Forum InvictaCON 2019 No Ship Math Trade

Aproveitando a InvictaCon que vai ocorrer entre 8 a 10 de Novembro, aqui vai mais uma Math Trade.

A grande novidade deste ano é que esta math trade é que a lista será publicada no BGG: InvictaCON 2019 No Ship Math Trade

Math trade software: The Online Want-List Generator

Este será o topico para esclarecer duvidas dos participantes.

 



Vou destacar uma das regras desta math trade que é bastante diferente daquelas do abreojogo, é em relação às ofertas de dinheiro. De acordo com a politica do BGG quem trocar o seu jogo numa math trade por dinheiro, essa pessoa está sujeita a entregar ao BGG 3% desse valor, de acordo com eles isso é uma venda e utilizaram o BGG como metodo. Pelo que pode ler somente quando o valor atinge pelo menos 2 € (vai acumulando ao longo do tempo) é que pessoa deverá proceder à entrega desse valor através penso que do Paypal. Neste assunto pessoas que vendem artigos no mercado do BGG poderão esclarecer bem melhor este assunto do que a minha pessoa.
 




Colocar artigos na lista, existem 2 metodos possiveis:

- Ir à geeklist (InvictaCON 2019 No Ship Math Trade) e clicar em add item, como este video seguinte exemplifica:  How to find Math Trades and adding items  

- A segunda alternativa é através do OLWLG, aqui fica mais um exemplo: Math Trades part 2, adding via the OLWLG

Esta segunda alternativa é util porque vai buscar todos os artigos que tem na colecção selecionados troca, e facilita em muito a pesquisa. A segunda vantagem deste metodo e talvez principal vantagem é selecionar os artigos que colocou nas antigas math trades que participou no passado mas que ainda tem na colecção, e é chato voltar a selecionar e copiar ou voltar a escrever todo de novo, bem com este sistema basicamente com poucos cliques podes selecionar e adicionar à geeklist e poupar muito tempo.


 




A lista do BGG (geeklist) tem mais itens que a lista no OLWLG, está correcto?

Resposta: É normal que isso aconteça até que o moderador (que sou eu neste caso) sincronize que estão na geekist para OLWLG.

Se adicionar os jogos através do OLWLG e lista não está actualizada, existe algum problema?

Resposta: Não existe nenhum problema! Basicamente quando passa para a geeklist, esse item segue a numeração do ultimo numero que está na lista.





Como mudar o programa OLWLG para português?

Resposta: Selecionar o meeple que está no topo do menu (seu perfil OLWLG). Depois abre um novo menu, e a primeira opção é selecionar a lingua que pretende trabalhar neste programa.


Continuando na edição do perfil OLWLG, recomendo que activem as seguintes opções :

   turn on "1 clique em adicionar" () in step 3


  "novo estilo passo 4" (caixas de seleção de pseudo

E colocar as siglas PRT, para que as pessoas sabem donde as pessoas estão a enviar os jogos (isto é mais util para trocas internacionais).

 

CEP enviado de: PRT    

 

O passo 3 da math trade no programa OLWLG para que serve?

Resposta: Este passo serve para selecionar os items que estás interessado para compor a tua wantlist final, e se activaram nas definições o ( turn on "1 clique em adicionar" () in step 3 ) irão ver que é bem facil. Se o utilizador tiver uma wishlist no bgg irão notar uma codificação de cores que ajuda identificar na lista os jogos que que a pessoa estaria interessada:

Codificação de cores: quero jogar anteriormente possuído pré-encomendado possua notificar vendas Lista de Desejos quero comprar quer no comércio adoçante não marcado em sua coleção


No passo 3 da math trade no programa OLWLG, não consigo ver a lista completa?

Resposta: No topo da pagina do passo 3 basta clicar onde refere, e depois a aparece a lista completa:

Exemplo:

8.4 dias esquerda para oferecer (adicionar) jogos Você está visualizando apenas novos itens adicionados desde a última vez que viu esta página. Se você gostaria de ver toda a lista clique aqui

 

Qual é grande vantagem do passo 3 no programa OLWLG?

Resposta: Principalmente para grandes listas de math trades, este passo permite ao utilizador selecionar os itens que pretende ao longo que a math trade vai decorrendo, deste modo o utilizador pode verificar que o seu trabalho para envio da sua wantlist final é bem mais rapido. O programa neste passo 3 vai sempre mostrar todos items que foram adicionados ou alterados à lista desde a ultima vez que utilizador utilizou o programa.

Existe mais incentivo de publicar os jogos na lista bem mais cedo. E não deixar para os ultimos dias.



O que faço no passo 4 no programa OLWLG?

Resposta: Depois de selecionar os items pretende para wantlist no passo 3, agora é aqui que se faz a elaboração da wantlist. Nesta tabela o utilizador vai selecionar os items que estaria interessado em trocar pelos seus e depois clicar confirmar alterações. Ao confirmar alterações vai permitir reajustar a tabela de acordo com vossas preferências (isto ainda não é submissão dos resultados). Por norma as pessoas valorizam os jogos de modo diferente e de acordo com as preferencias efectuadas a tabela reajusta.

O programa tem um auto-check que coloca em causa as escolhas do utilizador para confirmar se pretende manter a wantlist assim. Imagem no o cenário :

Wantlist Item 1 : A, B, C, D, E

Wantlist Item 2 : A, C,

Wantlist  Item 3 : C, D


O auto-check vai achar estranho porque item 3 não inclui A, e também questionar porque não incluiu no item 3 o artigo D. Acho uma excelente ferramenta.

No passo 4 no programa OLWLG, existe algo chamado Protecção Duplicado (assinalado em azul), para que serve?
 
Resposta: Recomendo que utilizem isto, e que cliquem antes de começarem a fazer a vossa wantlist. Esta ferramenta vai identificar items duplicados e dar opção ao utilizador fazer uma dummy para evitar que nas trocas recebam o mesmo jogo em 2 ou mais trocas.

Por exemplo:

No passo 3 selecionaram o Queendomino uma vez, depois selecionaram no passo 4 a protecção duplicado e o programa identifica que existe por ainda mais 2 versões para além daquela que selecionaram. E depois o programa pergunta se pretende selecionar se quer adicionar uma dummy para esses 3 versões Queendomino. 

O utilizador analisa os detalhes das versões, e decide que uma delas não pretende, e preferia somente fazer uma dummy para os outros 2 Queendomino. O programa permite fazer isso sem qualquer dificuldade.



Uma sugestão que deixo para o passo 3, principalmente para ver a lista mais rapidamente e ver se há cópias do mesmo artigo. Existe um icone que está entre a casa e os mepples (estatisticas math trade). Ao clicar nesse icone aparece todos os artigos e o numero de copias, se selecionarem o numero de copias de um artigo (por exemplo: Arraial) vão aparecer todos os artigos colocados na math trade desse artigo e depois podem comparar e selecionar se assim desejarem. Isto é bastante util para math trade com muitos artigos e facilita se quiserem fazer Protecção Duplicado.


 

Abrindo as hostilidades, com uma dúvida



Sendo uma GeekList, a cada item da lista corresponderá um jogo.

Como se faz para adicionar um pack, por exemplo mais que um jogo numa só entrada/item?





PS.: confesso que ainda não vi muita coisa sobre o assunto, pois adicionar items a uma GeekList é simples, mas surgiu-me esta dúvida…

Por uma pequena diferença ganhou a opção de fazer a lista no BGG. Daqui umas horas a mesma deverá estar disponivel no programa OLWLG.





Se quiserem começar a colocar os jogos é somente clicar em Add Item, selecionar Board Game, e depois é somente escrever o nome do jogo selecionar a imagem (podem escolher outra) e colocar os respectivos dados necessários.





Se alguém precisar ajuda é somente escrever algo para mim e eu tentarei ajudar o melhor possivel dentro das minhas capacidades. Eu não vou participar activamente com artigos nesta math trade somente vou organizar a mesma. 

Eu acho que a Trade ainda não aparece disponivel no Software.



Pelo menos eu não a encontro…



EDIT: Assunto resolvido

quote=davidmlealDaqui umas horas a mesma deverá estar disponivel no programa OLWLG.

[/quote]





:wink:



É um pouco diferente que no abreojogo. No BGG há um jogo que será o principal e restantes serão sweetener. Vê por exemplo o seguinte exemplo do artigo n.º 23 da lista math trade iberica.


https://www.boardgamegeek.com/geeklist/257854/iberian-math-trade-summer-2019



No teu pack de artigos, colocas o teu artigo principal primeiro, depois para todos os restantes artigos adicionais (sweetener):


Escreves Sweetener

Clicas onde está Insert Geek Link >> selecionas board game >> vai aparecer uma tabela onde somente tens de escrever o nome do jogo.

Eu acabei de fazer a lista à menos de hora, e mandei uma notificação ao administrador do JeffyJeff a solicitar a adicionar ao programa, normalmente leva algumas horas (depende da disponibilidade do admistrador)





Mas deixo aqui o link da geeklist:



https://boardgamegeek.com/geeklist/263140/invictacon-2019-no-ship-math-trade



 

Quando a lista aparecer no programa OLWLG, os artigos já colocados vão aparecer também. Podem confiar!

Lista da Math Trade já aparece no programa OLWLG. 

Obrigado!

Já vamos com 107 artigos, e com ainda com 4 dias e meio para fecho da lista. Bora lá bater um recorde, que tal chegar aos 300 artigos (This is Sparta! This is InvictaCon!)





Nos anos anteriores:



2018: 221 artigos

2017: 216 artigos

2016: 206 artigos


Faltam 2 dias para o fecho da lista e já temos recorde em numero artigos (contagem actual: 237)



Bora lá chegar pelo menos aos  300 artigos (This is Sparta! This is InvictaCon!)

Menos 24 horas para o fecho da Lista da Math Trade, não deixem para ultima hora para adicionar novos artigos, aproveitam hoje à noite.





A math trade passou dos 300 artigos, tem potencial para que haja muitas trocas.  

Peço que esta Math Trade seja reaberta, porque muita gente não soube da sua existência.

A informação não está no post da InvictaCon aqui no AoJ, não está nas páginas de Facebook do GBP e da InvictaCon e não foi divulgada no grupo de WhatsApp (onde hoje um participante questionou e outro informou que já tinha fechado; alguns de nós nem sequer recebemos notificação deste post).

Obrigado!

 Para mim é quase irrelevante se é aberta ou não, diria que essa decisão cabe a quem organizou. De uma maneira ou de outra não me parece que possa ser reaberta muitos dias.



Mas não me lembro de nenhum ou quase nenhum tópico das Cons falar da Mathtrade, fui confirmar ao tópico da LeiriaCon de 2019 e não encontrei nada.



 Em quase todas as Cons tem havido uma Mathtrade e isto já decorre à uns quantos anos e foi sempre algo independente e paralelo (a organização da mathtrade nunca esteve ligada à organização da Con), por vezes acontecia alguém perguntar se ia haver ou fazerem pedidos para haver, eu próprio enquanto organizador da Invicta fiz pedidos aos anteriores organizadores para a realizarem.



 O tópico da Mathtrade esteve/está em destaque no abreojogo já à algum tempo.



 O David antes da organização da Con fez um tópico de votação no abreojogo e no facebook (não sei qual o grupo) para se decidir se a mathtrade era no abreojogo ou no boardgamegeek.



 Pode ser algo interessante começar a divulgar-se as Mathtrades nos tópicos das Cons mas isso será sempre uma decisão dos organizadores das Cons e não dos organizadores das Mathtrades.

Peço desculpa Fernando, mas não posso reabrir a lista porque no programa já passei para a etapa seguinte.



Em relação à divulgação da math trade:

- publiquei no AoJ (Forum InvictaCON 2019 No Ship Math Trade),

- ter feito uma sondagem previa dias antes começar a math trade (Facebook e Aoj)

- publiquei um post na pagina de Portugal no BGG

- acho que enviei mais 40 notificações por email das contas do AoJ a alertar sobre esta math trade.





Da minha parte acho fiz mais do que devia para divulgar a math trade.

Concordo com praticamente tudo o que o João disse.



Também nao me recordo das MathTrades serem divulgadadas nos tópicos da Cons, a não ser que os próprios organizadores das Cons considerem necessário. Sempre foi um topico autonomo e à parte.



Se havia necessidade de maior divulgação? Pelos vistos, parece que sim. Por outro lado, a Trade foi divulgada aqui no AbreOJogo, e ainda está nos topicos em destaque na 1ª página. As pessoas que não se aperceberam da Trade, não são regulares do AoJ? A palavra não passou? É algo a melhorar e fica para experiência futura.



A reabertura da Trade compete ao organizador, pois é ele quem vai ter o trabalho (novamente). Considerando a proximidade da Con, não iria ficar aberta muitos mais dias e iria limitar o tempo de escolha das pessoas.



Para mim não será particularmente relevante e até terei (eventualmente) mais escolhas, por isso seria quase um win-win. Contudo, não posso falar pelos outros participantes.



O que decidirem, por mim está bem.


Pois, mas é sobre/a propósito da InvictaCon e nós (eu e mais uns quantos) passámos ao lado da coisa.

Numa próxima vez, sugiro que peças aos organizadores do evento (este ou outro a que diga respeito a Math Trade) para divulgarem nos seus canais.

A organização das math trade é um trabalho voluntário, e os organizadores das Cons não estão envolvidos, embora eu pergunte previamente a um dos organizador da Con se está interessado que eu faça a Math Trade.





Em relação à divulgação, a norma tem sido colocar no topico no Abreojogo, para além de haver um historico de math trades em relação às Cons. O mais provavel é que haja uma math trade na InvictaCon para o proximo ano, tal como a LeiriaCon daqui uns meses. Em termos de calendário é sempre expectavel que 3 semanas antes de uma Con já haja uma math trade aberta.










Fernando, com todo o respeito, mas houve "muita gente" que não soube ou foram "uns quantos"?



Eu vou inclinar-me para a 2ª opção. Conheço algumas pessoas (poucas) em Lisboa que não se aperceberam. Eu inclusivamente comentei (verbalmente) com algumas pessoas que estaria a decorrer uma Trade para a Invicta. Eu não divulguei de uma forma mais activa (WhatsApp, páginas de Facebook ou Foruns) e aí faço mea culpa. Curiosamente, as pessoas com quem comentei, provavelmente também não o fizeram. Neste caso, havendo uma falha de comunicação, provavelmente somos todos culpados.



Acho que ninguém tem dúvidas que seria benéfico para todos que a divulgação chegue a toda a gente, porque isso implica mais participantes, mais artigos, mais trocas e mais gente feliz. Desta vez, e apesar dos esforços do David, houve pessoas que não se aperceberam.



Sou solidário consigo e com todos os que passaram ao lado da Trade. Ficaria triste/chateado/desiludido/frustrado (provavelmente todas ao mesmo tempo) se acontecesse comigo.



Comprometo-me em futuras Trades, ajudar a divulgar nos canais que tiver ao meu dispor, e creio que posso falar por todos, quando digo que todos remamos para o mesmo lado, e que se tratou de uma infeliz conjugação de factores.



Cumprimentos


Herlander, houve "muita gente" que não soube, porque a divulgação chegou a muito menos gente do que poderia ter chegado (já percebemos porquê; porque se seguiram procedimentos/canais "tradicionais" que, se calhar, são muito limitados, quando comparados com os que "muita gente" hoje utiliza/segue).

Eu e mais "uns quantos" (que fazemos parte dessa "muita gente") já dissemos no grupo da InvictaCon no WhatsApp que não recebemos informação antes do fecho.

No essencial, parece-me que estamos todos de acordo: temos - no futuro; todos - de divulgar mais e melhor! Obrigado pela disponibilidade para ajudar nessa divulgação!