Graças ao trabalho de RP do organizador, Pedro Silva (Mallgur), o Encontro do Porto andou por aí nas bocas da comunicação social. Parece que houve "avistamentos" na rádio RFM (e noutras?), e agora temos este artigo no Expresso (aparentemente com origem numa notícia da Agência Lusa) que também menciona o abreojogo.com:
https://expresso.clix.pt/Lusa/Interior.aspx?content_id=382852
Como arquivo para a posterioridade, aqui fica a reprodução na íntegra da notícia:
[quote]Lazer: 30 "malucos" dos jogos de tabuleiro juntos no Porto num encontro nacional
18:59 | sábado, 24 MAR 07
Porto, 24 Mar (Lusa) - Trinta apaixonados pelos jogos de tabuleiro estão reunidos hoje e domingo num encontro nacional no Porto, em que foi apresentado um novo jogo de estratégia baseado em caracteres japoneses, disse à agência Lusa o organizador.
"Como somos um pouco malucos pelos jogos de tabuleiro, alguns de nós ficarão aqui noite dentro", disse Pedro Silva, explicando que a maioria dos participantes se deslocou do sul do país, pelo que quer aproveitar ao máximo este fim-de-semana de jogos.
Pedro Silva salientou que este é o primeiro encontro nacional que se realiza no Porto, depois de Lisboa e Leiria terem acolhido eventos semelhantes.
O organizador referiu que o encontro reúne apreciadores dos jogos de tabuleiro clássicos, como o Monopólio, Bolsa e Risco, mas quase todos preferem jogos menos comerciais, como o Go, criado há mais de 2.000 anos no Japão, e o Descobridores de Catan, que existe há "apenas" 10 anos.
"O Monopólio e o Risco são jogos que já estão um bocadinho ultrapassados", afirmou Pedro Silva, realçando que "são jogos que demoram duas, três, quatro horas e em que os jogadores eliminados têm de ficar à espera".
Em contraponto, Pedro Silva realçou que um jogo de Descobridores de Catan "demora apenas uma hora e ninguém fica eliminado".
Pedro Silva explicou que o novo jogo, Seigo, apresentado hoje no Porto por um inventor sueco, tem como originalidade o facto de cada participante ir construindo novas palavras a partir de caracteres japoneses como forma de se expandir pelas várias províncias do Japão.
"Os jogadores constroem o nome de várias províncias e podem expandir-se e construir novas palavras. O objectivo é ter uma posição dominante no território do Japão", disse.
Os apreciadores portugueses de jogos de personagem (RPG) e de tabuleiro comunicam entre si fundamentalmente através de um site na Internet - https://www.abreojogo.com/ centrado num fórum de discussão onde combinam encontros e torneios e trocam experiências sobre novos jogos.
Pedro Silva referiu que há poucas lojas em Portugal a vender os jogos de tabuleiro que os conhecedores mais apreciam, lamentando que as grandes cadeias continuem a apostar nos jogos clássicos "já pouco adequados aos dias de hoje".
FZ.
Palavras-chave: lazer jogos portugal porto
Lusa[/quote]