Encontro Nacional de Roleplayers - LeiriaCon 2010

A minha presença está pendente de questões logísticas, mas conto estar lá para o que der e vier. Dou novidades em breve, não vão faltar RPGs para jogar. Estamos numa vertente mais intra ou extra-comunitária? :) Esta Con não vai ser muito aberta ao público em geral, pois não?

Estás a falar da LeiriaCon em geral ou especificamente do Encontro de Roleplayers?

Se é do Grande Evento que te referes ele é virado para o exterior tanto que costuma ser bem publicitado e a entrada é livre e desejada.

Se for do Encontro de Roleplayers, por mim ele é bastante extra-comunitário apesar de que gostava de servir e consolidar a comunidade em primeiro lugar e só depois divulgar este hobby a novatos e outros gamers. Tal como se fez inicialmente com os encontros mensais de boardgamers.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Eu pessoalmente preferia experimentar algum jogo que se centre mais na narração e no acto de roleplay propriamente dito. Isto porque a grande maioria dos RPGs acabam por apresentar situações de combate, e quando o fazem normalmente deixam muito a desejar no que toca às regras para realizar esses combates, quando comparados com sistemas considerados "hack and slash" como D&D 4th ed.

Ora, como o resultado destes combates determina o avanço da aventura prefiro que haja um conjunto de regras eficaz e claro, o que raras vezes encontrei nos vários RPGs que experimentei. Mas atenção que isto só sou eu a opinar e a minha experiência pessoal, não vamos discutir sistemas de jogo nem a polémica à volta deles neste tópico por favor...

Deixo a sugestão para os meus "camaradas das trincheiras" de talvez mostrar um pouco do campaign setting de Eberron para D&D 4th ed. e talvez mostrar uma aventura de investigação "noir" nesse setting, em vez dos habituais combates esperados de um jogo considerado um MMORPG tabletop por muitos...

Dito isto gostaria de experimentar o Mouse Guard que, pelo que li, parece apostar bastante no character development e na interpretação de personagem. Parece que o Mariano vai ser o mestre de serviço mais uma vez! :)

Levaste foi outra dose de combate a jogar Warhammer 40k Rogue Trader e não queres uma repetição. Compreendo.

Conto contigo para Mouse Guard apesar de este também possibilitar conflitos físicos mas não só. Contudo o sistema para resolução de conflitos (e por acaso até de narração) é mais abstracto.

Sou da opinião do LoB. E por muito que digam que D&D é Hack n Slash, O que ele tem é um óptmo sistema de combate. Roleplay qualquer pessoa faz seja com que sistema for. E remetendo á conversa do almoço da Lisboacon, quando estás a jogar D&D, com mapas e miniaturas, um transeunte não vai ficar a pensar que são uns "maluquinhos a preencher os impostos", mas sim que estás a jogar um jogo.

Não foi isso... a sério eu gostei bastante do setting de Rogue Trader. Com aquela mistura de magia com tecnologia muito à la Final Fantasy. E aliás tinha uma cena nova para mim, que é o pormenor de a tecnologia ter avançado da magia usando naves espaciais que funcionam com runas e de haver espíritos a habitar as maquinas.

Queria era experimentar um sistema mais focado no desenvolvimento de personagem e na interpretação, ou pelo menos uma aventura com o foco mais nisso em vez dos tradicionais skills das personagens e combate. Por isso é que gosto bastante de Call of the Cthulhu por não se preocupar muito com a parte dos combates. O jogo assume que as forças com que os players se debatem são simplesmente demasiado poderosas para os meros mortais terem a mínima hipótese de os enfrentarem e sobreviverem... logo evidencia-se mais a parte da investigação e character development.

Bem, eu começo já por assumir que não sou minimamente fan de D&D e do sistema d20 ainda menos.

Posto isto, tenho a dizer que joguei Cthulhu d20, com um personagemzito de Nível 1 e que no entanto me deu tanto gozo jogar como o meu Essence 6 Twilight de Exalted! Ao longo de todas as aventuras conto pelos dedos os rolls de dados e nem sei ao certo os meus ranks e skills de tão pouco que isso importou ao longo das sessões. Cthulhu é um dos melhores exemplos de jogo direcionado a roleplay, personagens sólidas, bem construídas e background. Simplesmente genial!

Se não houver imprevistos, podem contar comigo para a LeiriaCon. Tive pena de não ter tido muito tempo para jogar rpg no Lisboa Con. Em janeiro espero poder experimentar esse Mouse Guard e o Geist. Para D&D 4th ed posso contribuir eventualmente.

A situação dos mapas e miniaturas que o Tularis fala tem o seu fundamento. Realmente são mais «flashy» para quem estiver a passar perto da mesa. O apelo visual destes elementos pode ser tão interessante como um belo boardgame, salvo as devidas distâncias. :) Mas como é óbvio o que conta mesmo é o entusiasmo mostrado na mesa! Na LisboaCon não deu para jogar rpg mas em Leiria teria todo o gosto em ser player na mesa do Mariano. Já agora mando-lhe os meus cumprimentos! Ah,e só para dar os meus «two cents» na questão do MMORPG e do hack n slash...sou fã da nova edição de D&D, uma vez mais considero que é um sistema fácil de agarrar (é COMPLEXO sem ser COMPLICADO) e com regras claras de combate (que dependendo dos DM´s pode nem existir), mas respeito toda e qualquer opinião em contrário. Quem quer jogar, joga. Quem não quer, tem muitas alternativas. E não faltarão certamente rpgs para todos os gostos em Leiria! Importante é mostrarmos de que são feitos os roleplayers tugas!

Entretanto deixem-me adicionar aqui informação importante sobre a LeiriaCon. Quem quiser deve reservar dormida porque o hotel está praticamente cheio.

Para isso enviem-me um mail para [email protected]

Apesar do programa oficial da LeiriaCon ser só sábdo e domingo, sexta feira já há salas disponíveis para se juntarem.

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Não me digas que não vais à LeiriaCon apresentar o teu novo projecto(https://ultimosvampiros.blogspot.com) e fazer uma demonstração do teu RPG de vampiros amnésicos? :stuck_out_tongue:

[quote=jrmariano]Não me digas que não vais à LeiriaCon apresentar o teu novo projecto(https://ultimosvampiros.blogspot.com) e fazer uma demonstração do teu RPG de vampiros amnésicos? :P[/quote]Se a memória não me falha ;) eu ainda tinha de ver se vou conseguir lá chegar, ficar e partir, mas, em princípio, vou ter boas notícias para dar em breve neste tópico.

Então nesse caso se já têm a papinha toda feita avancem vocês com D&D 4ed :p. Até porque não sei se vou ter muito tempo para preparar uma aventura de D&D 4ed até à convenção.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Vou levar também o In A Wicked Age para quem o quiser experimentar.

Entro na lista com o meu Sangue-Frio! Espero fazer demonstrações tanto no sábado como no domingo.

Fixe-baril, podes contar comigo. E vou querer um livro assinado também hehe.

Venho confirmar a minha presença apenas para domingo.

E gostava de experimentar o Sangue-Frio e o Mouse Guard! =)

Just when you think you've learned the rules, someone revises them.

Por acaso ainda não marcamos dias para cada coisa mas eu e o RPL vamos estar lá no Domingo. Se for preciso marcam-se duas sessões, uma no sábado outra no domingo. :slight_smile:

Também vou estar no LeiriaCon a fazer a cobertura para o Jogador-Sonhador, o que basicamente quer dizer que vou andar de gravador portátil a entrevistar quem quiser dizer alguma coisa para o podcast. Além de querer recolher as habituais impressões sobre a Con, queria aproveitar para falar de RPGs (nomeadamente com quem quiser fazer uma review) ou sobre qualquer outro assunto que queiram sugerir. Se quiserem combinar alguma entrevista antecipadamente, mandem-me um mail para o jogadorsonhador arroba gmail.com

Relembro que o Jogador-Sonhador é um podcast sem patrocínios nem fins lucrativos que tem o objectivo de promover os RPGs em Portugal. As gravações das entrevistas servirão unicamente para serem colocadas num dos próximos episódios do podcast em https://jogadorsonhador.podbean.com

Eu alinho para falar de RPGs, do evento da LeiriaCon ou de tudo o resto.

Uma coisa gira na LeiriaCon é um segmento do tipo toda a gente completar a frase “A melhor coisa que eu vi na LeiriaCon foi…”

Que tal lançares um tema para ser discutido em mesa-redonda na LeiriaCon? Tipo “Convenções de RPG” ou algo do género.