de Leiria - RESCALDO

Pois é meus amigos, julgo ser o primeiro a chegar aqui com informação fresquinha e já saudades deste nosso primeiro encontro, que foi bem divertido.

A partir das 10h30 da manhã lá foram chegando os gamers, primeiro o Carlos e o Pombeiro, depois o resto da malta da casa (eu incluído) e aos poucos até às 11h30 chegou tudo. No início alguma timidez, por entre os olhares sedentos que vislumbravam as dezenas de caixas já espalhadas pelas mesas que o IPJ tão gentilmente nos cedeu. Para quebrar o gelo, acabei por ser eu o gajo que abriu as hostilidades. Sentei-me a uma mesa, abri o LA STRADA e alto e em bom som, lá mandei o berro de peixeira a vender sardinha no mercado do bulhão - "Está aberta a mesa a mesa do canto, LA STRADA para 4, ainda há 3 vagas". E foi assim, juntaram-se a mim o Júlio, o Jorge e o Rafael. Fizemos 2 partidas a malta gostou do que viu. Os restantes, e eramos muitos, perto de 30, foram-se amontoando e pude ver de soslaio que se abriram as caixas do HEY! THAT'S MY FISH, ALHAMBRA, MEMOIR '44, YSPAHAN e mais não me lembro (o Júlio tomou notas, ele foi o homem da acta).

Pausa para almoço na Adega do Pisão, vinho e grelhados. Doce e café para desenjoar e lá arrancamos para a 2ª e longa parte. Abriram-se muitas caixas, entre muitos jogos vi jogar o FABRIK DER TRAUME, SAMURAI, RAILROAD TYCOON, BATTLELORE (provavelmente o jogo mais jogado), MARE NOSTRUM, etc etc etc

Eu fiz um COLORETTO para descontrair (bem divertido, acho que vou querer um para mim). Depois abrimos um SHADOWS OVER CAMELOT com 6 jogadores, eu o Ricardo, o Júlio, o Jorge, o Rafael e a Ana. Foi uma divertida malha. Adorei o jogo, calha-me a sorte (ou talvez não) de ser o traidor. Para uma pimeira vez, acaba por ser um pouco estranho porque não sabemos muito bem como agir. Mas como o Mal só está ao alcance de mentes superiores, acabei por ludibriar toda a gente e venci sobre o bem (AH AH AH AH!!!). Acho que vou mudar o nick para Dr. EviL... Grande grande jogo.
Depois ainda joguei um CITADELS e um BATTLELORE com magia de 1º nível mais o nosso guru-mestre Ricardo Madeira e perdi por um niquinho. E confirmou-se o mito... as fireballs não resultam, é verdade... não vale a pena juntar 10 pontos de Lore por uma porriola que promete promete promete e no fim faz puff...!
Fui-me embora no fim da 2ª parte, mais ou menos na altura em que chegaram as Pizzas. A malta por lá ficou, eram na altura 21h00 e ainda havia 19 gamers na sala de jogo. O resto já não sei o que se passou... mas fica a promessa de repetirmos mais vezes este encontro inter-distritos... SOPIMPA!!!

Entretanto alguém há-de postar fotos do encontro.

Obrigado Soledade e Filipa. Obrigado IPJ.

Acabei de chegar a Lisboa, depois de termos acabado às 5:00 (com 8 resistentes). Tanto ficou por jogar que devia ter ficado o resto do fim de semana....

Excelente encontro com um muito bom ambiente, e finalmente deu para associar os nicks do abrejogo às respectivas caras. Não sabia ser possivel arrancar esfomeados de jogo, para as mesas do almoço, com tanta coodernação. O ambiente do almoço, tão bom que parecia que as pessoas se conheciam à muito tempo....

Entre outros tambem se jogou o Ingenious, Yspahan, ys, King of the elves, bohnanza, bucket's king, samurai e el grande. Desta minha visita de estudo removi um da wishlist (FABRIK DER TRAUME ou hollywood blockbuster) e subi dois de prioridade na wishlist: ys e Yspahan. Excelente! Estes encontros ajudam a poupar dinheiro e/ou a "investir" no sitio certo...

Apareceram também muitas pessoas de alcobaça, e tal como provoquei o soledade há dois meses atrás, provoco agora o julio (já não te chamo tintaazul ;-)) : então e um encontro de alcobaça? MGBM, estás na queue de provocações para um encontro do algarve, que deve ter uma temperatura mais quentinha, sem ser preciso remover o gelo do vidro do carro às 5 da matina...

Já disse isto, mas repito: excelente, excelente, excelente!

:smiley:

Ontem aqui tavam -3 graus as 2 da manhã.

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

LeiriaCon 2007 - as fotos

Só algumas para abrir o apetite:

O inicio

O almoço

Uma pequena amostra dos jogos que se levaram

O maior tabuleiro que se viu em cima da mesa (aliás, da mesa expandida, LOL)

Um dos jogos que esteve quase sempre em uso

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Ao pessoal de Leiria que organizou o encontro e a todos quantos compareceram. Incrivel acabei só por jogar um jogo com dados!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Eh! Como é que te aguentaste, LOL? Assim perdes a prática, pá! :slight_smile:

Nem sequer chegamos a usar aquela bela torre que levaste … tens de postar uma foto dela em utilização para a malta se babar …

Daqui a muitos anos, ainda vamos estar nós a rezingar num lar da terceira idade que “boardgamer que é boardgamer esteve em Leiria em 2007”, LOL.

Parabéns à organização, especialmente ao Soledade e à Filipa e aos seus contactos no IPJ! O local, a comida, as pessoas, os jogos, foi tudo conseguido ao mais alto nível. Cinco estrelas! Este vai ficar para sempre na memória, com um bela ajuda do trabalho do repórter fotográfico, o nosso incansável Pombeiro!

Acho que correu tudo bem. Não se fizeram as milhões de coisas que se queriam ter feito, eu sei que eu não fiz, mas acho que, no global, todos se divertiram, jogaram e portaram-se à altura de um evento nacional de 25 pessoas hehehe.

É, sem dúvida e assim haja interessados, uma experiência a repetir.

Ao Ricardo, pelo Abre o Jogo para a divulgação, ao Pombeiro por ter sido um repórter fotográfico à altura, ao Júlio pelo grupo fantástico que tem em Alcobaça, e a todos os outros que apareceram e que, por isso, também ajudaram, obrigado.

Abraços

Também devo confessar que me soube a pouco ...

Havia dezenas de jogos novos para experimentar (tipo Age of Steam) e nem sequer um joguito assim mais pesado consegui experimentar. Não me arrependo nada das minhas escolhas, mas sem duvida que mais um "diazito" não me tinha feito mal nenhum ...

Quem sabe para a próxima?

Entretanto o Soledade também já comentou mais detalhadamente o encontro no Spiel Portugal: Foi bonita a festa pá...

E postou as fotos que tirou por cá: https://www.abreojogo.com/node/2693

Pois venho juntar-me ao grupo que muito justamente parabeniza e agradece ao Soledade e companhia o excelente trabalho na realização deste encontro.

Teremos que pensar na repetição. Durante uma das conversas levantei a hipótese de tornar o evento regular, estilo mês sim, mês não. Talvez no último fim de semana de cada mês sim ou coisa assim. Que vos parece?

Gostei imenso do encontro e a viagem para o Porto com partida à uma da manhã não custou nada!
Deu para experimentar 3 jogos desconhecidos para mim, Fabrik der Traume (uma pequena desilusão, para já…), Kabale und Hiebe (um fillerzito engraçado) e Tigris & Euphrates ( excelente jogo. Tenho que comprar em breve!) e para explicar alguns outros ao resto do pessoal (St. Petersburg, Samurai, Memoir 44 e Through the Desert).

Leiria 2007 fica assim para a história. Venha o próximo…

Se disserem com antecedencia, podem já contar comigo! Tal como ao Sgrovi, soube-me a pouco.

Fui um pouco egoista em não ter apresentado mais os meus jogos (mas pelo menos jogaram ao Bohnanza e ao bucket's king, e expliquei um tigris, o meu favorito), porque estava com ansia pela minha wishlist. Mas da próxima, apresento os bons jogos a quem não os conhece.

Por aqui achámos o encontro muito positivo. Por isso queremos repeti-lo. Não sei se com uma base regular como sugeriu o Pedro (Mallgur) mas, pelo menos, gostávamos de o fazer novamente.

Agora falta o tintazul dizer alguma coisa em relação a Alcobaça. Falámos diso no encontro mas nada ficou decidido.

Não vale a pena repetir as palavras de todos neste post sobre como o encontro Leiria 01-07 foi espetacular, os jogos que jogámos, que ensinámos, etc…

Bom, bom foi o quê? A MOTIVAÇÃO! O vício aumenta sempre que nos deparamos com pessoas iguais a nós, dependentes de jogar jogos de tabuleiro para viver, porque será que durante o almoço, aquilo parecia uma família? Porque de certa forma, somos uma família… voltando ao assunto e sem mais retórica : MOTIVAÇÃO. Montes de pessoal a discutir sobre o estado dos board games em Portugal, promessas de encontros, de convenções, associações, compras de jogos, mais compras de jogos e agora o importante é não deixar morrer a coisa! Da minha parte, podem crer que vou fazer o possível para organizar um evento semelhante em Alcobaça, juntamente com todos os gamers daqui. Em relação a coisas mais regulares, dois aspectos: Se o encontro de Leiria for realizado com uma frequência mensal ou bimensal, arrisco-me a dizer que conseguimos juntar sempre um número razoável de pessoas. Há ainda outra ideia muito porreira que é o intercâmbio Leiria-Alcobaça, que numa escala menor até pode ser realizado em casas particulares… Era bom transformar este thread num estirador para começar a desenhar o futuro das "convenções" ou mini-encontros, agora lanço o "réptil" (a cobra-zarolha, numa homenagem ao Luís) aos users do AOJ, toca a falar.
Nota-final: Obrigado a todos os que estiveram no encontro, porque pelo menos a nível pessoal, foi inesquecível!!

Boas;

Hoje foi a minha noite de ir até à XXL tentar jogar qualquer coisa. Deu para ensinar e jogar um par de partidas de Citadels a 2.

Aproveitei para contar a um dos sócios algumas coisas sobre este encontro e fazer uma pequena sondagem acerca da possibilidade de se realizar algo semelhante nesta loja (XXL).
Parece haver interesse.

Alguns considerandos iniciais:

1º Depois da meia noite não pode haver barulho… Há vizinhos por cima da loja o que implica que jogatina pela madrugada dentro, só com algum cuidado.

2º A loja tem um barzinho. Pode-se ir petiscando durante o dia. Até seria simpático para compensar um pouco a cedência do espaço.

3º Há um café-restaurante próximo onde se poderá comer uma refeição mais ‘respeitável’, incluindo Francesinhas. Ainda não tenho ideias de valores pois nada está falado. Isto é só uma ideia, para já.

4º Leiria é bem mais central que o Porto, do ponto de vista de deslocações. Será isto um impedimento para muita gente?

5º A fazer-se algo, daqui por quanto tempo vos parece interessante?

Conversemos… Se vir interesse, posso lançar-me na organização.

Mas só se formos beber umas super bocks (que aí em cima só há disso) às velhotas na ribeira!

essa loja é ao pé da praça do marquês?

Não apanhei o Ferry a tempo de estar presente, e por isso aqui estou a ler os vossos comentários no rescaldo do evento.

Quero, no entanto, e a pedido de várias famílias, apresentar uma sugestão:

Porque é que cada grupo em cada cidade (Leiria, Porto, Lisboa, Alcobaça, Algarve, Coimbra, etc) não organiza uma convenção própria, durante um fim-de-semana (Sexta, Sábado e Domingo) inteiro, uma vez por ano?

Só precisam de escolher datas, encontrar um espaço apropriado e divulgar na net e nas lojas da especialidade. Cada um leva a sua comida e os seus jogos, organizam um ou dois torneios paralelos e a coisa marcha, não tem nada que saber.

O maior problema costuma ser o do espaço. Aqui no Reino Unido o costume é alugar uma sala de reuniões num hotel (mais ou menos luxuoso consoante as posses da organização - preço de inscrição serve para isto) onde os compinchas de jogo possam 1) ter desconto nos quartos se quiserem pernoitar no hotel, e 2) estar, ininterruptamente a jogar conforme lhes apeteça.

Imagino que entre Norte (Braga/Porto/Aveiro), Centro (Coimbra/Leiria/Alcobaça), Lisboa e Algarve haverá pessoal suficiente para justificar 2-3 eventos do género durante o ano. Fora encontros mais informais.

Através destas convenções, podem arranjar-se promoções e descontos em jogos, livros, etc. Para além disso é uma forma muito boa de formar e fomentar amizades, promover o gosto pelos jogos, criar uma verdadeira comunidade Portuguesa de Boardgamers.

O primeiro passo está dado. Quem dá o segundo?

Considerandos:

Ao que sei no UK, US, Alemanha, etc, é perfeitamente normal existirem essas Con’s de fim-de-semana em hóteis e afins. Mas será que o ppl por cá estará interessado em ir passar um fim-de-semana a um hotel só para estar a jogar? O custo da sala dentro de Lisboa, num hotel com boa acessibilidades, não só de carro como de transportes públicos ronda os 200~250 € por fim-de-semana, isto dividido por 40 nem é muito (não chega aos 10€por cabeça) mas ao qual tem de se juntar a deslocação e a dormida (para quem não é do local!!).

Fazendo um pouco de velho do Restelo (e quem já me conhece sabe que sou o primeiro a querer que coisas desse género vão para a frente) fica caro um fim-de-semana. Olhando para o sábado passado calculo os meus gastos entre gasóleo, portagens e refeições na ordem dos 75€ ao qual teria de juntar as refeições de pelo menos mais um dia e pelo menos uma dormida, sem contar com o valor para o espaço, mas estaria a falar em qq coisa como 200-250 pelo fim-de-semana. Pessoalmente acho que existem maneiras bem piores de gastar o dinheiro LOL, que o digam os fanáticos do futebol!!! E só para verem os outros a jogarem durante 90 minutos!!!

Como referes é algo que se pode começar a pensar em avançar com um outro encontro (Mallgur tás a ler?) talvez lá para os inicio de Março!! Claro que a hipótese de Alcobaça (Tintaazul!!!) de certeza que reune muitos mais adeptos nem que seja pelo facto de ficar mais próximo do centro geográfico. Por mim apoio uma idéia de fim-de-semana!!! De preferência a começar à sexta à noite e a durar até domingo!!

Num pequeno aparte: é tb normal este tipo de actividades lá por fora decorrerem naquilo a que se chamam espaços comunitários: salões dos bombeiros, pavilhões de escolas, anfiteatros das camaras municipais, etc, etc!! Será que por cá tb se conseguiriam contactar estes espaços? A minha esperiencia em Lisboa diz-me que não, mas fora das grandes metrópoles normalmente este tipo de espaços não tem uma utilização tão intensa/zelosa e talvez seja possivel aí organizar qq coisa do género.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

A ideia do hotel com sala de reuniões numa cidade central parece-me bem porque sejamos sinceros, esta coisa de jogar até às tantas da manhã sem ter sítio para dormir e sem saber como voltar para casa repele muitas vezes algumas pessoas e parece coisa de malta nova (já sou semi-novo) e ou de malta obcecada (sim eu e outros tantos é verdade!). Fazê-lo num hotel até daria-lhe uma legimitidade invejável como as conferências ou fóruns! Por outro lado remexe outra vez na problemática de se pagar para jogar, algo que já foi discutido entre mim, o Pombeiro e o Ricmadeira ficando eu um pouco apreensivo mas nada intransigente.

Março, dizes? Bem eu ainda ando a ver se organizo com o Jofazepa aqui do site algo como o Encontro de Leiria pela minha cidade de Setúbal, numa primeira instância estávamos a pensar em RPGs (sim, claro! está-me no sangue) e logo depois pensamos em incluir Boardgames e Wargames. Conseguimos um sábado ou um domingo (ou os dois, a ver) no IPJ de Setúbal com espaço para 75 pessoas. O espaço será gratuito e publicitado na publicação mensal de eventos da câmara de Setúbal . Não sabemos ainda é se temos mesas suficientes e se conseguimos continuar com a coisa depois das 20h. Ainda vamos ver o espaço para sabermos se existem as tais mesas e/ou sempre podemos usar datashow (sim!, não sei para quê mas enfim) ou outro equipamento disponível.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa