Há camelos em Coimbra

Aventura próxima de Coimbra envolvendo o resgate de um pequeno príncipe omíada, 1064 d.J.Cr.

1064 AD: Pintadas de ocre, preto e amarelo com
motivos geométricos octogonais, as poderosas muralhas de tijolo da cidade-fortaleza
de Coimbra estão cercadas pelas tropas dos bárbaros cristãos do norte da
Península Ibérica há já 6 meses; a oeste, na foz do Mondego no forte de Al-Jaferiya
que defende o acesso ao rio com as suas baterias de balistas e catapultas,
passam as esquadras mouras de reabastecimento vindas de Lisboa e Álcacer do Sal
com destino à cidade cercada. No forte, onde se refugiou o regente da Taifa, ou
Emirato de Coimbra, com o jovem príncipe raptado, vários homens tentam o seu
resgate. Será que conseguem?<?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /><o:p></o:p>

Buquana conhecido como El Toledano: árabe da tribo
dos Banu Hilal leal à família dos Omíadas, antigos califas das Espanhas e do
Médio Oriente. Fazem agora 2 gerações e tal que o recrutamento por tribos para
o exército foi proibido, perdendo as tribos árabes assim grande parte do seu
poder; revoltados, aliaram-se aos homens de Nuno Mendes II contra o Emirato. Bardo,
level 20.<o:p></o:p>

Loreto Walia: marinheiro burguês portuense de
ascêndencia romano-sueva. Antigo capitão pirata dos mares muçulmanos do
Atlântico centro com base na ilha da Madeira, não assinalada nos mapas; fazia o
corso ao comércio do Senegal, Mauritânia e do Maghreb. Passou uns tempos nos mares
do Norte. Agora voltou ao condado Portucalense por cujas autoridades foi
alugado para fazer transportes ao longo do rio Mondego que é controlado pelas
frotas muçulmanas. Rogue, level 20.<o:p></o:p>

Cocça: nómada da tribo dos Auregenses do Sul, que
levaram à queda do império romano, caçadores e apanhadores de castanha da serra
da Covilhã, que luta pela libertação do seu país. Quando era pequeno, viu a sua
aldeia ser atacada por uns presores do Condado Portucalense e quase todas as
mulheres e crianças serem levadas como servas pelo que guarda um grande rancor
a essas gentes. Qualquer gente que caia fora da tribo é um inimigo pronto a ser
morto. Ele pertence ao movimento do mulad, como lhe chamam os árabes, ao
Messias do Meio-Dia que se diz Cristo regressado para o Juízo Final. Bárbaro, level
20.<o:p></o:p>

Jahner Vogeldorfer: cavaleiro teutónico em
peregrinação à Terra Santa passa pelo caminho pela Península Ibérica indo ao
sanctuário de Santiago de Compostela. Agora está calmamente a beber um copo
numa taberna dos arrabaldes de Coimbra. No vale que rodeia a cidade fortaleza
espalham-se as tendas e os soldados do Condado de Portucale e do reino de Leão
e Castela. As bandeiras dos cavaleiros estendem-se desfraldadas pelo vento pelo
horizonte. No orvalho da manhã que cobre os campos de um azul quebradiço, as mesnadas
de caveleiros correm abaixo e acima das colinas, enquanto ao longe as tendas se
prolongam em linhas acima e abaixo dos campos, para acorrer a uma sortida dos
mouros de Coimbra. Devem ser facilmente uns 30,000 homens ao todo com criados,
artesãos e soldados. Knight, level 10. <o:p></o:p>































Skill
check:<?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /><o:p></o:p>



Ismajl<o:p></o:p>



 <o:p></o:p>



 <o:p></o:p>



Skill:<o:p></o:p>



89<o:p></o:p>



Difficulty:<o:p></o:p>



-70<o:p></o:p>



Roll:<o:p></o:p>



93<o:p></o:p>



 <o:p></o:p>



 <o:p></o:p>



Total:<o:p></o:p>



112<o:p></o:p>


<o:p> </o:p>

Com uma sorte destas não se discute! O mouro é o teu
pajem.<o:p></o:p>

O Da Fonte quer ir ganhar dinheiro como médico em
Coimbra e o Acrisius quer sair desta zona porque é procurado pela justiça; ele
acompanhar-te-á. <o:p></o:p>

–<o:p></o:p>

A viagem corre sem
problemas até aos arredores de Coimbra. Vais à procura de barco que te leve até
à Palestina. É-te indicado um marinheiro que dá pelo nome de Loreto Walia.
Encontra-lo numa taberna. Tem um chapéu e casaco pretos e brancos e um boné de
feltro preto com uma tira de seda à volta. Usa um brinco numa orelha. Ele
diz-te pronto a levar-te pelo Mondego abaixo até Malta. É o mais longe que
encontras-te. No dia a seguir quando estás no cais de embarque junta-se-vos um
beduíno que dá pela alcunha de El Toledano. Loreto exlica-te que terá que fazer
uma paragem na foz do Mondego abaixo num forte mouro e pergunta se tu não
queres ajudar a combater os infiéis.

Agora ficamos uns dias à espera que possam aparecer mais jogadores que queiram embarcar neste barco!

Gostaria de fazer parte desta aventura!

Tenho disponibilidade para vir diariamente à net responder aos threads.

Bemvindo Stealthbomber, que carácter é que
gostarias de jogar?
Fighter; Thief; Magic-user; <?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /><o:p></o:p>


Monk; Cleric ou combinações destes? E que
Alignment? Lawful (capitalista); Chaotic (tribal) ou Neutral (tolerante de
ambos).<o:p></o:p>

Já temos um Knight  (Jahner Vogeldorfer) e 4 NPCs: o Loreto (rogue);
o Buquana (bardo); o Cocça (bárbaro); e o Acrisius (Healer).<o:p></o:p>

Fico muito agradecido por ter cido aceite!

Em relação ao carácter, encaixo-me bem em papéis de thief (chaotic) ou Monk (neutral).

Como já há um thief o monk parece uma óptima segunda opção.

Concordas com a escolha?

Queres ser do mosteiro de Lorvão que é um grande complexo ao pé da cidade de Coimbra que tinha liberdade religiosa e está agora a abastecer os portucalenses e leoneses no cerco a Coimbra.

Ou podes ser um monk da serra da Covilhã de tribos lusitanas.

Podes também ser um monk moçárabe de monastérios árabes que eles também tinham.

Um monge moçárabe que se viu perdido na fé e encontrou o seu caminho no mosteiro de Lorvão é uma escolha possível?

Uma demonstração de fé tão ligada à destruição parecia não vir de Alá mas sim do egoísmo de alguns dos seus seguidores, daí ter desertado.

Só para esclarecer, moçárabe = europeus de religião cristã a viverem em território árabe.

Muladi, malados = europeus que se converteram ao islamismo.

O mosteiro de Lorvão era cristão em território muçulmano.

Preciso de nome e raça. Rolas tu, no site do Invisible Castle, ou eu?

Bem, por uma questão de me manter fiel aos pormenores da história é melhor rolares tu.

Já agora aproveito e pergunto como se faz para o caso de ser preciso.

Vais ao site do Invisible Castle: https://invisiblecastle.com/

e escolhes Roll Dice; depois pões o teu nome para o game master poder ir verificar, e

Em Dice escreves: 1d100+(bónus do teu ataque)

e já está!

Ok, já compreendi como funciona. Queres então que faça algum roll?

Para já estou eu a fazer os rolls todos para o teu carácter.

Mas quando o jogo começar, os rolls dos ataques podes ser tu a fazer.

- O Rolemaster é um D100. Para os combates rolas 1d100 e somas o teu skill na arma.

Depois rolas o Damage com outro d100.

- Para os skills, eles podem ser de movimento ou estáticos. Somas ao número do teu skill  1d100

e se tiveres 111+ consegues; abaixo de 76 falhas e no meio é incerto.

- Para os skills de movimento é a mesma coisa, mas o sucesso varia com a dificuldade do skill.

Já escolheste o teu nome e a raça?

Pois eu vou continuar a preferir que sejas tu a lançar os dados por mim - é assim que eu faço nas minhas campanhas, acho que torna tudo mais rápido.

Seja como fôr, aproveito para dar as boas-vindas ao Guilherme! ;)

João, subi-te o carácter 1 nível.

Name: Jahner Vogeldorfer<?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /><o:p></o:p>

Profession: Knight<o:p></o:p>

Level: 10<o:p></o:p>

Alignment: Neutral good<o:p></o:p>

Race: Teutónico<o:p></o:p>

Age: 23<o:p></o:p>

Total Hits: 168<o:p></o:p>

Number of attacks against the same foe: OB 140+: 2; OB: 160+: 5/2;
Penalty: -60 or -90; <o:p></o:p>

Number of attacks against multiple opponents: OB 140+: 4; OB: 160+: 5;
Penalty: -60 or -80;
<o:p></o:p>

Armor Type (AT): 20<o:p></o:p>

Shield Bonus: +40<o:p></o:p>

Defensive Bonus (DB): +50; +50<o:p></o:p>

Moving Maneuver penalty (MM): 0<o:p></o:p>

Base Movement Rate: 65<o:p></o:p>

Exhaustion Points: 90<o:p></o:p>

Morale: 110<o:p></o:p>

Essence RR (EM Bonus): 5; Channeling RR (IN
Bonus): 5; Mentalism RR (PR Bonus): 5; Disease RR (CO Bonus): 5; Poison RR (CO
Bonus): 5; Fear RR (SD Bonus): 10.<o:p></o:p>

SKILLS:<o:p></o:p>

Administration: 10; Heraldry: 10; Military/Work
Organization: 57; <o:p></o:p>

Philosophy/Religion: 10; Siege Engineering:
20; Tactics: 57; Animal Handling: 40;
Driving: 48; Riding: 115; Brawling: 88; Closing:
90; Disarm Foe, Armed: 85; Grappling Hook: 40; Feinting: 63; Missile Artillery:
85; Melee Scuffle: 103;
Restricted Area Combat: 82; Shield Bash: 110;
Spell Deflection: 87; Stunned Maneuver: 92; Weapons, Offensive Bonus (OB): -Category
#1: Pole arms: 165; -Category #2: 1-Handed Slashing Weapons: 152; -Category #3:
Missile: 87;
Adrenal Moves: -Speed: 58; Appraisal: 10; Horticulture:
10; Tumbling: 88; 
Use Magical Items /Attunement (Staves and
Wands): 25; First Aid: 23; General Perception: 57; Sense Ambush/Assassin: 57; Diplomacy:
67+20 from Status;
Interrogation: 20; Intimidation: 20; Leadership:
67; Foraging/Trapping/Hunting: 10; Region Lore: 30.

 

Guilherme escolhe o nome e raça do teu monk.

Não tive hipóteses de vir à internet, as minhas desculpas.

Nome: Ezio Prantzo

Raça: Humano

Ao jackjaques: obrigado pelas boas vindas, já tinha saudades de visitar o site ;)

Name: Ezio
Prantzo
<?xml:namespace prefix = o ns = “urn:schemas-microsoft-com:office:office” /><o:p></o:p>

Profession: High warrior monk<o:p></o:p>

Level: 9<o:p></o:p>

Alignment: Neutral<o:p></o:p>

Race: Portucalense<o:p></o:p>

Age: 19<o:p></o:p>

<o:p> </o:p>

Total Hits: 134<o:p></o:p>

Number of attacks against the same foe: -30 for each
foe over 1 engaged during a given round; -20 For using a weapon kata.
<o:p></o:p>

Number of attacks against multiple opponents: -20 for each foe over 1 engaged during a given round.

Armor Type (AT): 1<o:p></o:p>

Defensive Bonus (DB): 100<o:p></o:p>

Exhaustion Points: 156<o:p></o:p>

Morale: 84+?<o:p></o:p>

<o:p> </o:p>

Essence RR (EM Bonus): 5; Channeling RR (IN
Bonus): 5; Mentalism RR (PR Bonus): 5; Disease RR (CO Bonus): 10; Poison RR (CO
Bonus): 10; Fear RR (SD Bonus): 15<o:p></o:p>

<o:p> </o:p>

SKILLS:<o:p></o:p>

Herb Lore: 10; Military/Work Organization: 57;
Tactics: 57; Driving: 25; Riding: 68; Climbing: 100; Distance Running: 75; Diving:
18; Flying/Gliding: 55; Rappelling: 55; Rowing: 10; Sprinting: 80; Surfing: 18;
Swimming: 60; Closing: 100; Disarm Foe, Armed: 110; Disarm Foe, Unarmed: 110; Grappling
Hook: 65; Feinting: 88; Iai: 100; <o:p></o:p>

Martial Arts: M.A. Sweeps & Throws:
-Rank I, II, III & IV: 140; M.A. Tackling: -Rank I, II, III & IV: 28; Melee
Scuffle: 103; Restricted Area Combat: 80; Stunned Maneuver: 115; Subduing: 100;
Weapons, Offensive Bonus (OB): -Category #1: Missile: 80; Adrenal Defense: 95; Adrenal
Moves: -Speed: 70; Meditation: -Cleansing: 25; Ambush: 70; Silent Kill: 88; Use/Remove
Poison: 43; Appraisal: 10; Acrobatics: 95; Contortions: 48; Juggling: 43; Jumping:
48; Pole Vaulting: 48; Stilt Walking: 48; Tightrope walking: 48; Tumbling: 93; First
Aid: 15; Direction Sense: 10; General Perception: 55; Sense Ambush/Assassin: 55;
Time Sense: 10; Diplomacy: 55; Leadership: 55; Camouflage: 55; Stalk/Hide: 73; Foraging/Trapping/Hunting:
10; Hostile Environments: 73;<o:p></o:p>

Region Lore: 35.<o:p></o:p>

<o:p> </o:p>