Name: Francisco Antunes
Age: 38, Profession: Unemployed
Int: 14, Dex: 13, Str: 12, Con 12, App 13, Siz 12, Edu: 15, Pow 13
Hit Points: 12, Sanity: 65%
Art: 60%
Computer: 50%
Credit Rating: 40%
Dodge: 40%
English: 50%
Fast Talk: 55%
Hide: 40%
Photography: 40%
Library search: 55%
Listen: 55%
Persuasion: 55%
Psychology: 55%
Brawl: 40%, Throw: 50%
12h00.
-Ora então bom dia, ficamos a aguardar esse email. E esperemos contar com a sua colaboração nos quadros da nossa empresa.
Com estas palavras, o director despede-se de ti.
Estás no 3 piso, e está um segurança junto ao elevador, para poderes descer.
Está música clássica, muito suave (piano).
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
Despeço-me cordialmente com "Certíssimo, muito gosto e até breve!" e sem hesitações sigo para o elevador.
Aceno um cumprimento vago para o segurança e chamo/entro no elevador. Uma vez lá dentro pressiono no botão para o piso -2, onde tenho o carro.
Durante a viagem deambulo em pensamentos ansiosos para comigo mesmo: "Pronto, já está, agora é sempre a andar. Chego o carro, carrego a cena, ligo ao Carlos e ele trata da cena. Fixe. Okey."
12h20
Está tratado! Conseguiste e se correr tudo bem, daqui a um par de dias já estarás a trabalhar!
Que pretendes fazer agora? Ir almoçar qualquer coisa? Passear pelo shopping? Ir embora?
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
OOC: Só agora é que percebi que tínhamos as plantas do shopping na secção Ajuda. Estão muito porreiras, fixeza! :)
Anyway, reparei que não há Piso -2, mas imagine-se que estou no Piso -1. :P
IC: Depois do telefonema e do assunto tratado, agora mais calmo, decido ir comer qualquer coisa à zona das comidas.
Sigo então para o elevador mais próximo (no lado Este, assumindo que a planta está orientada com o Norte para cima) e subo ao Piso 2, para o amplo espaço da zona de restaurantes.
Enquanto estou nessa viagem vou sempre concentrado nas preocupações da vida, não ligando muito ao redor: "Pronto, okey, agora vou comer qualquer coisa e mais daqui a bocadinho tenho de me pôr a andar porque senão com o trânsito não chego a tempo de ir buscar os miúdos à escola."
Passo uns dois minutos em frente ao s restaurantes a ver o que é que escolho e acabou por ir para o h3 (se houver; se não, o Go Natural; se não outra coisa rápida, de gajo que não tem tempo para nada e quando tem, pensa que não tem). Sento-me algures no meio.
OOC: Sim, a direcção é para norte.
12h30
Estás no Go Natural. A música está altíssima. Entretanto, chegou já uma enchente de gente. Homens de fato, mulheres vestidas a rigor para o trabalho. Daqui a uns dias serás tu também...
Sentado na mesa, vês distraidamente um pilar com diversas televisões com canais nacionais. Estã neste momento a dar diversos programas de talk shows. Vês que as apresentadoras estão a falar com pessoas em directo e estão a fazer caras de chocadas. Pessoas a contar casos pessoais de maus tratos provavelmente.
Estás a meio da refeição.
https://www.youtube.com/watch?v=qrO4YZeyl0I
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
Deambulando distraidamente pelas minhas próprias preocupações e pensamentos, continuo a comer um pouco alheado do que se passa à minha volta até que, passado um bocado de olhar para as televisões como quem olha mas não vê, ou olha para o infinito, vou começando a reparar no que está a dar, sempre de uma forma distraída e alheada mas casualmente tentanto perceber.
Não se consegue perceber. Entretanto, reparas que dois seguranças vão a correr para as escadas, em direcção aos pisos inferiores, só ficando um, que está visivelmente nervoso.
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
Fico a olhar para os três seguranças (os dois que descem as escadas e principalmente para o que fica) para tentar perceber o que se passa. Como mais rápido, não vá ser alguma situação que me faça ter que ir embora e ficar com o almoço a meio.
12h40
As várias emissões de televisão, interrompem os seus programas habituais para mostrar reportagens especiais. Não consegues perceber o que se diz, até que vês imagens de motins. As imagens são de telemóvel (provavelmente gravadas por transeuntes e enviadas sem qualquer tratamento). Na emissão da RTP, vês um grupo de jovens à pancada com um grupo de idosos todos trôpegos, junto ao Bom Sucesso, no Porto. Na Sic e na TVI, vês imagens algo semelhantes na Ajuda, em Lisboa.
"Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
"Mas que raio?!" penso. Olho para o ecrã com mais atenção para ver se algum texto dá pistas sobre o que se está a passar. Olho em volta e tento perceber se as outras pessoas no espaço dos restaurantes estão tão confusas como eu.
Não querendo ficar sem reacção, acabo rapidamente a refeição e levanto-me para me dirigir para as escadas para ir para o carro, mas decido em vez disso ir ter com o segurança que ficou para trás (ou outro que esteja mais disponível) e perguntar-lhe "Desculpe, passa-se alguma coisa no centro [comercial]?" olhando vagamente para televisão mas especialmente para as escadas, para onde os outros dois seguranças seguiram apressadamente.
12h45
Ninguêm está a olhar para as televisões, está tudo a comer apressadamente e a conversar. Entertanto o segurança ouve qualquer coisa e fica mais aliviado. Ele olha para ti e diz:
-Não se preocupe, foi só uma confusão na porta de entrada, uns miúdos acho eu que deram problemas, mas os meus colegas já resolveram tudo.
"Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
"Ah, muito bem," respondo "peço desculpa, é porque me pareceu e portanto perguntei só para o caso. Obrigado." digo vagamente sem completar muito bem. Desço as escadas até ao Piso 1 e continuo a descer pelas escadas até ao Piso -1 para seguir para o carro. Olho em volta nos Pisos 1 e 0 para ver se percebo o que se estava a passar, embora apenas por curiosidade.
-Não há problema, sempre às ordens.
Nesse momento, reparas que as pessoas começam a olhar para as televisões. Aparecem continuamente novas imagens, desta vez de outras cidades do país. Aveiro, Braga, Faro... Em legenda, aparece que estão pessoas a ser levadas para hospitais e há notícia de pelo menos 4 mortos... Finalmente, surge um comunicado de que as autoridades irão falar ao país nas notícias da 1h da tarde. Nesse momento, a sala está em silêncio com todos a olhar para as televisões... e de repente as pessoas desatam a ligar os telemóveis.
12h50
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
"Bem, os miúdos estão na escola, portanto em princípio tudo bem... ou será...? Bom, vou mas é ter com eles." decido. Mas logo de seguida penso "Mas já agora deixa ver o que é que eles dizem na televisão..." e aguardo ansiosamente por uns minutos.
Algumas das pessoas vão embora, outras ficam a terminar as refeições.Vários dos canais de televisão enviam grupos de reportagem para as ruas, mas estas mantém-se a distância segura, porque não estão autorizados a aproximar-se. Os números de feridos continuam a crescer. Até que surgem notícias de que os hospitais também estão a ser atacados. Provavelmente, amotinados fingiram-se doentes para poder entrar nestes e provocar confusão.
Finalmente são 13h.
O comunicado é breve. Refere-se a que o país está numa situação grave, e que sejam quais forem os motivos que tenham levado os amotinados a esta situação, ela é intolerável em democracia, e que eles serão punidos dentro dos limites e rigor da lei, já tendo sido dadas instruções às ordens de segurança. E que todos os restantes cidadãos devem manter-se calmos e evitar as zonas de confronto.
E é tudo.
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
À medida que vejo as imagens de pessoas à pancada na rua, penso "Xiça... a crise realmente está a levar as pessoas ao desespero... e eu que pensava que estava mal, agora há pessoas que se passam mesmo dos carretos. Isto não é nada típico português."
Logo no fim da declaração das autoriadade, sigo apressadamente para as escadas, desta vez sem hesitar. Desço os dois pisos pelas escadas até ao Piso -1 para seguir para o carro e ir buscar os miúdos à escola.
À medida que desço, olho em volta em cada piso para perceber se algo fora do normal se está a passar, mas se não, simplesmente continuo até ao meu carro, no Piso -1.
Está mais gente a descer como tu. Quando chegas ao piso 0, ouves algazarra para os lados da entrada para a porta principal exterior. As pessoas estão nitidamente nervosas.
"Robot durante o dia, vegetal durante a noite"
Consigo perceber se a porta está fechada? Há seguranças à porta? Parece que não deixam sair nem entrar?
Há muita gente a descer para o estacionamento, pelo menos pelas escadas, tanto quanto vejo daqui?
Se não houver muitos sinais de algazarra vinda do Piso -1, continuo a descer para lá.
Ouves gritos do lado da porta (ainda fica a uma certa distância, por isso não consegues ver o que se passa lá), e de repente vês um grupo a fugir de lá completamente histérico, deixando as outras atónitas. As pessoas que estão a descer na direcção do piso -1 são as que vieram como tu da praça da alimentação.
" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"