Here I Stand no Porto - Para quando e com quem?

Alinho para este sabado dia 16 de Abril...

A ver se há pessoal.

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Este sábado depois de almoço parece-me mto bem :)

Se continuarem com vagas, contem comigo

Até lá,

Mais um e temos o número certo.

estou out, Pedrito... Pensei que tinhas percebido ao telefone, desculpa. :(

Eu alinho se formos seis, mas cedo o meu lugar para ficarem 3 que pelo que percebi também da para jogar.

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Também dá para jogar a quatro. Pode não ser tão equilibrado por causa da divisão de potências, mas este jogo vai ser de experiência de qualquer maneira.

Estamos confirmados para amnhã certo?

Vale a pena levar algum jogo para "sobremesa", ou nem pensar nisso?

Não vai dar para ir.

Desculpem, espero que ainda estejam tres e que de para jogar.

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Eu vou estar lá. Penso que ainda estamos 3.

Então que tal a experiência?

https://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Claramente positivo.

Cometemos alguns erros durante o jogo, tivemos que fazer várias consultas às regras para perceber como funcionavam algumas coisas e deixámos completamente de lado a parte da diplomacia.

Começamos já tarde, depois das 17:30, e parámos já depois da meia noite, com intervalo para jantar e um ritmo lento de jogo. Ao início do quarto turno a posição dominante dos Otomanos fazia-se sentir, apesar de a reforma protestante estar bem lançada com 21 cidades já convertidas. Os Ingleses estiveram quase sempre em impasse com os Franceses junto a Edimburgo enquanto os Hapsburgos conquistavam França abandonada. Os Otomanos já avançavam pela península Ibérica sem grande oposição tendo mesmo capturado Carlos V.

Ainda assim, o jogo foi interessante e serviu para esclarecer alguns pontos acerca do seu funcionamento. Claramente beneficiará de uma boa fase de negociação pois é muito difícil a qualquer das potências desenrascar-se sozinha ou sem fazer algumas concessões a outras para ter algum espaço de manobra.

Gostaria muito de o repetir, desta vez a seis e com o plano originalmente definido de fazer a preparação e explicação a quem nunca jogou da parte da manhã, começando as hostilidades logo após o almoço.

Quem se candidata e para quando?

É bom saber que a primeira ronda correu bem e que vale a pena o tempo investido.

Continuo interessado em experimentar este épico e sugiro que se faça a ronda 2 em Maio, se possível com 6 jogadores.

Foi o Suleman?

Que tal correu o jogo ao Papa?

Não, o Suleiman estava ocupado no cerco a Viena, que na altura já só era guardada por 3 regulares do papado e um habsburgo.

Valladolid já tinha caida para os Otomanos, e foi nessa altura que o Carlos V foi capturado. Saíu de lá para tentar interceptar os 4 regulares sem lider otomanos que estavam em Madrid e basicamente foi tramado pelos Janissaries.

A ideia que fiquei foi que estava relativamente equilibrado entre Papado e Protestantes, com alguma vantagem para os segundos. Mas para o fui o Papado estava um bocado ocupado a tentar apagar os fogos dos Habsburgos, nomeadamente em Viena.

Estou a ver que foi um desempenho vergonhoso do grande império Hapsburgo.

Os Otomanos têm que ser escorraçados para Istambul. O que é que falhou? Ainda por cima sem a pressão dos Franceses (segundo percebi).

A declarar-se um vencedor, seria o Otomano, sim.

Os Hapsburgos estiveram um pouco dispersos pelo mapa. A certa altura foi mesmo uma jogada dos Protestantes que os ajudou reduzindo às tropas sitiantes de Viena.

Por outro lado, não me parece justo falar de vencedor absoluto. Várias coisas estiveram mal em termos de interpretação de regras e termos optado por não exercer quase diplomacia nenhuma elimina uma parte fundamental do jogo. Alguns erros de que me apercebi passam pela falta de entrega das cartas de bónus a regente, especialmente o Inglês e o Francês. A fase de Inverno também me parece que foi mal executada pois creio agora que todas as tropas sitiantes têm que voltar para fortificações e só fizemos isso para os líderes. Ainda nos apercebemos já quase a meio do jogo da diferença entre um cerco a uma cidade com tropas e sem tropas e continuo a tentar esclarecer alguns pontos...

Para a próxima acho que já teremos possibilidade de um jogo com vencedor real.

Que vos parece tentar isto na RiaCon, eventualmente com a ajuda de uns consultores que por lá andem?

Sim, no Inverno volta TUDO a casa ;)

Eu ainda não sei se consigo ir a Aveiro. Mas a ir posso fazer consultadoria.. ou mesmo jogar, caso haja lugar ;)

Sim, os resultados barecem-me basicamente irrelevantes, tanto por faltar a diplomacia, como pelos inúmeros erros que, mesmo assim, cometemos. Palpita-me que só a seguir à proxima a coisa irá correr "bem".

Olá a todos,

Acho que o vencedor do encontro foi mesmo o espirito dos participantes em querer aprender a jogar um bom jogo.
É um jogo com muitas regras e com demasiadas excepções.

"Its a gamer's game!!"

Confesso que depois de ler "Here I Stand for idiots" escrito pelo Ed Beach, ia preparado para um jogo ...denso. Mas não tão complicado... Apesar de usar algumas mecanicas repetidas(hits num 5,6) para combates militares e "combates religiosos, intercepcoes navais e intercepcoes terrestres com a mesma mecânica, devem existir tantas excepções quantas regras tem o jogo: não é, aos meus olhos, um bom sinal.

Ainda assim quero voltar a um take 1, talvez em Maio como já sugerido, com 6 jogadores para ver a diplomacia a arrancar e, eespero eu, a fazer brilhar este jogo.

Partilho da opinião do João em que não deve ser dessa, ainda, que vemos isto no sitio, mas deve dar para ficar com uma boa opiniao sobre não só o inicio, mas também o meio e fim deste jogo:
practice makes perfect!

Acho que para correr bem para uma próxima precisamos de investiro numa(s) bela(s) players aid(s) e rever, pensar alguns destes tópicos que aqui deixo, em jeito de despedida, sobre dúvidas que surgiram neste ensaio piloto do Here I Stand (na Invicta)

  1. Debates Religiosos - rever quem escolhe quem, e em que caso caem em desgraça, ou na fogueira mais perto;Reforma e Contra Reforma, consequencias destas em caso de sucesso e falhanco; Excomunhões que efeito concreto tem, e nem chegamos a "liga dos cavalheiros fantasticos" protestantes..
  2. Combates; Field Battles; Sieges; Winter "retreat"; Spring Deployment; Interceptions; Naval Warfare; Naval Interceptions; Naval Transport.; Piracy..
  3. toda a questão do "Novo Mundo" que ignoramos por completo neste take 0 ao Here I Stand. Só tivemos duvidas no inicio porque a familia Habsburgo já começa, por setup, com recursos alocados lá.
  4. Diplomacia, o que se pode e não pode fazer, custo de CPs para declarar guerras
  5. Minor Power Activations and DeActivations. Parecem ser cruciais para um jogo bem jogado e acho que ficamos com a ideia errada de que é só por Carta de Evento que se activam todos os Não Hungria.
  6. Funcionamento de algumas cartas tipo "Revolta na Irlanda, Revolta no Egipto" - obrigam a combate instantâneo? a revolta ... termina se as tropas revoltosas se esgotam? e que acontece as tropas alocadas lá pelo poder?

em jeito de pseudo-comédia:

Instantâneos do velho continente no final de 3 turnos:

Futuro Império Austro Hungaro - é melhor começarem a practicar o vosso turco, e aprender onde está Meca.

França - Precursora da Valsa depois de ter sido tomada pelas tropas leais a Carlos V, martir da peninsula Iberica

Peninsula Iberica - de volta ao inicio do milenio, á espera de novos cruzadas para uma nova reconquista; ai Carlos V o que fizeste tu...

Novo Mundo - Colozinado por portugueses que fugiram, esperemos, das cimitarras brandidas por piratas turcos

Inglaterra, Escócia e França - nunca uma ilha foi tão pequena para tantas linhas reais ali reunidas.

Protestantes - Activos, geniais nos debates e em propagar novas correntes religiosas

Papado - Futuro Sede de Mercenários para resgaste, oportuno, de capitais em risco.

Minor Powers - inactivos a maioria deles...

[quote=Bornsleepy]

dúvidas que surgiram neste ensaio piloto do Here I Stand (na Invicta)

  1. Debates Religiosos - rever quem escolhe quem, e em que caso caem em desgraça, ou na fogueira mais perto;Reforma e Contra Reforma, consequencias destas em caso de sucesso e falhanco; Excomunhões que efeito concreto tem, e nem chegamos a "liga dos cavalheiros fantasticos" protestantes..
  2. Combates; Field Battles; Sieges; Winter "retreat"; Spring Deployment; Interceptions; Naval Warfare; Naval Interceptions; Naval Transport.; Piracy..
  3. toda a questão do "Novo Mundo" que ignoramos por completo neste take 0 ao Here I Stand. Só tivemos duvidas no inicio porque a familia Habsburgo já começa, por setup, com recursos alocados lá.
  4. Diplomacia, o que se pode e não pode fazer, custo de CPs para declarar guerras
  5. Minor Power Activations and DeActivations. Parecem ser cruciais para um jogo bem jogado e acho que ficamos com a ideia errada de que é só por Carta de Evento que se activam todos os Não Hungria.
  6. Funcionamento de algumas cartas tipo "Revolta na Irlanda, Revolta no Egipto" - obrigam a combate instantâneo? a revolta ... termina se as tropas revoltosas se esgotam? e que acontece as tropas alocadas lá pelo poder?

[/quote]

Rapidamente e sem ir verificar as regras:

1 - Quem escolhe é quem promove o debate. Ou seja, escolhe de que "pool" se vai retirar aleatoriamente os "debatentes". Se dos commited ou não commited.

Excomunhões. Sobre debaters ficam de fora nesse turno. Sobre rulers. Uma carta a menos todos os turnos e para remover a excomunhão temos que dar uma carta para a construção da basilica de S. Pedro.

2 - Field battles. 5-6 dão hit. Numeros de tropas = nº de dados. O defensor tem mais um dado.

Sieges - Com tropas na cidade o nº de dados é igual ao nº de tropas dividido a meio arredondado para cima. Sem tropas. Tropas = nº de dados.

Winter - Volta tudo para keys até um max de 4. O resto vai para a capital.

Sprind Deploy. - Sai tudo da capital até onde quiserem.

Interceptions - Lançar dados. 9 dá sucesso.

3 - Novo mundo: Lançar dados. Somar valor do explorer ou conquer. Consultar a tabela.

Para colonias. Basta colocar lá e no inicio do turno ver se "caga" carta.

4 - Diplomacia. Declarar guerra pagas em CPs o valor que está na grelha. A partir daí podes fazer os acordos que quiseres. Não podes dar uma carta especifica, apenas aleatoriamente. TUDO o que altere o estado do mapa tem que ser anunciado por ambos os jogadores. Tipo entrega de cartas, cidades, tropas, etc...

5 - Minor powers são activados por cartas apenas. Podes declarar guerras.

6 - Revoltas. Colocas lá as tropas. Para fazer combate pagas 1 e combates lá. Se as tropas revoltosas se esgotam acaba a limitação. As tropas colocadas lá voltam à capital. Caso vás perdendo tropas lá, qd recrutas tens que colocar lá até ao minimo de tropas que a carta exige.

Ufff... isto foi assim de cabeça. Está tudo? Falhou alguma coisa?

-----