[quote=Rui]Pelo aspecto das ultimas previews no site, parece mesmo que sim![/quote]
bacano, tive lá agora e n cheguei a essa conclusão!
Pelo que percebi, eles querem distanciar a cena dos turnos do WoD, e torna-la uma beca mais "Matrix"... Agora gostava é de perceber o que eles entendem pela "Speed" da tua arma alterar os "Ticks"... mas isso só mesmo fazendo uma demo do combate com essas novas regras!
Posso ter percebido mal, mas a cena dos ticks parece-me apenas outra palavra p turno. Achei foi bué mal a cena de terem complicado as iniciativas, tava mt bem a cena de somar perception+wits e dps somar o resultado ao lançamento de um d10, bué rápido e eficaz na minha opinião e duvido q vá aplicar este novo roll se alg vez fizer GM disto. Fiquei foi sem perceber a cena da speed tb, será q conta apenas p multiplas-acções? pq eles falam q cada um age de acordo c a pontuação da iniciativa, é pq rolas apenas iniciativa uma vez e dps durante o combate age 1º quem tiver maior pontuação de speed na arma/técnica de ataque/etc?
"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"
Epá, não me perguntem como sei isto, porque não vos sei responder. Julgo que há muitos meses atrás li uma discussão qualquer sobre Ticks algures na RPG.net, não faço ideia a propósito de que jogo.
Não sei se isto é válido para o vosso Exalted, mas naquele jogo os ticks eram uma forma de fazer passar o combate SEM TURNOS. O combate é freeform; as acções dos personagens demoram um número variável de ticks e só quando passam esses ticks é que as personagens podem fazer outra acção. Assim, o personagem A pode fazer, por exemplo, duas acções de 5 ticks enquanto o personagem B opta por uma acção mais complexa de 10 ticks. Como acho que é perceptível, isto não tem nada a ver com o conceito de turnos; é um bicho completamente diferente. Será isto?
Tás lá rapaz, é mesmo isso! Mas eu quero ver é como isso vai funcionar, "matematicamente" falando, e se o combate vai se tornar mais rapido e divertido dessa forma!
Eu acho que isso é Feng Shui porque o FS também usa ticks, que funcionam assim: toda a gente rola iniciativa, e o nº que calha é a ordem que se mexe; por ex, eu tiro 9, plasmas 3, e ricmadeira, 6. Aqui plasmas age no tick 3, ricmadeira no tick 6 e eu no tick 9, repentido-se as coisas nos turnos seguintes.
É assim que o FS funciona, em traços muito gerais, por isso talvez seja também a força de funcionar do novo Exalted. Eu acho que o FS funcionava bem (só não gostava do sistema deles), e por isso talvez funcione bem também no Exalted. Vamos ver.
Entretanto, hoje chega-me o Firefly e amanhã os livros que me faltam de Exalted; tirando a nova edição, já tenho tudo. :)
Outro aspecto de um sistema de Ticks é que a acção seguinte do personagem começa a contar a partir do fim da acção anterior da mesma personagem, não começando todas as personagens a contar para as acções ao mesmo tempo, excepto no principio do combate! Isto tava subentendido no teu post anyway.
tambem digo alguma coisa.....vim aki por kausa de Mnm(sim sou o link),e mesmo o rui sabendo a minha resposta eu decidi juntar a minha voz aki á malta......os k me conheçem sabem k tenho 1 prob patologico com os baldes de dados...mas mesmo assim ja joguei exalted...e vou voltar a faze-lo pork é um sistema k da bastante liberdade para tal como foi dito fazer cenas over the top!!!!a ver é se na acaba komo a ultima em k so sobrevivi eu!!!!!meu rico lunar.....era alto perso
[quote=Rui]Eu acho que isso é Feng Shui porque o FS também usa ticks, que funcionam assim: toda a gente rola iniciativa, e o nº que calha é a ordem que se mexe; por ex, eu tiro 9, plasmas 3, e ricmadeira, 6. Aqui plasmas age no tick 3, ricmadeira no tick 6 e eu no tick 9, repentido-se as coisas nos turnos seguintes.[/quote]Não é isso que distingue Feng Shui. O que se passa é que começas tu a fazer coisas e tens vários tipos de acções que podem "gastar" mais ou menos ticks. Por exemplo, um soco gasta 1 tick, mas um pontapé já pode gastar 2 e se for rotativo gasta 3. Como o ricmadeira vai agir aos 6, tu, estando nos 9, tens tempo para, de acordo com o exemplo, fazer três socos (1+1+1), soco e pontapé (1+2), um rotativo (3) ou mesmo dois pontapés (2+2) antes de ele ter oportunidade para agir.
Se Exalted funcionar assim, o Speed tem que ser algo que faça as tua acções custar menos ticks ou que simplesmente dê um bónus ao teu lançamento de iniciativa.
Já agora, Feng Shui pode ser um bocado cheesy, mas também rula! :)
Comprei os pdf's de Exalted à venda no DriveThruRPG, e tenho livro a chegar a qualquer momento.
Estou a ler as regras enquanto escrevo isto (bom, talvez não exactamente...).
Os que se mostraram interessados em jogar comigo, podem começar a enviar-me os seus backgrounds de personagens para o email: [email protected].
Por enquanto enviem apenas o vosso background, com um catch: todos os personagens começam ou como escravos gladiadores, ou como trabalhadores para o homem que vos comprou. Mais pormenores, enviem-me mail e falamos.
Eu não conheço bem o cenário mas já ouvi falar muitíssimo bem do exalted. Se estiverem a pensar num jogo eu sou candidado mas não posso enviar um backgroound pois não conheço direito como já disse
Apesar de não poder jogar na vossa campanha de Exalted porque já estou comprometido em jogar esse mesmo jogo com outras pessoas e não há tempo para tudo não deixo de ter curiosidade pelo andar da campanha.
Inscrevi-me no fórum e reparei em duas coisas que gostaria de te chamar à atenção mas não o posso fazer no fórum porque não tenho autorização para fazer posts. São pormenores aparentemente menores mas já que sou professor de Português aqui vai:
- Escreve-se "Príncipes" e não "Princípes". Há que fazer justiça à nobreza dos escolhidos do Sol Invicto, certo?!
- No fórum "Análise Superior do Codex Proeminente" tens Codex mas em português escreve-se Códice.
Continua com o bom trabalho e a ver se trocamos notas!
Até mais!
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Recebi nem a 10 m a nova edição de Exalted e posso-vos dizer que está refrescantemente colorido e apresentável e até tem papel lustroso que faz justiça às ilustrações. É um tomo grande e volumoso e pelo que já li dele em pdf acho que me vou divertir a corrê-lo depois de jogar mais umas sessões de WFRPG com o meu Estalian Diestro.
Mais nada a declarar, era apenas para fazer pirraça a quem não o tem já.
“Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência.” Fernando Pessoa
É à pala de boquinhas dessas, que um dia destes vais acordar a meio da noite, c uma figura envolta em sombras a saltar-te janela fora com uma porrada de livros debaixo do braço hehehehe.
Olha agora tás a pensar como um bom role-players que partilha os seus tesouros hehe, eu de momento estou a estagiar na baixa e como estou de férias não tenho aulas, por isso se quiseres combinar para um tarde destas, ai por volta das 17h podemos ir ver disso.