Grupo de Boardgamers do Porto na Qualifica

Boa noite a todos,

 

O nosso Grupo tem mais uma oportunidade de estar presente num evento de grande importância: A Qualifica – A feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego da Exponor. Este ano, a Qualifica realiza-se nos dias 14 a 17 de Abril, de quinta-feira a domingo, das 10:00 às 19:00.



Para o Grupo, está previsto um espaço à entrada do pavilhão 5 da Exponor (o Pavilhão onde estivemos na Comic Con) com aproximadamente 12 mesas, apenas nos dias 16 e 17 de Abril. Sendo um local de passagem, a afluência e o interesse que podemos despertar devem ser enormes. Como devem imaginar, vamos precisar de alguns voluntários, à semelhança do realizado na Comic Con, mas em ponto pequeno.



Também durante todo o evento (de quinta a domingo) vamos ter algumas mesas na banca da Universidade Portucalense (O local onde vai ser realizada a InvictaCon 2016) com o mesmo objectivo de demonstrar jogos. Aí, também serão necessário um ou dois voluntários para se juntarem a mim na missão de demonstrar uns joguitos



Quem está disponível e/ou interessado para comparecer nestes dias?



A presença na própria Qualifica pode-vos interessar… já viram o site? (https://www.qualifica.exponor.pt/)




<–

Possivelmente disponível e interessado.

Biscaia tens PM.

Vou receber os convites para a Qualifica e estes não precisam de indiquemos o nome e são por dia! Não há grandes restrições relativamente aos bilhetes. Só são precisos os voluntários! :slight_smile:

Assim sendo para sábado podes contar comigo.

Eu nao posso sabado de manha.



De resto, ve quando sou mais util.

Ok. Criei um google docs para melhor organizar as agendas de cada um. Coloquei as disponibilidades que cada um me indicou no ficheiro. Por favor verifiquem!



https://docs.google.com/spreadsheets/d/10aFns7YuvHQoG1649qsaKU0iBE42A8JjN-Z0Vn2RqaM/edit?usp=sharing

Está a aproximar-se a data, só para relembrar.

 Falta menos de uma semana para o evento e as coias estão complicadas.



 Teremos 16 mesas e pelo que vejo estamos 2/3 voluntários por dia o que torna as coisas muito complicadas.



 Esteve o Ricardo Biscaia a esforçar-se tanto para estarmos na Qualifica e agora não há voluntários…



 A continuar assim mais vale desistir das ações de divulgação.



 Já temos convite para o Central Comic Fest que decorrerá dias 23 e 24 de Julho, ainda no outro dia mandamos um email para a ComicCon e não tarda muito começam os preparativos da próxima edição.



 O Iberanime também não deve tardar muito.



 Mas se não existem pessoas disponíveis para estas ações mais vale não aceitar os convites do que correr o risco de não ter ninguém.

Ontem tive a oportunidade de falar pessoalmente com alguns membros do grupo na altura do nosso semanal. Mais pessoas se mostraram disponíveis e interessadas em vir. Acho que vamos conseguir assegurar o que precisamos, mas um bocadinho à rasquinha e em cima do momento. Enfim, tudo se resolve. :slight_smile:



Pedia aos voluntários que se inscrevessem no Gdocs que coloquei para o efeito - Relembrando que neste momento só são necessárias pessoas para sábado e domingo. (https://docs.google.com/spreadsheets/d/10aFns7YuvHQoG1649qsaKU0iBE42A8JjN-Z0Vn2RqaM/edit?usp=sharing)



… E também que levassem os jogos que quiserem levar da colecção. Acho que interessam mais os fillers e os jogos de família do que qualquer outro tipo de jogos mais pesados…

… Aparentemente não estava a permitir que as pessoas editassem o gdocs… agora já está! :slight_smile:

Eu como já disse não posso participar pois na sexta estou totalmente ocupado e no fim de semana não estou cá…

 

Acho que amuar e ameaçar não leva a nada a não ser mau-estar entre as pessoas… desculpa lá mas tinha que dizer qq coisa pois está a tornar-se recorrente este tipo de discurso que acho que nada de bom acrescenta ao grupo, bem pelo contrário!



Acho que todos ajudamos da melhor forma que podemos e que a disponibilidade proporciona… acho também que está mais que visto que a melhor forma de avançar com as coisas é falar pessoalmente nos encontros do grupo… muitas vezes as pessoas não vêm aqui, ou não vêem os tópicos todos ou até viram mas na altura não se podiam comprometer e depois esquecem-se, etc, etc, etc…

 

Não há nada como falar pessoalmente, mas para isso tb é preciso aparecer nos encontros, agora estar sempre a dizer que "não volto a fazer" ou "não vale a pena", etc, etc, etc é que certamente não ajuda minimamente!

 

Todos estamos agradecidos e valorizamos todo o trabalho que foi feito até ao dia de hoje para que o hobby crescesse na nossa cidade, acho tb que todos nós ajudamos o máximo que podemos quando tal nos é solicitado… agora acho que não se pode condenar quando as pessoas pura e simplesmente não podem.

 

Um bocadinho mais de positivismo e boa vontade ajuda muito mais e cria um ambiente muito melhor!

 

PS- Já agora, Um obrigado ao Biscaia por tudo o que tem feito… chegou há pouco tempo ao grupo mas atirou-se de cabeça e tem feito bastante para o ajudar a crescer, quer com pessoal novo a aparecer quer com esta iniciativa do Qualifica quer mesmo com tudo o que fez para a organização da próxima InvictaCon :slight_smile:

 É a constatação de uma realidade.



 Se as pessoas não podem/querem ir às sessões de divulgação não podemos aceitar os convites para as mesmas.



 Apenas isso nada mais.



 Nem todos têm de querer ou poder participar nestas ações, ninguém é obrigado. Alguns não têm tempo, outros não gostam. 



 Mas eu não posso garantir e comprometer-me a ter 16 mesas, ou mais (por exemplo na ComicCon) se depois não tenho voluntários para as mesmas.



 Já agora se quisesse ameaçar alguém mandava umas bofetadas para toda a gente.



 



 

Eu percebo isso muito bem, o que acho é que até agora nunca houve falta de pessoal para nenhuma dessas apresentações, em alguns casos até havia gente a mais, por isso acho que não há qq necessidade de constatar realidades desta forma, principalmente antes de elas ocorrerem…

 

Se depois da Qualifica realmente se verificasse que as coisas correram mal, ai sim, seria a altura para se fazer o balanço, explicar às pessoas o que tinha acontecido e dizer que dessa forma é complicado… fazê-lo antes do acontecimento não cai bem.

 

Por exemplo na ultima conversa que o pessoal estava aqui a ter no forum sobre a última mudança do encontro semanal para a Dice Den, na minha opinião, a tua reação foi péssima! Em vez de ouvires as críticas construtivas daqueles que falaram preferiste simplesmente mandar um "já não volto a fazer"…



Ninguém estava/está contra experimentar novos locais… acho que nenhum de nós é sócio do Tropical e vai perder dinheiro se deixarmos de ir para lá e formos para outro sítio qq!

Todos os que falaram, fizeram-no de forma correcta e educada, apontaram os problemas destas experiências em dias de Encontro Semanal e deram sugestões alternativas… a tua reacção, mais uma vez no meu entender, foi péssima! 

 

Primeiro respondeste torto ao pessoal, em Segundo não apareceste no Encontro e em Terceiro nem sequer vieste perguntar é que as coisas correram e qual a opinião das pessoas… Acho que fica muito mal este tipo de reacções…  

 

Provavelmente vais ficar chateado comigo por estar a dizer estas coisas, mas acho que somos todos adultos e teos que saber ouvir os outros… Eu sou muito brincalhão chegando a ser mesmo infantil, mas quando é para se falar a sério eu falo a sério.

 

Abraço


 O meu já não volto a fazer foi mesmo a resposta às críticas.

 Se não havia interesse do Grupo em realizar encontros fora do Tropical era simplesmente acabar com os mesmos noutros locais.



 Parece-me a resposta lógica às críticas construtivas. Se não havia interesse e se estava a ver que dividia o grupo a resposta lógica a mim parece-me acabar com essa divisão.



 



 Depois nem fui eu a marcar o encontro (que por acaso foi o Pedro) e nem sabia que o mesmo se ia realizar, reparei que íamos a outro local quando começaram as críticas.



 E já agora o mesmo foi marcado nessa data por má comunicação entre mim e o Pedro. Depois do 1º encontro fora da Tropical em que foi dito que o Tropical sentiu a nossa falta, sugeri ao Pedro que se voltassemos a sair do Tropical poderíamos fazer isso na quinta-feira antes do mensal, assim embora faltassemos quinta no sábado estaríamos ali. O Pedro entendeu mal ou esqueceu-se do mesmo e marcou na última quinta do mês.



 Quanto a não saber nada do encontro também me informei sobre o mesmo. Falei com o Diogo o responsável do espaço que até meteu umas fotos do encontro (que por acaso nem cheguei a ver). Também falei com o Lautresault sobre o encontro.



 Quanto a não ir ao encontro não fui porque não calhou, tal como não tenho ido a muitos semanais.





 Quanto à questão da Qualifica eu penso exactamente o contrário. Eu não quero que a nossa divulgação na Qualifica corra mal, por isso tento evitar isso.



 Não quero que o problema ocorra e depois venha aqui disser que correu mal. Prefiro antes tentar evitar que isso ocorra.





 Tento ao máximo evitar chatices e quanto mais tento parece que mais chatices tenho…



 

 Se digo que não marco  encontros noutro local, quando todos parece que pretendem isso, sou criticado.



 Se constato que não temos voluntários para um evento (quando o Ricardo e o Lautresault também referiram isso) e o refiro sou criticado.



 Para mim é claro que não vou aceitar convites para um sítio se não temos voluntários suficientes, não vejo que mal tem referir isso. Tal como já disse prefiro tentar evitar um problema quando ainda vou a tempo do que depois vir aqui queixar-me…




E que tal aparecerem na proxima quinta no semanal e falarmos todos.

O que eu acho qto à Qualifica é que se há 3 ou 4 pessoas por dia já não é mau… é o ideal? não, não é… mas no meu entender está longe de ser mau e para o tipo de jogos que apresentamos nessas situações acho que não é um numero que vá trazer problemas, por isso é que acho um bocadinho exagerado o teu post… se só tivessemos 1 pessoa ou 2 ai já o entederia mais facilmente… temos 3 ou 4, acho que no contexto desta feira e para o numero de mesas que temos suficiente.

 

Qto à outra conversa, se achas que o que as pessoas disseram era que não queriam ir experimentar outros sitios, então ou não leste o que as pessoas escreveram ou pura e simplesmente não queres saber o que as pessoas escreveram…

 

O que foi dito é que fazer essas experiencias em dia de encontro semanal não é o ideal porque inevitavelmente vai separar o grupo por haver pessoal que não vem aqui e nem sabe que a localização mudou e vai para o Tropical e depois estão meia-dúzia de gatos pingados no tropical e outra meia-dúzia de gatos pingados no outro sítio…

 

O que foi sugerido é que sim senhor, essas iniciativas são boas mas que devem ser feitas em dias diferentes dos encontros semanais normais… provavelemente não terá a mesma afluência de pessoas mas vão sempre algumas e tem a vantagem de no dia normal toda a gente saber onde é o encotro semanal…

 

Dessa forma testam-se todos os lugares que tiverem interesse que nós lá vamos e os lugares que nós tivermos interesse em ir ver se são boas alternativas para nós.

 

Querer pegar nisto, que foi o que foi dito, e dizer que as pessoas que criticaram são contra ir a novos locais não faz qq sentido e é até um pouco insultuoso!

 

Por mim, não tenho problema em testar qq local, de preferência sem ser à 5ª feira ou no último sábado do mês… depois das experiências feitas se se decidir mudar permanentemente de local é comunicar ao grupo nos encontros e fazer um post como deve ser aqui para avisar toda a gente, mandar mails aos membros do grupo e pedir para eles avisarem os outros, etc…

 

E até deixo a minha opinião, acho que o Dice Den é um local a ter em consideração para o futuro… gostei do espaço, é um pouco frio como já tinha sido dito, mas tem muito espaço (até um bocadinho mal aproveitado) e a luz no espaço mais recuado terá que ser melhorada, tem lá uns snacks para se comer e se se quiser fazer refeições o que não falta são locais ali perto para se comer…

Não sei é em termos de patrocínio isso será vantajoso pois não sei qual o tipo de patrocínio o Tropical dá ao Grupo para a Invicta. 

Eu lá estarei

 O que eu disse foi que não marcaria mais nenhum encontro do grupo nas quintas e no mensal para outro local (que ao que me parece é o que toda a gente quer).



 Se alguém acha que é boa ideia organizar encontros noutros dias só tem de se chegar à frente.



 Que eu saiba para já existem esses encontros, mas se existe vontade de fazer mais é sempre uma ideia.



 Já existiram uns mais ou menos "formais" no Breyner 85 se não me engano nas terças e quem queria aparecia.



 

 Não sei o que disse de mais. Tu mesmo referes que o número não é ideal. Apenas referi que eramos poucos voluntários e entretanto até já apareceram mais, quer seja pelos meus comentários quer seja por o Ricardo ter falando com alguém.



 

Foi mesmo pelo Ricardo ter-se dado ao trabalho de falar com o pessoal no encontro.



Os teus comentários quanto muito fariam as pessoas terem ainda menos vontade de ajudar.



Talvez pela maneira como escreves apenas isso.