Estudante

DODONI, Female Student, Smart3: Init +1; Defense 12; PF/PV 11.8/12; Atk +0 melee, +2 ranged; SV Fort +2, Ref +2, Will +4; Rep +1; Str 8, Dex 13, Con 12, Int 14, Wis 10, Cha 16.
Skills: Bluff +4, Computer Use +3, Craft (writing) +6, Craft (visual arts) +4, Decipher Script +10, Diplomacy +5, Disable Device +4, Forgery +4, Investigate +5, Knowledge (behavioural sciences) +13, Knowledge (history) +10, Knowledge (popular culture) +6, Navigate +4, Profession +4, Research +9, Search +6, Sense Motive +3, Spot +3.
Feats: Educated (behavioral sciences, history), Iron Will, Simple Weapons Proficiency, Studious.
Talents: Linguist, Savant [Knowledge (behavioural sciences)].
Languages: Comum, Académico, Paternal.

O professor Jeremias Valente convoca-te ao seu escritório para uma reunião. E parece que o tema envolve algum secretismo.

E tal não será de espantar.

As técnicas que tens vindo a desenvolver para decifrar códigos trouxe ao departamento um aumento de procura por parte de algumas firmas preocupadas em manter o sigilo profissional; e as tuas traduções do paternal para a língua comum valeram ao departamento a inimizade do Priorado — "A língua usada pelos que professam os ensinamentos d’O Primeiro Pai não deve ser dissecada como um rato de laboratório, tal como se fazia noutros tempos (…)."

Chegada à Academia, a recepcionista diz-te que podes ir subindo.

Subo as escadas com ar humilde para enganar o velho senil.

Bato à porta e espero que me mande entrar.

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

 

Dodoni

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Chamas-lhe "velho senil" como forma de irreverência — que o teu professor chega a ser mais novo que os teus pais...

Entras.

Ele está de pé a observar a praça pela janela:

"Dodoni, você acredita n'O Primeiro Pai?" — pergunta. Ao que se vira e, dirigindo-se à sua secretária, faz-te sinal para te sentares.

"Não precisa de responder, que disparate. O que interessa é que o seu trabalho levantou muita poeira e há por aí muita gente que preferia que os sedimentos continuassem no fundo do rio.

"E se conseguiu captar o interesse dos seus colegas cientistas, também conseguiu chamar a atenção do Priorado. E, contra o Priorado, pouco ou nada podemos..." — faz uma pausa, como que para te deixar tomar a palavra, mas logo continua:

"São duros estes tempos em que, em vez de fazermos ciência, temos que fazer relações públicas.

"Eu recebi um pedido do Departamento de Ciências Físicas para que o nosso departamento os ajudasse com um novo projecto deles. Acho que devias ir tu.

"Os físicos são profundamente paternalistas e aparecer ao lado deles não te vai fazer mal nenhum. Creio mesmo que o Departamento de Ciências Comportamentais poderá ganhar muito com isso."

OOC: Quando se tem 20 anos, qualquer tipo mais velho que não seja giro, é um velho senil.Tongue out

-Se o professor acha melhor isso para contentar os religiosos, aceito pronto. Em que consiste essa investigação?-pergunta ela pouco entusiasmada- E qual o meu papel junto dos outros?

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

"Eles acham que precisam de ajuda para decifrar uma mensagem. Isto, partindo do princípio de que se trata mesmo duma mensagem e não ruído de fundo."

E mais te disse que não te pusesses com comentários anti-paternalistas que os físicos são muito religiosos — sabe-se lá porquê...


São interrompidos pela recepcionista que tinha um folheto para entregar ao prof. Jeremias — uma viagem de estudo aberta à comunidade académica para colher amostras de líquenes da montanha, conseguite perceber.


Uma vez no Departamento de Ciências Físicas:

"De início pensámos que era apenas estática... mas logo percebemos que se tratava de um padrão repetitivo."

-Bem, eu vou. Quando é que arranco? E não se preocupe que eu vou saber comportar-me, vou ser uma menina modelo e não vou deixar ficar mal o departamento.

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Uma vez no Departamento de Ciências Físicas:

"De início pensámos que era apenas estática… mas logo percebemos que se tratava de um padrão repetitivo." — dizem os responsáveis pelo projecto.

Não imaginavas que um receptor rádio necessitasse duma sala cheia de aparelhos para funcionar…

"Conseguimos extrapular a idade do sinal repetitivo por causa do que nos parecem ser os ecos das montanhas e a origem do padrão parece ser contemporânea da fundação de Emerson." — continuam, numa excitação crescente. "Ou seja, uma mensagem contemporânea d’O Primeiro Pai!"

"Sim," — interrompe-o o outro colega: "imagina que Ele, sabendo que um dia chegariamos a obter esta tecnologia, nos deixou uma mensagem…"

"Uma mensagem que, por um motivo ou por outro, só deveriamos ouvir neste preciso momento, assim como e quando Ele entendeu que deveriamos ouvir." — completa um a frase do outro.

[OOC: queres interromper; colocar-lhes alguma questão; tecer um comentário - ou continuo?]

OOC: A Dodoni vai falar para desvanecer a má imagem.

-Que interessante professor, será possível eu ir conferir essas provas? Mas continue com a gravação...

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

«Ainda não conseguimos estabilizar o sinal o suficientemente para conseguirmos gravá-lo.»

«Mas também, isso não é necessário.» — acrescenta o outro. «Sempre que mudamos para esta frequência aqui (roda os controladores) em baixa amplitude, conseguimos ouvir claramente uma marcação rítmica que não pode ser natural. Ouça.»

Com efeito, depois de um pedaço de som que mais parecia um enxame de insectos, surgem uns picos que se destacam claramente do ruído de fundo.

Consegues aperceber-te de que se repetem várias vezes. Nove picos de som, ao todo, agrupados de três em três. Os três do meio mais longos que os outros.
E tudo parecia repetir-se algumas vezes...

O interesse de Dodoni é enfim despertado.

-Hum, há mais alguma coisa? Posso dar uma olhadela "in loquo"?

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

"O outro problema é que não sabemos a origem do sinal."

"Pois." — continua o outro. "Mas uma coisa é certa: não vem do norte, que lá é só planícies..."

"...e isto tem demasiado ecos para não ter origem algures nas montanhas." — retoma o primeiro. "No fundo, o que queremos de si é que tente traduzir o que nos tenta transmitir o sinal."

"Enquanto isso nós estamos já a tentar achar a origem do sinal." — explica o segundo: "Estamos a montar mais dois receptores, um no exterior da Academia e outro no Distrito Primário, para ver se conseguimos triangular o sinal..."

"...e assim obter uma localização mais segura." — termina o primeiro. "Mas isso ainda demorará uns dias até estar concluído."

OOC: Que roll devo fazer exactamente

-Hum, vou ver o que posso fazer, será uma honra poder colaborar numa empresa tão importante! Obrigado pela confiança que votam em mim.

Claro que o que ela queria dizer, era:

-Essa chinfrineira já acabou?

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

"Muito bem. Tem livre acesso à biblioteca do nosso Departamento, se quiser."

"Se bem que imaginamos que vocês estejam mais apetrechados lá no Departamento de Ciências Comportamentais..." — completa o outro. "Mal tenha novidades venha ter connosco."

[OOC: Podes tentar fazer um teste directo em Decipher Script (1d20+8). Ou então começar por fazer um pouco de pesquisa, com um teste em Research (1d20+9).]

Tudo dependerá do que escolhas fazer entretanto,... menina Dodoni.

"Vou mostrar a estes atrasados mentais o que é um cientista a sério."

Passo uma hora a fazer pesquisa.

https://invisiblecastle.com/roller/view/1618496/

 

 

 

 

 

 

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Começas a tua pesquisa na biblioteca do Departamento de Ciências Físicas — não encontras nada de relevo.

Voltas então ao Departamento de Ciências Comportamentais para continuar a tua pesquisa. Não encontras nada sobre códigos sonoros; apenas uma breve menção a um grupo (pelos vistos já extinto) que utilizava espelhos para enviar mensagens a grandes distâncias utilizando flashes de luz.

Uma nota de rodapé remete para uma notícia do "Voz da Terra" com cerca de vinte anos de idade.

Digo uma praga silenciosa. Vou ter de ir à porcaria do jornal! As coisas que tenho de fazer pelo departamento. Bem, lá sigo e vou com a minha cara mais sorridente, fazer charme.


 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Entras na recepção do jornal e diriges-te à moça com ar simpático que está no guichet. Ela levanta-se com um sorriso e diz (olhando através de ti): "Até logo, Jaime!" Mas ele, que passava por trás de ti, apenas esboça um sorriso rápido e sai a correr, saco a tira-colo.

Explicas-lhe que queres ter acesso ao arquivo do jornal ao que ela pergunta se vens da parte da Academia — ao que parece existe um protocolo que facilita a troca de informações entre ambas as partes.

Pouco depois estás numa cave mal iluminada à procura da caixa com os diários do ano de 114. [Faz novo teste de Research.]