GNS e Imersionismo

Oi, :)

Cool. Análise parcial:

Os Hero Points aparentam ser uma mecânica que suporta SIM. Ganham-se colocando os personagens em situações que emulam as existentes nas histórias de super-heróis, e gastam-se para resolver situações a la super-heroi.

Os Power Points aparentam ser uma mecânica que suporta GAM. Ganham-se tendo sucesso e gastam-se para investir no personagem, aumentando as hipóteses de sucesso.

Como tal, o M&M parece-me ser o protótipo do jogo mainstream mais ou menos (in)coerente, com suporte dividido entre o GAM e o SIM, pedindo aos jogadores que driftem numa direcção ou na outra. Se os jogadores gostarem mais de receber HPs que PPs, estão provavelmente a jogar SIM, especificamente SIM-Setting. Se gostarem mais de receber PPs que HPs, estão provavelmente a jogar GAM.

A "escolha difícil ocasional" que eu tenho a certeza que também existe, não parece ser uma prioridade do jogo, pelo que não identifico NAR como agenda suportada pelas regras. Da mesma maneira, "jogar bem in-character", ou SIM-Char, que pelo que me dizes é claramente uma agenda que existe à mesa, não me parece suportada pelas regras, pelo que constitui algum drift. (Isto não é uma coisa má per se. Apenas, se soubermos que está a acontecer, é mais fácil curtir mais.)

Btw, o problema da incoerência das regras só se põe se houver à mesma mesa um jogador A a jogar para os PPs e outro jogador B a jogar para os HPs. Quando o jogador B introduzir a sua complicação, o jogador A pode sentir que isso pôs em causa a sua probabilidade de sucesso a curto prazo, e como tal, a sua possibilidade de ganhar o PP, tudo à custa do HP do jogador B, que "já não serve para nada nesta fase da sessão". O resultado imediato é uma redução da diversão do jogador A. Se o jogador A resolver refilar com o jogador B, então temos também redução da diversão do jogador A, e potencialmente, do resto da mesa.

O oposto desta situação é toda a gente estar (pelo menos aproximadamente) alinhada quanto aos PPs e HPs, e como tal, toda a gente se divertir, com um sistema que está um pouco mais ou um pouco menos driftado em relação às regras originais, e isso gerar sessões ultra-cool, e ser tudo altamente fixe.

So. Very nice. Thanks. :

P.S. Já coloquei um post a explicar SIM at length.

É claramente a 2ª opção, já que a única pessoa que se atira descaradamente aos PP's é o Padeira, os outros estão todos na mesma linha. Driftamos sempre, claro, e temos a ocasional escolha dificil.

Pergunta:

A "ocasional escolha dificil", se não suportada declaradamente pelas regras mas existir no jogo, é drift, certo?

Oi, :)

Coolness. Além do que, a escolha do Padeira de usar aquele poder ganhou um pouco mais de significado. Existiu de certeza o fenómeno do jogador pesar as suas probabilidades de sucesso à luz do que ele sabia sobre a situação e sobre a mecânica, e à luz de situações passadas. Provavelmente, não foi o único factor de decisão, mas de certeza que esteve lá.

[quote=Rui]A "ocasional escolha dificil", se não suportada declaradamente pelas regras mas existir no jogo, é drift, certo?[/quote]

Excelente pergunta. A resposta é não. Só passa a ser drift se a palavra "ocasional" desaparecer e o jogo passar a ser acerca das escolhas, quando estas não estão suportadas nas regras. Se fôr ocasional, é só isso, é ocasional.

Pagina 40-41 do DMG de D&D 3.5

Claramente diz que se dá xp por n coisas entre as quais sim, roleplaying awards.... Fala de um limite nesses roleplay awards mas basicamente porque 3.5 está feito para se subir muito rapidamente de nivel e assim ainda se subiria mais depressa caso o xp dado por bom roleplay fosse muito.

Pelas regras eu NÂO estou a fazer batota, elas estão lá.... segundo as regras: "Such roleplaying SHOULD be rewarded, since it enhances the game."

Logo... em que ponto ficamos sobre D&D?

"I think i´ve had a evilgasm!"

Hey, :)

[quote=Demonknight]Pagina 40-41 do DMG de D&D 3.5[/quote]

Fair enough, posso ter lido mal ou interpretado/fixado mal o que li. Na Segunda-Feira à noite (que é a próxima vez que vou ter acesso aos livros), vou reler e responder com mais detalhe.