Encontro do Porto & abreojogo.com no Expresso

Graças ao trabalho de RP do organizador, Pedro Silva (Mallgur), o Encontro do Porto andou por aí nas bocas da comunicação social. Parece que houve "avistamentos" na rádio RFM (e noutras?), e agora temos este artigo no Expresso (aparentemente com origem numa notícia da Agência Lusa) que também menciona o abreojogo.com:

https://expresso.clix.pt/Lusa/Interior.aspx?content_id=382852



Como arquivo para a posterioridade, aqui fica a reprodução na íntegra da notícia:

[quote]Lazer: 30 "malucos" dos jogos de tabuleiro juntos no Porto num encontro nacional

18:59 | sábado, 24 MAR 07

Porto, 24 Mar (Lusa) - Trinta apaixonados pelos jogos de tabuleiro estão reunidos hoje e domingo num encontro nacional no Porto, em que foi apresentado um novo jogo de estratégia baseado em caracteres japoneses, disse à agência Lusa o organizador.

"Como somos um pouco malucos pelos jogos de tabuleiro, alguns de nós ficarão aqui noite dentro", disse Pedro Silva, explicando que a maioria dos participantes se deslocou do sul do país, pelo que quer aproveitar ao máximo este fim-de-semana de jogos.

Pedro Silva salientou que este é o primeiro encontro nacional que se realiza no Porto, depois de Lisboa e Leiria terem acolhido eventos semelhantes.

O organizador referiu que o encontro reúne apreciadores dos jogos de tabuleiro clássicos, como o Monopólio, Bolsa e Risco, mas quase todos preferem jogos menos comerciais, como o Go, criado há mais de 2.000 anos no Japão, e o Descobridores de Catan, que existe há "apenas" 10 anos.

"O Monopólio e o Risco são jogos que já estão um bocadinho ultrapassados", afirmou Pedro Silva, realçando que "são jogos que demoram duas, três, quatro horas e em que os jogadores eliminados têm de ficar à espera".

Em contraponto, Pedro Silva realçou que um jogo de Descobridores de Catan "demora apenas uma hora e ninguém fica eliminado".

Pedro Silva explicou que o novo jogo, Seigo, apresentado hoje no Porto por um inventor sueco, tem como originalidade o facto de cada participante ir construindo novas palavras a partir de caracteres japoneses como forma de se expandir pelas várias províncias do Japão.

"Os jogadores constroem o nome de várias províncias e podem expandir-se e construir novas palavras. O objectivo é ter uma posição dominante no território do Japão", disse.

Os apreciadores portugueses de jogos de personagem (RPG) e de tabuleiro comunicam entre si fundamentalmente através de um site na Internet - https://www.abreojogo.com/ centrado num fórum de discussão onde combinam encontros e torneios e trocam experiências sobre novos jogos.

Pedro Silva referiu que há poucas lojas em Portugal a vender os jogos de tabuleiro que os conhecedores mais apreciam, lamentando que as grandes cadeias continuem a apostar nos jogos clássicos "já pouco adequados aos dias de hoje".

FZ.

Palavras-chave: lazer jogos portugal porto

Lusa[/quote]

Very cool!

Fame and fortune! Ah

E cá irão vir ainda mais pessoas para o Portal!
Ip Ip Huzzah!!!

Gostei bem mais deste artigo do que aquele publicado no JN do Porto. Está muito bem escrito, apesar de eu saber a que a palavra Monopolio é um mal necessário…

Atão cambada, não há feedback da atibidade gameira na Imbicta, carago?

Obrigado pela referência. Ainda não tinha visto este no Expresso.

Fiquei muito satisfeito com estas referências na comunicação social. Hoje ainda tivemos a visita do Diário de Notícias com direito a foto. Talvez saia amanhã no jornal.

Tanto um artigo como outro têm algumas imprecisões, mas nada de grave. O importante é que vá aparecendo alguma coisa...

 

Quero agradecer a todos os que vieram e também a todos os que gostariam de ter vindo. O Harald Enoksson foi muito simpático e lamento que as minhas palavras possam ter dado uma ideia não muito precisa do que é o jogo dele, mas falar assim para uma agência noticiosa é novidade para mim... Ele também me disse que ficou muito contente com o encontro e que Portugal era uma jóia inesperada. Que voltaria um dia de certeza se tivesse sucesso com o jogo dele.

 

Agora, malta... Quem faz o próximo e onde? Por mim, darei os contactos que usei desta vez se quiserem divulgar.

 

Um abraço e obrigado a todos...

 

Game on!

Epá brutal, agora que venham as grupies!

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Pareceu-me que correu muito bem, para além dos viciados do costume ainda apareceu por lá gente nova interessada em aprender jogos, só espero que depois apanhem o bichinho também hehe.

Para mim só foi pena não ter chegado a jogar mais Dogs In The Vineyard (RPG) com o Nazgul, a Gwaylar e o Rick D. e o Shinigami (RPG), mas fica para outra oportunidade.

Claro que de jogos de tabuleiro uma pessoa nunca fica "cheia", na volta para Lisboa (mais uma vez obrigado ao Nazgul pela boleia) eu e o Sgrovi ainda tivemos a jogar umas duas partidas de San Juan nas mesas dos lugares e um Carcasson: Hunters & Gatherers e Memoir'44 no chão no intervalo entre as carruagens.

Por isso parabéns pela iniciativa e organização e que venham mais deles, querem decidir alguma periodicidade para isto ou fica para quando alguém pensar no assunto?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Bem, nunca pensei em jogar tanta coisa em tão "pouco" tempo. Além de que é engraçado ver as caras das pessoas por detrás dos avatares e nicks...

… eu já tava morto!!!

BTW: no sábado perto da hora de almoço a RFM passou a noticia!! E eu ouvi!! E que inveja…

Mas agora até à Páscoa ando totalmente mitrado!!!

BTW: @Costa: preciso da morada p’ra te enviar o Puerto Rico pois nem tive tempo a semana passada para ir ter com o Vasco para ele levar o jogo!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Até fico comovido: acaba o encontro, e ainda veêm a jogar no comboio.... lindo!

Vicio ter ido jogar RPG na sexta, fazer directa e depois passar o sábado todo de um lado para outro a jogar boardgames porque senão adormecia hehe.

No comboio foi exactamente a mesma coisa, ou jogávamos ou iamos dormir, jogar é mais fixe hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Obrigado por nos teres recebido no Porto. A organização correu bem, tanto no almoço, como no hotel e até as horas do espaço foram perfeitas. O espaço é excelente (apesar do sol nas mesas ter sido uma queixa), com bastante animação, mas tive pesadelos com o contador de voltas dos carrinhos ;-)

Foi o primeiro de muitos no Porto. Agora para aproveitar esses contactos, uma das regiões de Portugal tem de se chegar à frente....

 

Fiquei surpreendida com todo o encontro. Pessoal sempre disposto a ensinar e a jogar sem descanso.

Concordo com o não se ter jogado mais Dogs in the Vineyard, mas haverá sempre mais encontros.

Relativamente ao próximo encontro, quem sabe uma mudança de ares aqui para o centro (Abt.) e sem francesinhas !eheheh

 

Um abraço

Gwaylar

Agradeço a todos os que participaram, com especial obrigado para a organização e para as pessoas com quem joguei. Foi espectacular. Só gostaria de ter jogado (e mestrado) mais coisas :)

Próximo em Abrantes? ;)

Li a noticia no JN e foi muito bom saber que se pode encontar mais pessoas para jogar! Sou da zona do Porto, e espero contribuir e jogar no futuro proximo!

Boas;

Podes começar já hoje… Vou estar na XXL hoje à noite, a partir das 21:00 21:30.

Aparece!

Se quiseres contacta-me usando os contactos do meu perfil.

Abraço!

Bem vindo jomileal, acho que és a primeira vítima da cobertura publicitária que o Mallgur conseguiu organizar hehe.

Embora tenha ido ao encontro muita gente de Lisboa, pelo que deu para perceber existe também ai no Porto muito pessoal com vontade de jogar jogos de tabuleiro, por isso não deve ser difícil encontrares parceiros.

Quanto ao que escreveste na chatbox, não, nós não somos anti-monoply, apenas encontrámos jogos que achamos melhores e mais bem construídos para os desafios que esperamos tirar de um jogo de tabuleiro.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=Rick Danger]Próximo em Abrantes? ;) [/quote]

 

Próximo em Chelassssssssssssssss!!!!!11


--~~--

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Pois. No Metro de ontem, edição do Porto, veio uma menção na página 6.

É quase igual a este texto do Expresso.

Sempre é mais uma menção e pelo menos já nos renderam mais um membro...