Há espaço para temas violentos em eventos familiares de boardgames?

... mas sinto que tenho de dar a minha opinião.

Em parte, concordo contigo: sempre tive problemas em relação a este jogo porque poderá provocar estranheza aos incautos que por acaso estejam a passar. Eu próprio sinto-me desconfortável quando me encostam a arma à fronte, mesmo sendo de esponja. Por estas razões, não levei a cópia que tenho em casa.

Mas quem conhece este NOSSO mundo (como tu e os outros), sabe que este jogo não é representativo, é um jogo divertido de se jogar e não provoca tendencias violentas nos jogadores.

[quote=shiva_skunk]

É mesmo a última intervenção neste post e provavelmente também neste portal.

[/quote]

Acho que o assunto também não vale assim tanto....

[quote=shiva_skunk]

as crianças da minha família não têm nenhuma consola, ao contrário do que alguns de vós pretendem colocar "na minha boca" a título de preferência.

[/quote]

É verdade que nunca falaste em consolas, mas concordas que existem divertimentos mais anti-sociais e mais explicitos em termos de violencia?

[quote=shiva_skunk]

Não me vou dar ao trabalho sequer de comentar ataques de índole
pessoal.

Se não me era permitido comentar ou expressar-me, este post deveria ter sido apenas aberto com convite para quem de facto estive na TrincaCon

[/quote]

O abreojogo é um forum na Internet, por isso está aberto a todos os participantes.

Julgo que o grande problema não foi não teres estado lá, mas sim teres usado a palavra "Lamentavel" e não teres escrito absolutamente nada positivo no teu unico post.

Depois de um dia tão bom, percebes porque algumas pessoas sentiram que lhe estavas a pisar ou a tirar importancia a um dia inteiro baseando-se num jogo de 10 minutos.

[quote=shiva_skunk]

Nunca contem comigo para ser uma ovelha ...

[/quote]

Isso é um ataque de índole pessoal? Wink

Várias pessoas defenderam o teu direito à opinião. Mas lamento dizer-te que o Pombeiro consegue ser mais controverso Tongue out

Mééééééééééééééééééééé

Peace !!!

Oblivion

Éa 2ª vez desde que frequento este portal em que um comentário suscita polémica e leva a palavras menos agradáveis o que julgo ir contra os princípios deste espaço de discussão. Talvez tivésse sido boa ideia o shiva_skunk ter iniciado um tópico apropriado para levantar a questão (que é pertinente sem dúvida).

Estou certo que a discussão em torno desta questão possa ser tratada da mesma forma que foi esta Jogos divertidos para miudos ?? e que recomendo ao shiva_skunk.

Com isto quero dizer que não me apercebi (nas duas Con's a que fui) que existam quaisquer tipo de sectarismos na comunidade e portanto convidar o shiva_skunk a participar na próxima e seguindo a linha de raciocínio que desenvolveu no post inicial, criar na próxima Con um espaço dedicado aos miúdos e aos jogos apropriados e divertidos para eles. Seria por certo uma mais valia e algo a considerar desde já.

Por fim gostaria de dar os parabéns à iniciativa do Firepigeon, que das palavras passou aos actos, e juntamente com a esposa e o Vasco, passaram um dia numa escola a ensinar aos miúdos, jogos de tabuleiro.

Realmente, depois de ler aqui o que li, fiquei abismado. Como é possivel haver reacções tão rudes e ofensivas por parte de alguns, em relação a um comentário de uma fotografia.

O comentário até pode estar fora do contexto, até pode ser despropositado, mas algumas das respostas que surgiram, são de uma falta de educação desmedida.

No comentário do Duarte não vi, nem li, ninguém a dizer mal do evento, nem da organização nem deste tipo de encntros na qual eu já tive o prazer de participar, e participo sempre que posso. (Lá estarei na sexta feira para um RRT).

Não me parece de bom tom, especialmente quando não se cohece a pessoa em causa, afirmar, consecutivamente, que as pessoas que aqui vem preferem jogos de consola, basta olhar para a colecção e preferências de cada uma das pessoas de quem falo e a colecção do Shiva, para se perceber quem entendede jogos de tabueiro e quem não percebe lá muito.

Cada um joga o que quer e cada qual deixa os seus filhos a fazer o que lhe der na mona. Mas posso dizer que nem eu jogo bang porque acho um jogo bastante violento e concordo totalmente com o Duarte, quando diz que na opinião dele, não é um jogo apropriado para crianças. A mim faz-me muita confusão adultos a apontar armas á cabeça uns dos outros, quanto mais crianças.

O direito á opinião é livre e não deve ser respodiado ou entendido como ofensivo, especialmente quando não o é. O abre o jogo é um site de opinião e como tal todas as opiniões devem ser respeitadas.

Parece-me que jogar muito D&D não é lá muito saudável... Se calhar a consola não é tão má assim.

 

from apple to earth

[quote=newrev]

Parece-me que jogar muito D&D não é lá muito saudável… Se calhar a consola não é tão má assim.[/quote]

Eu nem comento pq já tenho má fama Mas com essa mataste-me! Cool

Peace !!!

Oblivion

Prefiro antes um concurso de cuspir caroços de azeitona a qualquer consola, pois ao menos existe interactividade social entre os jogadores, nem que seja a ver se se conseguer que o jogador que vem a seguir engole o caroço em vez do cuspir!! (não há nada como lhe contar uma anedota quando ele está quase a cuspir! LOL - é o que se chama o meta jogo!! ROTFLMAO )

Praticamente todas as actividades que levem os miúdos a fazerem OFF do écran (seja ele TV ou consola) são bem vindas.

E sim, D&D é muito melhor que qualquer consola!!!

Bem como quase todos os RPG’s, boardgames, wargames e afins.

Agora se não se gosta de se misturar, de encontrar outras pessoas ou conviver, então sim acredito que uma consola pode encher aí o tempo.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Wise words from a wise man!

[quote=Firepigeon]
Prefiro antes um concurso de cuspir caroços de azeitona a qualquer consola, pois ao menos existe interactividade social entre os jogadores, nem que seja a ver se se conseguer que o jogador que vem a seguir engole o caroço em vez do cuspir!! [/quote]

Meu caro amigo Manuel,

Dizes isso porque nunca jogaste, imagino eu, um Halo na Xbox live contra uma série de portugueses todos a rirem-se que nem doidos e praguejar pelos tiros que davam. Eu não vou entrar na discussão anterior porque é essencialmente estéril. O busílis da questão levantada, bem ou mal (quem sou eu para avaliar), pelo Duarte já há muito que passou para secundário. Este tópico é sobre o TrincaCON, que foi, a meu ver, extraordinário e serviu para aumentar a nossa comunidade, rever amigos e passar umas boas horas a fazer uma das coisas que mais gostamos.

Mas a realidade virtual das consolas é, cada vez menos, a do miúdo sozinho em frente a uma TV horas a fio sem ver nem falar com ninguém: As consolas de nova geração têm serviços online perfeitamente estabelecidos de raíz, com comunicação por voz e até visual, em alguns casos (falo da minha adorada xbox360), permitindo que os miúdos e graúdos (nos quais me incluo, apenas pela idade do BI) possam estar em comunicação com pessoal que conhece e que passa a conhecer. Inclusivé, hoje em dia há boardgames que se jogam nas consolas (publicidade subliminar à xbox360 outra vez Wink): Catan, Carcassonne e Ingenious estão no mercado xbox live e perfeitamente acessíveis a qualquer um.

Se vires bem a questão do convívio é sempre relativa: só é convívio se estivermos em contacto físico? isso para a nossa geração ainda é uma pergunta. Para a dos nossos filhos não terá qualquer dúvida - o convívio virtual vai fazer parte das vidas deles como é para nós natural a televisão a cores.

E, em boa verdade, também nós (boardgamers) jogamos "consola". Digo-te apenas 2 situações em que o que digo é verdade: PBEM e BSW. Qualquer um deles estás a jogar um jogo de tabuleiro virtual com pessoal que, às vezes, nem conheces.

O erro está, obviamente, nos exageros! Só de imaginar o gajo que morreu porque ficou n dias em frente ao PC a jogar World of Warcraft sem pensar nem respeitar nas suas funções vitais, fico logo com pele de galinha.

Mas que gosto de "estoirar umas cabeças" na consola e rir-me que nem um perdido com isso, gosto! alivía o stress Laughing

Este comentário está fora do âmbito do tópico, por isso não me sinto melindrado se o mudarem para outro post e aí podemos continuar a nossa salutar "discussão"

abraços

PS - na 6ª podes rebentar a cabeça da minha Queen Amidala e rires-te na minha cara!

[quote=fs1973]

Eu propunha pararmos por aqui e falarmos de jogos :)[/quote]

Aceito a tua proposta de querer mudar o assunto, és um gajo pacífico… eu sei! O problema é que o Shiva está claramente desagradado com os posts da palhaçada que se seguiram ao seu (reitero, educado!) comentário. Nunca gostei do peer pressure que se gerou de "apedrejar o Duarte" principalmente porque, quem já o conheceu e/ou teve a oportunidade de jogar com ele, percebe que perder a sua participação no portal é uma estupidez, ainda por cima por causa de um jogo mau…

A meu ver, e uma vez que podia ter sido eu a fazer um comentário do género, agradeçam a paciência do Duarte porque se fosse eu, já tinha mandado alguns cagarem um pé até ao pescoço.

"Parece-me que jogar muito D&D não é lá muito saudável... Se calhar a consola não é tão má assim. "

Aguenta ai os cavalos, não keiras pôr as duas coisas no mesmo saco.

Sem a existência do Granda Mestre Gary Gaygax (um dos "inventores") do D&D, tu talvez não jogasses muitos "generos" de BoardGames actuais.

 

Sim D&D e Boardgames tem algo em comum (a utilização da tua imaginação para jogar)

 

Diz-se "the sky is the limit" eu acrescento "Let your imagination fly..."

 

(Como da para ver eu JOGO D&D, lol) Cool

 

 

Confusio says:

"Better to be pissed off than pissed on"

Estava escrever uma resposta ao teu comentário, mas resolvi apagá-la na esperança, esperemos que não vã, que este assunto morra de vez…acho que tudo o que havia a dizer já foi dito.

Talvez o shiva_skunk, que se mostra assim tão repudiado pela imagem e que parece tão preocupado com o assunto devesse abrir uma discussão para o devido efeito.

Just a thought…

:slight_smile:

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Correndo o risco de ser mal interpretado, até porque nem estive presente nem tenho nada a ver com a educação dos outros, até porque cada um educa os seus filhos como quer, mas não deixo de sentir um certo repúdio por imagens como estas

CnG

Haveria seguramente na Ludoteca N jogos mais apropriados para crianças, os quais não incluiam regras que os levassem a apontar armas uns aos outros para dividir um saque de um assalto.

E não me perguntem se nunca brinquei aos cowboys ... isto é completamente diferente.

 

 

Eu propunha pararmos por aqui e falarmos de jogos :)

Esta thread foi criada para fazermos comentários à TrincaCon, let's stick with that!
A opinião do Duarte é importante e o tema que ele levanta é pertinente e polémico, logo discutível, logo merece um lugar próprio. Não gosto de ver jogadores de tabuleiro a brigarem desta maneira, faz-nos mal e não promove aquilo que queremos promover. Claro que tem de haver discussão e tem de haver diferenças de opinião para podermos melhorar e aumentar a legião de jogadores. Mas vamos tentar fazê-lo no sítio certo.

A TrincaCon foi um bonito evento, isso é o mais importante. E teria sido ainda melhor se tivessemos tido a presença dos amigos que não foram, TODOS!

 

https://spielportugal.blogspot.com

Apenas exprimi a minha opinião acerca do que apontaste na imagem e espero não ter sido mesmo mal intepretado, shiva_shunk, concordando em discordar e tal…

P.S.Se quiseres conversar sobre isso mais em privado manda aí um mail pelo serviço do site.

P.P.S.: E se quiserem saber nunca gostei muito de jogar D&D desde que me quiseram levar para os esgotos matar monstros. :stuck_out_tongue:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Obrigado JMariano por finalmente fazeres justiça ao Off-topic que se vinha a registar no tópico TrincaCon - Rescaldo.

Já o disse acima num outro post e volto a deixar o desafio, agora sim num local apropriado.

À semelhança de um outro tópico (Jogos divertidos para miudos ??), seria interessante estender e agrupar ambos os temas "Jogos divertidos e adequados para miúdos".

E que tal elaborar uma lista seguindo esses princípios? Aceitam-se sugestões, para que na próxima Con se possa realmente desenvolver uma àrea destinada aos miúdos.

Acho que ficaram algumas questões pertinentes por responder por parte do shiva_skunk, ao seu comentário, que acho serem interessantes para que realmente percebamos o teor do mesmo, uma vez que este parece ter sido, aparentemente, totalmente mal entendido (espero que os intervenientes não se importem).

Passo a sintetizar:

[quote] Uma vez que o shiva não irá colocar resposta neste thread, nunca ficaremos a saber o que ele pretendia, de facto, dizer.

Ele afirma que corre o risco de ser mal interpretado, o que parece ter acontecido, mas não clarificou as suas intenções. Queria mesmo criticar os outros por deixarem crianças jogar este jogo? Mas ao mesmo tempo dizer que não tem nada a ver como cada um educa os seus filhos?

Queria apenas comunicar que tem problemas que as crianças joguem este jogo? E que nos interessa isso se cada um é livre de escolher o que as suas crianças jogam?

Queria apenas arranjar forma de apontar algo negativo a um evento que foi tão positivo e benéfico para o crescimento do hobby? Mas não será isso contrário ao seu interesse enquanto boardgamer?

Limitou-se a defender o seu direito à opinião (nunca negado, aliás) e o direito a não sofrer ataques pessoais, que, pelo vistos, assumir que ele tem preferência por consolas, é.

Também nunca saberemos qual a diferença entre jogar este jogo (de que, devo dizer, não gosto e tem o mais baixo rating que dei no BGG) e brincar aos cowboys…[/quote]

E por fim um comentário teu:

Acho necessário fazer uma correcção a este teu comentário.
Ninguém colocou “na tua boca” a questão das consolas, o que fizeram foi comparar o acto, supostamente violento da fotografia, com a violência gratuita que existe nos jogos das consolas e a que muitos miudos estão diariamente sujeitos.
Talvez tenhas interpretado mal o que foi dito.

Se quiseres regressar a esta discussão, que acho pessoalmente interessante, poderias responder a alguns dos pontos acima.
Senão quiseres, paciência, fica para uma outra vez.

Keep playing!

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

[quote=jrmariano]Há espaço para temas violentos em eventos familiares de boardgames?[/quote]Acho que sim, desde que no evento exista uma considerável variedade de jogos (sendo que a maior parte não são violentos) e que toda a gente tenha a oportunidade e disponibilidade de os experimentar. Dentro desta desejável diversidade, acho mesmo errado esconder qualquer tema que seja.

Pessoalmente, não tenho experiência parental, mas imagino que teria muito gosto em levar o(a) meu(inha) filho(a) a um evento destes e explicar-lhe os jogos todos, inclusivé os mais violentos.

[quote=joao tereso]Aceito a tua proposta de querer mudar o assunto, és um gajo pacífico... eu sei! [/quote]

Uma vez que isto já está num tópico à parte, vou responder-te. Se assim não fosse, também aceitava que o thread para dar os parabéns à excelente organização do TrincaCon ficasse sem mais adendas ao infeliz comentário do shiva.

[quote]O problema é que o Shiva está claramente desagradado com os posts da palhaçada que se seguiram ao seu (reitero, educado!) comentário.[/quote]

O comentário do shiva não foi, estritamente falando, mal educado. É verdade. Mas numa perspectiva mais abrangente poderá ter estado muito próximo disso...

Repara que, apesar de dizer que não tem nada a ver com a forma como os outros educam os filhos, critica as opções dos pais em relação aos jogos que os seus filhos jogaram. Levando as coisas um pouco longe, é como aquelas "cuscas" que antes de espalharem o mexerico murmuram "eu cá não sou de intrigas mas..."

Não tendo participado no encontro, reduz toda a sua apreciação a um momento e a uma opção com a qual, de acordo com as suas palavras, não tem nada a ver. Isto é, no mínimo, indelicado para quem teve o trabalho de organizar um encontro que foi, de acordo com todos os participantes que até agora se manifestaram, excelente.

[quote]Nunca gostei do peer pressure que se gerou de "apedrejar o Duarte" principalmente porque, quem já o conheceu e/ou teve a oportunidade de jogar com ele, percebe que perder a sua participação no portal é uma estupidez, ainda por cima por causa de um jogo mau...[/quote]

Não sei de que peer presure falas. Não comuniquei muito com o shiva antes e não me recordo de alguma vez o ter "apedrejado".

Quanto a perder a sua participação no no portal é lamentável, mas é uma opção dele. Não houve ninguém que lhe dissesse para o fazer, tanto quanto sei, ou que o ameaçasse com expulsão desta comunidade. Pessoalmente não me vou sentir responsável por ele deixar de participar aqui. O que se passou foi que ele emitiu uma opinião no local errado, de forma potencialmente dúbia (como ele afirma) e que era propensa a reacções.

É muito bonito e divertido querer ser a voz da discórdia mas há que ter estofo para o fazer e o shiva, aparentemente, não o tem. Manda as suas bojardas e quando leva resposta reclama da sua liberdade e depois pira-se sem esclarecer as questões que lhe colocam.. Se ele tem liberdade para emitir a sua opinião tem que ter respeito pela liberdade dos outros em o contrariar e darem também a sua visão das coisas, não te parece?

E a sua justificação de ataques pessoais revela algum excesso de sensibilidade... Alguém o insultou? Alguém lhe chamou "elitista", por exemplo? Tanto quanto pude ler do thread ele foi o único a usar esse termo... E nem vou falar da boquita das ovelhas...

Quando se quer, vê-se o mal seja no que for... Eu podia, por exemplo, usar o avatar do shiva para começar a alardear que os stormtroopers são uma evocação das tropas nazis e dizer-me muito ofendido com isso...

Teria razão? Talvez, mas não teria certamente o direito de o criticar por o usar ou de tentar de alguma forma lançar-me numa atitude de superioridade moral em relação às imagens que ele transmitirá às crianças. É só um exemplo de que há situações em que devemos manter as nossas opiniões para nós próprios. Principalmente quando as mesmas não contribuem com nada positivo.

[quote]A meu ver, e uma vez que podia ter sido eu a fazer um comentário do género, agradeçam a paciência do Duarte porque se fosse eu, já tinha mandado alguns cagarem um pé até ao pescoço.[/quote]

Se podias ter sido tu a fazer esse cometário, porque não nos elucidas acerca do que é pretendido com o mesmo?

O jogo é mau, até aí concordamos, mas o resto fica por esclarecer...

Não tenho nada contra o shiva. Também eu já tive momentos menos felizes noutros fóruns, mas foi com isso que fui aprendendo que devo aproveitar o tempo que a comunicação escrita dá para pensar se quero mesmo escrever determinadas coisas. E nunca abandonei uma comunidade por tão pouco como o que se passou neste caso. O mais que pode acontecer é deixar de participar numa discussão depois de não ter mais nada a acrescentar à minha opinião. Às vezes só nos resta concordar em discordar...

Já que as minhas fotos são o inicio da discórdia, vamos lá abafar o fogo com um bocadinho mais de gasolina.


Blue Moon - do pseudo-conceituado (*) Knizia, é nem mais nem menos que um jogo de batalhas em que é preciso desfazer o adversário, e já nem falo sequer das imagens, experimentem um dia dar uma vista de olhos pelo deck de Blue Moon Expansion - The Mimix e vão perceber!!


Soccer Tactics - já estamos tão habituados no dia-a-dia que já nem ligamos, mas é sem sombra de dúvidas um dos temas mais violentos na sociedade europeia - sim estou a falar de futebol


Wings of War - um jogo que celebra os gloriosos malucos das máquinas voadores num dos piores conflitos do século XX - violência e glorificação da guerra sem sombra de dúvidas


1960: The Making of the President - pode-se imaginar algo mais deturpante que uma corrida presidencial americana, e mais especificamente a que este jogo retrata??


Mr.Jack - fugir à justiça com este que é um dos mais horripilantes assassinos da História


Commands & Colors: Ancients - a glorificação das guerras entre romanos e cartagineses, razão de ser da cultura ocidental (pequeno pormenor, mas quem olha para isto quem é que se interessa por História, afinal de contas trata-se de espalhar as visceras do exército adversário pelo tabuleiro e isso é que interessa)


Arkham Horror - as monstruosidades de H.P Lovecraft trazidas para a mesa, com descrições extremamente vivas baseados na sua obra de horror fantástico

Pois é, mas se o que se pretende é um evento familiar de boardgames, então vamos lá por uma bolinha nestes jogos todos e bani-los dos encontros, e vamos todos só jogar jogos estéreis, sem tema, abstractos e com cubinhos como peças, garantindo que eu me auto-bano imediatamente de um encontro que entre nessa palhaçada.

Como o Mariano o disse logo: “It’s in the eye of the beholder”. Não posso concordar mais com esta frase!!!

Básicamente a coisa resume-se a que tipo de jogos se gosta, e não ao que se pode por os mais pequenos a jogar!!! Destes que apontei só ainda não jogo com o meu miúdo o Blue Moon (demasiadas coisas em inglês), o CC:A (idém) e o 1960 (ibidém). Quando me decido a fazer um solitaire de AH automáticamente lá o tenho ao meu lado a ajudar-me a derrotar os grandes Deuses Antigos.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

(*) então ninguem salta em defesa do caramelo Knizia?

[quote=Mallgur]Se podias ter sido tu a fazer esse cometário, porque não nos elucidas acerca do que é pretendido com o mesmo?[/quote]

Olá Mallgur! Eu não disse que podia ter feito esse comentário, nem que concordo com ele, apenas disse que podia ser eu a fazer um do género, e... de certa forma, desagrada-me que tenham atingido (sim, apesar da vitimização, o Shiva efectivamente foi alvo) um gajo em particular, quando ele atingiu um tópico, um assunto, uma ideia.

A ideia foi ao lado? Paciência, começou-se por mandar abaixo o "idiota" e só depois a ideia... e isso não é de gente séria.

Os teus posts parecem-me também um pouco azedos, mas decerto que estamos bem dispostos, não?

[quote=Mallgur]É só um exemplo de que há situações em que devemos manter as nossas opiniões para nós próprios. [/quote]

Já dizia a pide... Laughing