Oi, :)
Cool. Análise parcial:
Os Hero Points aparentam ser uma mecânica que suporta SIM. Ganham-se colocando os personagens em situações que emulam as existentes nas histórias de super-heróis, e gastam-se para resolver situações a la super-heroi.
Os Power Points aparentam ser uma mecânica que suporta GAM. Ganham-se tendo sucesso e gastam-se para investir no personagem, aumentando as hipóteses de sucesso.
Como tal, o M&M parece-me ser o protótipo do jogo mainstream mais ou menos (in)coerente, com suporte dividido entre o GAM e o SIM, pedindo aos jogadores que driftem numa direcção ou na outra. Se os jogadores gostarem mais de receber HPs que PPs, estão provavelmente a jogar SIM, especificamente SIM-Setting. Se gostarem mais de receber PPs que HPs, estão provavelmente a jogar GAM.
A "escolha difícil ocasional" que eu tenho a certeza que também existe, não parece ser uma prioridade do jogo, pelo que não identifico NAR como agenda suportada pelas regras. Da mesma maneira, "jogar bem in-character", ou SIM-Char, que pelo que me dizes é claramente uma agenda que existe à mesa, não me parece suportada pelas regras, pelo que constitui algum drift. (Isto não é uma coisa má per se. Apenas, se soubermos que está a acontecer, é mais fácil curtir mais.)
Btw, o problema da incoerência das regras só se põe se houver à mesma mesa um jogador A a jogar para os PPs e outro jogador B a jogar para os HPs. Quando o jogador B introduzir a sua complicação, o jogador A pode sentir que isso pôs em causa a sua probabilidade de sucesso a curto prazo, e como tal, a sua possibilidade de ganhar o PP, tudo à custa do HP do jogador B, que "já não serve para nada nesta fase da sessão". O resultado imediato é uma redução da diversão do jogador A. Se o jogador A resolver refilar com o jogador B, então temos também redução da diversão do jogador A, e potencialmente, do resto da mesa.
O oposto desta situação é toda a gente estar (pelo menos aproximadamente) alinhada quanto aos PPs e HPs, e como tal, toda a gente se divertir, com um sistema que está um pouco mais ou um pouco menos driftado em relação às regras originais, e isso gerar sessões ultra-cool, e ser tudo altamente fixe.
So. Very nice. Thanks. :
P.S. Já coloquei um post a explicar SIM at length.