+Eventos

Neste tópico, vou falar de uma:

EVENTOS!

Penso que o objetivo fulcral do site deve ser encaminhar pessoas para os eventos que são marcados regularmente em cada cidade e anualmente a nível nacional. Para que isto seja o mais claro possível, prefiro que o site seja anunciado como "Abre o Jogo - Portal de Eventos" do que o propósito do site se perca entre inúmeras opções de conteúdos em que os utilizadores até chegam a colocar pedidos de ajuda como artigos na página principal. Assumindo esta prioridade, compreendo que habitualmente os roleplayers, mais do que os boardgamers, até precisem de toda a variedade de funções que o AoJ tem disponibilizado, nomeadamente para poderem jogar online, mas aceito que se mande ao ar os livros/blogues/fóruns/grupos/etc. que forem precisos para que o site seja super-fácil de usar, empurre as pessoas para fora do computador e as ponha mas é a aparecer nos encontros em vez de se perder tempo com discussões estéreis ou artigos que quase ninguém lê.

Esta ligação Abre o Jogo <-> Mesas de Jogo é, para mim, a razão de ser do site e a sua verdadeira identidade. Mais do que ser uma ponte entre o online e o offline, o AoJ poderá ser uma poderosa ferramenta de organização e promoção de eventos. Em vez de cada encontro ser um mero "tópico" com registo num calendário, cada evento regular/anual pode ser um "sub-fórum" em que todas as questões podem ser discutidas separadamente: quando e onde; transporte, refeições e alojamento; programa, negócios e jogos; fotos, feedback, relatos do que se jogou; etc. Vamos pôr a carne toda no assador e não nos limitarmos a marcar uma data e um local, vamos partir do pressuposto que qualquer pessoa pode querer aparecer num encontro vinda de qualquer parte do país e precisa de saber como lá chegar, onde comer, com quem falar, etc. Para mim, o sucesso do AoJ nunca deve ser medido pelo número de utilizadores registados, mas pela quantidade de pessoas que regularmente se encontram nas várias cidades do país para jogar. Todas as ideias e conselhos que possamos ter para ajudar alguém a montar os seus próprios encontros devem ter destaque. Na minha opinião, os administradores/moderadores do AoJ devem ser todos organizadores ou promotores de eventos na sua cidade e vice-versa.

Qualquer pessoa que contribua regularmente para que se jogue cada vez mais jogos na sua região deve ser convidada para administrador/moderador. Posto isto, precisamos de funcionar mais como um conjunto! Ao longo dos anos, a comunidade do Abre o Jogo organizou já dezenas de eventos excelentes nos mais variados locais com centenas de pessoas a se divertirem gratuitamente! Mais do que mantermos um registo destas fabulosas iniciativas, devemos usar este currículo para nos unirmos em torno do propósito do AoJ e agirmos como um todo junto das várias entidades que nos possam ajudar. Em vez de nos mantermos pequeninos com o nosso "Grupo Que Joga X Na Cidade Y", vamos falar com as câmaras, os media, as empresas, as lojas, etc. como Abre o Jogo que somos e com o histórico que temos. A marca "Abre o Jogo" existe e tem muito potencial, nós é que não a estamos a usar. Esta nossa máxima orientação para os eventos poderá colocar o site numa posição que resolve várias questões. As lojas querem fazer publicidade? Tornem-se organizadoras de eventos e façam demonstrações, caso contrário não teem lugar no site. Quinhentas pessoas diferentes querem fazer quinhentos sites diferentes sobre jogos em Portugal? Excelente! O AoJ não concorre com nenhuma delas. O site está outra vez em baixo? De certeza que temos dezenas de pessoas dispostas a ajudar, pois o AoJ existe para pôr gente nos seus encontros. Além desta mudança de postura, o design e funcionamento do site também teem que incorporar os eventos como prioridade número um, motivando os utilizadores a fazerem parte desta fúria de jogar.

Por exemplo, qualquer novo utilizador deveria ver concluído o seu registo respondendo se vai aparecer ou não já no próximo encontro que tem na sua cidade. Podemos ter sempre banners de publicidade aos vários eventos anuais. Todas as iniciativas mais virtuais como as Math Trades ou os Secret Santas devem estar inseridas dentro de um evento respetivo. Para mim, todo o AoJ basta ser um fantástico e nunca antes visto sistema de eventos (sim, com integração e-mail/facebook/twitter/google+ e versão mobile) e, se calhar, uma simples página de notícias nacionais colocadas pelos administradores/moderadores. Finalmente, precisamos de arranjar uma maneira de ir ao encontro daquelas pessoas que só ligam o computador uma vez por mês para apagar os mails. Acho que a eventual publicidade que o AoJ faça a si próprio deve estar em cartazes, panfletos, cartões, dados, lápis, etc. que se possa dar a essas pessoas quando elas aparecem nos eventos trazidas por um amigo. Apesar do word-of-mouth ser sempre bom, precisamos de ligar as pessoas ao AoJ para sabermos quanta gente o site consegue juntar num qualquer evento futuro.

Atrevi-me a republicar aqui a intervenção que originalmente o Rick_Danger tinha feito no abreojogo2. Espero que não haja problema.

[quote=Mallgur]Proponho que continuemos a discussão sobre o novo AOJ toda aqui. O jrmariano fez cópia do posto do Rick Danger para um outro tópico e isso dá jeito, mas acho que podemos manter tudo neste tópico e depois ir separando se acharmos que algum dos assuntos merece discussão à parte.[/quote]Acho importante discutir-se o upgrade para o Drupal 7 num tópico à parte, nomeadamente porque devem haver complicações em passar todos os conteúdos para a nova versão. Também não sei se existem alternativas válidas ao Drupal que possamos considerar. Há questões técnicas essenciais que eu prefiro não estar a discutir no meio de outras.

[quote=Mallgur]Também penso que o foco principal nos eventos sugerido pelo Rick Danger tem validade ainda que não o veja de forma tão radical como ele. Sim, devemos dar ênfase aos eventos e tentar que quem aqui chega veja logo para onde pode ir jogar mas acho que isso não impede que se disponibilizem também outras ferramentas/funcionalidades.[/quote]Eu não gostaria de ser tão radical, mas todos temos que reconhecer que é muito difícil ter um site fácil de usar com tanta funcionalidade e variedade de conteúdos. Existem mesmo casos confirmados de pessoas que veem ao site e nunca mais cá voltam e isso simplesmente não pode acontecer. Poderia ser possível criar um design revolucionário (tipo Google) que conseguisse combinar blogues, fóruns, grupos, livros, artigos, votações, eventos, álbuns, etc. tudo num site fácil de usar, mas penso que isso é um projeto para um pequeno grupo de pessoas dedicadas a 100%, não para uma dúzia de admins em part-time como nós.

Se não houver uma simplificação do site, os problemas do AoJ continuarão a ser os mesmos. Haverá um ressurgimento de atividade enquanto nós podermos voltar a concentrar alguma energia neste projeto e depois voltará a perder-se por entre as múltiplas chatices que isto dá. Precisamos de reduzir essa multiplicidade de problemas para termos algo excelente e consistente que não dê muito trabalho a longo prazo.

[quote=Mallgur]O AOJ reduzido a mera agenda de eventos também não será algo muito interessante de ir visitando e penso que poderá rapidamente ser substituído pela regularidade dos eventos locais por um lado (para quê vir aqui se já se sabe que o encontro é ao dia x da semana?) ou por outras formas de divulgação nos caso dos eventos não regulares (Facebooks, sites específicos de cada evento e afins...).[/quote]Não estou a dizer que fique reduzido a um mero calendário, aliás listei vários tópicos que são importantes serem expandidos em relação a cada evento, seja este regular ou não (e outras pessoas terão certamente mais ideias). A questão é que o AoJ que eu proponho não seria pensado principalmente para mim ou para tu o usares, nós que já aparecemos a todos os eventos que podemos. O AoJ seria sim uma ferramenta de promoção dos eventos junto de novos jogadores e patrocinadores. Todos os eventos teem um antes e um depois sobre o qual podemos e devemos manter um burburinho que desperte a curiosidade de quem possa passar pelo site, bem como um histórico de todos os grandes eventos que a nossa comunidade já organizou para que possíveis patrocinadores possam ver que não andamos só aqui a brincar.

Alías, este propósito focalizado é certamente discutível, mas também é evidente no dia-a-dia do site. Esta focalização nos eventos pode ser observada mesmo neste momento se olharem para a vossa esquerda e lerem a barra de novos comentários. Eu poderia até discordar dela, mas não me adianta de nada quando já é essa a função primordial do AoJ, uma que surgiu organicamente após anos de evolução em que todo o tipo de ferramentas e conteúdos estiveram aqui disponíveis e, com o virar da década, os próprios utilizadores do site fizeram a sua escolha e determinaram que é para isto que ele serve: eventos! Reparem como para outras funções, todos os anos aparecem novos portais, blogues ou fóruns, mas o AoJ, apesar de ser o endereço mais difícil de navegar da ludosfera portuguesa, mantém este propósito aos olhos da comunidade. É um privilégio que merece ser melhor aproveitado.

Já agora, também não disse que conteúdos como reviews, entrevistas, etc. não tenham lugar no site, só penso que devem ser inseridos dentro do contexto de um evento e, se tal não for possível, submetidos como um artigo por um administrador/moderador.

devíamos ter um banner rotativo daqueles novos que agora estão na moda onde se destacam os eventos que estão para decorrer. Eventos esses que podem ser Encontros/Convenções Nacionais/Regionais; Concursos; MathTrades; Leilões; etc...

A ideia aqui é divulgar e destacar.

Abaixo do banner ummenu de navegação simples e intuitivo onde possa haver ligações para as várias sub-áreas do portal:
Grupos, Blogs, Fóruns, reviews/previews, calendário de eventos, links uteis, wiki, etc...

Mais abaixo as caixas de destaque onde podemos ler um excerto dos mais recentes conteúdos em cada uma das sub-áreas.

Deixar na lateral, um espaço para publicidade paga, acho isso importante para ajudar a custear este projecto.

Isto é uma ideia...

Acho que estás a falar daqueles banners rotativos em flash, não é? Isso pode-se fazer, mas, é ainda menos fácil de editar do que a tabela que temos agora para os eventos. Fixe era se houvesse um módulo com isso e bastasse inserir as imagens. Agora que temos grupos em várias regiões, também poderia ser interessante ter um mapa de Portugal que com um mousover mostrasse os eventos a decorrer em cada grupo.

Claro que estes elementos de design precisam de ser pensados por ordem, tipo logotipo > template do site > elementos gráficos.

Essa ideia do mapa também é fixe.

Pensando em termos de Drupal, vejamos concretamente que partes do site se podem considerar dispensáveis neste momento. Navegando pelo abreojogo (cliquem nos links):

Agregador de Notícias
Alguém usa isto sequer? Com os browser atuais, todos os RSS feeds que nos interessam podem estar à distância de um click na toolbar.

Blogues
Em geral, os tópicos que geram comentários são aqueles que podem ser integrados no contexto de um evento, ou seja, aquilo que eu joguei, o que eu gostaria de jogar e que coisas gostaria de encomendar/leiloar a tempo de vos entregar num dos encontros. Se cada evento fosse uma espécie de sub-fórum, todos estes tópicos poderiam fazer parte dele. No fundo, o conteúdo é sempre o mesmo, mas para um utilizador do site é mais relevante saber a que evento cada tópico diz respeito do que só saber a que pessoa. Por exemplo, melhor do que "olha que interessante esta agenda de jogos deste utilizador chamado Brainstorm" é "então posso jogar isto com ele na minha cidade?". Entretanto, os tópicos do Dwarin são um dos muitos exemplos de utilizadores que preferem ir cantar para outra freguesia no que toca a blogues. No que não diga respeito a eventos, verifica-se que esta parte do site está ás moscas.

Eventos
Estrutualmente, é a parte mais importante do site, mesmo que ninguém costume visitar o calendário. Seria bom termos um módulo melhor que permitisse mostrar este calendário de uma forma mais condensada para talvez ficar no topo da página principal. Funções como marcar eventos regulares e integração com o facebook também davam muito jeito (também detesto o FB para uso pessoal, mas é excelente para qualquer promotor/publicitário).

Fotos
Acho dispensável, especialmente se o Drupal 7 já permite facilmente integrar imagens num texto (espero que também faça embed a um vídeo sem ter que andar a mexer no código). Para quê competir com os grandes sites de álbuns que se pode pôr online? Aliás, os próprios utilizadores do abreojogo usam Google+, Flickr ou outros que tais. Já quase ninguém usa este módulo.

Fórum
O som de grilos ecoa por grande parte das suas secções. Tal como acontece nos blogues, os conteúdos dizem respeito a um evento regular, normalmente aos jogos que se pode encomendar/trocar/comprar com entrega num determinado encontro. Também há quem peça para jogar alguma coisa específica, o que vai dar ao mesmo. No entanto, ao contrário dos blogues, a estrutura de um fórum pode eventualmente ser aproveitada para dar a cada evento regular/anual o seu sub-fórum. No fundo, já é isso que acontece quando alguém anuncia uma venda nos classificados: toda a gente está a ver quem é o utilizador e onde é que ele vai entregar os jogos, só que isso não está explícito na organização do site. No abreojogo, cada evento é um grande guarda-chuva debaixo do qual cabem praticamente todos os tópicos. Conforme já sugeri, cada sub-fórum deverá ter tópicos fixos como: quando e onde; transporte, refeições e alojamento; programa, negócios e jogos; fotos/vídeos, feedback, relatos do que se jogou; etc.

Grupos
Em conjunto com os eventos, este é o módulo mais usado do abreojogo. Mesmo antes do primeiro evento numa região ser marcado, dá jeito haver uma plataforma em que as pessoas possam acertar agulhas antes de apontarem para uma data no calendário. Se cada evento depois tiver o seu sub-fórum que também possa ser subscrito e gerar notificações por e-mail, cada grupo relacionado poderá se manter para se irem combinando novos eventos nessa região. Para isso, e tendo em conta que as questões específicas aos eventos e aos jogos serão tratadas no fórum, será melhor agregar todos os membros de uma região num só grupo em vez de separar boardgamers, wargamers e roleplayers, pois os desafios da organização de um evento são iguais para todos.

Votações
Um módulo como este não pode estar separado dos outros conteúdos. Votações teem que ser uma opção que se possa inserir como parte de qualquer conteúdo (tal como uma imagem ou um vídeo) e não uma secção separada do site.

Sem terem um link direto, os Artigos, Livros e Páginas são um elemento básico do site. É com eles que temos secções de ajuda, FAQs, Reviews, etc., mas penso que devem ser ferramentas exclusivas dos admnistradores/moderadores de modo a não confundir os utilizadores que depois começam a publicar perguntas como uma notícia na primeira página e a desformatarem tudo com as suas injeções de html. Previsivalmente, os artigos poderão ser usados pelos moderadores para noticiarem os concursos do BGG e pouco mais.

Já existe algo o género que se pode refinar: https://www.abreojogo.com/ajuda/introducao_aos_jogos_de_tabuleiro/onde_jogar/comunidade_pontos_de_enconto_e_lojas_tudo_num_map

[quote=Rick Danger]

Agregador de Notícias
Alguém usa isto sequer? Com os browser atuais, todos os RSS feeds que nos interessam podem estar à distância de um click na toolbar.

[/quote]

Realmente parece que não tem muito uso. Pelo que vi está a recolher informação de alguns sites ligados a RPG e nos boardgames só tem informação vinda da Dreamwithboardgames...

Acho que podemos dispensar este ou então pensar em implementá-lo mais tarde com melhor configuração.

[quote]

Blogues
Em geral, os tópicos que geram comentários são aqueles que podem ser integrados no contexto de um evento, ou seja, aquilo que eu joguei, o que eu gostaria de jogar e que coisas gostaria de encomendar/leiloar a tempo de vos entregar num dos encontros. Se cada evento fosse uma espécie de sub-fórum, todos estes tópicos poderiam fazer parte dele. No fundo, o conteúdo é sempre o mesmo, mas para um utilizador do site é mais relevante saber a que evento cada tópico diz respeito do que só saber a que pessoa. Por exemplo, melhor do que "olha que interessante esta agenda de jogos deste utilizador chamado Brainstorm" é "então posso jogar isto com ele na minha cidade?". Entretanto, os tópicos do Dwarin são um dos muitos exemplos de utilizadores que preferem ir cantar para outra freguesia no que toca a blogues. No que não diga respeito a eventos, verifica-se que esta parte do site está ás moscas.

[/quote]

Realmente não têm muito uso.

Por outro lado, agrada-me a ideia de que o AOJ possa oferecer aos membros que o desejem a possibilidade de ter um blog dedicado ao hobby num portal com o mesmo assunto. O BGG também deu essa hipótese ao início, removeu-a depois e agora voltou a ter os blogs disponíveis. Se este módulo não for uma fonte de problemas, acho que se pode manter. Temos é que rever as regras relativas à sua utilização. Usá-los como subterfúgio para publicidade parece-me um bocado abusivo... Mas isso é outro assunto.

[quote]

Eventos
Estrutualmente, é a parte mais importante do site, mesmo que ninguém costume visitar o calendário. Seria bom termos um módulo melhor que permitisse mostrar este calendário de uma forma mais condensada para talvez ficar no topo da página principal. Funções como marcar eventos regulares e integração com o facebook também davam muito jeito (também detesto o FB para uso pessoal, mas é excelente para qualquer promotor/publicitário).

[/quote]

Aqui penso que existem dois aspectos a considerar.

1º Visualização de eventos.

Realmente será importante termos uma forma mais interessante de ver os eventos que estão programados. O Tiago tem feito um grande esforço na manutenção da tabela que aparece na primeira página actualmente mas isso é um trabalho manual que ele não pode ficar a fazer eternamente. É precisa uma solução que dê destaque aos eventos de forma mais automática.

A visualização semanal no topo da primeira página parece-me a mais interessante. A mensal é muito grande. Em alternativa, podemos configurar novas visualizações no módulo Calendar mas não sei se esta possibilidade não será exclusiva da versão 7 desse módulo.

2º Criação de eventos

Tanto quanto sei, o módulo na versão actual só permite criar um evento de cada vez. Isto é uma trabalheira para quem o faz. Uma das coisas que mais me agradou no novo módulo foi a possibilidade de criar eventos recorrentes de forma automática. Por exemplo os semanais podem ser criados todos de uma só vez para um ano completo... A única coisa que não agrada é que o título do evento não muda de um para o outro... Se houvesse uma forma de o título ter um campo de contagem era excelente!

Há que ver se o módulo para a versão 6 permite estas duas possibilidades: Criar visualizações diferentes, criar eventos recorrentes.

A ligação com redes como Facebook e Google+ é importante para a divulgação dos eventos. Não usando essas redes não sei bem como tirar o maior partido desta integração. Será mais ou menos simples ter botões de Like e +1 e outras porcarias do género nos eventos, creio e isso será visto pelos membros que pertençam à rede de quem os pressiona, certo? Existem outras formas de potenciar esta interligação?

[quote]

Fotos
Acho dispensável, especialmente se o Drupal 7 já permite facilmente integrar imagens num texto (espero que também faça embed a um vídeo sem ter que andar a mexer no código). Para quê competir com os grandes sites de álbuns que se pode pôr online? Aliás, os próprios utilizadores do abreojogo usam Google+, Flickr ou outros que tais. Já quase ninguém usa este módulo.

[/quote]

Para mim o maior problema deste módulo é a forma algo estranha de organizar as fotos... A coisa dos álbuns e dos Acid_Free álbuns etc... sempre me fez confusão. Uma forma mais simples como, por exemplo, uma galeria pessoal para cada utilizador e pronto, seria mais interessante. A utilização de sites externos é muito interessante mas pode vir a causar problemas com hotlinking se algum deles achar que a malta está a abusar. O blog do Pombeiro, por exemplo, aparece-me montes de vezes com mensagens a dizer "no hotlinking please"... normalmente em vídeos mas nunca se sabe.

Proponho que se procure um módulo mais simples para isto. Se não houver então podemos pensar em abandonar esta possibilidade.

[quote]

Fórum
O som de grilos ecoa por grande parte das suas secções. Tal como acontece nos blogues, os conteúdos dizem respeito a um evento regular, normalmente aos jogos que se pode encomendar/trocar/comprar com entrega num determinado encontro. Também há quem peça para jogar alguma coisa específica, o que vai dar ao mesmo. No entanto, ao contrário dos blogues, a estrutura de um fórum pode eventualmente ser aproveitada para dar a cada evento regular/anual o seu sub-fórum. No fundo, já é isso que acontece quando alguém anuncia uma venda nos classificados: toda a gente está a ver quem é o utilizador e onde é que ele vai entregar os jogos, só que isso não está explícito na organização do site. No abreojogo, cada evento é um grande guarda-chuva debaixo do qual cabem praticamente todos os tópicos. Conforme já sugeri, cada sub-fórum deverá ter tópicos fixos como: quando e onde; transporte, refeições e alojamento; programa, negócios e jogos; fotos/vídeos, feedback, relatos do que se jogou; etc.

[/quote]

O fórum é realmente algo acessório. No entanto, concordo que uma estrutura deste tipo é interessante para manter sob as restantes. Um dos aspectos que se pode perder é a possibilidade de se fazerem jogo em play-by-post, especialmente para quem joga RPG dessa forma. Talvez a questão dos fóruns passe mais pelo destaque e integração dos mesmos com o resto do site. A verdade é que neste momento temos pelo menos duas espécies de fórum, uma que são os tópicos nos grupos, outra que são os tópicos nos fóruns. Esta separação é que está, na minha óptica, na origem do desinteresse que os fóruns estão a ter.

[quote]

Grupos
Em conjunto com os eventos, este é o módulo mais usado do abreojogo. Mesmo antes do primeiro evento numa região ser marcado, dá jeito haver uma plataforma em que as pessoas possam acertar agulhas antes de apontarem para uma data no calendário. Se cada evento depois tiver o seu sub-fórum que também possa ser subscrito e gerar notificações por e-mail, cada grupo relacionado poderá se manter para se irem combinando novos eventos nessa região. Para isso, e tendo em conta que as questões específicas aos eventos e aos jogos serão tratadas no fórum, será melhor agregar todos os membros de uma região num só grupo em vez de separar boardgamers, wargamers e roleplayers, pois os desafios da organização de um evento são iguais para todos.

[/quote]

Este é um módulo essencial.

Concordo em geral com a ideia de uma aglutinação dos grupos por região. No entanto, a criação de grupos é livre e a separação surgiu um pouco por vontade própria dos utilizadores. Não será fácil impor uma nova estruturação de grupos e muito menos organizar as discussões paralelas debaixo dos mesmos. Talvez com uma possibilidade de criar sub-grupos, por exemplo o Grupo do Porto ter grupos internos como Jogos de Tabuleiro, RPG, Jogos de Guerra, etc. Não sei até que ponto isto não reduziria a visibilidade de cada um dos subgrupos...

[quote]

Votações
Um módulo como este não pode estar separado dos outros conteúdos. Votações teem que ser uma opção que se possa inserir como parte de qualquer conteúdo (tal como uma imagem ou um vídeo) e não uma secção separada do site.

[/quote]

Concordo.

[quote]

Sem terem um link direto, os Artigos, Livros e Páginas são um elemento básico do site. É com eles que temos secções de ajuda, FAQs, Reviews, etc., mas penso que devem ser ferramentas exclusivas dos admnistradores/moderadores de modo a não confundir os utilizadores que depois começam a publicar perguntas como uma notícia na primeira página e a desformatarem tudo com as suas injeções de html. Previsivalmente, os artigos poderão ser usados pelos moderadores para noticiarem os concursos do BGG e pouco mais.

[/quote]

Aqui temos um problema. Se limitarmos a inserção de conteúdos de tipos diferentes ao utilizadores, vamos fazer com que sejam os administradores a classificar cada post aqui feito? A falta de possibilidades de criação de conteúdo não irá limitar ainda mais o interesse dos membros em participar? Tal como o BGG, o AoJ depende da comunidade para a criação de conteúdo e, com isso, da sua vida enquanto site activo.

Concordo que a estrutura actual é confusa e dá demasiadas possibilidades aos utilizadores na criação de conteúdos o que ajuda à confusão.

Das possibilidades actuais há 3 que penso deverem ser mantidas:

- Artigo - Poderia mudar-se o nome para Notícia/Review. Num caso ou noutro o destaque para a primeira página costuma ser merecido. A divulgação dos concursos do BGG praticamente morreu depois de termos de deixar de divulgar as respostas aqui.

- Evento - É fundamental que os membros possam criar os eventos. Em qualquer das perspectivas em vista para o AoJ como portal mais geral ou mais limitado aos eventos este é um dos conteúdos mais importantes.

- Tópico de Grupo - Se eliminarmos os fóruns enquanto estrutura paralela, teremos que implementar nos grupos algo semelhante que permita uma classificação dos tópicos. Podemos criar grupos de Ajuda para quem quer perguntar coisas sobre o AoJ e outros semelhantes, além dos dos grupos locais.

Os restantes estão todos mais ou menos ligados a situações que estão em vias de desaparecer ou podem ser vistas como parte integrante de um post noutros tipos de conteúdo (Imagens, vídeos, etc...)

Posto isto, e já com atraso, proponho o seguinte calendário para a implementação do AoJ2:

A - Até 30 Abril:

1) Opção entre versão 6 e 7 do Drupal (diria que estamos quase todos decididos pela versão 6, mas podemos vir a ter razões para mudar)

2) Opção de módulos a manter / eliminar / acrescentar (será bom ter respostas adicionais a este excelente post do Ricardo. Precisamos de olhar para os módulos de integração com redes sociais para escolher um. Entretanto o Vítor e o Nuno devem dar feedback da integração com o BGG talvez ainda esta semana.)

3) Estabelecimento definitivo da equipa de administradores (O joao104 já está incluído neste grupo. Vou tentar falar com o Nazgûl em breve. O Costa ficou de falar com o Abruk. O Ricardo Madeira parece ter-se excluído a ele próprio. Alguém vai falar com o MGBM?)

B - Até 15 Maio:

1) Implementação experimental de Drupal 6 ou 7 com os módulos seleccionados. O ideal será alguém fazer esta implementação na sua máquina e depois passar aos outros os ficheiros necessários para que todos tenhamos a mesma imagem. Em alternativa (e que eu preferia, faz-se um site paralelo ao AOJ num sub-directório com um endereço conhecido apenas dos administradores para testes. Um pouco como está a acontecer com o BGG).

2) Concluídos os passos A1 e A2, meditemos sobre um novo aspecto visual para o site para nesta data termos uma ideia geral sobre: Esquema de cores; Disposição dos blocos (Novos Cometários, Shoutbox, etc); Estrutura do menu

3) Elaboração de novas regras de utilização do site.

C - Até 31 Maio:

1) Testes sobre a implementação experimental e modificações decorrentes

2) Análise a novo tema e implementação do mesmo com correcções necessárias

3) Fecho de texto de regras

D - Durante Junho:

1) Conclusão de correcções

2) Migração e lançamento

Parece-vos exequível?

Abraço

[quote=Mallgur]

Posto isto, e já com atraso, proponho o seguinte calendário para a implementação do AoJ2:

A - Até 30 Abril:

1) Opção entre versão 6 e 7 do Drupal (diria que estamos quase todos decididos pela versão 6, mas podemos vir a ter razões para mudar)

2) Opção de módulos a manter / eliminar / acrescentar (será bom ter respostas adicionais a este excelente post do Ricardo. Precisamos de olhar para os módulos de integração com redes sociais para escolher um. Entretanto o Vítor e o Nuno devem dar feedback da integração com o BGG talvez ainda esta semana.)

3) Estabelecimento definitivo da equipa de administradores (O joao104 já está incluído neste grupo. Vou tentar falar com o Nazgûl em breve. O Costa ficou de falar com o Abruk. O Ricardo Madeira parece ter-se excluído a ele próprio. Alguém vai falar com o MGBM?)

B - Até 15 Maio:

1) Implementação experimental de Drupal 6 ou 7 com os módulos seleccionados. O ideal será alguém fazer esta implementação na sua máquina e depois passar aos outros os ficheiros necessários para que todos tenhamos a mesma imagem. Em alternativa (e que eu preferia, faz-se um site paralelo ao AOJ num sub-directório com um endereço conhecido apenas dos administradores para testes. Um pouco como está a acontecer com o BGG).

2) Concluídos os passos A1 e A2, meditemos sobre um novo aspecto visual para o site para nesta data termos uma ideia geral sobre: Esquema de cores; Disposição dos blocos (Novos Cometários, Shoutbox, etc); Estrutura do menu

3) Elaboração de novas regras de utilização do site.

C - Até 31 Maio:

1) Testes sobre a implementação experimental e modificações decorrentes

2) Análise a novo tema e implementação do mesmo com correcções necessárias

3) Fecho de texto de regras

D - Durante Junho:

1) Conclusão de correcções

2) Migração e lançamento

[/quote]

A - Até 30 Abril:

1) Versão 6?

2) Estando o AOJ a funcionar na versão 6 será bastante mais simples remover/adicionar módulos.

3) Já falaram com o Nazgûl e com o Abruk. Alguém chegou a falar com MGBM?

Boas,

Não havendo mais feedback acerca deste assunto creio ser consensual o seguinte:

1) Versão 6. Sim.

2) Após upgrade para versão 6, iniciar procura e testes de módulos. (Especialmente ligação às redes sociais)

3) Pretendia falar com o Nazgûl na TrincaCon mas ele não esteve presente. Vou ligar-lhe hoje. O Abruk acho que estava para ser contactado pelo Costa. Quem vai falar com o MGBM? Se ninguém avançar para falar com ele em breve eu tomo a iniciativa.

Tmgd, podes encarregar-te do upgrade para v6? Precisas de downtime marcado, ajuda ou algo mais?

Vou iniciar a elaboração das novas regras. Pretendo apresentar-vos um esboço antes de 15 de Maio para deliberarmos. Se tiverem sugestões a fazer, força nisso.

[quote=Mallgur]

Boas,

Não havendo mais feedback acerca deste assunto creio ser consensual o seguinte:

1) Versão 6. Sim.

2) Após upgrade para versão 6, iniciar procura e testes de módulos. (Especialmente ligação às redes sociais)

3) Pretendia falar com o Nazgûl na TrincaCon mas ele não esteve presente. Vou ligar-lhe hoje. O Abruk acho que estava para ser contactado pelo Costa. Quem vai falar com o MGBM? Se ninguém avançar para falar com ele em breve eu tomo a iniciativa.

Tmgd, podes encarregar-te do upgrade para v6? Precisas de downtime marcado, ajuda ou algo mais?

[/quote]

Irei então fazer o upgrade para a v6.

Se concordarem, estes são os passos que irei seguir:

1. Testar novamente o upgrade do AOJ para a última versão do drupal 6

1.1. Fazer novo backup total do site.

1.2. Testar novamente os passos de upgrade até à última versão do drupal 6.

1.3. Fazer mais alguns testes de funcionamento com o AOJ na última versão do drupal 6 (a ver se está tudo a funcionar corretamente).

2. Iniciar o upgrade do AOJ em produção

2.1. Colocar o site em manutenção a indicar de que o site está temporariamente indisponível para manutenção (com a data e hora da mensagem inicial).

2.2. Fazer novo backup total do site.

2.3. Testar se o backup do site se encontra a funcionar corretamente.

2.4. Iniciar o upgrade do AOJ em produção

2.5. Após o upgrade feito, manter o site em manutenção por mais algum tempo, para:

2.5.1. Configurações

2.5.2. Novos testes

2.5.3. Retirar o site de manutenção

Não sei ao certo a data em que terei disponibilidade para o fazer, mas deverá ser durante a noite e num fim de semana. Espero que seja feito o mais tardar até ao dia 20/Maio.

Quando vir que terei possibilidades de o fazer colocarei aqui uma mensagem a alertar. Quem quiser depois poderá acompanhar o processo e ajudar nos testes de verificação do AOJ já na nova versão.

De acordo?

Ainda não falei com o Abruk, mas vou fazê-lo agora mesmo :p

Quanto ao MGBM, quando o site esteve offline eu mandei-lhe 1 ou 2 mails e ele nunca me respondeu. Podes tentar contactá-lo, mas fico com a sensação de que ele está ou incontactável ou pouco interessado nisto.

Por mim esse calendário está bem.
Se precisares de alguém para fazer uns test-drives à versão final podes contar depois comigo ;)

Força com isso...

O processo de upgrade parece-me excelente. Muito seguro.

A RiaCon é a 19 e 20 de Maio. Não vais?

Eu vou lá no dia 19 portanto posso fazer testes e ajudar no que puder no dia 20...

Eu também conto lá ir no dia 19.
Já enviei o mail ao Abruk.

[quote=Mallgur]

O processo de upgrade parece-me excelente. Muito seguro.

[/quote]

... espero bem que sim Wink

[quote=Mallgur]

A RiaCon é a 19 e 20 de Maio. Não vais?

Eu vou lá no dia 19 portanto posso fazer testes e ajudar no que puder no dia 20...

[/quote]

... ainda não tenho a certeza, mas o mais provável é não ir Undecided

[quote=Mallgur]Realmente não têm muito uso.

Por outro lado, agrada-me a ideia de que o AOJ possa oferecer aos membros que o desejem a possibilidade de ter um blog dedicado ao hobby num portal com o mesmo assunto. O BGG também deu essa hipótese ao início, removeu-a depois e agora voltou a ter os blogs disponíveis. Se este módulo não for uma fonte de problemas, acho que se pode manter. Temos é que rever as regras relativas à sua utilização. Usá-los como subterfúgio para publicidade parece-me um bocado abusivo... Mas isso é outro assunto.[/quote]Eu mantenho um blog no AoJ há anos para tentar promover esta vertente do site e cheguei a ter uma sig a dizer "eu blogo no abreojogo", mas acho que já não vale a pena bater no ceguinho. Quem quer fazer um blog, vai procurar a grande audiência que um BGG lhe consegue dar ou vai querer customizar o seu proprio site e, para isso, o wordpress ou o blogspot estão excelentes.

Mais uma vez, dar a prioridade aos eventos simplifica muito as regras de utilização. Publicidade é para eventos, não há subterfúgios.

[quote]A visualização semanal no topo da primeira página parece-me a mais interessante. A mensal é muito grande. Em alternativa, podemos configurar novas visualizações no módulo Calendar mas não sei se esta possibilidade não será exclusiva da versão 7 desse módulo.[/quote]A questão é que os encontros nacionais devem ser destacados dentro de um mês e os encontros regulares podem aparecer apenas dentro de uma semana. Talvez se possa optar pela visualização semanal e depois manualmente editar um bloco por cima para anunciar os eventos anuais.

[quote]Há que ver se o módulo para a versão 6 permite estas duas possibilidades: Criar visualizações diferentes, criar eventos recorrentes.[/quote]Isto é provavelmente a questão mais importante: com a migração do Drupal: não perdermos nada do que temos agora em relação ao módulo de eventos e, de preferência, ganharmos algumas funcionalidades.

[quote]A ligação com redes como Facebook e Google+ é importante para a divulgação dos eventos. Não usando essas redes não sei bem como tirar o maior partido desta integração. Será mais ou menos simples ter botões de Like e +1 e outras porcarias do género nos eventos, creio e isso será visto pelos membros que pertençam à rede de quem os pressiona, certo? Existem outras formas de potenciar esta interligação?[/quote]Acho que já era muito boa essa função que limita-se a passar o link do evento para as redes sociais.

[quote]A utilização de sites externos é muito interessante mas pode vir a causar problemas com hotlinking se algum deles achar que a malta está a abusar.[/quote]A questão do hotlinking só existe porque os utilizadores estão a usar sites externos em vez de simplesmente anexarem as imagens que querem usar ao artigo que estão a postar, mas isso não são álbuns de fotos, isso são sites tipo imgur ou imageshack. Álbuns é tipo o flickr que te permite embeber depois uma pasta com as fotos no site que quiseres, não um link direto para a imagem.

[quote]O fórum é realmente algo acessório. No entanto, concordo que uma estrutura deste tipo é interessante para manter sob as restantes. Um dos aspectos que se pode perder é a possibilidade de se fazerem jogo em play-by-post, especialmente para quem joga RPG dessa forma. Talvez a questão dos fóruns passe mais pelo destaque e integração dos mesmos com o resto do site. A verdade é que neste momento temos pelo menos duas espécies de fórum, uma que são os tópicos nos grupos, outra que são os tópicos nos fóruns. Esta separação é que está, na minha óptica, na origem do desinteresse que os fóruns estão a ter.[/quote]O que eu proponho é que os grupos sejam usados para a organização e criação dos eventos e os fóruns sirvam para acompanhar-los. Discutes o que vais fazer e crias o tópico de evento a partir do grupo. Depois, tens secções no fórum para cada evento regular onde colocas todos os tópicos dependentes desse evento: o que vamos jogar, como chegar lá, alojamento, leilões/trocas, feedback, etc. Deste modo, aproveitas da melhor maneira as características de cada módulo. Na organização do evento, queres algo mais privado que depois envie um mail de anúncio do evento aos membros subscritos: um grupo. No acompanhamento do evento, queres algo aberto a toda a gente onde o acumular de comentários não esteja a gerar mails para os membros do grupo: um fórum. Já agora, os grupos servem para o PbP justamente porque são uma discussão mais fechada.

[quote]Concordo em geral com a ideia de uma aglutinação dos grupos por região. No entanto, a criação de grupos é livre e a separação surgiu um pouco por vontade própria dos utilizadores. Não será fácil impor uma nova estruturação de grupos e muito menos organizar as discussões paralelas debaixo dos mesmos. Talvez com uma possibilidade de criar sub-grupos, por exemplo o Grupo do Porto ter grupos internos como Jogos de Tabuleiro, RPG, Jogos de Guerra, etc. Não sei até que ponto isto não reduziria a visibilidade de cada um dos subgrupos...[/quote]Conforme já disse, para isso tens os fóruns. Para organizares e marcares eventos no calendário, tens os grupos. Para entrares no conteúdo do evento em si, tens os fóruns. É por isso mesmo que os grupos devem juntar boardgamers, wargamers, cardgamers, roleplayers, etc., pois todos precisam de, no mínimo, combinar um sítio e uma data para jogar e dá sempre jeito combinar esforços para encontrar e manter um ponto de encontro. Aquilo que distingue os boardgamers dos roleplayers ou dos wargamers passa a ser tratado nos fóruns, não nos grupos.

[quote]Se limitarmos a inserção de conteúdos de tipos diferentes ao utilizadores, vamos fazer com que sejam os administradores a classificar cada post aqui feito?[/quote]Não. Qualquer utilizador continua a poder criar um grupo, postar num grupo, criar um evento e postar nos fóruns. Os artigos que vão para a página principal é que passam a poder ser só colocados por administradores/moderadores. Isto serve não só para simplificar o uso do site, mas também para evitar erros de formatação como o que está a acontecer neste momento em que metade da página principal está em itálico. Não podemos deixar que qualquer utilizador distraído possa desformatar o site semana sim, semana não.

Seguindo aquilo que estou a sugerir, será possível avançarmos para um novo abreojogo e mantermos o velho arquivado noutro endereço? É que esta reestruturação do site implica novos grupos e novos fóruns que é suposto substituirem os atuais (além de se deixar para trás os blogues, votações, etc.) e certamente que os utilizadores gostariam de manter algum acesso ao conteúdo antigo.

[quote=tmgd]

[quote=Mallgur]

Boas,

Não havendo mais feedback acerca deste assunto creio ser consensual o seguinte:

1) Versão 6. Sim.

2) Após upgrade para versão 6, iniciar procura e testes de módulos. (Especialmente ligação às redes sociais)

3) Pretendia falar com o Nazgûl na TrincaCon mas ele não esteve presente. Vou ligar-lhe hoje. O Abruk acho que estava para ser contactado pelo Costa. Quem vai falar com o MGBM? Se ninguém avançar para falar com ele em breve eu tomo a iniciativa.

Tmgd, podes encarregar-te do upgrade para v6? Precisas de downtime marcado, ajuda ou algo mais?

[/quote]

Irei então fazer o upgrade para a v6.

Se concordarem, estes são os passos que irei seguir:

1. Testar novamente o upgrade do AOJ para a última versão do drupal 6

1.1. Fazer novo backup total do site.

1.2. Testar novamente os passos de upgrade até à última versão do drupal 6.

1.3. Fazer mais alguns testes de funcionamento com o AOJ na última versão do drupal 6 (a ver se está tudo a funcionar corretamente).

2. Iniciar o upgrade do AOJ em produção

2.1. Colocar o site em manutenção a indicar de que o site está temporariamente indisponível para manutenção (com a data e hora da mensagem inicial).

2.2. Fazer novo backup total do site.

2.3. Testar se o backup do site se encontra a funcionar corretamente.

2.4. Iniciar o upgrade do AOJ em produção

2.5. Após o upgrade feito, manter o site em manutenção por mais algum tempo, para:

2.5.1. Configurações

2.5.2. Novos testes

2.5.3. Retirar o site de manutenção

Não sei ao certo a data em que terei disponibilidade para o fazer, mas deverá ser durante a noite e num fim de semana. Espero que seja feito o mais tardar até ao dia 20/Maio.

Quando vir que terei possibilidades de o fazer colocarei aqui uma mensagem a alertar. Quem quiser depois poderá acompanhar o processo e ajudar nos testes de verificação do AOJ já na nova versão.

De acordo?

[/quote]

Acabei de fazer mais um backup do AOJ.

É possível que hoje faça o upgrade do AOJ.

... irei fazendo atualizações à medida que for avançando no processo.