Há espaço para temas violentos em eventos familiares de boardgames?

(ainda tenho de perceber a tua comissão na xBox360!! LOL)

Mas concordas comigo que os jogos que indicaste não são best-sellers no mundo das consolas!

Já agora outra nota, tou mesmo é velho, pois ainda sou do tempo da televisão a preto-e-branco!!!

Qt aos boardgames passados para as consolas, acho que isto exemplifica perfeitamente o que quem não conhece os boardgames pensa dos mesmos: https://www.youtube.com/watch?v=lUlyCwMTohg&feature=related

BTW: voltando ao jogo da polémica, e como nota informativa, existe agora uma versão sem armas de esponja - Ca$h 'n Gun$ : Live - do qual podem ver aqui uma demo: https://www.youtube.com/watch?v=UdMGao9Ckg8

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

pouco, mas lembro!

Claro que os jogos que te indiquei não são os best-sellers. Apenas te estou a mostrar como o mundo "virtual" cada vez mais é paralelo ao real. E nem estou a falar daqueles "jogos" que, confesso, não conheço, onde tens uma vida paralela (tipo 2nd life, the sims, etc.). Estes, deixa-me que te diga, quando começam a ter mais importância do que a vida real para algumas pessoas, já me preocupam um pouco mais. Mas nestas coisas, cada um gasta a sua vida real da maneira que entende: há putos no Japão que certo dia decidem nunca mais sair do quarto e mais ninguém lhes põe a vista em cima. Como te disse, os exageros são a ruina.

A "nossa" questão estava na sociabilidade das consolas e essa existe. De forma diferente, mas existe. Repara que mesmo nós 2 falamos provavelmente mais vezes via msn, do que pessoalmente. Se um míudo tiver uns amigos ao lado e não quiser ir brincar com eles para ficar a ver tv (a preto e branco, a cores, HD, holográfica, ou o raio que a parta) parece-me mais preocupante do que um que, não tendo ninguém ao perto, opta por "conviver" com os que tem mais à mão (mais ao fio, neste casoLaughing)

Mas, como tu sabes, gosto muito do convívio pessoal, até porque posso mandar as minhas bujardas apatetadas e dar umas gargalhadas junto com amigos.

A minha comissão na xbox360 é a minha paixão (epá, parecia um polícia bebâdo a falar, agora): gosto de defender as minhas "damas". Wink

Como AMIGO do Duarte à já alguns anos nem vou comentar a enxurrada de disparates que vi por aqui. Ele sabe o que eu penso sobre o que ele escreveu e é o que basta.

No entanto vejo aqui uma panelinha contra as consolas :D e isso é grave eheheh.

Tendo começado a jogar computador aos 8 anos, (tenho 33), com o meu bom e velho ZX Spectrum que certamente muitos de vocês também tiveram e que tantas horas de convívio bem passado com os meus amigos de então me deu, acho no mínimo estranho que se ataquem os computadores e as consolas.

Como o Luís disse e bem a ideia de que jogar consolas ou pc é ficar fechado num quarto até ás 5 da manha sozinho é uma ideia já bem ultrapassada. Obvio que há quem o faça, mas certamente que também haverá quem fique acordado noites inteiras a jogar paciências de cartas solitaire... e não é por isso que chicoteamos os pobres diabos.

De facto uma das coisas que mais me agradava em jogar primeiro computador e mais recentemente consola, era o facto de poder ter ao meu lado 2 ou 3 amigos e jogarmos todos juntos. Quem já jogou um ProEvoSoccer a 4 sabe bem do que falo, poucos jogos de tabuleiro atingem tal perfeição :D

Como em tudo na vida há que haver conta peso e medida, quer seja a jogar consolas, quer seja a jogar boardgames. Creio que há espaço para ambos. Tenho um filho com 5 anos e ele joga consola, lá vai aprendendo aos poucos como fazer o Sonic saltar três andares, e também joga jogos de tabuleiro normais para a sua idade. Quer numa ou noutra actividade nunca o faz sozinho.

Nunca lhe irei negar nem um nem outro mundo, até pq dá sempre jeito mais um parceiro para a jogatana :D… só não o fará se não quiser e aí será escolha dele. Creio também que isto terá muito a ver com a idade de cada um. Obviamente que a fase da consola e de jogar tudo o que aparece à frente já lá vai. Hoje em dia jogo PES e nada mais. Digamos que os jogos de tabuleiro hoje me fascinam mais mas nem por isso acho que as consolas sejam uma obra do demo, muito pelo contrário, também ajudam à melhorar a capacidade de concentração das crianças, ajudam a melhorar a famosa hand-eye coordination e pode ser também uma actividade social bem saudável, desde que não se viva para isso.

O que deverá ser uma regra para quase tudo o que fazemos!

Peace !!!

Oblivion

 

[quote=joao tereso]

Olá Mallgur! Eu não disse que podia ter feito esse comentário, nem que concordo com ele, apenas disse que podia ser eu a fazer um do género, e… de certa forma, desagrada-me que tenham atingido (sim, apesar da vitimização, o Shiva efectivamente foi alvo) um gajo em particular, quando ele atingiu um tópico, um assunto, uma ideia.[/quote]

Importas-te de especificar de que forma foi um gajo atingido? E, já agora, qual o tópico ou ideia de que falas? É que o shiva não esclareceu… e tu também não, apesar de a questão ter sido colocada mais que uma vez.

[quote]A ideia foi ao lado? Paciência, começou-se por mandar abaixo o "idiota" e só depois a ideia… e isso não é de gente séria.[/quote]

Mais uma vez… especifica, por favor. E por favor pensa bem antes de começares a dizer que os outros não são gente séria.

O problema é que o "idiota" colocou um thread fora de tópico (relembro que era suposto fazer o rescaldo do TrincaCon), de forma pouco clara, com uma aparente intenção de dar lições de moral aos outros. Os outros reagiram? É natural. Paciência…

[quote]Os teus posts parecem-me também um pouco azedos, mas decerto que estamos bem dispostos, não?[/quote]

Eu estou bem disposto. Mas olha que estás a começar a entrar por áreas menos bem dispostas… Nesta questão já te aproximaste muito de dizer que eu não sou gente séria e eu, que me lembre, ainda não insultei ninguém nesta conversa.

[quote]Já dizia a pide… Laughing[/quote]

E antes da pide, o bom senso…

Sim, este meu post é mais um desabafo do que propriamente juntar mais ingredientes à mistura.

Lamentável (o título do Shiva no seu 1º post) foi de facto o que se passou a seguir (e sei que o meu post de resposta ajudou - "mea culpa") com gente a brandir argumentos e razões à esquerda e à direita.

Se relerem o meu 1º post neste tópico, falei (comparativamente e como exemplo) de ser preferível ter os miúdos ocupados um dia inteiro com Boardgames a ficarem em casa em frente à televisão (a ver, a jogar consola, whatever...), assim como poderia ter enunciado outras actividades.

Quanto ao tema em si "jogos violentos", estou como o João tereso - "It's in the eye of the beholder" e quanto à forma como cada um educa os seus filhos, julgo ter sido uma frase não muito bem pensada (nem as consequências) pelo Shiva. Realmente a forma como cada um educa os seus filhos é seu problema e devemos guardar essas opiniões para nós ou falar directamente com os implicados em privado, mostrando a nossa preocupação pelo assunto fora da praça pública, ainda mais tratando-se de um tópico onde supostamente deveriamos estar a comentar o evento TrincaCon (justiça feita e ganhou o seu próprio espaço de discussão).

Acho que neste ponto seria uma óptima ideia deixar cair os "azedumes" verbais pois não vamos chegar a lado algum enquanto se pedirem justificações disto e daquilo que foi dito.

Seria interessante voltar a ter o Shiva_Skunk de volta ao tópico ser que para tal voltássem à carga com o "explica-te lá" e construir uma conversa produtiva em torno do assunto levantado (ainda não li nada de construtivo, apenas o continuar de uma conversa que me lembra uma qualquer discussão sobre religião, política ou futebol).

Seriamente falando, passem à frente, pois este género de discurso só pode "inflamar" e gostaria de pensar que esta é uma comunidade que faz as coisas pelo gosto e divertimento de jogar e conviver à volta do mundo de "Fantasia" dos jogos de tabuleiro - como ficou provado em Abrantes.

"It's in the eye of the beholder" - penso que foi o Mariano que disse a frase, mas concordo em absoluto ;)

Gostei da tua intervenção moderada em relação ao assunto, especialmente porque não pensas que alienando o Duarte se resolve o problema. Bravo!

Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia, ou erro de raciocínio, identificada quando alguém responde a algum argumento com uma crítica a quem fez o argumento. Ou seja, não se questiona o argumento, mas sim quem o fez.

A forma básica de um Argumentum ad hominem é a seguinte:

  1. A considera B verdadeiro; (O shiva considera que é incorrecto crianças jogarem Cash n Guns)
  2. A possui ou é algo criticável; (O shiva não esteve no encontro... etc.)
  3. então B é falso.

Claramente, B não deixa de ser verdadeiro ou falso dependendo das pessoas que o consideram verdadeiro.

O argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas.

O ataque à pessoa trata-se de um ataque direto a pessoa contra quem se argumenta, colocando em dúvida suas circunstâncias pessoais, seu caráter ou sua confiabilidade.

Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

Digo novamente, que NA MINHA OPINIÃO o Shiva expressou o seu ponto de vista acerca de um assunto (não me peças para explicar qual, isso é outra artimanha retórica, já lá iremos) e primeiro atacámos o Shiva e só depois (nomeadamente nesta thread) a sua ideia.

[quote=Mallgur]

Importas-te de especificar de que forma foi um gajo atingido? E, já agora, qual o tópico ou ideia de que falas? É que o shiva não esclareceu... e tu também não, apesar de a questão ter sido colocada mais que uma vez.

...

Mais uma vez... especifica, por favor.

[/quote]

Esta insistência em pedir as mesmas explicações (já toda a gente percebeu do que estamos a falar) repetidamente, e enumerar imensos questionamentos em longos posts parece-me...

Argumentum ad nauseam (ou simplesmente ad nauseam), ou ainda argumento por repetição ou argumentum ad infinitum é uma falácia lógica que ocorre quando um debatedor repete o mesmo argumento diversas vezes no intuito de persuadir seu oponente pelo cansaço.

Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_nauseam

[quote=Mallgur] E antes da pide, o bom senso...

[/quote]

Vou ter de dar o Brass (esse grande Jogo) a torcer. Eu também acho que existem opiniões que devem ser mantidas para nós próprios (como é o caso do post "lamentável" do Shiva), no entanto, acho que quando essas opiniões saem cá para fora, às vezes menos bem (como foi o caso) o papel da comunidade é debatê-las, abstraíndo-se de projectar na pessoa que as proferiu um chorrilho de ataques. (Espero que não me perguntes "Quais ataques??" ok?)

Em relação à "gente séria", reformulo. Existem circunstâncias propícias nas quais pessoas sérias, tomam atitudes (nomeadamente argumentativas), menos sérias. Laughing

Gostaria que me mostrasses onde houve ataques de índole pessoal ao shiva. Por mais que leia o post não encontro um único.Podes citar alguns?

Encontro por outro lado, repetidamente, pessoas a dizer que o comentário está completamente fora de contexto.

Considerei o post, feito em tom condescendente, com juízos de valor e lições de moral sobre pessoas que não conhece e num contexto que obviamente, e para todos, está completamente deslocado, pessoalmente insultuoso e rude, pois ao contrário do shiva conheço algumas das crianças desde que nasceram e os pais à mais de 20 anos.

Embora tenha a noção que muito provavelmente isso não vai suceder, gostaria de poder ouvir o shiva explicar o que quis exactamente dizer com o post.

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

[quote=Nazgul]Embora tenha a noção que muito provavelmente isso não vai suceder, gostaria de poder ouvir o shiva explicar o que quis exactamente dizer com o post.[/quote]

 

Provávelmente teria sido melhor então ter perguntado isso de início ao Duarte em vez de o crucificarem logo.

Peace !!!

Oblivion

Acho que essa nunca foi a intenção de ninguém, minha certamente não foi. O Duarte é um elemento importante do nosso actual panorâma nacional de boardgaming, como são todos os outros que mal ou bem postaram aqui.
Para terminar este assunto, gostaria de fazer um pedido de desculpas pessoal ao Duarte, se de alguma forma ele se sentiu ofendido com qualquer coisa que eu terei dito - não foi essa a minha intenção.

Voltanda à temática...

Jogar um jogo que tenho um teor violento, ou ver um filme com conteúdos discutíveis ou simplesmente permitir o acesso à net aos "nossos miúdos", será sempre um acto arriscado. Já lá vai o tempo em que eu julgava que de facto era preciso ter cuidado com os conteúdos que podem influenciar mentes mais jovens. Hoje a minha opinião não mudou, apenas se resignou. Ou seja, os conteúdos são de acesso tão fácil e rápido, que se torna um pouco hipócrita esconder algumas coisas quando todas as outras estão à mão de semear. O caminho a seguir será, pelo menos vai ser assim que eu vou fazer, será o esclarecimento, o acompanhamento. Até uma certa idade os miúdos têm de ser protegidos, mas depois disso eles precisam é de alguém que lhes explique o que é bom e o que é mau, alguém capaz de lhes mostrar a diferença entre a realidade e a ficção. Logo proibir ver filmes violentos ou jogar jogos violentas não será para mim uma solução. Será acima de tudo um instrumento de educação.

Poderei estar a cometer um erro, mas será o meu erro! Mas para mim o mais importante é que se conversa sobre as coisas.

CASH'N GUNS tem em si elementos de violência explícita, o apontar de armas à cara é disso exemplo. Mas se fôr jogado com acompanhamento e de forma educativa, não vejo porque não possa ser jogado e de forma positiva.

Bem, foi a minha posta de pescada :)

Cumps a todos!
costa

 

Acho que a melhor resposta a isso já foi referida nesta thread:

Ou melhor ainda, usando as palavras do shiva, nele próprio:

Ou será que o que ele aplica aos outros não se aplica ele?

A sério que gostava de ouvir o que ele tem para dizer…

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

O Tereso já respondeu a isso!

[quote]A meu ver, e uma vez que podia ter sido eu a fazer um comentário do género, agradeçam a paciência do Duarte porque se fosse eu, já tinha mandado alguns cagarem um pé até ao pescoço.[/quote]

Mas pronto já lá vai.

 

Peace !!!

Oblivion

LOGO??? Adoro o que diz que se disse, senão vejamos por ordem cronológica todos os posts até ao “crucifixo”:

O post entra em contra-corrente do que se estava a postar até então, todos concordam com isto.

Por mais que leia este post não vejo nenhum ataque pessoal

idém

passou de 0ºC para 5ºC - pq começa por dizer “Lamentável é mesmo o comentário!” - ui !! grande ataque pessoal

Este tb é mais um post sem ataques pessoais (ou então não sei ler português)

idém

passou de 5ºC para 30ºC - O proprio sente-se magoado por os outros não concordarem de imediato com ele - até aqui expliquem-me os ataques pessoais que ele sofreu nos 5 posts anteriores

Água na fervura

rebate ponto a ponto todas as afirmações do OP - continuo sem ler ataques pessoais

Mais água na fervura

idém

Se isto foi um ataque pessoal…

Mais água na fervura

idém

OOT

OOT

Em escala diria que esta poderá ser considerada a mais polémica de todas as respostas.

E até aqui ninguém disse que o Duarte tinha consolas que foram sempre usadas como termo comparativo, ou li algum ataque de indole pessoal.

Analisem lá SFF o que aqui se passou e encontre-me lá nestes posts os ataques pessoais que se têm referido. Conto sete posts de respostas directas, mas em nenhum leio os ataques pessoais que se referem. Em nenhum leio o dizer mal da pessoa, mas sim da idéia.

Sim a partir daqui descambou:

Onde de repente (e olhando para os posts anteriores) alguém lhe colocou palavras na boca, que eu não leio, que o proibiram de opinar, que tb não leio, etc etc. Li e reli os posts anteriores e continuo sem entender quem é que o atacou pessoalmente!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Bom... Realmente temos percepções das coisas muito diferentes.

[quote=joao tereso]

Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia, ou erro de raciocínio, identificada quando alguém responde a algum argumento com uma crítica a quem fez o argumento. Ou seja, não se questiona o argumento, mas sim quem o fez.[/quote]

Mantenho que não fiz qualquer ataque pessoal ao shiva. Uma vez que recusas expor um ataque à pessoa, ou eu sou cego e não vejo esses ataques, ou eles não existem e não estamos perante este tipo de argumento (ad hominem).


[quote]A forma básica de um Argumentum ad hominem é a seguinte:

1. A considera B verdadeiro; (O shiva considera que é incorrecto crianças jogarem Cash n Guns)
2. A possui ou é algo criticável; (O shiva não esteve no encontro... etc.)
3. então B é falso.
[/quote]

Não existe 2, pelo menos tal não é afirmado nos meus posts. Portanto a cadeia lógica está quebrada. Mais uma vez, se não te recusases à partida a fazê-lo, pedia-te para demonstrar que esta lógica é aplicável ao argumento em causa.

[quote]Digo novamente, que NA MINHA OPINIÃO o Shiva expressou o seu ponto de vista acerca de um assunto (não me peças para explicar qual, isso é outra artimanha retórica, já lá iremos) e primeiro atacámos o Shiva e só depois (nomeadamente nesta thread) a sua ideia.[/quote]

O facto de ser a tua opinião não torna a questão indiscutivel, pois não? O que o shiva fez, agora na minha opinião, foi lançar uma crítica destructiva. Mais nada.

[quote]Esta insistência em pedir as mesmas explicações (já toda a gente percebeu do que estamos a falar) repetidamente, e enumerar imensos questionamentos em longos posts parece-me...

Argumentum ad nauseam (ou simplesmente ad nauseam)

[/quote]


Blá Blá Blá, etc... e tal...

E então que dizer da repetição constante de "atacaram pessoalmente o shiva", sem nunca o demonstrar?

A recusa permanente em responder a questões objectivas também é um recurso retórico forte e, infelizmente, frequentemente usado, principalmente pela classe política.

[quote]Vou ter de dar o Brass (esse grande Jogo) a torcer. Eu também acho que existem opiniões que devem ser mantidas para nós próprios (como é o caso do post "lamentável" do Shiva), no entanto, acho que quando essas opiniões saem cá para fora, às vezes menos bem (como foi o caso) o papel da comunidade é debatê-las, abstraíndo-se de projectar na pessoa que as proferiu um chorrilho de ataques. (Espero que não me perguntes "Quais ataques??" ok?)[/quote]

E o papel de quem emite uma opinião de forma menos aconselhável é esclarecer a dita comunidade, tentar retractar-se do erro (a menos bem conseguida transmissão) e promover uma discussão esclarecida da questão. O shiva limitou-se a reclamar, sem razão, e depois retirar-se.

Se queres que te diga acho mais negativa e criticável esta sua atitude do que a própria emissão de opinião que fez de forma infeliz...

Quanto à questão, não a coloco. Já alguém demosntrou claramente que esses ataques não existiram. (Obrigado Pombeiro por me poupares o trabalho de um longo post que poderia causar náuseas...)

[quote]Em relação à "gente séria", reformulo. Existem circunstâncias propícias nas quais pessoas sérias, tomam atitudes (nomeadamente argumentativas), menos sérias. Laughing[/quote]

Discordo, como já vimos, que tal tenha acontecido, mas não me parece possível, neste momento, ou nestas circunstâncias, demonstrar-to. Talvez um dia mais tarde...

N.B: Várias edições por dificuldades com o editor.

[quote=Mallgur]


Mantenho que não fiz qualquer ataque pessoal ao shiva.

(…)

Não existe 2, pelo menos tal não é afirmado nos meus posts.
[/quote]

Humm… não me lembro de ter dito que eras tu o autor dos comentários…

[quote=Mallgur]
O facto de ser a tua opinião não torna a questão indiscutivel, pois não?[/quote]

Claro que não! Estás a formular questões que visam centrar o debate na minha credibilidade e não na minha opinião? Seu maroto… Tongue out

[quote=Mallgur]

E então que dizer da repetição constante de "atacaram pessoalmente o shiva", sem nunca o demonstrar?

A recusa permanente em responder a questões objectivas também é um recurso retórico forte e, infelizmente, frequentemente usado, principalmente pela classe política.

[/quote]

É uma estratégia de defesa. Se apontar directamente posts específicos de users específicos, vou ter de contra-argumentar sozinho contra várias pessoas… isso é difícil, injusto e… chato. Os posts estão escritos. Posso dizer o mesmo da tua insistência em não os interpretares como "agressivos".

[quote=Mallgur]

E o papel de quem emite uma opinião de forma menos aconselhável é esclarecer a dita comunidade, tentar retractar-se do erro (a menos bem conseguida transmissão) e promover uma discussão esclarecida da questão. O shiva limitou-se a reclamar, sem razão, e depois retirar-se.[/quote]

Concordo em absoluto!

[quote=Mallgur]

Quanto à questão, não a coloco. Já alguém demosntrou claramente que esses ataques não existiram. (Obrigado Pombeiro por me poupares o trabalho de um longo post que poderia causar náuseas…) [/quote]

O Pombeiro fez uma apreciação sem contraditório de ALGUNS posts escolhidos por ele. Está no seu direito, no entanto, se isso demonstra algo, é apenas um inteligente discurso limitador dos factos (segundo a óptica dele) e não é uma explanação imparcial.

[quote=Mallgur]
Bom… Realmente temos percepções das coisas muito diferentes.

[/quote]

Acho que esta frase explica grande parte das questões.

Aplicamos o princípio da lâmina de Occam então? Laughing

[quote=joao tereso]

Humm… não me lembro de ter dito que eras tu o autor dos comentários…[/quote]

Mas usaste, frequentemente, o plural a referir-te aos comentários feitos após o do shiva… E, posso ter percebido mal, mas o teu discurso sobre ad hominem foi em relação a um post meu.

[quote]É uma estratégia de defesa. Se apontar directamente posts específicos de users específicos, vou ter de contra-argumentar sozinho contra várias pessoas… isso é difícil, injusto e… chato. Os posts estão escritos. Posso dizer o mesmo da tua insistência em não os interpretares como "agressivos".[/quote]

Compreendo que te queiras defender. Mas não podes fazer acusações aos outros (estou a referir-me à minha forma de argumentar) com base em afirmações que não estás em condições de provar, então.

Eu nunca afirmei que os posts não eram agressivos. Disse, isso sim, que não eram ataques pessoais. Neste caso não podes exigir que eu demonstre seja o que for… Uma inexistência factual não pode, por definição, ser provada. Já uma afirmação pode ser passível de comprovação.

[quote]O Pombeiro fez uma apreciação sem contraditório de ALGUNS posts escolhidos por ele. Está no seu direito, no entanto, se isso demonstra algo, é apenas um inteligente discurso limitador dos factos (segundo a óptica dele) e não é uma explanação imparcial.[/quote]

Cabe-te a ti, como defensor da posição contrária, demonstrar que o discurso dele é faccioso. Até lá, ele tem um ponto demonstrado…

[quote]Aplicamos o princípio da lâmina de Occam então? Laughing[/quote]

Se quiseres. Pessoalmente este assunto não me parece desnecessário… Não é a primeira vez que vejo este tipo de atitude (estou a falar da saída e modo da mesma, do shiva) e não me agrada.

A minha troca de impressões contigo advém dessa saída e da tua reacção à mesma, colocando, de algum modo, a responsabilidade da mesma sobre quem contra-argumentou quando o único responsável pela saida do shiva é o shiva.

Julgava que neste thread se iria falar de "Há espaço para temas violentos em eventos familiares de boardgames?".

Uma vez que sou o único otário a realmente querer falar do tema, e porque me recuso a continuar a falar do off-topic de um outro off-topic, deixo a discussão para 2as núpcias :P

Acho sinceramente que já se falou demais sobre o "incidente". Para mim é assunto encerrado. Quem me conhece sabe como sou, eu sou amigo de toda a gente. Eu só quero é jogar e falar de jogos com todos Vós que são meus amigos :)

Aquele abraço,
costa

https://spielportugal.blogspot.com

[quote=JohnnyBeGood]

Obrigado JMariano por finalmente fazeres justiça ao Off-topic que se vinha a registar no tópico TrincaCon - Rescaldo.

Já o disse acima num outro post e volto a deixar o desafio, agora sim num local apropriado.

À semelhança de um outro tópico (Jogos divertidos para miudos ??), seria interessante estender e agrupar ambos os temas "Jogos divertidos e adequados para miúdos".

E que tal elaborar uma lista seguindo esses princípios? Aceitam-se sugestões, para que na próxima Con se possa realmente desenvolver uma àrea destinada aos miúdos.

[/quote]

Para mim a resposta é claríssima. Sim, há espaço para temas violentos em eventos familiares.

Isto porque haverá sempre gente exagerada que definirá como tema violento tudo e mais qualquer coisa. Além disso, a violência está omnipresente na sociedade actual, portanto estes temas num encontro familiar de boardgames pode ser uma excelente oportunidade pedagógica, conforme já disseste. Não é colocando-os em redomas que se protegem os miúdos da violência, é preparando-os para lidar com ela quando ela surgir nas suas vidas como, inevitavelmente, sucederá.

Não me parece que haja muita conversa possível acerca deste tema...

[quote=Mallgur]Não me parece que haja muita conversa possível acerca deste tema... [/quote]

Pronto pode-se fechar o tópico!

Peace !!!

Oblivion