Depois da discussão começada aqui decidi fazer-me à estrada e fazer uma lista de algums preços dos boardgames em portugal
Segunda: Fui à Puros&Companhia (tabacaria no Colombo), à Tema (no Colombo) e ao Corte Ingles (São Sebastião Lisboa)
Quarta: Fui à Runadrake's perto da Avenida de Roma
Hoje: Sites diver.pt e netsurf.pt
Analisando estes preços conclui-se:
- Os jogos cliches são o Memoir44 , o Puerto Rico e o World of Warcraft
- Os sitios mais baratos são a Runadrake's e a netsurf.pt
- O mais caro e com menor escolha é a Tema sem qualquer duvida ;-)
Naturalmente que cada loja tem a sua propria selecção de jogos, pelo que o que tu encontras numa loja podes não encontrar noutra. Nenhuma loja tem tudo....
Notas: Na diver.pt é entrega à cobrança com portes grátis, e na netsurf os portes são grátis a partir de 80 euros. Nas lojas fisicas tens de te deslocar fisicamente mas podes meter as mão na massa. Não vou acrescentar mais nada à discussão anterior....
Ei, e não é a Tema que tem (ou tinha, há pouco tempo) o Commands & Colors: Ancients a cento e muitos(!) Euros? Um jogo com um PVP de 60 dólares?
Ouch, mas pronto, a clientela dos boardgames é mesmo o jogador casual, ou pelo menos pessoal mais refinado e com bolsos bem cheios, não propriamente boardgamers como nós que conhecemos e fazemos uso de fontes de jogos alternativas e compramos jogos novos todos os meses.
Dá ideia que a melhor relação preço/qualidade é runadrake e netsurf. O problema é que uma não tem site a outra não tem loja (acho eu). De resto, os preços até nem são assim tão disparatados.
A tal loja do colombo entende-se os preços. Aquilo não é para gamers, é para eventuais compradores que passem por lá, e ter uma loja daquelas, imagino eu, deve ser um bocadito caro.
Exiiste uma tabacaria no centro comercial palmeiras em oeiras/carcavelos que penso que está ligada à netsurf... mesmo assim pode-se ir à netsurf ... mas tem uns horários muito estranhos
Ainda assim continua a ser mais económico comprar na PlayMe ou na LaPCra. Peço desculpa aos retailers nacionais, mas com dinheiro não se brinca. Ainda há pouco, na chatbox, tive esta conversa com o Ricardo Madeira, o ALHAMBRA fica-me na PlayMe a €16.95 e o CONQUEST OF THE EMPIRE a €33.99 perfazendo um total de €50.94, mais €13 de transportes recebo os jogos por €63.94, uma vez que as encomendas na PlayMe não estão sujeitas à taxa macaca dos 4.5% da PayPal. Os mesmos jogos na NetSurf custam, respectivamente, €33.55 e €70.35. Nem vou continuar a fazer as contas, axo que já perceberam a ideia. Eu queria muito poder fazer as minhas compras num retailer nacional, num site/loja onde se falasse e jogasse em português. Mas como disse atrás, não se brinca com dinheiro.
Ainda assim estou a torcer por um projecto viável e pelo menos minimamente competitivo. Eu não me importo de comprar jogos com 2 ou 3 euros de diferença. Não posso é comprar jogos que custam 15 e 20 ou mais euros.
Eu não conheço a Arena aí em Lisboa, mas - tendo em conta que é a única empresa que faz traduções para o mercado português - há alguma razão para não se falar na Devir?
A razão porque quase não se fala deles é porque não têm uma loja online por onde o pessoal possa fazer encomendas, ou sequer uma presença online onde se possa ver uma listagem de preços!
Qualquer uma das outras lojas portuguesas aqui mencionadas é também e primeiro que tudo (em volume de negócio e, como tal, prioridades) uma distribuidora, mas ao menos fazem o mínimo de esforço para disponibilizar os seus produtos ao público em geral. Da última vez que fui à Devir Arena, a selecção de jogos de tabuleiro era minúscula e pouco virada para os chamados Eurogames que o pessoal daqui prefere; de resto, para se saber um preço era preciso perguntar a alguém, que se levantava da mesa onde estava a jogar qualquer coisa e depois tinha de ir atrás do balcão consultar a listinha mágica antes de responder.
Esqueci-me de falar de Devir, mas pelo que sei teem uma oferta extremamente reduzida.... mas quando puder passo por lá e tiro isso a limpo. Pelo site posso confirmar que o Game of Thrones é bastante caro....
Pois, esse é outro que nem mencionado foi. O Homem Azul tem um espaço online muito fixe, e todos os dias nos vem cá visitar, e avisa-nos sempre das novidades.
Sobre preços é que não há informação oficial online em nenhum lado… e a maior parte de nós nunca foi sequer à loja, portanto nem sequer podemos falar da boca para fora, eheh. Temos de colmatar essa falha e organizar lá qualquer coisa para o ano que vem.
No entanto, prevejo que o problema acho que será o do costume: o HA há-de ter uns quantos boardgames, mas provavelmente pouco que capte realmente a atenção deste pessoal de maioritariamente eurogamers muito “viajado”, que gostam é de pecinhas de madeira coloridas em vez de plástico americano e curtem é mesmo ler regras em alemão, os malukos, eheh!
Não ponho em causa o mandar vir de fora, porque foi o que fiz durante muito tempo mas: os jogos em ingles PuertoRico, SanJuan, ĜameOfThrones, Goa, WarRing e WarriorKnights na playme.de são mais caros do que em Portugal....
Não consegui aceder ao lapcra.org mas sugiro que antes do pessoal comprar jogos, faça comparações na altura. Eu tambem pensava que os jogos do Corte Ingles eram muito mais caros, mas esse foi um preconceito que caiu por terra... Cada caso é um caso....
Pelo que percebo cada loja tem a sua área de especialização: HomemAzul tem miniaturas, Devir tem Magic/coleccionaveis, Runadrake tem boardgames... É muito redutor, mas por isso é que é uma especialização....
Pessoalmente gosto de ir uma loja em que eles saibam do que estão a falar.... Como referi anteriormente, não acho muita piada a quem me vende uma caixa com um preço, sem saber o que está lá dentro. É como ir ao mercado comprar fruta e misturar morangos com laranjas....