Fotos: sim, não?

Basicamente é isto: incomoda-te que te tirem fotos nas convenções e que estas sejam (ou não) publicadas em sites públicos como o boardgamegeek, abreojogo, facebook, sites pessoais e blogues?

Discuss. (or not).

depois de ler novamente a pergunta... achei que uma resposta de sim ou não torna-se ambigua...

Não, não me importo

O título e o texto estão num sentido completamente oposto eheh.

Ah, e não, não me importo. Mas fica bem pedir autorização.

por isso é que editei a minha resposta :)

Redatores baratos dá nisto. :P

Não me incomoda que me tirem fotografias.

Não me incomoda que as publiquem no Abre o Jogo ou no Boardgamegeek.

Incomoda-me que as publiquem em sites não relacionados com o hobby. Especialmente em sites estilo "rede social" dos quais não faço parte e, consequentemente, não tenho qualquer possibilidade de saber se a minha imagem anda por lá ou não.

A mim incomoda-me que o facebook seja o único sítio em que se possa encontrar as fotos. Não faz sentido.

Como assim?

Já vi lá fotos que não foram publicadas (que eu saiba) em mais sítio nenhum.

Não, não me importo

Eu não me importo.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Não me importo rigorosamente nada. E até me custa a perceber até certo ponto por que é que mostrar a cremalheira em Cons pode ser um problema. Mas pronto, há que respeitar esse sentimento e não me oponho a quem não o deseje. Para ser honesto acho que há mas é demasiado gente obcecada com privacidade, já que isso tem sido assunto da ordem do dia.

Tipicamente não ponho fotos de boardgamers (de boardgames sim) no Facebook.

O Flickr é muito melhor para fotos. Ou o picasa. :) ( Edit: ) Até porque no Flickr as pessoas não se precisam de registar para ver as fotos que tens públicas.

Corusca, a geek gamer girl's blog

Photo Away!

Se eu tivesse problemas de privacidade não colocava o meu nome aqui no Abreojogo Wink de qualquer forma respeito a privacidade dos outros, cada um está no seu direito e tem os seus motivos e devemos aceitar isso.

Por falar nisso... já alinhava num PhotoParty! Tongue out

Podem ver as fotos do ultimo PhotoParty que fizemos aqui:

https://www.abreojogo.com/node/7843#comment-49127

(E sim, eu perguntei e pedi permissão a cada um dos participantes antes de colocar as fotos deles no Abreojogo)

[quote=Pyrgos]Para ser honesto acho que há mas é demasiado gente obcecada com privacidade, já que isso tem sido assunto da ordem do dia.[/quote]

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

A sério?

Onde foste buscar essa ideia? É que lendo a comunicação social portuguesa não se fica nada com essa impressão...

Se as pessoas andassem obcecadas com a privacidade, o facebook não teria mais de 600 milhões de membros, o Twitter não teria utilizadores e programas como Big Brother não seriam líderes de audiências.

Este tópico tb não é sobre o facebook.

E não volto a explicar que o facebook é quase tão privado quanto quiseres. O número de utilizadores não indica nada. Big Brother? Não é com a privacidade dos outros que as pessoas estão preocupadas. Muito menos pela dos voluntários para chapar as suas vidas desinteressantes em praça pública.

...de como existe interesse generalizado pela partilha de informação pessoal (indicado pelo número de utilizadores que poderia ser de outra rede social qualquer) ao invés de obcecação pela privacidade.

Era uma pergunta... Eu não vejo ninguém obcecado pela privacidade, muito pelo contrário. O exemplo do Big Brother era para demonstrar que não só existe muita gente disposta a expor-se como muita mais ainda está interessada em ver...

Quanto à privacidade no facebook, desculpa mas estás enganado.

Em primeiro porque não tens qualquer controlo sobre os acessos dos funcionários da empresa que gere o facebook à tua informação. É-lhes sempre possível aceder a tudo o que lá colocas. É assim que funciona o controlo sobre coisas que lhes desagradem. Experimenta fazer um Photoshop menos simpático do Zuckerberg e colocá-lo lá... Podes encontrar muitos casos de contas que foram eliminadas pelo facebook simplesmente por acharem que o conteúdo lá colocado lhes seria prejudicial ou inconveniente.

Em segundo porque o controlo de privacidade no facebook é propositadamente difícil e complexo. Até a simples eliminação de um perfil, que deveria ser o mais simples de tudo, é tremendamente complexa e dificultada. Aposto que a vasta maioria dos seus utilizadores nem sequer olhou para esses controlos.

Aliás, a modificação destes controlos de privacidade é muito recente (Maio 2010 - menos de um ano) e resulta de uma enorme quantidade de problemas para a empresa devidos a abusos e falhas desses controlos.

[quote=Mallgur]

...de como existe interesse generalizado pela partilha de informação pessoal (indicado pelo número de utilizadores que poderia ser de outra rede social qualquer) ao invés de obcecação pela privacidade.

Era uma pergunta... Eu não vejo ninguém obcecado pela privacidade, muito pelo contrário. O exemplo do Big Brother era para demonstrar que não só existe muita gente disposta a expor-se como muita mais ainda está interessada em ver...[/quote]

Aqui acabamos por concordar. Uma coisa lida a outra. É que esses números provocam medo noutras pessoas.

[quote=Mallgur]Quanto à privacidade no facebook, desculpa mas estás enganado.[/quote]

Impossível. Cool Fighting

[quote=Mallgur]Em primeiro porque não tens qualquer controlo sobre os acessos dos funcionários da empresa que gere o facebook à tua informação. É-lhes sempre possível aceder a tudo o que lá colocas. É assim que funciona o controlo sobre coisas que lhes desagradem. Experimenta fazer um Photoshop menos simpático do Zuckerberg e colocá-lo lá... Podes encontrar muitos casos de contas que foram eliminadas pelo facebook simplesmente por acharem que o conteúdo lá colocado lhes seria prejudicial ou inconveniente.[/quote]

E quem te jura que os teus dados de cliente e lojas, e bancos, e cartões de sócio, não são disponibilizados a quem bem entendem. E voltamos à mesma questão: eu não meto tantos dados no facebook como isso. Há quem nem uma foto tenha, nem localização nem afins.

[quote=Mallgur]Em segundo porque o controlo de privacidade no facebook é propositadamente difícil e complexo. Até a simples eliminação de um perfil, que deveria ser o mais simples de tudo, é tremendamente complexa e dificultada. Aposto que a vasta maioria dos seus utilizadores nem sequer olhou para esses controlos.

Aliás, a modificação destes controlos de privacidade é muito recente (Maio 2010 - menos de um ano) e resulta de uma enorme quantidade de problemas para a empresa devidos a abusos e falhas desses controlos.

[/quote]

Sem dúvida. Por ser uma empresa com tanto mediatismo torna-se mais controlada. As opções de configuração estão lá, porque têm de estar. Mas que é difícil encontra-las, é, sem dúvida.

Isto faz-me lembrar as horas perdidas em deontologia da comunicação...

Um coisa esquisita no cerne desta discussão:

- No facebook só se podem identificar AMIGOS, ver fotos de AMIGOS, interagir, comunicar com AMIGOS

(se não queremos ser identificados em fotos por AMIGOS, deixar os nossos AMIGOS ver essas fotos, não estaremos a ser pouco criteriosos na sua escolha ?)

Acho a questão pontual, de opinião pessoal e não de um sentimento de grupo, até porque nunca vi ninguém queixar-se de aparecer nos célebres (e muito bons !) álbuns massivos do Pombeiro... "e eles andem aí!"