Encontro Nacional de Roleplayers - LeiriaCon 2010

Na LeiriaCon vamos juntar os vários fãs de jogos de RPG para convivermos e celebrarmos este hobby com algumas sessões de jogo e convívio. O encontro decorrerá na Quinta do Pinheiro, dias 30 a 31 de Janeiro a partir das 10h da manhã com interrupções para o almoço e jantar, encerrando ao Domingo às 20h. Vão decorrer demonstrações de Dungeons & Dragons, Mouse Guard, Warhammer Fantasy Roleplay, Geist: the Sin-eaters e Sangue-frio: Histórias dos Últimos Vampiros (com o autor, Ricardo Tavares). Se te quiseres inscrever vai à Lista de Jogo de RPG e inscreve-te sem compromisso pondo o teu nome (ou o nick do badge oficial da LeiriaCon) e o nome de jogo que quiseres demonstrar. Iremos ter também à nossa disposição uma sala exclusiva, mesas, cadernos e instrumentos de escrita. Atreve-te a entrar nos mundos de imaginação onde tu és o jogo!

Possíveis iniciativas que gostaria de realizar:

• meet&greet informal de roleplayers depois de almoço;
  • sessão de jogo de Mouse Guard RPG;
  • sessão de jogo de Geist: the Sin-Eaters
  • apresentação e sessão de jogo de Warhammer Fantasy Roleplay 3rd Edition;
  • sessão de jogo de Unknown Armies para nove jogadores!;
  • workshop de “Como jogar Roleplay”;
  • workshop de “Como introduzir os Boardgamers ao Roleplay” usando talvez o Warhammer Fantay Roleplay 3rd Edition;

Gostava de experimentar jogar pela primeira vez D&D 4th Edition. Alguém se atreve a correr uma demonstração?

E quem quiser levar jogos de RPG originais para playtest também seria porreiro!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Como é que vão jogar e falar de RPGs na LeiriaCon?

www.paragons.com.br

Infelizmente nesse fim-de-semana não devo poder estar presente…
Mas se mesmo assim puder dar uns palpites, sugeria que se trocassem os workshops por mais sessões para principiantes, recorrendo a sistemas fáceis de jogar e com settings intuitivos.

Sugestões:

• Call of Cthulhu
  • Savage Worlds
  • D&D 4.ª edição
  • Primetime Adventures
  • Rune
  • outros?

O cruzamento de RPGs e Bordgames parece-me prenhe de possibilidades e sugeria sessões híbridas de jogos de aventura/RPG (ou seja, usar jogos como o Talisman, Runebound, Descent, etc., mas pedindo aos participantes para interpretarem as personagens que estão a controlar).

Outra possibilidade é recorrer aos storytelling games, tanto do lado dos BG (como o Tales of the Arabian Nights) como do lado dos RPGs (Baron Munchausen, Pantheon)…

Tenho pena que não possas ir. Será que daqui a 3 meses a situação não se pode alterar?

Os workshops foram apenas ideias que me surgiram quando pensei 2 minutos no que podia tentar realizar. Nunca fiz um workshop portanto não é uma ideia para mim muito fixa e é bastante passível de discussão.

Menos workshops e mais sessões de jogo parece-me um bom compromisso nesse sentido.

Os jogos que sugeri são apenas aqueles que me sinto ou preparado ou interessado em jogar/correr. Mas claro que tudo depende do interesse dos participantes.

Aliás, gostava de ver outras sugestões além das minhas porque é pressuposto que todas as possibilidades estejam em aberto.

As sessões híbridas de jogos de tabuleiros/RPG com esse propósito de trazer roleplay à jogabilidade do boardgame é interessante e até me parece bastante divertida.

E sim, gramava bastante jogar o Arabian Nights e o Baron Munchausen. Há alguém que me possa pôr a jogar a isso? :slight_smile:

Mas já agora, eu por mim estava um pouco mais inclinado em conviver e jogar com outros fãs de RPGs e experimentar jogar jogos fora do que já costumo jogar assim bem ao espírito da LeiriaCon do que propriamente pensar apenas em divulgar o hobby para angariar novos jogadores.

Mas de qualquer modo esse também é um dos objectivos do Encontro Nacional, só ainda não pensei muito bem como o fazer. :\

www.paragons.com.br

Podes contar comigo!!

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Nessa altura devo ter de viajar. Mas se as coisas se alterarem, de certeza que apareço.
Tinha percebido que a ideia era promover um pouco o hobby, mas é óbvio que o importante é as pessoas divertirem-se e experimentarem coisas novas.

…Tentar-se as duas coisas? Maneiras diferentes de as pessoas se divertirem de certeza chamam à atenção de outras pessoas, certo?

Mas nunca me passou pela cabeça não promover o hobby. Aliás pensei logo em algumas ideias nesse sentido.

www.paragons.com.br

O Wulfgars sugeriu um espaço de troca de miniaturas de D&D. Que acham?

www.paragons.com.br

Podes contar comigo para jogar Mouse Guard e para correr uma demo de D&D 4ed.

Voluntario-me também para mostrar PTA, Solar System e/ou Spirit Of The Century.

Sugiro que o pessoal vá também já marcando o que quer jogar e mestrar, assim podiamos ir actualizando este tópico com os jogos confirmados e respectivos jogadores, para conseguirmos coordenar-nos melhor quando chegar o dia do evento.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Possíveis iniciativas que gostaria de realizar:

- meet&greet informal de roleplayers depois de almoço;

Isto acho que é essencial! Aliás acho que deveria ser antes do almoço para a malta a seguir ir almoçar junta. Depois de almoço, já a meio da tarde ou assim tirava-se uma hora de intervalo para fazer outro uma vez que decerto que chega muito gente já depois da hora de almoço.

- sessão de jogo de Mouse Guard RPG;

Não me pronuncio que não faço ideia o que isto é...

- sessão de jogo de Geist: the Sin-Eaters

EU QUERO EXPERIMENTAR ISTO! (acho que está tudo dito)

- apresentação e sessão de jogo de Warhammer Fantasy Roleplay 3rd Edition;

O sistema ainda é o mesmo?

- sessão de jogo de Unknown Armies para nove jogadores!;

Hmmm também não conheço... mas RPG com nove pessoas não me soa muito bem...

- workshop de "Como jogar Roleplay";

Acho interessante e voluntario-me para ajudar.

- workshop de "Como introduzir os Boardgamers ao Roleplay" usando talvez o Warhammer Fantay Roleplay 3rd Edition;

Isto não sei bemse tem alguma especificidade, acho que fazer a divulgação é fazer a divulgação com boardgamers ou não. Talvez haja a vantagem de eles não nos chamarem geeks como as pessoas "normais" LoL

Gostava de experimentar jogar pela primeira vez D&D 4th Edition. Alguém se atreve a correr uma demonstração?

Para mim não... Nunca gostei de D&D por ser hack&slash (é a minha opinião, não vamos discutir isto por favor, é só opinião minha não quero lançar polémica aqui e agora) e a 4th Edition leva este conceito ao extremo! Além disso não consigo distinguir D&D 4th Ed de World of Warcraft.

Da minha parte posso levar:

- Qualquer coisa de Dark Ages WoD (excepto Fae)

- Scion

Se arrastar o Hyperion (e o conseguir convencer - são dois grandes SE):

- Exalted

- Call of Cthulhu

- Fading Suns

Se arrastar mais um membro da minha trupe M.:

- Warhammer 40k Dark Heresy

Isto tudo partindo do princípio que terei disponibilidade para ir, pois ainda não sei se estarei ausente do país em trabalho por essa altura o que é bastante provável. Mas se for e precisarem de voluntários para a organização contem comigo.

Da minha parte podem contar com o Traveller vai la estar disponivel =) ...

Podemos, preparar uma sessão de D&D 4th se alguém quiser experimentar.

Sei que o Kissing Crimson provavelmente ia querer trocar qqr coisa.

Adicionei uma lista, no texto original do tópico, com os jogos que o pessoal disse que gostava de jogar/mestrar. A ideia é ir actualizando a lista à medida que o pessoal se vai "inscrevendo" por aqui.

@Tularis: Queres correr uma demo de D&D 4ed ou preferes jogar?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Uma listinha com horas marcadas é realmente uma boa ideia. Temos que evitar é ter mais jogos a ocorrerem do que jogadores.

E talvez haver sempre uma pessoa responsável por orientar e conviver com os participantes que chegarem a qualquer momento.

A estória de Unknown Armies para nove jogadores é mesmo uma ideia louca mas talvez garanta que um bom número de participantes e apenas um MJ possam jogar e divertir-se. Contudo se não houver interesse já os outros três jogos a que me propuz correr dão panos para mangas.

ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Qual lista? (não, não é o sketch do Gato Fedorento)

E já agora, é bom ver-te de novo RPL! Já lá vai muito tempo! :)

O RPL mudou o tópico de abertura para listar possíveis jogatanas.

ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Pois... depois de postar é que li... isto é que o gajo é burro... Ainda para mais dada a hora não posso usar a desculpa do sono!

só disse que não nos custava nd, porque temos organizado os D&D days em Coimbra e temos aventuras e personagens já pré construídas. Mas se quiseres mestrar tu tudo bem.