Eu estou aberto a todas as possibilidades. No entanto, se Leiria substitui Alcobaça no momento, Travassô não o consegue. Nada contra esta simpática vila beirã (já agora, saída da A1 Aveiro Sul/Águeda, depois são uns 6-7 km se o mapa não me falha); apenas geograficamente estamos a falar de dois mundos diferentes. Os objectivos para mim pessoalmente serão bastante diferentes quanto a encontros em Leiria ou em Travassô. Leiria: aumentar o número de jogadores de Alcobaça, fazendo divulgação por aqui. Travassô: começar um núcleo de jogos de mesa lá, para o que posso dar a minha contribuição estando presente, mas é só isso. Apenas o objectivo "jogar uns jogos" se mantém.
Ainda sobre Travassô: por um lado, não é resposta a nenhuma prece minha porque como já expliquei não substitui um encontro na minha zona. Por outro lado, uma oferta dessas não deve ser recusada de ânimo leve. Ainda por outro lado, o meu limite mental é um encontro por mês... e 24 de Junho é demasiado perto de 10 de Junho, portanto eu sugiro a) alguém investigar junto da JF Travassô os comos e os porquês (e os comes!); b) mudar-se a data do encontro de Leiria, caso Travassô vá para a frente.
Não me posso já comprometer com 22-24 de Junho. Vou estar no Porto durante esse FdS, mas tenho o Sábado 23 todo ocupado. Aniversário da minha mulher.
Voltemos a Leiria. Fazer no IPJ: tudo bem, não tenho nada contra o espaço X ou Y. Aliás, as boas oportunidades não são para desperdiçar, e as parcerias são para manter! Se o IPJ nos pode acolher, não faz nenhum sentido procurar outro espaço. Não conheço bem o IPJ, portanto não sabia que tinha mais salas. O formato das mesas era de facto "estranho" - um círculo é estranho, um rectângulo é melhor. Mas foi bastante bom em Janeiro. Acontece que já não estamos em Janeiro, e penso que podemos ter mais pessoas; depende do objectivo. No entanto e mais uma vez: se cabemos no IPJ, a questão de procurar outro espaço nem se coloca. (Na minha opinião, claro.)
Mais do que um dia: mais uma vez isto é querer passar para um próximo nível! Eu estou disposto a estar quatro dias em Leiria; claro que eu tenho ponte e vivo perto. Compreendo que o pessoal de Lisboa não queira vir e ficar quatro dias. Depende dos objectivos, e mais uma vez posso estar a chutar demasiado para o alto. Mais do que um dia permitiria uma diferenciação, p. ex. wargames no dia 7, board games no dia 9? Um evento de vários dias seria o lançamento do nosso Essen. Certamente acontecerá, mas isso talvez num futuro a médio prazo (2009?) e não já este ano.
O meu objectivo, Soledade, era mais projectar o hobby na região, do que apenas o pessoal do costume encontrar-se para jogar. Atenção, que só jogar é bastante bom! Temos é que afinar as agulhas e acertarmos o que vai ser Leiria. Fomos 26; quantos queremos ser agora? Sendo realistas. 60? Com a co-organização do IPJ, é perfeitamente possível. E quantos desses da região de Leiria/Alcobaça? 40? Depende da divulgação.
vch: claro que uma Volta a Portugal em Jogos de Mesa era bastante interessante... aliás, talvez fosse preferível isso a um mega-encontro anual de quatro dias - são complementares, mas eu quero dizer que talvez fosse mais estimulante para os participantes, menos complicado para os organizadores, e mais conducente a um objectivo de enraizar o hobby a nível local um pouco por todo o país. É bastante reconfortante para mim saber que se organizar um encontro em Alcobaça, posso contar com uns 15 jogadores de fora. Ou seja, o sucesso está assegurado à partida, já sei que às moscas nunca vou ficar! Tal como nós, comunidade de jogadores, asseguramos o sucesso de uma tal iniciativa da JF Travassô - e que nem sequer é muito importante se Travassô é uma metrópole cosmopolita ou uma aldeia esquecida nos confins de Portugal. (Penso que seja algures no intermédio.)
Aliás, penso que o espírito nómada - "onde vai ser o encontro este mês?" - possa e deva fazer parte do DNA dos jogadores de jogos de mesa aqui em Portugal.
Estou a gostar dos desenvolvimentos...
acho em resumo:
- Estabelecer boas relações de cooperação é essencial. IPJ, Juntas, etc.
- Devemos investigar Travassô. Quem fica responsável por lidar com a Junta? Alguém do Porto? O Ricardo? Há alguém de Aveiro/Coimbra por aqui que gostaria de se meter ao barulho?
- Devemos simplificar Leiria de quatro para menos dias (dois?), e que assim não precisamos de o efectuar no FdS prolongado, mas qualquer FdS dá.
- Se houver Travassô a 22-24 de Junho, gostaria de antecipar Leiria para 19-20 de Maio.
- Encontro em Alcobaça: fica o compromisso que iremos fazer um, mais para a frente. Talvez em Agosto, visto que é o feriado da cidade.
- Devemos tratar da promoção. Um kit de imprensa é essencial, e depois de feito vai facilitar muito as coisas.