Há espaço para temas violentos em eventos familiares de boardgames?

Depois de uma chamada de atenção (obrigado!) mudei para aqui o thread off-topic sobre os temas violentos em eventos de boardgames que deviam incluir públicos de todas as idades.

Qual a vossa opinião?

Correndo o risco de ser também mal interpretado acho que se também não tivesses chamado à atenção da imagem ela nunca teria adquirido a conotação que lhe deste. Sendo um contexto lúdico as crianças nunca vão dar a significação que tu lhe deste.

Não tanto como acreditarem que andam a realmente apanhar Zeus no panteão Greco-Romano (deixando a sua matriz judaico-cristã para trás) ou a fazer corridas de “Fórmula 1” (garantindo para o risco nas estradas quando forem adultos). :slight_smile:

Eu então que jogo RPG desde os 16 já sou tudo de mau no mundo: assassino sedento de sangue, esclavagista colonial, cowboy mormón, etc. :smiley:

It’s in the eye of the beholder, really!

P.S.: Para não falar da matança de povos autóctones que os os colonos americanos fizeram a oeste, sendo depois glorificados na imaginação dos ocidentais. :stuck_out_tongue:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Repara na alegria destes miúdos a brincar um divertido jogo sem sequer estarem a pensar em maldades :)

 

https://spielportugal.blogspot.com

Lamentável é mesmo o comentário! Corroboro as palavras do meu amigo jmariano - participantes do TrincaCon - eu que já fui a sangrenta fada entre muitas outras personagens.

Mais giro foi o Werewolf!!! Esse sim, merecedor de lobisomens e de aldeões chacinados!

Deixo aqui um alerta, não faça juizos de valor. É sempre necessário compreender o contexto!!!!!!!

Compreendo a preocupação do shiva_skunk, já fui confrontado muitas vezes no passado com estas afirmações, quando estava ligado ao Paintball.

Mas antes tivéssemos os miúdos e jovens deste país enfiados o dia inteiro a praticar uma actividade lúdica inofensiva com "marcadores de paintball" ou um dia inteiro a jogar jogos de tabuleiro (por mais barbaridades que se possam passar em cima da mesa), do que agarrados a uma consola a torrar o neurónio com jogos absurdamente violentos e altamente estupidificantes, ou a ver imagens não muito "character building" na televisão ou mesmo na net.

Felizmente os jovens a quem tenho feito chegar os jogos de tabuleiro, mesmo tendo os pais encontrado uma forma de os entreter com uma qualquer consola e dezenas de jogos, depois de uns jogos de tabuleiro, ficam fãs.

Só para dar uma ideia:

1 Jogo para consola = aprox. 60€

1 Consola = andam por aí umas a aprox. 370€

Com estes euros já se começa uma ludoteca com mais de uma dezena de jogos.

Eu brinquei aos cowboys, com pistola de madeira e até essas podiam magoar, pelo menos estas são de esponja Wink.

 

Por mim vocês podem ser os super-heróis / monstros / elfos / anões / bárbaros / assassinos que quiserem ... é umas das coisas boas da liberdade Laughing porém liberdade de expressão/opinião é também um direito adquirido.

Se não houvessem outros jogos disponíveis ... mas pronto não me vou alongar muito mais sobre este assunto porque os jogos de tabuleiro são um nicho como outro qualquer onde se criam fortes laços de solidariadade e cujas as opiniões/vontades contrárias geram reacções em cadeia e epítetos tão curiosos como elitistas.

Se os meus comentários ferem susceptibilidades ... já estou como o outro ... comam só as batatinhas Tongue out

 

Sinceramente acho que o comentário é infeliz visto que está completamente fora do contexto e do espírito vivido durante todo aquele dia.

Todos os jogos foram (e são) jogados num espírito de convívio e sempre com a noção que é apenas um jogo. Tal como já foi dito, os RPG's (Role Playing Games) assumiriam então um perigo para a sociedade visto que estariam a criar assassinos, ladrões, vingadores e todo o tipo de marginais. No entanto isso não acontece e este tipo de actividades ajuda no desenvolvimento de algumas capacidades pessoais.

Que eu tenha conhecimento, nunca se ouviu nenhuma notícia de alguém que tenha praticado algum acto de violência por causa de boardgames. Wink

Tal como disse o JohnnyBeGood, penso que é preferível passar um dia em volta de mesas com jogos de tabuleiro em convívio com outras crianças do que em casa fechado no quarto ou na sala agarrado a um comando a jogar consola.

 

Este comentário foi movido para aqui.

Não vale a pena a malta chatear-se. Claro que tens direito à tua opinião e enquanto fôr vivo defenderei até à morte o direito que tens de te expressar, mesmo que não concorde contigo. Só achei é que a imagem, olhando bem para ela não tem assim tanta maldade, nem é assim tão medonha, como pareceu para ti.

Mas amigo, não nos vamos chatear por causa disso.

P.S. - Eu até gosto bué de batatinhas :P

 

Vou então expressar a minha como um direito adquirido que é.

Comentários como o teu são perfeitamente lamentáveis, desnecessários, despropositados, e como muitos já o disseram aqui, completamente fora de contexto, tendo em conta que nem estiveste no evento, nem jogaste ao jogo, nem sabes qual era o ambiente que estava na mesa, nem sabes o que foi explicado aos miúdos, nem sabes que elações tiraram do jogo.

Parece que sim…

Provavelmente deverias ter parado por aqui…

Exacto. Não tens nada a ver com isso. Nem eu tenho que ouvir lições de moral de quem fala do que obviamente não sabe, com a agravante de ninguém as ter pedido.

Estás no teu direito de o fazer. Eu também estou no meu direito de discordar do teu repúdio.

Talvez devessem estar a jogar na consola onde roubam, matam e mutilam? Ou a ver o Road Runner? Ou mesmo o Dragon Ball?
Esta conversa já tem barbas brancas, e com vários quilómetros de comprimento.

Claro que é diferente, nos cowboys, para além de apontares armas, também “matas os índios”, uma atitude não só diferente, como também racista e efectivamente violenta.

Give me a break…

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Era só para lembrar que o Shiva_Skunk levantou uma questão pertinente, de acordo com o seu ponto de vista, fê-lo de maneira humilde, educada e sem ofender ninguém, ao contrário dos Justiceiros seguintes que parecem querer bater no rapaz! Em relação ao "espírito do jogo" ninguém pode afirmar qual era… não vejo lá nenhum de nós na foto…

Alguém com algum discernimento.

Jovem Tereso és grande!

Vai um Steam a 6? :)

Peace !!!

Oblivion

Atrás da máquina talvez??? Eu pelo menos estive a assistir um bom bocado e acho que não terias durado lá muito tempo João!! LOL

Tive pena que o meu miúdo já se tivesse retirado por esta altura que iria adorar jogar este jogo com o pessoal da idade dele, ao invés do que lhe sempre lhe calha de ter de andar a ‘matar’ o paizinho!!! Ao menos assim vou-lhe dando possibilidade de abrir a válvula de escape do complexo de Édipo!! ROTFLMAO

Neste caso o Duarte está completamente a bater no casco em vez de na ferradura porque está a colocar a foto totalmente fora do contexto. Que se sinta escandalizado tem todo o direito como todos os outros tem direito de lhe explicar onde erra nas suas conjecturas.

Qt ao jogo em si, é excelente para os miúdos, antes isto que ver o telejornal, que como o meu miúdo me dizia à uns tempos atrás: “Porque é que vocês vêm isto do telejornal? é sempre mortes, acidentes, bombas, etc!!” - passei a ver muito mais vezes o da SIC Noticias depois das 22h00!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Eu também não acho que o Duarte tenha sido assim tão mal-educado, mal percebido e fora de contexto talvez. Vamos fazer como os outros dizem, nós damos um desconto certo?

Isto tudo malta dos jogos, somos todos malta porreira e gostamos é de jogos.

 

Um abraço,

costa

 

[quote=Firepigeon]Eu pelo menos estive a assistir um bom bocado e acho que não terias durado lá muito tempo João!! LOL[/quote]

Quanto a isso não há dúvidas! Sempre que mete player elimination, sou o primeiro a saltar... Uma vez sentei-me à mesa para um Bang! e morri antes do meu turno... Foot in mouth

É muito raro os jogos que tenho visto/jogado acabarem com jogadores eliminados. Diria que acontece 1 jogador eliminado em cada 4 ou 5 jogos. O pior que assisti foi 2 jogadores eliminados num único jogo, mas eram wargamers a jogar (foi no GTS) que jogam mais perto do limite das odds do que os boardgamers que tem mais medo de arriscar.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

[quote=Oblivion]Vai um Steam a 6?[/quote]

Sempre! Mas para acabar com o off-topic, combinamos noutro sítio?

Caro shiva_skunk, para começares deverias ter parado o teu comentario logo a seguir a palavra interpertado, uma vez que como afirmas NÃO estiveste presente.

Não sei se reconheces o jogo, ou se ja o jogastes.

Posso dizer que o joguei e me diverti bastante... (qd o joguei estavam na mesa 3 jovens e 3 adultos, para que saibas estavam pai e filho a jogar juntos)

Talvez preferisses uma convenção em ke as consolas fossem "reis e senhores" e não uns simples jogos de tabuleiro...

Para a proxima ANTES DE CRITICARES uma fota de um jogo jogado num encontro ve se estás presente... e aí sim critica o jogo.

Em jeito de conclusão "E não me perguntem se nunca brinquei aos cowboys", cowboys? parece que NÃO... BANG, BANG tás morto...

 

Please, give me a break...

 

Confusio says:

"Better to be pissed off than pissed on"

É mesmo a última intervenção neste post e provavelmente também neste portal. Não me vou dar ao trabalho sequer de comentar ataques de índole pessoal.

Para que conste aos mais distraídos tenho este jogo na minha colecção e já o joguei. Tenho crianças na família e com elas jogo Zooloreto, Hey That's My Fish, Ticket to Ride e outros jogos que considero lúdicos e com capacidade de desenvolver capacidade cognitivas. Curiosamente as crianças da minha família não têm nenhuma consola, ao contrário do que alguns de vós pretendem colocar "na minha boca" a título de preferência.

Se não me era permitido comentar ou expressar-me, este post deveria ter sido apenas aberto com convite para quem de facto estive na TrincaCon, ou em alternativa ter sido explícito pelo autor do post que só é permitido comentar a quem participou.

Nunca contem comigo para ser uma ovelha ... ovelhas é no Agricola em Maio se o Zev não se atrasar.

Até sempre Wink

Realmente a net é um sítio fantástico...

Quando li o post do shiva_skunk pela primeira vez pensei que fosse irónico.

Vendo as respostas e contra-respostas posteriores parece que estava enganado.

E por isso fiquei curioso... Uma vez que o shiva não irá colocar resposta neste thread, nunca ficaremos a saber o que ele pretendia, de facto, dizer.

Ele afirma que corre o risco de ser mal interpretado, o que parece ter acontecido, mas não clarificou as suas intenções. Queria mesmo criticar os outros por deixarem crianças jogar este jogo? Mas ao mesmo tempo dizer que não tem nada a ver como cada um educa os seus filhos?

Queria apenas comunicar que tem problemas que as crianças joguem este jogo? E que nos interessa isso se cada um é livre de escolher o que as suas crianças jogam?

Queria apenas arranjar forma de apontar algo negativo a um evento que foi tão positivo e benéfico para o crescimento do hobby? Mas não será isso contrário ao seu interesse enquanto boardgamer?

Limitou-se a defender o seu direito à opinião (nunca negado, aliás) e o direito a não sofrer ataques pessoais, que, pelo vistos, assumir que ele tem preferência por consolas, é.

Também nunca saberemos qual a diferença entre jogar este jogo (de que, devo dizer, não gosto e tem o mais baixo rating que dei no BGG) e brincar aos cowboys...

Devo dizer que as reacções ao post também não foram todas exemplares. Há uma tendência estranha em fórums na net para as pessoas reagirem de forma algo intempestiva a afirmações que lhe parecem ser um ataque ou uma ofensa e que, muitas vezes, não passam de pequenos desabafos.

O TrincaCon foi espectacular. Não estive em todos os encontros nacionais, mas de todos em que tive o prazer de participar, este foi algo especial para que contribuiram o espaço, o clima e, acima de tudo, as pessoas que participaram na sua organização.

Parabéns especiais ao Leonardus, ao Nazgûl, ao JohnnyBeGood, à Femme Fatale, à Gwaylar, ao vch e ao pessoal do Parque São Lourenço pelo esforço e empenho. Parabéns também a todos os que participaram e com a sua presença elevaram a fasquia da qualidade nestes encontros.

Agora tomo para mim o desafio de organizar um 2º Encontro Nacional de Boardgamers do Porto que tenha pelo menos metade da qualidade deste. E, caso ele leia este post, faço desde já um convite especial ao shiva_skunk para que nos faça companhia, traga os seus jogos, e veja por si como estes encontros não têm nada que não seja benéfico para as crianças.