Exalted 2ed - um convite

Malta, este anuncio é um convite para jogar o rpg de fantasia da White Wolf, e estou a colocá-lo em vários sítios para uma melhor visibilidade.

Em Março vai sair a 2ª Edição do rpg de fantasia da White Wolf, o Exalted.

Para quem não sabe, o Exalted é um jogo passado numa mítica 2ª Era do Homem onde os jogadores tomam o papel de semi-deuses na Terra, perseguidos por uma Ordem Religiosa com material militar para os eliminar várias vezes, mas eles próprios com poderes suficientes para tomar de assalto um exército inteiro. Boas referências são as séries do Hercules e da Xena, e os filmes Tigre e Dragão.

Em Março/Abril, quando tiver lido e relido o livro base, vou começar uma campanha, que poderá ser semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da vontade de todos, em local a designar, mas dependendo sempre do interesse demonstrado.

Digam-me se estarão interessados ou não, respondendo para aqui ou enviando-me PM.

E sem querer começar uma flame-war: Exalted é fantasia, mas não é fantasia D&D. Em D&D começa-se um pobre artritico armado de um quebra nozes e sobe-se até um poderoso guerreiro, com as melhores armaduras e as melhores técnicas de combate; em Exalted começa-se como um poderoso guerreiro e sobe-se até ficar um deus com poder para mudar o mundo inteiro. Compreendo que não seja para todos os gostos.

Ainda não vi nada desta nova edição a não ser imagens no site (ainda não tive paxorra para ler os posts) mas se é como dizes parece q mudou um pouco. A 1ª edição eles definiam aquilo como um mundo de fantasia com um gostinho de manga, com poderes e habilidades ao nivel de Ninja Scroll ou Dragon Ball Z. Melhor, aconselhavam a ver esses e outros animes para arranjar ideias do q se pode fazer in-game. O q é q mudou desta vez no mundo/sistema?


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

No mundo em si julgo que nada, até porque a 1ª edição descreve um mundo mais ou menos do tamanho da Terra em bastante pormenor, com suplementos a sair a torto e a direito.

Nas regras, aí acho que já mudam bastante; os Charms parece que estão melhor alinhados e compreensíveis e as regras também estão mais acessíveis.

Isto ainda é wishfull thinking, mas espero realmente que as regras sejam melhores desta vez.

Rui, conta comigo. já sabes que só depende do dia/hora!

Tou interessado no Exalted 2nd edition principalmente pela mudança das regras (dizem os senhores da WW), e tb por estar interessado em saber como pretendes fazer a evolução dos persos.

Como já sabes, as nossas 2 tentativas de fazer uma campanha de Exalted não foram felizes, da minha parte como GM foi por ter feito um mau trabalho de pesquisa do setting, e no teu caso foi do comboio já estar desmotivado depois da minha má performance. Eis agora opiniões para se fazer uma boa campanha de Exalted 2nd edition:

1º) Fazer a Exaltação da malta, de pref um a um, ou juntar a malta toda (devido à razão A ou B) e fazer logo isso duma vez, fazendo apenas os jogadores ter direito aos 5 charms iniciais (isto pq ter logo 10 duma vez foi 1 dos grandes probs de qd jogamos aquilo... nunca ninguem sabia o que podia fazer ou não podia fazer, era uma grande confusão mesmo!)

2º) Fazer a malta merecer as armas xuladas, ou o seu companheiro/animal de viagem = sim, que isto de tar a gastar bolinhas logo pra ter isso acho mal, e depois não damos o devido respeito pelo que temos... acho que é uma questão de educação do perso... se ganhares a cena com muito custo, já tens mais cuidado com ela!

3º)  Cortar as maiorias dos backgrounds aos persos, ou então obrigar a malta a dar uma muito boa satisfação em ter certos e determinados backgrounds (exemplo = Resources a 4/5, Fame a qq coisa, Herd idem, etc)... Isto n é pra "tramar" a malta, mas sim para lhe dar alguma fluidez ao inicio da campanha. Ao principio ninguem se conhece, de repente somos algo que é escorraçado por quase toda a criação, e acho que esse é sempre um bom storyline para se seguir, em vez do "eu já tou na cidade e já sou exalted há bués!"

 

Se tiver mais alguma ideia, poderei escreve-la aqui ou falar contigo no proximo fds, na campanha de MnM, se quiseres.

[quote=plasmas] 1º) Fazer a Exaltação da malta, de pref um a um, ou juntar a malta toda (devido à razão A ou B) e fazer logo isso duma vez, fazendo apenas os jogadores ter direito aos 5 charms iniciais (isto pq ter logo 10 duma vez foi 1 dos grandes probs de qd jogamos aquilo… nunca ninguem sabia o que podia fazer ou não podia fazer, era uma grande confusão mesmo!)[/quote]

O que eu estava a pensar era, das duas uma, ou eu fazia o personagem com o jogador ao pé, ouvindo o jogador com o seu conceito e eu ajudando com as minhas ideias, ou eu fazia persos para toda a gente, para que não houvesses esses problemas. Exalted com 5 charms ainda são muito acima de qualquer mortal, mas parece-me que ainda abaixo de qualquer Dragon Blooded.

[quote=plasmas] 2º) Fazer a malta merecer as armas xuladas, ou o seu companheiro/animal de viagem = sim, que isto de tar a gastar bolinhas logo pra ter isso acho mal, e depois não damos o devido respeito pelo que temos… acho que é uma questão de educação do perso… se ganhares a cena com muito custo, já tens mais cuidado com ela![/quote]


 É a mesma coisa que no anterior: se tiveres Artifact a 5 não começas logo com A Espada Que Vai Acabar Com O Mundo, mas ha-de haver uma sessão para a encontrar.

[quote=plasmas] 3º)  Cortar as maiorias dos backgrounds aos persos, ou então obrigar a malta a dar uma muito boa satisfação em ter certos e determinados backgrounds (exemplo = Resources a 4/5, Fame a qq coisa, Herd idem, etc)… Isto n é pra "tramar" a malta, mas sim para lhe dar alguma fluidez ao inicio da campanha. Ao principio ninguem se conhece, de repente somos algo que é escorraçado por quase toda a criação, e acho que esse é sempre um bom storyline para se seguir, em vez do "eu já tou na cidade e já sou exalted há bués!"[/quote]

Concordo com a parte do "justificar" os backgrounds, mas aponto também que isso vem no seguimento de uma politica minha no rpg, como aliás já deves ter reparado.

PS: Foi estranho ter alguém chamado "plasmas" a responder-me conhecendo tudo sobre as cenas de Exalted, 1º que percebesse que eras tu tive que dar muitas voltas!

[quote=Rui]PS: Foi estranho ter alguém chamado "plasmas" a responder-me conhecendo tudo sobre as cenas de Exalted, 1º que percebesse que eras tu tive que dar muitas voltas![/quote]

Assumi que sabias o meu nick nos foruns! 

 

Sobre os 5 charms, a ideia seria só ter esses 5 nas 1ªs, sei lá, 3 sessões... depois disso,  a malta ficaria com os restantes, como dita as regras... assim até dá pra fazer um pequeno play-test do perso, para saber o que melhor se identifica com ele! 

Em geral, estou a chegar à conclusão que Exalted foi a melhor coisa que a White Wolf fez neste século :)

Consegui começar a comprar e a jogar cedo (até há um ano atrás tinha a colecção quase completa), tendo tido pelo menos uma campanha que correu bastante bem. Como mestre-jogo, foi o RPG que, no concreto, me permitiu exercitar dizer "sim" aos meus jogadores. Não há nada que possa ser considerado "over the top" em Exalted. Essas possíveis limitações que estão a considerar colocar podem ser boas, não para controlar o poder das personagens, mas para permitir aos jogadores irem aprendendo o que podem fazer com elas. Começar já com montes de Charms, Artefactos, Manses e etc. pode ser um bocado pesado para jogadores inexperientes com o sistema.

Se acharem útil uma introdução ao setting, sugiro que espreitem este hand-out que escrevi para começar uma campanha:

https://www.deviantart.com/deviation/4140215/

Foi escrito a pensar em jogadores habituados a World of Darkness que precisam de se habituar a criar personagens num estilo mais épico.

Have fun! I know I did. 

Obrigado pela dica, Rick! Julgo que neste caso não será necessário, da 1ª vez que jogámos eu disponibilizei tudo e mais alguma coisa, o plasmas até deu uns scans e tudo pró pessoal ler. Da minha malta toda a gente tem uma ideia do que o Exalted é.

Quero é malta de fora para jogar.

Se isto realmente for prá frente, estarias interessado?

Eu e outra pessoa tamos de momento no meio de um horário um bocado complicado, no entanto gostavamos de jogar também, depende é um bocado do local e disponibilidade acordada por todos.

P.S.: cá está o meu primeiro comentário ric hehe, tinha que ser a luz do grande Unconquered Sun para me tirar das sombras do portal.

[quote=RedPissLegion]P.S.: cá está o meu primeiro comentário ric hehe, tinha que ser a luz do grande Unconquered Sun para me tirar das sombras do portal.[/quote]

Ena pá, eu pensei que estava a ler mal e que isto era um comentário do João Mariano! Raios e coriscos! O portal está a uns quantos dias de fazer um ano de existência e o Red postou pela primeira vez cá; se isto não é desculpa para abrir o champanhe e louvar Deus Nosso Senhor, não sei o que é!

E tens que agradecer a quem, diz lá? :wink:

Eu, confundido pelo RedPiss? :D

Não deixa de ser engraçado porque: 1) eu efectivamente conheço o RedPiss; 2) conhecemo-nos por causa de os dois gostarmos de Exalted e falarmos disso na net; 3) também gostava de alinhar no jogo e ainda mais com ele; 4) ainda no outro dia falamos de tomar um cafézinho; 5) se visses a figura da sua pessoa não podíamos ser mais diferentes! :D

Temos mesmo que celebrar o 1ª ano e era giro arrastarmos toda a gente que conseguirmos que estivesse na lista! :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=Rui]Quero é malta de fora para jogar.

Se isto realmente for prá frente, estarias interessado?[/quote]

Tava mesmo a precisar de jogar qualquer coisa, claro que estou interessado. No entanto, de experiência falo que mais do que três pessoas numa party começa a tornar-se um bocado pesado para jogar, nomeadamente para fazer avançar um combate. Quantos são e aonde se encontram?

Epá, vocês não consultam os perfis uns dos outros?

Um de vocês está em Lisboa e o outro no Porto! Não me parece que vá resultar assim tão facilmente... o que é mesmo uma pena.

Imagina: em casa do Padeira, com Skype dum lado e do outro, 5 pessoas numa casa na Terrugem, outra pessoa numa casa no Porto... é Exalted, é suposto ser Over The Top! :D

Se ele ainda por cima conseguir disparar 500 setas em 6 segundos, melhor!

Se os dois alinharem, mais o Padeira, o Tiago e a Inês, temos um Circulo Perfeito!

"Not like you killed someone
It's Not like you drove a spiteful spear into his side
Talk to Jesus Christ
As if he knows the reasons why
He did it all for you
Did it all for you
He did it all for you"

Lai lai lai

Seja, eu fico c o Dawn hehehe.

 

Acho que me deixei levar um pouco pelo entusiamo e não me lembrei dos meus compromissos já existentes relativos ao RPG. Além do mais já tens jogadores suficientes. Talvez para a próxima. ;)

By the way. Nice quote!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Posso ficar com o Night?

Hoje no site da White Wolf dão um pequeno preview das regras:

https://www.white-wolf.com/exalted/index.php?line=news&articleid=390

E dizem que amanhã vão falar sobre combate.