Encontro Nacional de Boardgamers em Leiria

Confirmado o dia 9 de Junho pelas 9.30 da manhã no IPJ de Leiria (mesmo sítio da última vez). Contamos com as vossas inscrições aqui no site, neste tópico!

Para falarem do que querem levar & jogar, fazer combinações, oferecerem-se para ou pedirem demonstrações, dirijam-se a este tópico.


Vai haver apoio institucional do IPJ, vamos ter cartazes e inscrições nas escolas e outros locais públicos. Vai ser feita uma comunicação através dos canais habituais usados pelo IPJ para este tipo de eventos (escolas, associações juvenis, media).

Peço a todos os que estejam disponíveis para solicitarem cartazes (que eu envio por correio) para que sejam colocados em locais que achem pertinentes.

CONFIRMEM O MAIS RÁPIDO QUE PUDEREM, PLEASE

Abraços

Acho que podes mandar aí uma meia-dúzia de cartazes pelo Carlos “Brainstorm” aqui para Lisboa. Um fica na loja, e acho que entre o resto de nós devemos encontrar uma casa para cada um dos restantes, certo malta?

[quote=ricmadeira]Acho que podes mandar aí uma meia-dúzia de cartazes pelo Carlos "Brainstorm" aqui para Lisboa. [/quote]

Gostei de me ver referido como pombo correio sem sequer ser consultado sobre o assunto... obrigadinho

 

:P

E eu é que tenho nome da ave!!! ROTFLMAO
Mas agora já tá já tá!!! ROTFLMAO

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Ricardo e Malgur, quando os cartazes estiverem prontos eu envio para vcs porem por aí. E também flyers. É tudo à grande!!

Pombeiro, fiquei na dúvida em relação ao teu número. Tu representas 3 ou 1? :P

Outra coisa Pombeiro, como é que estamos de surpresas? Tudo encaminhado?

Malgur, os contactos dos media, por enquanto acho que não vou precisar. Vou deixar que seja o IPJ a divulgar. Mesmo assim, se correr bem, nenhum de nós joga naquele dia (passo o exagero). É que alguém será preciso para ensinar os newbies a jogar. Com sorte, somos todos precisos para isso. Acho que estou a ser demasiado ambicioso...

 

 

LOL

BTW: manda lá mais uns qts fliers e cartazes que eu passo na Runadrake para os distribuir por aí!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

- até que hora se vai poder jogar

- a morada do lugar

- dicas pra lá chegar de carro (nunca fui em Leiria)

obrigado!

Ciao,

Luca

Dorakeen, o horário oficial é das 9.30 até às 2h00 da manhã.

Para ir para Leiria é simples, mas eu depois deixo indicações mais precisas uns dias antes. Aliás, visto ser no mesmo sítio que da última vez, até peço ao Ricardo para colocar novamente disponível, aqui, o mapa com as alternativas... RICARDOOO! É possível?!

Os cartazes, entretanto, ficam prontos. O Brainstorm irá levar alguns para Lx para vcs publicarem e vou tb ver se o Malgur e o Júlio fazem isso lá nos sítios deles. Mais alguém quer entrar no esquema da divulgação?

 

Abraços

 

Links para as instruções de Janeiro:
https://www.abreojogo.com/2007/01/27/encontro_de_boardgamers_em_leiria#comment-8103
https://www.abreojogo.com/2007/01/27/encontro_de_boardgamers_em_leiria#comment-8104
https://www.abreojogo.com/2007/01/27/encontro_de_boardgamers_em_leiria#comment-8105

Primeiro que tudo parabéns pelo cartaz.

1ª questão: Isso já está a começar a ser divulgado pelo IPJ?

2ª questão: supondo-se que se tenha uma afluência razoável, como é que se pretende efectuar o controlo de jogos? É que numa situação de para além dos normais 20~30 aparecerem mais 50 já não vai dar para estar a vigiar tudo e todos. Sugiro uma funcionalidade tipo biblioteca. Quem leva jogos entrega-os para a biblioteca (caso o queira fazer como é lógico) e quem os levanta tem de deixar informação de que jogo está a levantar, quem é o responsável pelo mesmo, etc!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

É logo deixar lá o BI, carta de condução, chaves do carro, e uma caução de 500 Euros! :wink:

Eheh.

Parece-me uma boa ideia a do BI e dos 500€. Vamos por aí. Agora mais a sério, podemos organizar tipo biblioteca. Quem traz jogos deixa uma lista com os mesmos num sítio, lista que é conferida à chegada, de forma a que tudo possa ser controlado. Não sei se aparecerá muita gente, espero que sim, mas ainda é prematuro. Os cartazes saíram ontem pelo correio a imagem está criada desde sexta feira...

Em relação à divulgação... Para o cartaz tive de colocar uma entidade organizadora. O tipo que o fez telefonou e disse que, antes de ir para impressão, tínhamos de lá pôr alguma coisa. Também era necessário um sítio onde se fizessem as inscrições, visto o IPJ não se envolver nisso. Eles só pretendem saber o nº final de inscritos. Não coloquei o nome do AoJ porque não podia, naquele momento, decidir isso, e também porque para novos utilizadores, é mais simples um blog com inscrições do que o site do AoJ que, todos concordam, não é muito intuitivo para non gamers.

Espero que tenham entendido isso. Ou seja, as inscrições são feitas aqui, no AoJ, mas para os cartazes e para os que não conhecem o site (ainda) são feitas no spielportugal.

 

Abraços

 

É logo deixar lá o BI, carta de condução, chaves do carro, e uma caução de 500 Euros! :wink:

Eheh.
[/quote]

Despropositado Ricardo!! :expressionless:

Passando à frente:

Não sei pelos outros mas eu sei que não gostaria mesmo nada que um jogo meu me chegasse ao fim do dia feito em fanicos, ou amarrotado, ou com falta de peças, etc, etc!!! Se for possivel criar um tracking de quem acede a que jogo isso imediatamente cria na pessoa que levanta o jogo o sentido de responsabilidade pelo mesmo!! Em caso de algo mesmo muito grave chama-se a pessoa em causa!! Quem recepciona a devolução de um jogo deverá verificar se o mesmo está em condições, senão o dono só se vai aperceber disso no final do dia o que poderá já ser tarde. Isto tudo porque estou convencido que vamos ter pontapés de pessoal a participar completamente estranhos ao circulo normal de conhecidos que andam aqui pelo vicio dos boardgames!! E prevenir nunca é demais.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Ei, estava só na brincadeira! Onde deixaste o sentido de humor? :slight_smile:

E não estava a totalmente brincar. A verdade é que estou tão preocupado do que tu… aliás, estou tão mais preocupado do que tu que muito dificilmente vou deixar os meus jogos em qualquer biblioteca que seja; como sempre, ou o pessoal os joga comigo ou alguém mo vem pedir emprestado pessoalmente (à partida confio em toda a gente para tratar bem os meus jogos, mas só me sinto descansado se souber quem tem o quê e aonde). No encontro do Porto fiquei traumatizado à beira de ir para o hospital, eheh, só por de repente ter olhado e ter visto uns (naquela altura) desconhecidos a manusearem a pilha de jogos que deixei em cima de uma mesa na XXL ao lado dos jogos do resto pessoal… assim que eles sairam dali, fui a correr ensacar os meus jogos outra vez, eheh, e passaram o resto do dia ao meu lado, só saindo ocasionalmente para alguém ver ou levar emprestado.

Nem tenho grande medo de danos… é mais mesmo de peças perdidas. Já algumas vezes se encontraram lá na loja pecinhas de jogo perdidas - felizmente reencontraram sempre o dono, e também eram sempre meros marcadores dos quais há sempre muitos - e por isso sei que pode acontecer; sempre que acabo de jogar algo espreito sempre para o chão debaixo da mesa e das cadeiras para ver se não perdi nada.

Eu sei… é só a mentalidade doentia de um coleccionador… mas não consigo evitar, eheh.

Pois... É bem chamada a atenção para os problemas potenciais de jogarmos jogos nossos com estranhos, que não estranhos como nós.

Pessoalmente não tenho problemas em deixar que os meus jogos sejam requisitados, etc... Claro que não vou colocar o meu Full Métal Planète nas mãos de ninguém que não conheça. Por acaso acho que nem o vou levar, mas isso é por uma questão logística e não de receio.

Acho que o BI é suficiente... Claro que isto vai implicar que alguém terá que ficar "responsável" por estar a controlar os empréstimos e devolução de jogos.

Uma outra alternativa consiste em garantirmos que pelo menos um dos conhecidos daqui está sempre presente numa mesa de jogo. Acho que nenhum de nós se importará de ter que garantir no fim do jogo que tudo se arruma, etc... É algo a ver de acordo com o número de inscrições que apareçam até lá e com o número de participantes que poderemos inferir daí, que deverão aparecer alguns não inscritos...

Já agora, não recebi nada relativo ao cartaz... como é que está isso? Fiquei com a ideia de que era para eu colocar por cá alguns.

Um abraço e até lá!

Acho que nem precisamos de nos preocupar com isso. Os novatos que haja por lá vão precisar que alguém lhes explique as regras do jogo, portanto a “mistura” vai acontecer naturalmente na maior parte dos casos, imagino. E também parece que bastantes de nós vamos levar jogos mesmo para demonstrar e ensinar… acho que vai correr bem. :slight_smile:

Talvez tenhas razão, espero mesmo que sim, mas...

Não concordo que não tenhamos que nos preocupar... É verdade que eles precisarão de quem lhes explique as regras, mas isso não implica ficar lá a jogar nem verificar a arrumação/integridade dos jogos no fim.

Se me pedirem, por exemplo, para explicar o Ticket to Ride: Europe eu faço-o em 10 minutos no máximo. Depois posso não querer jogar ou ter oportunidade de estar a jogar noutra mesa um jogo que me interesse mais. Não vou estar a controlar a forma como o jogo é tratado nem se arrumam tudo direitinho no fim, etc... Pode dar-se o caso de ser um grupo que assume que aquilo é como comer num shopping e deixa tudo espalhado na mesa no fim do jogo e vai-se embora. Ou, pior, como eu não estou por ali para ver o que se passa e o jogo até lhes interessa, arrumam tudo, metem-no debaixo do braço e vão-se embora.

Se estivermos todos prontos e preparados para isso, eu não tenho qualquer problema em assumir que a minha função vai ser menos de jogador e mais de orientador de jogos e responsável pela finalização, etc... mas se isto não estiver acordado não posso estar a esperar dos outros essa atitude.

Creio que, tendo em conta a tua reacção ao que se passou no Porto, onde estávamos muito poucos e onde era mais ou menos fácil controlar o que se passava na sala, estás a ser um pouco relaxado demais com um problema que pode ser bem real.

Se eu chegar a Leiria e vir duzentos macacos preparados para jogar sem controle nenhum, não sei se vou querer que os meus jogos não estejam supervisionados.

Preferia jogar outros jogos que não os meus durante o sábado, mas se para isso tiver que por a minha colecção em risco, jogo só os meus... E só empresto a quem já conheça daqui que sei que os vai respeitar como respeitaria os seus.

Não quero parecer paranóico, mas acho que é uma questão que deve ser bem pensada. Tudo depende, claro está, do número de pessoas que esperamos ter presentes. Temos que estar preparados para uma situação em que tenhamos que controlar isto. Se não for preciso, tanto melhor, mas se for e não estivermos preparados, dá barraca.
Mais vale prevenir...

Boas;

Podes mandar-me meia dúzia de cartazes?

Estou a pensar colocar dois na XXL, um no bar do CDUP, mais dois no ISEP e um outro para outro local que surja entretanto. Talvez o IPJ do Porto...

Obrigado;

Acho bem que haja algum controlo. Acho que a melhor forma é esse controlo ser pessoal: os novatos jogam sempre com alguém já da nossa confiança. Nada de cauções ou BIs. A porta fica também sempre controlada, por um grupo de hard-core gamers que se vão sentar o mais perto da saída possível.

Penso que não devemos dar a primeira impressão que somos paranóicos ou extremamente organizados. (Paranóicos poderemos ser, agora organizados... ha!) Por outro lado, qualquer visitante deverá entender que aquilo não é uma biblioteca: os jogos pertencem a pessoas que investiram centenas de euros no hobby, e que por generosidade vêm partilhar essa pequena fortuna (ao todo teremos facilmente 3 mil euros em jogos na sala!) com pessoas desconhecidas. Os visitantes compreenderão igualmente que se espera deles uma resposta à altura: educação com o pessoal, e cuidado com o material.

Portanto, na minha opinião, os visitantes nunca jogam sozinhos; só jogam, se houver alguém para jogar com eles. O que implica que sempre deverá haver veteranos dispostos ou a ficarem sem jogar à espera dos maçaricos, ou a interromperem o seu jogo para começar um jogo com os visitantes. Tipo morte súbita - o vencedor é quem tiver mais pontos de vitória no momento em que um newbie entrar pela porta. Já estou a imaginar as frases: "Bem-vinda! É pá, se tivesses levado mais um minuto a chegar eu tinha ganho o jogo!..." Laughing

Os novatos precisam de alguém que os introduza ao vício. Eu vou disposto a jogar qualquer jogo - pelo bem do hobby e dos iniciados... pessoalmente queria aproveitar para jogar os super-jogos em que há tanto tempo não toco... como Tigris, Mare Nostrum, Friedrich, Shadows Over Camelot... mas a bem dos novatos deixo isso de lado.

Vai funcionar bem se formos flexíveis... uma forma de ser flexível é começarmos com jogos rápidos, e para newbies. De preferência jogos com duração de 20-30 minutos, porque na primeira hora ou duas devem chegar a maioria dos novatos. P. ex. se eu chegar +- às 9h30 e começar um Carcassonne com 3 jogadores, às 10h15 estou despachado. Por essa altura vão chegar alguns newbies, com os quais terei o prazer de jogar. (Isso além do apelo visual do Carcassonne - o conceito de ires criando a superfície de jogo à medida que vais jogando é algo de fantástico para quem se inicia no hobby.)

Alguns jogos <30 minutos: Halli Galli, Carcassonne, Polarity, Coloretto.

Outra forma de ser flexível: não nos importarmos de jogar seja o que for, quatro vezes se necessário. Uma das melhores formas de aprender um jogo é ver outros jogar. Imaginem que chegam dois marmelos e assistem ao final de um Bohnanza; facilmente apanham o jogo ao verem 4-5 outros tipos a jogar. Nós terminamos e eles dizem, "é pá, buédagiro, gostava de jogar!" Cai mal nós dizermos, "pois, mas nós já jogámos este... que achas de aprenderes Shadows Over Camelot para jogares connosco?" Surprised

Sendo que metade parte dos jogos que eu vou levar são para iniciados e a minha namorada também não conhecer assim tantos jogos quanto isso, não me importo mesmo nada em passar o dia nessa função de mostrar jogos ao pessoal.

Apenas não me peçam para mostrar o Settlers Of Catan porque nunca o vi mais gordo hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"