Encontro em Alcobaça: objectivo

Malta, acabei de receber um contacto por intermédio do abreojogo. Pode ser (ou não) a resposta a todos os problemas e até a algumas preces: uma junta de freguesia organiza o evento com base nas nossas especificações, usando os seus recursos e ainda o divulga e publicita; nós quase só teriamos de aparecer e jogar.

Basicamente, alguém da junta de freguesia de Travassô-Águeda (e na sequência de uma notícia lida num jornal, que presumo que seja relativa ao Encontro do Porto) queria organizar um evento dedicado aos jogos de tabuleiro e à sua divulgação entre uma série de actividades culturais que vão decorrer nos dias de 22 (Sexta) a 24 (Domingo) de Junho.

A terra fica a caminho de Águeda a apenas 3-4 quilômetros da A1 (não percebo é se há uma saída logo, logo, logo ali para ir para Águeda ou se um gajo tem de sair da autoestrada muito mais longe) e fica um pouco abaixo de Aveiro. É significativamente mais longe de Lisboa que Leiria, mas é significativemente mais perto que ir daqui para o Porto (basicamente fica a meio caminho entre Leiria e Porto).

De modo que pergunto aos actuais organizadores de Leiria/Alcobaça se querem considerar/estudar a hipótese de mudar o evento para Travassô (passo-vos o contacto do senhor e vêm que condições ele tem para oferecer; imagino que sejam bem hospitaleiros por lá!) e depois tomar uma decisão… ou se abrimos já outro tópico para ver quem quer ir a Travassô-Águeda duas semanas depois do encontro de Leira/Alcobaça.

Irá ser esta a nossa Essen? :D

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Eu estou aberto a todas as possibilidades. No entanto, se Leiria substitui Alcobaça no momento, Travassô não o consegue. Nada contra esta simpática vila beirã (já agora, saída da A1 Aveiro Sul/Águeda, depois são uns 6-7 km se o mapa não me falha); apenas geograficamente estamos a falar de dois mundos diferentes. Os objectivos para mim pessoalmente serão bastante diferentes quanto a encontros em Leiria ou em Travassô. Leiria: aumentar o número de jogadores de Alcobaça, fazendo divulgação por aqui. Travassô: começar um núcleo de jogos de mesa lá, para o que posso dar a minha contribuição estando presente, mas é só isso. Apenas o objectivo "jogar uns jogos" se mantém.

Ainda sobre Travassô: por um lado, não é resposta a nenhuma prece minha porque como já expliquei não substitui um encontro na minha zona. Por outro lado, uma oferta dessas não deve ser recusada de ânimo leve. Ainda por outro lado, o meu limite mental é um encontro por mês... e 24 de Junho é demasiado perto de 10 de Junho, portanto eu sugiro a) alguém investigar junto da JF Travassô os comos e os porquês (e os comes!); b) mudar-se a data do encontro de Leiria, caso Travassô vá para a frente.

Não me posso já comprometer com 22-24 de Junho. Vou estar no Porto durante esse FdS, mas tenho o Sábado 23 todo ocupado. Aniversário da minha mulher.

Voltemos a Leiria. Fazer no IPJ: tudo bem, não tenho nada contra o espaço X ou Y. Aliás, as boas oportunidades não são para desperdiçar, e as parcerias são para manter! Se o IPJ nos pode acolher, não faz nenhum sentido procurar outro espaço. Não conheço bem o IPJ, portanto não sabia que tinha mais salas. O formato das mesas era de facto "estranho" - um círculo é estranho, um rectângulo é melhor. Mas foi bastante bom em Janeiro. Acontece que já não estamos em Janeiro, e penso que podemos ter mais pessoas; depende do objectivo. No entanto e mais uma vez: se cabemos no IPJ, a questão de procurar outro espaço nem se coloca. (Na minha opinião, claro.)

Mais do que um dia: mais uma vez isto é querer passar para um próximo nível! Eu estou disposto a estar quatro dias em Leiria; claro que eu tenho ponte e vivo perto. Compreendo que o pessoal de Lisboa não queira vir e ficar quatro dias. Depende dos objectivos, e mais uma vez posso estar a chutar demasiado para o alto. Mais do que um dia permitiria uma diferenciação, p. ex. wargames no dia 7, board games no dia 9? Um evento de vários dias seria o lançamento do nosso Essen. Certamente acontecerá, mas isso talvez num futuro a médio prazo (2009?) e não já este ano.

O meu objectivo, Soledade, era mais projectar o hobby na região, do que apenas o pessoal do costume encontrar-se para jogar. Atenção, que só jogar é bastante bom! Temos é que afinar as agulhas e acertarmos o que vai ser Leiria. Fomos 26; quantos queremos ser agora? Sendo realistas. 60? Com a co-organização do IPJ, é perfeitamente possível. E quantos desses da região de Leiria/Alcobaça? 40? Depende da divulgação.

vch: claro que uma Volta a Portugal em Jogos de Mesa era bastante interessante... aliás, talvez fosse preferível isso a um mega-encontro anual de quatro dias - são complementares, mas eu quero dizer que talvez fosse mais estimulante para os participantes, menos complicado para os organizadores, e mais conducente a um objectivo de enraizar o hobby a nível local um pouco por todo o país. É bastante reconfortante para mim saber que se organizar um encontro em Alcobaça, posso contar com uns 15 jogadores de fora. Ou seja, o sucesso está assegurado à partida, já sei que às moscas nunca vou ficar! Tal como nós, comunidade de jogadores, asseguramos o sucesso de uma tal iniciativa da JF Travassô - e que nem sequer é muito importante se Travassô é uma metrópole cosmopolita ou uma aldeia esquecida nos confins de Portugal. (Penso que seja algures no intermédio.)

Aliás, penso que o espírito nómada - "onde vai ser o encontro este mês?" - possa e deva fazer parte do DNA dos jogadores de jogos de mesa aqui em Portugal.

Estou a gostar dos desenvolvimentos... Smile acho em resumo:

  1. Estabelecer boas relações de cooperação é essencial. IPJ, Juntas, etc.
  2. Devemos investigar Travassô. Quem fica responsável por lidar com a Junta? Alguém do Porto? O Ricardo? Há alguém de Aveiro/Coimbra por aqui que gostaria de se meter ao barulho?
  3. Devemos simplificar Leiria de quatro para menos dias (dois?), e que assim não precisamos de o efectuar no FdS prolongado, mas qualquer FdS dá.
  4. Se houver Travassô a 22-24 de Junho, gostaria de antecipar Leiria para 19-20 de Maio.
  5. Encontro em Alcobaça: fica o compromisso que iremos fazer um, mais para a frente. Talvez em Agosto, visto que é o feriado da cidade.
  6. Devemos tratar da promoção. Um kit de imprensa é essencial, e depois de feito vai facilitar muito as coisas.

Quanto à zona centro, sei que existem aqui no abreojogo pessoas de Torres Vedras. Tambem seria porreiro alguem ir à loja de jogos de coimbra para divulgação.

Quanto a Agosto: estou a tentar juntamente com o meu primo organizar um encontro em Albufeira (algarve) nos dois fins de semanas à volta do 15 de agosto. Ainda não tinha dito nada porque ainda estamos a estudar o espaço e o alojamento...

Como disse, e muito bem, o Júlio... estou a gostar dos acontecimentos.
Travassô pode ser uma boa oportunidade , ainda mais se considerarmos que as questões de carácter logístico estarão, à priori, resolvidas. Nunca será a nossa Essen, será mais uma tasca neste rally das tascas que andamos a organizar. Será bom para nos juntarmos e jogar. Será bom para mostrar aos locais e aos visitantes de Travassô o que são jogos de tabuleiro. Será bom para nos conhecermos ainda melhor. E será muito bom para pensarmos sobre o que queremos com tudo isto. Julgo que podemos fazer de Travassô a nossa Camelot. Juntamo-nos jogamos e conversamos juntos in-loco sobre o rumo a tomar (com a vantagem de não termos que nos preocupar muito com as questões logísticas). Podemos definir uma espécie de comissão organizadora, ou pelo menos, uma comissão promotora...

Queremos encontros mensais? Corremos o risco de perder alguns elementos aqui e acolá, porque nem toda a gente tem possibilidades para estar todos os meses em viagem. E então? Encontros trimestrais? Parece-me Razoável! Queremos uma Comissão a tratar destes eventos? Parece-me bem. Mas tem de ser uma Comissão cujos elementos vão rodando para não sobrecarregar-mos sempre os mesmos.

Vamos adiar Leiria? Teria pena em fazê-lo, é que é já aqui ao lado.
E então ignoramos Travassô e passa Leiria (ou mesmo Alcobaça) a ser a nossa Camelot?

Acho mesmo que o mais importante (diria mesmo urgente) é fazer um Encontro para o mais breve possível. Para falarmos todos em conjunto sobre tudo isto que temos aqui postado. Os fórum do AoJ são imprecindíveis e serão uma das nossas mais importantes ferramentas de comunicação daqui em diante. Mas é urgente estarmos frente a frente, TODOS JUNTOS, no mesmo sítio e falarmos, combinarmos, decidirmos, ajuizarmos... seja em Travassô, Leiria ou Alcobaça.

Temos que nos unir e mexer. NÃO ACHAM??!?

 

 

https://oblogdocosta.blogspot.com

Ora bem depois da grande confusão que tem sido para mim este inicio de ano, a coisa está a acalmar de modos que já me posso comprometer com o auxilio a quem precisar para organizar algumas coisas.

Qt a Leiria, qualquer que seja o fim-de-semana estou lá. O de Travassô a confirmar-se a data não vejo empecilhos em comparecer.

Pergunta: Leiria poderia fazer-se num fim-de-semana a começar na sexta à tarde ou final do dia de sexta para quem tivesse disponibilidade?

Pagantes - penso que 5 euros por pessoa não é excessivo - é menos que um bilhete de cinema para 20 horas ou mais de diversão!! Arremjem-me lá um cinema por este preço!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Não sei qual é a dúvida ou a hesitação! O Encontro de Lisboa está marcado há que tempos, dura duas noites e um dia (sem qualquer problema logístico em esticar por mais um dia, se quiserem), a participação é todos os meses semelhante àquela que Leiria teve, desta vez vai ter microbadges do BGG para sortear, e todo o pessoal de fora já sabe que eu tenho um convite permanente para cá dormirem se quiserem. O encontro começa já esta sexta; apareçam, eu desafio-vos! O pessoal de Lisboa desloca-se em peso para animar os vossos eventos, não sei do que estão à espera para retribuir! :slight_smile:

Eu gostava que alguém se chegasse à frente e ficasse encarregue dos contactos e do que sair deles, que eu tenho sempre o meu prato bem cheio de coisas para organizar e estou a braços com a renovação, reorganização e migração cá do site; ofereço-me para ajudar em tudo o que for preciso (recrutar pessoal de Lisboa, levar jogos para os visitantes poderem jogar, organizar demonstrações, montar um mini-stand de vendas da Runadrake, dar boleia ao pessoal, etc), mas gostava que alguém que pudesse dedicar mais atenção (ou que pelo menos não morasse a mil quilômetros do sítio como eu) fosse fazendo os contactos e dirigindo as operações e me dissesse (a mim e a todos nós aqui) o que precisa que façamos.

Portanto… alguém pode ficar com esta pasta? Please?

É pá, o Ricardo tem razão... eu andava a pensar que toda a gente vai a todo o lado e ninguém vai a Lisboa... talvez porque achemos que em Lx as coisas estão orientadas... mas é facto que devíamos apoiar.

Isto dito... em princípio não posso no próximo FdS porque devemos ir para o Porto. A minha mulher tem ponte na 2.ª feira. Eu estou a tentar demovê-la para irmos só no FdS seguinte, visto que há a possibilidade de haver uma exposição na Exponor. A propósito, se o pessoal do Porto está a ler isto: como estamos de promoção de jogos de mesa para essa altura? Sabem se vai estar alguém na GameChallenge? O objectivo do salão é jogos electrónicos, pelo que pode não ser o melhor sítio. O ideal era uma feira de brinquedos ou do entretenimento (embora hoje em dia "entretenimento" seja sinónimo de gadgets electrónicos.)

O firepigeon falou bem.

fs: perdermos uns aqui e outros ali é inevitável, quanto a mim; na boa! Eu não pude ir ao Porto com bastante pena minha, mas tinha outro compromisso. Como eu não fui, não foi ninguém de Alcobaça. Mas... nem por isso deixou de ser bastante bom! Verdade? Não sei se vou poder estar em Travassô - mas será bem bom, até porque estamos a falar da Bairrada. Já sinto o cheirinho do leitão (e as bolhinhas do espumante).

À medida que o hobby se for alargando e o núcleo de jogadores deixar de ser 50 pessoas para ser 500, é natural que alguns fiquem para trás algumas vezes. Isso não deve ser motivo de preocupação, se assegurarmos que todos têm oportunidades de ir jogando. Ainda não estamos a organizar uma convenção nacional; no entanto, foi isso que alguns de vocês deram a entender. Temos algumas questões de ordem prática para tratar. Por exemplo, a promoção de eventos e procura de sítios para jogar seria mais fácil se houvesse uma associação de jogadores. No entanto, penso que decisões nesta área podem esperar; o que não pode esperar é a nossa motivação principal, que é não tanto organizar, mas sim jogar.

Portanto, volto a reforçar: adiar Leiria, não - antecipar. Soledade, podes ver datas com o IPJ? Quando estão livres, e para quando ainda é possível organizar e divulgar?

Gostava só que me esclarecessem uma ou outra coisa:

1-Depois de tanta conversa, o que realmente já existe de facto?

2-Qual é o interesse em fazer um encontro no "meio do mato" ? (promoção? patrocínio de uma Junta? megalomania rural?) - e olhem que eu gosto de Águeda...

 

3-Porquê a obsessão de espalhar a mensagem? (seremos "missionários" de uma ideologia de jogos?)

 

Não gostava nada que os boardgames passassem a ser última notícia de telejornal de fim-de-semana, estilo encher chouriços, seguido de sorriso por parte do apresentador...

Se a comunidade (designação esquisita...) crescer, que cresça espontâneamente, de forma natural, com o tempo... sabem... estas coisas demoram tempo... concorremos com actividades e sectores tão importantes como: o futebol, a televisão, os hipermercados, o tunning e a carochice típica do tuga...

 

Enfim, se não for dia 8 de Junho estarei lá (pearl jam!!!)

E o resto é conversa e retórica...

#nbs#

Bom, podemos ter bons recursos à disposição (não saberemos até alguém que queira avançar fale com o dito senhor) e isso pode ser o início de algo grande e com tradição… tenho a ideia de que há por aí muitos bons eventos culturais a realizarem-se fora de cidades e a atrairem multidões, festivais de jazz com artistas de renome, festivais de chocolate, festivais disto e daquilo, alguém está a suportar as carreiras dos artistas pimba, LOL… nos para sermos uma multidão só precisavamos de um evento anual com 50-100 pessoas e pimba, era a glória eterna! :wink:

[quote=nbs]1-Depois de tanta conversa, o que realmente já existe de facto?[/quote]

Leiria vai revelar quando houver informação concreta. Esta semana.

[quote=nbs]2-Qual é o interesse em fazer um encontro no "meio do mato" ? (promoção? patrocínio de uma Junta? megalomania rural?) - e olhem que eu gosto de Águeda...[/quote]

Jogar? E acho que limparam o mato depois dos incêndios de 2004... Tongue out Mas não é obrigatório ir.

[quote=nbs]3-Porquê a obsessão de espalhar a mensagem? (seremos "missionários" de uma ideologia de jogos?)[/quote]

Claro que sim. Somos pela boa e velha cadeira e mesa, e contra o sofá ou a bancada do estádio. Espalharemos a mensagem de São Knizia e São Faidutti. E nbs, estás a decepcionar-me... tinha pensado em ti para apóstolo. Mas na nossa organização não são permitidas dúvidas.Innocent

[quote=nbs]Não gostava nada que os boardgames passassem a ser última notícia de telejornal de fim-de-semana, estilo encher chouriços, seguido de sorriso por parte do apresentador...[/quote]

Pois, esse é um problema: seremos uma pequena, obscura e confortável seita - ou uma religião de massas? Qualquer dia é bem dizer, "sou gamer - não praticante".

Quanto à TV, eu incomodo-me é se a Júlia Pinheiro se meter na coisa... quanto ao sorriso do apresentador das notícias, ele está a pensar na limpa que deu a três amigos no Tigris, na noite anterior...

[quote=nbs]Se a comunidade (designação esquisita...) crescer, que cresça espontâneamente, de forma natural, com o tempo... sabem... estas coisas demoram tempo... concorremos com actividades e sectores tão importantes como: o futebol, a televisão, os hipermercados, o tunning e a carochice típica do tuga...[/quote]

Tens que ver, nbs: alguns de nós são megalomaníacos. (Eu assumo.) Crescimento espontâneo e natural significa coisas diferentes para diferentes pessoas. Para ti, é ficar como estamos e logo se vê quem se junta ao grupo; para mim, é chamar os media e espalhar cartazes. Eu para já, aceitei mudar um encontro de quatro dias para um dia bem cheio. Não conseguimos dois dias bem preenchidos. Quando muito teremos um "aquecimento" para o Encontro.

[quote=nbs]E o resto é conversa e retórica... [/quote]

Certo. E não ligues demasiado à minha ironia.

Aí tens razão. Falo por mim claro. Em Lisboa já começa a haver alguma tradição de encontros e eu nunca apareci em nenhum. É bem verdade e é bem visto, sim senhor. Mas só ainda não fui a Lisboa porque não pude.

Perdoem-me se me fiz explicar mal. Eu não estava a criticar o que está feito nem a pôr em causa todas as ideias e sugestões que por aqui têm passado. Quero apenas passar uma mensagem muito simples. É preciso estarmos juntos e falarmos disto em conjunto. Isso é para mim o mais importante. E gostava que isso acontecesse no próximo meeting. A minha falha, evidentemente, foi ignorar o encontro de Lisboa - "my bad!".

 

https://oblogdocosta.blogspot.com

30 peças de prata!! É um Judas!!! :smiley: LOL É Pah!!! São Knizia e São Faidutti??!?!? Isso são falsos seguidores de um falso profeta!!! LOLOLOLOLOLOL Pois vocês sabem onde estão os jogos, mesmo bons, daqueles mesmo, mas mesmo muita bons? ROTFLMAO

De resto concordo em absoluto com esta visão!! Qual 'tar sentado à espera que apareçam, qual carapuça!! Chamemos as rádios e os jornais, a televisão e os blogs!! Construa-se que eles virão!!! LOL LOL LOL

Ficarmos aparados contentes com o pouco que se tem, não me contento com 'tão pouco!!! Indepentemente dos meus santos serem diferentes dos do caro Tintazul!!! Básicamente temos interpretações diferentes sobre o mesmo tema, mas o que queremos é mais gente a jogar, seja o que for!!!

Uma das coisas que se nota quando se anda a ver os foruns lá por fora, é que este tipo de Convenções de Jogos, são açgo terrivelmente bem visto junto das comunidades onde se realizam e quem participa vem de todos os lados, e se não vai a uma num mês vai à outra do mês seguinte nem que seja a 500 kms de distância!! Nós por cá temos o estado que temos (isto de tarmos próximos do 25 faz-me escrever estas cenaitas, LOL), que nem sequer é ainda o que quer que se queira que seja. É importante haver um novo encontro tipo Leiria para que um core duro faça um brainstorm!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Boas;

Estive a dar uma vista de olhos neste site, www.travasso.net, e parece-me uma terrinha simpática.

Creio que seria algo muito positivo e que é uma oportunidade a aproveitar.
O envolvimento de uma junta de freguesia pode garantir formas de divulgação maior e a comunidade, sendo pequena, pode aderir mais por estar “faminta” daquilo que é novidade.
Como diria o poeta, bem a propósito neste dia, o que faz falta é avisar a malta!

Infelizmente, as datas em causa são inconvenientes pois coincidem com o S. João que é, para além da festa do Porto, o aniversário da minha irmã pelo que poderei dar apoio e até contactar o senhor até à organização, mas vou ter que faltar no dia 23 e provavelmente só aparecer de tarde no dia 24, o que deixa pouco tempo útil. Se mais gente aparecer, isto pode ser de somenos importância.

Resumindo… Se a malta estiver disposta a aparecer e estar por lá nesses dias, garantindo jogos e “monitores” suficientes, eu posso ajudar na organização até lá, ainda que depois não vá gozar os frutos. Mas faço-o com o maior prazer.

Abraços.

Desculpem-me a ausência, mas trabalho oblige.

Ponto de situação:

#1 Encontro, no próximo mês de Junho, fim de semana de 9 de Junho, dia ainda não confirmado por muito pouco. Mas mesmo pouco. Quando estiver confirmado crio um evento aqui no AoJ, mas podem ir contando com isso - sábado, 9 de Junho

#2 Será uma coorganização Leiria/Alcobaça. A proximidade ajuda nestas coisas e a parceria principal (IPJ) até é a mesma.

#3 Será um único dia mas completamente preenchido.

#4 Na agenda devemos incluir um tempinho para discussão mais alargada acerca dos boardgames em Portugal. A criação de uma associação está nessa agenda. Vão pensando nisso..

#5 A divulgação será feita nas escolas e espaços públicos, essencialmente, contando com a parceria institucional do IPJ (aguardo confirmação disto tudo).

#6 Haverá a apresentação de uma sugestão de logótipo que sirva de imagem à futura Associação de Boardgamers de Portugal, bem como dos respectivos estatutos.

#7 Iremos jogar até doer mas também falar destas coisas mais sérias.

#8 O local do encontro será, preferencialmente, o IPJ de Leiria, mas com mais salas ou com uma única sala mas maior. Aguardo confirmação da vaga.

#9 Haverá também divulgação na imprensa local bem como press releases para a Lusa, que tem como missão divulgar para todos os media do País.

#10 Não me esqueço dos encontros de Lisboa. Até já tenho ofertas de positório onde crashar :), obrigado Ricardo, mas não tenho conseguido ir. Principal motivo - filhos menores.

#11 Se houver encontro em Travessô não posso garantir a minha presença, embora vá fazer o possível para lá estar. Mas, por motivos mais que óbvios, não contem comigo para organizar coisa nenhuma para além de Leiria/Alcobaça.

#12 Queremos lojas de jogos no encontro de Leiria. Em força!

Este comentário foi movido para aqui.

DISCORDO EM ABSOLUTO COM ESTA IDÉIA!!!

Se existem coisas com que embirro totalmente é com as associações formalizadas e escrituradas e quotizadas e raiosaspartam!!! Não não estou no gozo, é mesmo muito á séria o que agora digo: não tarda nada tamos a falar de quem é que vai ser predidente da junta e cumraios, cumcamandro!! Gosto de jogar jogos de tabuleiro mas não preciso de uma associação para tornar isto válido!!! poramordesãokniziaeoutroshereges, mas tão-se a passar ou q? Uma coisa é fazer e ajudar a que aconteçam as coisas por carolice, outra é esta cena muito à portuguesa de querer tudo alinhavado, preto no branco, em papel de 25 linhas azul, timbrado e carimbado!!! Não tarda nada tal como bom portugueses subsidiodependentes que somos, 'tamo-nos a candidatar ao fundo de apoio aos-q-metem-as-cabeças-a-pensar-e-nao-se-ficam-pelos-jogos-de-futebol ou algo do género. Ou não me digam que só se existirmos como ASSOCIAÇÃO é que podemos continuar a organizar cenaitas?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Também detesto burocracia. Acho que devemos ser carolas toda a vida e fazer as coisas com gosto, assim como temos feito. Mas, às vezes, só às vezes, não é sempre, dá jeito ter uma sala maior, divulgação paga, espaços de publicação grátis... coisas para lá daquilo que eu também mais gosto de fazer - jogar. Para isso, uma organização, chama-lhe associação, grupo de jovens, whatever, mesmo sem personalidade jurídica e sem papel de 25 linhas, é essencial. Os lobbies não existem sem organizações. O crescimento pode estar dependente disso, também.

Fiquei desiludido. Quando li o título julgava que estavas contra o nome porque não incluia menção a wargamers de Portugal... :P

Não queria ser mal interpretado:

 

-Eu disse que era uma sugestão de logotipo. eu n decido nada sozinho.

 

-Podemos até criar uma associação só em 2010. pode até nunca vir a existir. eu acho que é precisa. não se vai criar agora já em junho, obviamente. Mas acho que estamos naquele ponto em que se devem tomar algumas decisões. Conjuntas. Agora, se for para jogarmos umas coisas e rirmo-nos um bocado a cada 3 meses, 5 estrelas. Dá menos trabalho.

 

-Não gosto muito de estar com eufemismos e coisas politicamente correctas por isso chamei-lhe associação de boardgamers de Portugal. Mas quero aqui incluir o que que acharem que deve ser incluido. Não sei se rpg faz sentido, video games, não faz, e outros tipos de jogos como xadrez, por exemplo, já são representados. É para isso que nos devemos reunir e falar.

 

-Claro que não tenciono "perder" muito tempo a falar destas coisas no encontro. Uma hora no máximo e aproveitar, eventualmente, o almoço, pode ser compatível.

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967