Encontro Nacional de Roleplayers - LeiriaCon 2010

O que começou por ser apenas uma lista de jogos a correr e a inscrição de possíveis interessados transformou-se um pouco num programa com horas e tudo. Mea culpa!

Mas nada é definitivo mas sim apenas indicativo do interesse do pessoal. Eu vou hoje à noite e fico lá até às 18h-19h de Domingo. Claro que estou disponível para correr várias sessões nos dois dias.

Como não sei a que horas as pessoas chegam (nem se iam ficar de um dia para o outro!) não me atrevi a marcar sessões de manhã mas sempre tive isso em consideração. Há interesse para sessões cedinho? Já agora a que horas é que chegam, mesmo?

O que vou fazer é apagar as horas das sessões da spreadsheet pois no evento vamos ter à nossa disposição um quadro branco onde podemos marcar as sessões e as horas para todos verem depois de conferenciarmos no meet&greet não-oficial. De qualquer modo vou imprimir a folha de cálculo e dar preferência a quem lá está inscrito e a quem só pode num certo dia.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

Além disso, não se estava a marcar nada para Domingo quando acho que até há gente que só aparece nesse dia.

Da minha parte, não me meto em nenhuma das listas para jogar apesar de estar interessado em qualquer uma das guloseimas que estão na montra :) Além do meu jogo para jogar em qualquer altura, tenho ainda entrevistas a fazer e estou disponível para ajudar no que for preciso para o bom desenrolar do encontro.

Não nos pareceu que houvesse muita gente inscrita para Domingo, por isso estavamos a pensar fazer uma cena assim mais descontraida e jogar Capes, IaWA, SoTC e cenas assim.

Mas se há assim tanta malta interessada em Mouseguard e WFRPG que não pode ir (ou não "cabe") no Sábado, mais sessões desses jogos é na boa :)./

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Apesar de tudo estou aqui para o que precisares. Especialmente para divulgar o Sangue-frio e participar do podcast (eh, eh!).

Vale a pena levar mais uma cópia do Sangue-frio e baralhos de cartas?

[quote=jrmariano]Vale a pena levar mais uma cópia do Sangue-frio e baralhos de cartas? [/quote]Mais uma cópia dá sempre jeito, mas baralhos de cartas acho que levo suficientes, até dá para IaWA :)

Apesar de ainda estar a reflectir sobre o evento aqui ficam algumas das minhas impressões de como correu:

Em jeito de balanço correu mais ou menos. Tínhamos uma sala à parte e outras mordomias mas acabámos por estar bastante desencontrados (quer em horários quer em locais de jogo).
Apesar de termos feito uma lista de intenções relativamente ao que se queria ou se podia jogar essa não foi usada o que não ajudou nada à organização. O tentar encaixar qualquer jogador que apareça na hora não ajuda muito à dinâmica de grupo.

Por outro lado também não se conviveu muito num todo. Sei que houve pessoal que almoçou junto mas nunca conseguimos concentrar toda a gente no mesmo local. Realmente os boardgames ajudam a concentrar o pessoal num mesmo evento (obrigado LeiriaCon pelo convite e espectacular disponibilidade que mostraram este ano!) mas ajudam a dispersar bastante quem poderia estar mais participativo nos RPGs.

Por outro lado com poucos MJ e mesas de jogo, os tabuleiros ajudaram muito como alternativa a quem ficava de fora.

Pelo que sei jogou-se Spirit of the Century no Sábado de manhã, Mouse Guard e Warhammer de tarde. No outro dia jogou-se Warhammer de tarde. O Ricardo conseguiu correr várias sessões de Sangue-frio ao longo dos dois dias mas não registei todas.

Eu diverti-me bastante no Spirit de Sábado (obrigado Red, Susana e Rick Danger!) e no Warhammer de Domingo (obrigado Táquinas Dream Team!) mas fiquei com pena de não experimentar Mouse Guard e Geist.

Acho que sofri um pouco do “síndrome de DJ” (obrigado pela expressão, Luís Cavaco!) com a diferença que acho que não ajudei a organizar nada o que se revelou assim duplamente frustrante. Por mim acho que ou tenho que fazer espionagem “lúdica” no D&D Game Day do Taquinas ou que para próxima vou mais descontraído tentando jogar RPG com quem esteja interessado e disponível na hora, concentrando-me em jogos de roleplay mais casuais, como muitos dos boardgames que abundavam na LeiriaCon.

Em termos gerais julgo que a Con correu bem , sendo que o encontro de roleplayers não foi excepção! Sendo um pouco mais analítico, acho que a sala separada para rpg´s foi uma boa ideia dado que um clima mais sossegado é mais vantajoso para jogar rpg. Mesmo assim ainda tivemos que ir para o bar jogar Mouse guard pois o espaço estava a minguar :)

Experimentei dois rpg´s: no sábado o RedPissLegion mestrou Mouseguard para mim, o Lord of Blades, o Kissing Crimson e o Tanuki e acho que falo por todos ao dizer que gostámos bastante da sessão. O sistema é simples o suficiente para ser um rpg gateway e complexo o suficiente para agradar a quem é mais batido nestas andanças. O setting é muito interessante com uma abordagem «Querida encolhi os Miúdos» (na escala herói-mundo)e o RPL fez um excelente trabalho a explicar o sistema e a correr a sessão. Já agora mando-lhe aqui um abraço!

No domingo o João Mariano correu o igualmente interessante Warhammer Fantasy Roleplaying Game. Desta feita o Tanuki ficou de fora e entrou o Tularis. Ainda que não tenha dado para correr a aventura até ao fim, deu para perceber como funciona o sistema de combate que me pareceu muito porreiro. Visto que estava habituado a jogar rpg´s com um sistema de combate com grelha de movimentação reticulado (D&d 4E) esta abordagem por áreas de proximidade num sentido mais lato foi inovador (para mim que não sou tenho uma experienicia assim tão vasta em rpg). Definitivamente vou querer repetir isto! O Mariano foi impecável a explicar como funcionava o sistema e gostei da minha primeira experiência enquanto PC na mesa dele (na LisboaCon não deu mas desta foi). Vemo-nos em Coimbra? :P

Deu também para conhecer finalmente o Rick Danger, embora não tenha tido muitas oportunidades para conversar com ele (ou tava ele a mestrar Sangue-Frio ou estávamos nós a jogar algo). Vamos ver se numa próxima Con ou Game Day dá para jogar com ele. De qualquer modo mando-lhe aqui também os meus cumprimentos. Aguardo o rescaldo no teu próximo podcast!

Concluindo, venha mais uma Leiria Con com cantinho RPG para o ano que vem que eu lá estarei!

Gostei bastante deste encontro, tanto a nível de boardgames mas, especialmente de RPGs.

Pontos positivos a nível pessoal: - Conhecer o pessoal de Coimbra, vocês são uns porreiros; - Voltar a ver e jogar com o Rick Danger, acho que a última vez que nos encontramos foi em Lisboa para jogar Mortal Coil, à o quê... dois anos atrás? - Voltar finalmente a jogar com o Mariano!!;

Pontos positivos a nível de jogo: - Gostei muito daquela sessão de Spirit Of The Century no Sábado de manhã com o Mariano, Susana e o Rick D., já tinha saudades deste jogo; - Jogar Mouseguard com o pessoal de Coimbra, apesar de ainda não ter muitas mecânicas presentes na cabeça e de querer ter jogado mais um bocado, julgo que a experiência correu muito bem; - Experimentar o Sangue-frio com a Susana e o Rick D., apesar de só termos jogado uma hora, achei que o jogo tem um bom potencial para histórias interessantes dentro do tema (vampiros), o que é raro.

Pontos negativos a nível de jogo: - Desencontro no jantar de Sábado. Começamos bem com uma sessão no Sábado de manhã e depois à tarde, mas quando foi a hora do jantar desencontramo-nos um bocado o que não permitiu reunir o pessoal todo dos RPGs para um momento de convívio e troca de experiências. Para além disso acho que cortou também um bocado o ritmo para se jogar no Sábado à noite (eu arranjava maneira de te convencer Mariano hehe) e curiosamente para o Domingo de manhã, que também podia ter sido aproveitado; - Não me ter organizado melhor com o Rick D. para jogar Sangue-frio durante mais tempo e ter tempo para uma pequena sessão de feedback do jogo mais construtiva e com mais experiência do mesmo; - Não ter jogado In a Wicked Age com a Susana como tinha prometido, tive que dormir no sofá depois :p

Pontos a melhorar para a próxima Con: - Manter o ritmo de jogo e evitar as quebras, a minha ideia para estas convenções é conseguir jogar no Sábado de manhã, tarde e noite, Domingo de manhã e tarde; - Garantir os jogos pré-marcados (neste caso falhou, para mim) o Sangue-frio e o Geist e em particular as mesas do mesmo, como os boardgamers tinham por exemplo para o Aljusbarrota, onde havia uma mesa marcada com um mini-poster do mesmo; - Deixar mais espaço para os jogos não marcados, não só termos de tempo mas também de jogadores, para tentar apelar a pessoas que queiram "entrar a meio"; - Tentar que haja mais GMs, isso por si trás mais jogos e possivelmente mais flexibilidade em termos de "o que vamos fazer a seguir"

De momento não me lembro de mais nada, sugestões?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Como sempre, fiquei muito contente de voltar a jogar com o jrmariano e o Red e de ver a malta toda do TáQuinas a bombar no Mouse Guard e no Warhammer. Gostei também de conhecer a Susana, o Gustavo, de falar com o MGBM em pessoa sobre Aces&Eights e de encontrar o Bornsleepy a jogar roleplay Happy

Gostei de tudo o que joguei, com destaque para o Spirit of the Century que assim subiu na minha lista de RPGs a mestrar. As duas sessões de Sangue-Frio foram excelentes para obter feedback e para rapidamente ver surgir histórias com bastante potencial.

Da minha parte, a minha disponibilidade foi afectada por algumas condicionantes logísticas, nomeadamente de estar fora da Quinta e depender de boleias. Também aconteceu eu já ter comprado uma senha para jantar quando soube que o Diogo e os Quinados iam comer fora. Finalmente, passei o dia com uma dor de barriga (era suposto ter lavado as maçãs antes de as comer Tongue out) que levou a que já não estivesse na melhor das disposições para jogar de madrugada.

O encontro correspondeu ás minhas expectativas, mas fiquei com pena de, mais uma vez, não ter conseguido jogar com os Quinados de Coimbra. Também gostaria de ter tido tempo para entrevistar alguém para o podcast, nomeadamente o jrmariano para que ele me impedisse de dizer barbaridades sobre WFR no episódio de rescaldo Laughing

No cômputo geral, foi bom. Para a próxima, temos de nos aperceber mais cedo que, se um encontro não se destina propriamente a receber novos roleplayers, deve priveligiar o convívio entre nós que acabamos sempre por ser poucos comparados à quantidade de boardgamers que enchem as Cons - e a verdade é que todos nós gravitamos na direcção dos jogos de tabuleiro, com um inevitável cruzamento de interesses e de compromissos.

Eu e o João ainda falamos mais um pouco sobre isto no último Jogador-Sonhador, mas acho que, além dos comentários sobre o grande evento que se passou, este tópico ainda pode ser aproveitado para um devido balanço para o futuro.

Corrijam-me se estiver enganado, mas, feitas as contas de memória, este Encontro Nacional teve 6 sessões de jogo feitas por 3 mestres-jogo para um total de 15 participantes e 4 RPGs diferentes, certo?

Que mais ideias podem ser postas em práctica para que, numa próxima ocasião, estes números cresçam? Que outras coisas podemos fazer além de sessões de jogo para que as pessoas se encontrem?

Entretanto, queria só deixar mais alguns pontos descritivos, até para informação de quem não pôde comparecer ao Encontro:

• Para jogar, tínhamos uma sala com condições excepcionais localizada num primeiro andar anexo à sala onde decorreu o LeiriaCon.
  • Essa sala foi preenchida pelos muitos boardgamers que necessitaram de uma mesa para jogar a partir do início da tarde de Sábado. Nessa altura, eu e o João já tínhamos começado as nossas sessões, mas o Diogo precisou de encontrar outro sítio para a sessão de Mouse Guard. Só por acaso é que acabei por descobri-los já ao fim-da-tarde a jogar no bar.
  • Na LeiriaCon, estiveram presentes várias pessoas que jogam RPGs, mas que optaram por jogar apenas boardgames durante o fim-de-semana todo.
  • Durante o mês de Janeiro, o Encontro foi extensamente publicitado pelo jrmariano em tudo o que é internet em português, contando com o belo cartaz que vemos acima.

Sim, pelas minhas contas as tuas contas estão certas :) 4 rpg´s jogados, 3 gamemasters e à volta de 15 participantes pelo que me apercebi no local e pelas fotos.

É natural que os jogadores tenham tendência de querer optar por boardgames em detrimento dos rpg´s neste tipo de eventos, sendo à partida menos «time consuming».Daí ser sempre mais complicado reunir os roleplayers num mesmo espaço. A falta de gm´s pode realmente condicionar a quantidade de sessões, mas no caso concreto da LeiriaCon, não me parece que tenha acontecido. Quem queria jogar acabou por jogar e não me apercebi de ninguém que ficasse sem grupo. Ter mesas exclusivas de rpg parece--me um passo em frente para evitar que tenhamos que recorrer a outros locais(como na sessão de Mouseguard).Acho preferível ter os roleplayers perto uns dos outros para fomentar o convívio.

Para fazer crescer o número de participantes, julgo que passa por iniciativas como o «Quest» que o João Mariano realizou ao publicitar o encontro em tudo o que era sítio, desde o Abreojogo até ao Paragons! Os blogs com influência local devem tentar também chegar aos seus grupos e informá-los do que se anda a passar nas Cons para haver maior mobilização. Colocar no abreojogo, nos blogs e mencionar em podcasts reports de sessões pode ser útil para alimentar a curiosidade daqueles que não sabem bem o que são isto dos rpg´s.

Não sei se mudar o foco exclusivamente para os que já jogam reforça necessariamente a nossa pequena comunidade;também não me pareça que seja útil haver um investimento muito grande nos novos jogadores pois raramente são em número suficiente que assim o justifique.Encaro estas Cons como oportunidades de experimentar sistemas de rpg e boardgames que nunca joguei e nesse aspecto saí da LeiriaCon a ganhar. Dificilmente dá para fazer muito mais do que experimentar jogos novos (como no meu caso) ou dar a conhecer jogos que nos entusiasmam (como o RedPissLegion e o Mariano em Leiria e o pessoal do Tá Quinas nos Game Days) ou ainda apresentar novos trabalhos( como o Rick com o Sangue Frio) num período de tempo tão curto. Empenhemo-nos em divulgar ainda mais, mostrar porque nos entusiasma o hobby e «chatearmos» mais um amigo que nunca tenha jogado rpg para jogar ou assistir a uma campanha que estejamos a correr . Feito isso, criam-se mais adeptos destes jogos e potenciais visitantes entusiastas destres encontros nas Cons.

That´s my 2 cents anyway, gostava de ler mais opiniões obviamente...de preferência menos ensonadas que eu,heh.